Magic à Lá Carte - Aniversário

26 de setembro de 2011

Review de Innistrad: Branco




Este é o primeiro de uma série de posts avaliando todas as cartas de Innistrad para Constructed e Limited. Obviamente, são apenas opiniões baseadas no meu limitado conhecimento de Magic dentro de um metagame ainda desconhecido.

Como essa é a primeira vez que faço um post destes, utilizarei um sistema que o jogador LSV do ChannelFireball.com usa e que eu gosto muito:

Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e sem dúvida irá valer mu
ito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni Heart Expedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.

Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.

Esse primeiro post irá avaliar a cor branca.

Constructed 
1.0
Esse é o tipo de carta que você percebe que não é boa o suficiente para formatos construídos na sua primeira semana como jogador.

Limited
2.5
O corpo 2/2 não é muito forte, mas a vigilância+voar é algo bem relevante.


Constructed
2.0

Uma criatura 4/4 por 5 manas precisa ter alguma habilidade muito relevante para ver jogo: não é o caso. Mas tenho certeza que alguém irá se divertir muito retornando ZUBERAS todos os turnos.

Limited
3.5

4/4 voar por 5 manas já é excelente em limited mesmo sem uma habilidade que ainda pode ser bem forte. Se eu abrir isto, tentarei draft em volta dela.



Constructed
2.5

Ok, se algum deck de humanos (geez, só eu me sinto bem estranho falando ou escrevendo isso?) jogar, um ou dois disso entram fácil no deck, já que fará com que o oponente tenha que gastar pelo menos dois removals para tirá-lo da mesa - ou um efeito cólera de deus.

Limited
3.5

Sabe o que eu falei sobre o Anjo do Bando Alabrasto? Aplique aqui. Se eu abrisse os dois no mesmo booster, eu pegaria esta carta, pois individualmente, ela é melhor.




Constructed
1.0
Esse tipo de efeito (vire a criatura alvo) dificilmente entra em formatos construídos. Custando 2 manas, com uma restrição que pode vir a se tornar bem significativa, e Gideon’s lawkeeper no formato? Ixi.

Limited
2.5

Efeitos de virar são sempre muito bons em Limited. Neste caso, o tap ainda é com mana incolor.


Constructed
2.0

Não é bem o tipo de encantamento que eu gostaria de ter no meu deck, mas hey, eu não jogaria de white weenie nem que me pagassem (mentira). Se algum deck de humanos (¬¬”) jogar, isso pode sair do side pela pouca, mas existente versatilidade.

Limited
3.5

Pump no meu bixo e Pacifismo no bixo do oponente? ME GUSTA.



Constructed
3.0
Ok, esse é um motivo para você jogar de humanos (já pensou se essa edição tivesse saído há uns 6~8 anos quando Magic aparecia naqueles programas tipo o do Ratinho?). Há diversos 2-drop humanos no T2 e outros bem legais em outros formatos ** cough ** Ranger of Eos ** cough** para considerar esse bixo interessante.

Limited
2.5

Se você conseguir draft vários humanos, o campeão é legítimo. Caso contrário, não é nada muito excitante.


Constructed
1.0
1WW, 2/3, e não faz mais nada relevante? É, não rola.

Limited
3.0

Então, 3 manas, voa, tem mais de um poder? Sim, isso é excelente.


Constructed
2.5
Bem, como humana, ela é apenas 1/1, mas o fato de pumpar os outros humanos da tribo e poder ser uma ameaça considerável sozinha a faz relevante o suficiente. Se tivermos algum Wx beatdown, ela pode jogar tranquilamente, mesmo que não haja outros humanos no deck.

Limited
3.0

O drawback é muito pequeno pelo poder que a carta oferece. Como humana, ela pumpa outros humanos. E se precisar, você pode transformá-la numa 3/3 sendo que a única restrição é o momento em que isso acontece? Bom pra mim.

Constructed
2.0
Na boa, que nome sinistro. O custo dela é bem proibitivo, mas quem sabe um BW beatdown com a nova Liliana não possa usá-la para um excelente pump?

Limited
4.0

6 manas, 5/5, voar. Apenas isso já valeria a nota. Mas se ele morrer, ele ainda pode pumpar suas criaturas. Simplesmente excelente.

Constructed
2.0
Por que você usaria isso e não Dia do Julgamento? Pelo benefício da dúvida, não direi que é crap.

Limited
3.0

É excelente carta, e pode ser muito forte se o seu deck for bem draftado ao redor dela, mas não é nenhum Dia do Julgamento. Dar escolhas para o seu oponente dificilmente é bom.

Constructed
1.0
Sinceramente, nem em um deck de humano eu gostaria disto aqui. A habilidade é irrelevante demais para uma criatura 1/1.

Limited
2.5

Ele é humano e se morrer deixa uma ficha voadora. A boa é você suicidá-la duma vez e começar a bater no ar.

 
Constructed
1.0
Hummm...talvez 1-off num deck de humanos...? nãããã.

Limited
3.0

É o tipo de carta que pode dar um belo dano no seu oponente pelo simples motivo dele não querer bloqueá-la.

Constructed
3.0
Yep, outro motivo para jogar de humanos ou WW. Certamente será uma estrela do Block de Innistrad.

Limited
3.0

Proteção contra boa parte das outras criaturas do formato? ME GUSTA. Mas o custo complica um pouco a base de mana. Cuidado.

Constructed
1.5
Se o formato tiver muitos agros, e se tivermos algum UW, isto é uma excelente trick para o sideboard ou quem sabe como 1-off no maindeck.

Limited
2.5

Sem o recapitular, isto seria um trick fraca, mas ainda assim considerável. Com o recapitular, ela é bem considerável.

Constructed
3.5
Ok, disso aqui eu gosto. Ponder, Mana Leak e Caçador de Demônio é um excelente início para qualquer control. E ele também é humano, então joga fácil no deck de humanos (ok, nesse ponto, podemos assentir que um deck de humanos existirá?) e em algum deck de clérigos desse mundão. 2 por 1 é sempre bom.


Limited
4.0

Removal em um corpo que bloqueia quase tudo que entra até o terceiro turno. Sempre bom.

 
Constructed
1.0
Eu já comentei que 5 manas por um bixo 4/4 sem habilidade relevante não é muito bom, né? Aplique isso a um 3/3.

Limited
3.0

3/3 voar por 5 manas sendo apenas uma colorida torna uma carta excelente. Com a possibilidade de dar um minipump em suas outras criaturas? Não é first pick, mas está entre os 3~5 primeiros fácil.


Constructed
3.5
Ok, isso não é um Patrulheiro de Bode Alado, mas ainda é muito bom. Individualmente, ele é mais fraco, mas as fichas que ele coloca voam e ele pode se tornar grande rapidamente. E eu mencionei que ele é um humano?

Limited
4.0
Num formato sem bloodthirst e com vários efeitos que colocam fichas, isto é um monstro.


Constructed
1.0
Se Squadron Hawk e Emeria Angel ainda estivessem nos formatos e fizessem parte de 90% do field, eu pensaria em colocar isso no meu sideboard. Se eu tivesse perdido algo que fosse realmente bom 30seg antes de registrar meu deck.

Limited
3.0
Bem, ele pode ser removal. Com um custo fácil de ser pago, tem qualidade.


Constructed
2.0
Sem Procissão Espectral (só eu confundi os nomes em inglês dessa carta e da crap acima?), é difícil achar que isso pode ver jogo, mas quem sabe? A carta provavelmente encontrá seu lugar em algum deck tier 2 ou 3.

Limited
2.5
Se eu pegar várias cartas que colocam fichas, isto é uma estrela. Caso contrário, crap.


Constructed
2.0
Se Virtude Intangível jogar, o nosso amigo guardião também irá jogar.

Limited
3.5
Geez, você percebeu que as fichas voam? 4 manas, 4 poder, sendo que 2 deles voam? ME GUSTA.


Constructed
3.0
Ok, 3 manas 2/2 que não te dá vantagem nenhuma quando entra em jogo no terceiro turno, mas que em poucos turnos, se ficar na mesa, pode afogar o oponente em card advantage. Creio que vale a pena ficar de olho neste HUMANO.

Limited
3.0
Mais uma carta que se torna melhor quando o deck é construído para tirar vantagem dela. Se não tivesse a cláusula de ser “outra criatura” para ativar a habilidade, poderia ter nota maior.


Constructed
1.5
Isso também não é Procissão Espectral. Bem, não é a melhor coisa do mundo, mas é possível jogar se alguns “se” anteriores se realizarem também.

Limited
3.0
Instant que coloca 2 bixos voadores que podem ser pumpados por outros efeitos com um custo razoável? Sim, isso é bom.


Constructed
2.5
Eu acho que é possível disto aqui jogar da mesma forma que Ajani Goldamane jogava: para pumpar o resto dos seus bixinhos.

Limited
4.0
Isso não é uma Bola de Fogo, mas vale fácil o splash como única carta branca. Além de poder entrar como um monstro, ele ainda pumpa suas outras criaturas. First pick fácil.


Constructed
1.0
Será realmente heróico o momento em que valerá a pena jogar com algo assim em formatos construídos.

Limited
2.5
Excelente trick que pode fazer toda a diferença quando você estiver numa race.


Constructed
2.5
Simples, direto e bem mais difícil de remover do que Mago Interferidor, apesar do custo também mais restritivo. Pode ser staple de vários sideboards se tivermos mais de um combo forte no ambiente, e vê jogo fácil em WW beatdown (mana bixo, mana bixo, mana Nunca Mais para Dia do Julgamento?).

Limited
0.5
Pelo que recordo, só em Coldsnap eu joguei um draft onde esse tipo de efeito seria bom. Mas caso eu jogue contra algum oponente que tenha alguma carta que se entrar, eu perco sem ter nada a fazer, mesmo que eu tenha 20 de vida e ele 1, talvez eu coloque isso no deck.

Constructed
1.0
É um feitiço que destrói até os seus encantamentos. E custa 3 manas. Eca.

Limited
1.0
Não é como se tivéssemos uma infinidade de encantamentos a serem destruídos, né?

Constructed
2.0
Se os zumbis azuis começarem a ver jogo, isso aqui pode jogar, já que teremos poucas outras respostas para cemitério no ambiente.

Limited
1.0
Se eu jogar contra algum oponente usando zumbis azuis, talvez coloque isso para dentro do deck.

Constructed
1.0
Reúnam os camponeses e queimem todas as cópias dessa carta!

Limited
2.5
É uma boa trick para uma cor que possui várias cartas que colocam fichas. O recapitular a faz ainda melhor e pode ser devastador.

Constructed
1.0
Quem jogar com isso é que deve ser repreendido.

Limited
3.0
Esse tipo de efeito é sempre bom. E num formato onde há outras instants de 3 manas, isso se torna ainda melhor.



Constructed
1.0
A habilidade não é boa o suficiente para ver jogo.

Limited
1.5
Junto com Reúna os Camponeses, pode pegar muito oponente com as calças na mão, mas não é algo que gostaria de ver com frequência ou em mais de uma cópia no main deck.



Constructed
1.0
Ah, que saudades do Kami of Ancient Law...e olha que eu nem achava que ele era grande coisa.


Limited
2.5
No mínimo, é um urso. E baixar cartas no começo do jogo parece que será algo essencial para não ser destruído por lobisomens.



Constructed
2.5
Se uma das tribos dos monstros verem jogo, este é um ótimo sideboard.


Limited
4.0
Outro 2 por 1 com um corpo excelente. Numa race, esse tipo de carta pode ser devastadora.

Constructed
1.0
Então, nós já tivemos isso antes. E custava apenas 2 manas. E nunca jogou.

Limited
3.0
Isso é bom, muito bom. Matar qualquer bixo grande a qualquer hora é realmente excelente. Mas não dá pra dar nota maior, pois muitas vezes pode ser uma carta morta.

Constructed
2.0
Num ambiente puro agro, isso poderia entrar no meu sideboard. Eu acho.

Limited
2.0
Proteção para todas as suas criaturas é sempre algo a se considerar. Mas é a típica carta que você irá pegar depois do décimo pick facilmente.

Constructed
1.0
Se ele fosse humano, poderia jogar. Mas ele não é humano.

Limited
2.5
Ele não poderá ser bloqueado na maioria dos jogos, e isso já é muito bom.

Constructed
3.5
Oh yeah, agora nós estamos conversando. Sabe, Null Rod é um artefato bem legal. Mas ele está na Reserved List, e não podia ser reeimpresso. Affinity é novamente um deck, nós acabamos de ter um bloco de artefatos (ok, o único que importa é BIRTHING POD) e talvez ele jogue também no Legacy - em geral, encantamentos são mais difíceis de serem destruídos do que artefatos.

Limited
0.5
Se meu oponente tiver um Grimório dos Mortos e alguns outros equipamentos, talvez eu coloque isso para dentro do meu deck.

Constructed
1.0
Se esses são os puro-sangues, nem quero ver os vira-latas.

Limited
2.0
Pela pool, percebe-se que esse formato será mais lento do que M12, então esse tipo de carta, com resistência alta, acaba se tornando melhor.


Constructed
1.0
Geralmente as sentinelas servem para vigiar para que as pessoas NÃO morram, né?

Limited
2.5
Com essa carta na mesa, você poderá fingir que está jogando M12 novamente e atacar ou bloquear como se não houvesse amanhã.

Constructed
1.0
Ele é Humano, mas com esse custo, há outros bem melhores.

Limited
2.0
Mais uma carta que satisfará quem gosta das fases de combate de M12. Atacar e bloquear como se sua vida dependesse disso vale a pena quando esta criatura está na mesa.


Constructed
1.0
Eca. Isso não destrói artefatos e não há muitos espíritos jogando T2, então...


Limited
1.0
Nhé...você não joga com desencantar no main deck, joga? Contra alguns decks isso será uma carta morta, contra outros terá um efeito pouco proveitoso e contra uns 10% será realmente bom - lembre-se, se for draft e você estiver com branco, você provavelmente dividiu os espíritos com alguém.


Constructed
2.0
A habilidade dessa carta com um corpo razoável é interessante demais para deixar passar.

Limited
2.5
Essa é uma trick excelente se for preciso e consegue bloquear quase tudo que é colocado na mesa até o quarto turno.


Constructed
1.0
Não é engraçado na década de 90 isso aqui seria ROUBADO? Os tempos mudaram mesmo.

Limited
3.0
Voar, iniciativa. ME GUSTA. Não há motivo para você não usar essa carta se você estiver usando branco.


No geral, gostei bastante do branco. Possui cartas fortes individualmente e duas tribos (humanos e espíritos) com várias sinergias. Com removals comuns, criaturas utilitárias e outras voadoras, é muito forte.

ps.: citei o LSV, mas eu escrevi esse artigo na sexta e no sábado, antes dele publicar seu review.


Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, TeferiAcúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.


Comente

Contato:
Follow Leo_ARCANA on Twitter




7 comentários:

  1. poxa...sento o laço em várias cartas que gostei
    uhashusahuashusahua

    ResponderExcluir
  2. Concordo com quase tudo, o branco não tem muitas cartas controversas. Eu acho que o Ginete Spectral pode ser um dos melhores 2-drop de um WW se o deck não utilizar o tema de humanos. Evasão é algo que falta nas principais criaturas brancas hoje.

    E sim, o deck de humanos vai ser um deck bom apesar de achar que o splash verde pode ser recomendável para utilizar o melhor dos humanos (Prefeito de alguma coisa). :P

    ResponderExcluir
  3. Tche, muito bom esse post, acho que é o primeiro com uma análise para cada carta que eu vi... derrepente já teve outros mas é o primeiro q eu vi.... enfim, concordei com alguns argumentos, discordei de outros, e estou reavaliando minha ideia inicial sobre algumas cartas...
    Acredito que pode existir um baralho baseados em fichas voadoras de espirito... mas é muito cedo para afirmações...

    Grande abraço a todos!!
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Augusto, pena eu não ter lido antes do pré hehe... Acredito que AINDA não teremos os decks tribais (talvez o de vampiros). Também estou ansioso pelo azul e atrás do meu set de snapcaster mage uhahuauhauh
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Thx pelo feedback galera. Isso é bem importante para quem escreve! Comentem sempre =)

    @o Ladino

    Bah cara, eu tenho esse costume. haha

    @Edel

    É, talvez se não for humano, mas eu acho mto difícil que saia algo bom e que não seja tribal.

    E certamente a boa é usar o verde para o Prefeito que vira Lobisomem e outros humanos (tem um que pumpa quando ataca ou bloqueia)

    @Rafael

    Valeu pelo coment. Discordar é normal, afinal, tds temos história e percepções diferentes no jogo. E

    @Calegaro

    É, acho que tu tens razão, já que o branco é realmente forte para Limited e isso pode fazer com que ele ñ seja mto efetivo. Mas eu ainda acho que é uma boa carta bem legal para esse formato.

    @Pedro

    Eu acho que não rola Vampiros. Não tem várias cartas que o fizeram máquina no último standard como Bloodghast e Highborn alguma coisa...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, vcs são sempre TÃO ABSURDAMENTE críticos quando se trata do White... Muitas cartas aí realmente são boas sabe...

    Posso estar errado, mas tudo leva a crer que a equipe que geralmente comenta as cartas joga ou de U ou de B.
    Algusto é U, 100% de certeza.

    ResponderExcluir
  7. Huahuahuauha - O Augusto é 100% blue com certeza...... Buenas, esta analise é do Augusto e não da Equipe, concordo com algumas e discordo de outros cards, mas você pode ter uma visão geral no podcast que sai este final de semana. Por favor, tente assinar seu comentário que fica mais interessante de conversarmos. De qualquer forma, obrigado pela audiência...

    Abs

    ResponderExcluir