por Leonardo Mello
Conforme toda coleção faz seu debut no ambiente, nos deparamos sempre com novas habilidades e com velhas habilidades reeditadas. Além disso nos deparamos com alguns ciclos, e é sobre estas habilidades e ciclos que quero falar nos próximos tópicos.Zendicar vem com um número pequeno de novas habilidades, na verdade só uma nova habilidade (keyword) é adicionada, a Aterragem (Landfall) e reedita uma habilidade fantástica, Reforçar (Kicker). Além de habilidades tradicionais, sempre presentes nas expanções, como vínculo com a vida, atropelar, toque mortifero,voar e regenerar.
Reforçar (Kicker):
Um reforço é um custo adicional que aparece em algumas mágicas. Se você escolher reforçar uma mágica (pagando seu custo de reforço ao conjurá-la) ele será melhorada de alguma maneira. Uma mágia instantânea ou feitiço reforçados podem fazer alguma coisa além do que fariam ou outra coisa diferente, enquanto uma magica de permanente reforçada entra com algum bonus ou efeito no campo de batalha.
Reforçar sempre foi uma habilidade boa, seus efeitos geralmente são mais drásticos que o efeito de card em si. Quem jogou contra decks que utilizavam Canto de Orim deve lembrar de quanto o reforçar dele era "roubado".
Cartas interessantes com Reforçar:
Tributo de Sangue -
Condicional, funciona só em um deck especáfico, custo extremamente proibitivo, porém, pode fazer uma grande diferença principalmente contra decks que ganham muita vida, podendo além de causar uma grande quantidade de perda de pontos de vida, recuperar seu conjurador(quando reforçada). Acredito poder jogar tanto no Limited quanto no Standard(nesse caso bem menos e só em deck de vampiros).
Explodir em Raios -
Simplismente fantática. A carta apareceu e ja foi parar em deck top. Seu custo sem reforço é igual ao custo de Choque(dois de dano por um mana), e reforçada tem quase a mesma relação de custo de Azaguaia Ardente, que foi uma grande perda para os decks burn do formato. Sonho do mono Red. Uma carta que vejo jogando em vários formatos. A única coisa ruim dela é que choque, que ja não via jogo faz tempo, definitivamente dançou, pois na curva 1 é ela e Raio.
Promessa do Conquistador -
Outra carta que vem substituir uma grande perda do formato, que foi a queda de Procissão Espectral. Apesar de ser mais lenta e as criaturas não possuirem uma evasão, 5 manas por 6 criaturas 1/1 esta longe de ser ruim, e ja existem decks utilizando esta carta. Seu custo de reforço é extremamente proibitivo, mas em partidas que se estendem é um top deck de ouro. Acredito que jogue tanto no Limited quanto no Standard.
Porteiro de Malakir -
Outra carta fantástica, com lugar no Limited, no Standard e até no Extended eventualmente. Relação custo benefício perfeita, ja que por uma mana você faz édito... Ele ja é uma criatura 2/2, com subtipo vampiro, que promete jogar muito no Standard, reforçada ela pode tirar aquela Grande Palanca Vermelha ou aquele Cavaleiro Branco que esta do outro lado da mesa e que o monoBlack não teria outra forma de lidar... Impecável.
Guerrilheiro Goblin -
Goblinzinho do mal esse. 1 mana 1/1, mas, se reforçado, além de dar um buff em todas a suas criaturas e nele próprio, ainda da impeto para todos. Bate forte no início do jogo e pode fazer um grande estrago no late game quando você larga aquela bomba que esta na sua mão. Joga tanto Limited quanto Standard, quanto a outros formatos ainda não sei...
Goblin Explode-Ruína -
Outro goblinzinho infernal, 3 manas 2/1 ímpeto não é grande coisa, mas seu custo de reforço é somente 1 mana vermelha e pode acabar com a curva de mana do adversário destruindo algum terreno chave para o funcionamento do deck. Nesse caso a criatura é um bonus. Gosto do card, é side certo em todos os decks com vermelho. Joga muito no Standard, e pode ser muito chato no Limited.
Purificadores Kor -
Umas das primeiras cartas reveladas da série. Muito boa. Ta certo que 4 manas (custo da mágica reforçada) por um desencantar, com sorcery speed está muito longe de ser bom. Porém fica uma criatura com um bom corpo no campo de batalha (2/3). Além disso é uma carta versátil, ja que destrói tanto artefatos quanto encantamentos. Acredito que veja alguns sides no Standardprincipalmente se tivermos decks abusando de encantamentos ou decks baseados com artefatos. Também creio que tenha seu valor no Limited, exatamente por sua versatilidade e seu bom corpo.
Rito de Replicação -
Gosto muito dessa. Ja que o azul não consegue mais evitar todas as ameças do oponente antes que elas caiam no campo de batalha, ele começa a ganhar respostas para quando elas ja estão na mesa. Copiar o finisher do adversário ja é muito bom, mas se o jogo se estender e você conseguir jogar ela reforçada você praticamente define o jogo a seu favor. Não consigo olhar para essa carta sem pensar no Dragão Irmão da Ninhada, que caso seja copiado, com custo de reforço, serão 10 criaturas 4/4 voar do seu lado... Acredito que veja jogo tanto no Standard quanto no Limited, mais por seu efeito normal que por seu reforço, no caso desta aqui o reforço realmente é bonus.
Sacramento Sadista -
Gosto, e gosto muito. Extração sem precisar nomear (ok não olha mão) e pagando só 3 manas não tem como ser ruim. Apesar do custo ser bastante proibitivo para decks qua não sejam mono (BBB), e o reforço ser absurdo (7 manas), não teria como ser diferente, levando em consideração o quão drástico é o efeito. Acredito que jogue tanto Standard quanto Extended, além de ser a primeira "extração" que com certeza joga Limited, ja que você não precisa nomear nada e ela pode remover 3 bombas do deck do adversário no início do jogo, como pode simplesmente acabar com o jogo se seu custo de reforço for pago, afinal, 10 manas (magica reforçada) presumindo que foram 10 turnos sem falhar 1 land drop, são 10 compras + as 7 cartas da mão inicial, e as 15 que você remove, sobram 8 no deck...
Esfinge das Verdades Perdidas -
Não gostava muito do card a primeira vista, porém acho que verá jogo sim. São cinco manas por um 3/5 voar em que você reforçando ela ou não, você ira comprar 3 cartas. Se você puder pagar seu reforço (2 manas) você não precisará descartar 3 cards. De qualquer forma ela é boa, reforçada ou não, pois ou você filtra seu deck e sua mão ou tem um card advantage abusivo. Acredito que veja jogo no Standard, e com certeza joga Limited.
Trilha Instável -
Card interessante, contorna uma dificuldade do vermelho, que é a prevenção de dano e além disso seu reforço torna o card muito jogavél, ja que ele custa 5 manas (ja reforçado) e causa 5 pontos de dano no jogador. Se continuarmos vendo decks de Fog jogar, com certeza essa carta vai ver muito jogo no Standard, e no Limited é uma carta feita para ser jogada reforçada, consumindo 1/4 da vida do adversário.
Mordida do Vampiro -
CombatTrick fantástico, buff de 3 por 1 mana pode definir uma partida, ou derrubar um bloqueador grande. Seu custo de reforço é alto (3 manas), mas o vínculo com a vida, acompanhado do buff de 3 pode te trazer devolta para o jogo. Gosto da carta, mas acredito que não verá muito jogo no Construted(pra não dizer nenhum), mas no Limited com certeza vai surpreender muita gente.
Trepadeira de Matavasta -
Opa. Ta ai uma mágica com um efeito contundente por um custo irrisório. Por uma mana você da manto para uma criatura (detalhe - só para mágicas e habilidades do oponente), e por mais uma de reforço da +4+4. Acho uma mágica extremamente forte, tanto para o Standard quanto para o Limited, e me lembra muito Invocação da Selva de Pedras (ok, sem fração de segundo, mas por duas manas a menos e comum).
Gosto destas em um total de 25 cards na coleção com a habilidade.
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário