Magic à Lá Carte - Aniversário

4 de janeiro de 2010

EDH pós fim de semana - Flashback (2/2 - Parte 1)

por Lucas Campello
ho ho ho... Feliz Natal!
Feliz 2010 a todos, e parabens a minha terra natal pelos seus 126 anos de existência comemorados hoje (04/01/2010).
Mas vamos ao que interessa, afinal segunda-feira chegou e temos um ótimo assunto pra terminar, ou quase, mas deixa de enrolação e vamos lá. Tive de dividir a postagem em 2, deixando a cor verde e uma surpresa especial para o post adicional (previsto especialmente pra quinta-feira)
Lembrando que estamos falando do uso das cartas com a habilidade FlashBack dentro do ambiente EDH.
Reafirmando e deixando claro a todos: estas análises são bastante superficiais e podem não condizer com a verdade absoluta, apenas maiores testes em separadamente podem determinar a veracidade destas minhas humildes opiniões.
As medições são: ótimo, bom, medio, ruim, péssimo




Análise Card a Card


PRETO

Terapia da Cabala
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Péssimo
Descrição: Quem teve a oportunidade de jogar contra uma carta como esta nos antigos The Rock podem até torcer o nariz para o que eu digo agora, mas esta carta é muitíssimo ruim no formato. Sua grande vantagem é o potencial de você poder tirar 2 a 3 cartas da mão do oponente, ainda mais quando você conhece o BEM formato que esta jogando e os match possíveis. Neste caso por ser um formato singleton esta carta perde muitíssimo o seu potencial, tornando-se um pseudo discard ainda pior que um coergir, por exemplo. Totalmente desaconselhavel de sair atraś de uma destas pra colocar em sua lista.


Édito de Chainer
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Médio
Utilidade: Bom
Descrição: Pode parecer loucura, mas esta carta é excelente em formato constructed, mas dependendo do match pode ganhar ainda mais no EDH. Contudo na grande maioria das vezes seu poder vai ser ofuscado pela escolha do oponente em sacrificar a criatura. Mas mesmo assim seu potencial de faz 2 mortes por 1 carta, alem da primeira "carga" da magica custar apenas 1B, vale o espaço na lista, com certeza.

Expurgo do Caixão
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Bom
Descrição: Em formatos Singleton é normal a existência de cartas que aumentem a potencialidade de outras, sejam por tutores ou cartas que resgatam cartas do cemitério para poder reusar em outra situação. Eu sinceramente não teria medo de colocar um destes no deck, pensando que a possibilidade de você tirar 2 bombas do cemitério alvo pelo custo baixo que a carta tem, mal não vai fazer. Mas é complicado, pois pode ser simplismente uma perda de tempo, dependendo do match, custa parar pra pensar no caso.


Fadiga Incapacitante
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Ótimo
Descrição: Bem, o custo da carta hoje em dia ja não é mais considerado bom, pois existem similares que fazem até mais que -2/-2 por menos manas (vide Desfigurar ou mesmo Último Suspiro). Mas seu potencial não é nada ruim, muito pelo contrário. Você pode matar duas criaturas 2/2 ou mesmo depois de um combate matar ainda mais, ou mesmo gastar uma trolha de mana e 3 de vida pra matar um 4/4 de uma única vez. Lembrando que isto mataria até criatura indestrutivel, caso deixe ela 0/0.

Retorno Aterrorizante
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Medio
Utilidade: Bom
Descrição: Esta ai um exemplo de carta que potencializa outras, fazendo o bom e velho reuno de cartas que ja se foram. Você retornar uma criatura qualquer que tenha sido tirada de jogo por 4 manas é bem bom, mas seu recapitular neste formato muitas vezes é ofuscado, muito diferente do caso desta carta no deck Dread, ele respira o flashback desta carta, mesmo assim não é impossível de pensar em trocar 3 bixinhos podres que estão na mesa fazendo figuração por um Demo da Cratera da vida.

Fome Doentia
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Péssimo
Descrição: Tava tão bom as cartas pretas, ja começou a cair o nível. Você roubar 3 de vida do oponente até poderia ser algo util, mas por 6 manas? Com flashback de 9 manas? Ta loco, isto ja ta virando piada. Se ainda fosse algo que ganhasse definitivamente o jogo, ou pelo menos desse uma supremacia grande no jogo, mas pagar 6 e depois 9 manas pra fazer o mesmo que uma Hélice de Raios? Só pode ser loucura.

Roubo no Necrotério
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Ótimo
Descrição: Ta ai outro exemplo legal de carta que potencializa outras. Você pode recuperar bixos importantes pra sua estratégia com um custo baixo. Vale a pena mesmo ter um destes.

Fratura Craniana
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Bom
Descrição: A menos que sua estratégia seja limpar a mão do oponente, fica complicado dizer que seja peça importante para seu deck. Se você deseja mesmo impedir que seu oponente tenha mão, vale a pena o custo da carta e do flashback.

Fuligem Estranguladora
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Ruim
Utilidade: Bom
Descrição: É dificil você não ver de cara uma boa utilidade pra uma carta deste tipo. Seu custo é bastante acessível, seu flashback nem tanto, principalmente por forçar você ter um general com cor {R} no custo. Mas sem duvida é quase certo que você use bem feliz o flashback durante sua partida, mesmo que seja pra não "gastar fogo em ximango".

Abraço do Traidor
Custo do Card: Péssimo
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Ruim
Descrição: Exceto que você precise de um finisher para ganhar esta carta torna-se inutl para você. São tantas opções no vasto mundo do magic para fazer algo como isto que esta carta passaria despercebida. Sinceramente fiz de tudo pra pensar positivo com esta carta, mas ela é ruim demais.










VERMELHO

Rancor Antigo
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Bom
Descrição: Esta é uma das várias cartas que cospe no pobre e velho Estilhaçar. Só o único porem da carta é que possue duas cores, sendo assim seu general tem que ter {G} no custo tambem. Mas é uma alternativa tão viável para tirar TANTOS artefatos poderosos da mesa do adversário. É quase impossível que ele não tenha nenhum.

Fazer em Pedaços
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Bom
Descrição: Ta ai uma prova que as cartas evoluem. Assim como lembrei do pobre e velho Estilhaçar, esta carta ja pode ser enterrada no passado. A menos que você não possua um general com {G} no custo, mas mesmo assim tem alternativas melhores. =D

Conflagrar
Custo do Card: Péssimo
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Péssimo
Descrição: Xi... carta péssimo a vista. Ta certo que pra fazer um dano com X com flashback seria muita apelação, mas ruindade tem limite. Sinceramente não vejo como pensar em querer usar nem mesmo 1/2 carta destas. =D

Ruptura de Solo
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Ruim
Utilidade: Ótimo
Descrição: "Na primeira carga" ele pode ser considerado um demolish piorado por não pegar artefatos, mas não se engane. Um LD com flashback é realmente muito bom, principalmente num formato que pode ser tão diversificado em questões de tipos de terrenos como o EDH. Sem duvida é carta mais que certa em decks baseados na mecânica de LD, mas não iria me queixar em colocar um destes no deck, afinal, tirar um man land ou mesmo uma Ruínas da Academia do lugar, seria uma beleza.

Chamas Tragadoras
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Péssimo
Descrição: Carta totalmente pífia para o formato, não pela questão de não permitir regenerar. Mas sim pela falta de competência em dar apenas 1 de dano. Praticamente é um trick de combate bastante superficial e longe de ter vaga em deck meu, pois é preferível então colocar a carta que esta logo abaixo.

Raio de Fogo
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Bom
Descrição: Bem, você deve imaginar que um feitiço que da 2 de dano é ruim pro formato e principalmente por ter um flashback mais caro, mas sinceramente, tem tantas opções pra matar no inicio e meio de jogo com estes 2 de dano. Alem de garantir o dano que falta pra fechar um ataque a um bixo. Não garanto que daria pra usar, pois pode haver melhores opções de acordo com o estilo do deck, mas usei bastante isto quando era válido no T4 e considero a carta boa.

Blitz de Gatos Ígneos
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Ruim
Descrição: Toda vez que se vê uma carta com flashback com custo X é uma euforia, pois pode ser que esta seja uma bomba, mas desta vez não foi. Não é de todo mal, pois da pra fazer um finisher legal com esta carta e zilhões de mana, mas o flashback complica muito, com certeza.

Gambito Flamejante
Custo da Carta: Ótimo
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Ruim
Descrição: Mesmo sendo instantânea e tendo um custo maravilhoso de dano e falshback ainda tem um impecílio que sacramentar a utilidade da carta, pois quem decide que criatura matar (ao invés do dano no jogador) é o cara que sofre o dano. Isto pode ser comparado a um édito de chainer mas é bem inferior, pois pode nem matar criatura alguma (por faltar dano). Claro que por ser instantâneo pode dar um dano no oponente de brinde ou colocar em duvida numa ação de jogo, mas o desafio e o prejuizo é muito pequeno pelo custo de dano.

Dor Fulgurante
Custo da Carta: Ótimo
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Ruim
Descrição: Esta carta ignora circulos e runas de proteção do adversário, permite dar dano letal (global é claro) em criaturas com proteção, mas mesmo assim não tem motivos para usar tal carta. Era muito usada contra Paz Momentânea e decks de fog da vida, mas não da pra garantir a utilidade desta carta no EDH pelo esteriótipo do formato e pelos decks que podem vir a surgir.

Lampejo de Rebeldia
Custo da Carta: Ótimo
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Bom
Descrição: Finisher bem consideravel contra quem use branco e verde nos decks, pois não poder bloquear é sempre uma vantagem num ataque. Alem de que, o drawback do flashback é praticamente nulo perante o benefício que pode surgir desta carta. Com certeza é um side de respeito contra adversários quem use uma ou ambas das cores.

Dardo de Lava
Custo da Carta: Bom
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Péssimo
Descrição: É pessoal, no máximo um trick de combate e olhe lá. Eu lembro que quando saiu esta carta havia uma espectativa muito boa do seu potencial e foi até bem usada no T2 da época, mas o tempo, velho senhor da razão, acabou com as esperanças de uso desta simples carta.

Surto de Raios
Custo da Carta: Ruim
Custo do Flashback: Ruim
Utilidade: Ótimo
Descrição: Como o formato EDH é lento e principalmente o uso de cartas são frequentes a chegada ao limear (possuir 7 ou mais cartas no cemitério) o potencial da carta é aumentada. Mesmo que pagar 5 manas para dar 4 de dano não ser grande coisa no limiar a carta se transforma, pois retira grande parte dos bixões da mesa ou mesmo da um bom chute na cara do adversário, seu custo de flashback não é lá uma maravilha, mas o esforço pode ser bem recompensado. É sempre uma opção válida como remoção local de criaturas do vermelho.

Investida Imprudente
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Bom
Descrição: Carta honesta pela utilidade, custa poucos manas e faz um efeito realmente bom, mas não da pra se dizer que faz alguma estratégia definida. Acho uma ótima carta pra selado ou draft, mas definitivamente pra EDH deixa a desejar.

Indenizar
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Ótimo
Descrição: Esta é a carta que me fez definir esta habilidade para começar os artigos sobre EDH. Só de pensar a quantidade de feitiços que você pode se reusar é de borbulhar o cérebro. Simplismente é ter qualquer feitiço do seu cemitério com flashback com um custo de {1R} na primeira vez e depois outro por mais {3R} na segunda vez. É só sucesso, com certeza. QUALQUER DECK VERMELHO deve usar algo assim, é um absurdo.

Projétil Abrasador
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Péssimo
Descrição: Só de pensar que EDH é um formato que o oponente tem mais vida que o normal, alem de ser sorcery, o custo da mágica, tanto normal como no flashback, não ser dos melhores e não ter opção de dar numa criatura chata de 4 ou menos de resistência torna a utilidade disto um desastre.

Ganhar o Dia
Custo do Card: Médio
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Bom
Descrição: Esta carta por parecer tolice, mas se você tem alguma criatura imbloqueável, ou fazendo estrago em combate pode ser uma ótima carta. Se usada com estratégia e eficiência pode desequilibrar uma partida, mas infelizmente na maioria das vezes ela não gera uma vantagem exorbitante a ponto de ter uma utilidade maior que "bom".

Jorro Vulcânico
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Ruim
Utilidade: Péssimo
Descrição: Se fossemos categorizar esta carta como uma remoção global, ela seria uma espécie de estalinho daqueles que as crianças jogam no chão para fazer barulho, mas que não machuca ninguem. Só tem a vantagem que se ministrada com MUITA, MAS MUITA SORTE (nem sabedoria pode ser o adjetivo neste cado) pode trazer vantagem, mas no universo de cartas possíveis no formato EDH, isto é bem inútil.

Torrente de Seixos
Custo do Card: Péssimo
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Ruim
Descrição: O efeito é muito interessante, mas seu custo a torna uma completa perda de tempo. É complicado você juntar 9 manas para conseguir jogar esta mágica, mas não menos difícil é pagar os 6 manas vermelhos para o flashback. Sinceramente é difícil não admitir que a carta pode fazer estrago quando ciar na stack, só o "semi-impossível" é acreditar que isto vá um dia cair na mesa =D


Com isto concluo a parte 1 desta artigo, faltando apenas a cor VERDE pra análise, uma surpresa referente a esta habilidade e tambem revelar qual a futura habilidade a ser discutida. Mas isto fica apenas para o próximo artigo de segunda-feira.

Felicidades a todos e bom EDH pra quem for se aventurar neste fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário