Magic à Lá Carte - Aniversário

28 de agosto de 2011

Inninstrad - Mecânicas e Spoiler Parcial

Conforme havíamos anunciado aqui, a nova série de Magic: The Gathering será Innistrad, e a temática será terror. Buenas, durante a PAX foram anunciadas as novas mecânicas da série e ja mostraram alguns cards, somado a isso temos os cards revelados na própria feira, no site da Wizards e na MTG Salvation.

Mecânicas:


Se você é novo no Magic ou quer refrescar a memória sobre as regras básicas, visite a página Aprenda a jogar.
  • Cards dupla face
  • Mórbido
  • Recapitular
  • Maldições
  • "Lutar"
Innistrad é um plano repleto de monstros brutais, transformações estranhas e magia sinistra. Este artigo aborda as principais mecânicas novas e antigas de Innistrad, bem como novos termos de regra perenes que são apresentados na coleção.

Cards dupla face

Innistrad traz, pela primeira vez, cards dupla face para o Magic.



Isso mesmo. É um card. Com duas faces.


Mas o que isso significa exatamente?
Para conhecer todos os mínimos detalhes (incluindo como fazer draft com cards dupla face) e situações especiais, confira a página sobre as regras de cards dupla face. Aqui estaremos abordando os conceitos básicos.
Visão geral dos cards dupla face
Um card dupla face tem, obviamente, duas faces. Ele não possui o lado reverso normal de um card de Magic. Sua face frontal, que possui um símbolo de sol e um custo de mana, é a face padrão. O card dupla face sempre entra no campo de batalha com sua face frontal voltada para cima. Isso é válido quer ele entre no campo de batalha a partir da pilha como resultado de ter sido conjurado ou de qualquer outro local, como o seu cemitério (devido a um card como Zumbificar, por exemplo).
O reverso de um card dupla face possui um símbolo de lua, não possui custo de mana e possui um indicador de cor - o ponto em sua linha de tipo - que diz de que cor ele é. As duas faces de um card dupla face geralmente são da mesma cor, mas nem sempre. As características do reverso importam somente se o card está no campo de batalha e seu reverso está sendo exibido. Do contrário, apenas as características da face frontal contam. (Por exemplo, o custo de mana convertido de Pastor de Gatstaf quando ele está no seu deck é 2, não zero.)
Cada card dupla face tem ao menos uma habilidade que faz com que ele se transforme. Para transformar um card dupla face, você o vira de forma que sua outra face seja exibida.
Como inserir os cards dupla face no seu deck
Para inserir um card dupla face no seu deck, você tem duas opções: colocar todo o seu deck em protetores para cards opacos, como muitos jogadores já fazem, ou usar o card curinga que acompanha diversos boosters de Innistrad. Se usar um card curinga para representar um dos cards dupla face no seu deck, você deverá usar cards curinga para representar todos eles.
Se optar pelos protetores, o processo é muito simples. Basta colocar o card dupla face no protetor com sua face frontal voltada para cima e tirá-lo do protetor quando o transformar. (Colocá-lo de volta é opcional, ao menos até ele deixar o campo de batalha.)
O card curinga possui o reverso regular de Magic e tem a seguinte aparência na frente:

Para usar o card curinga, coloque seu card dupla face de lado e marque em cada card curinga o nome do card dupla face que ele representa. (Certifique-se de que a marca feita no card curinga não possa ser vista pelo reverso do card e marque apenas um nome de card dupla face em cada card curinga.)
O card curinga será usado quando estiver no seu grimório, na sua mão ou for exilado com a face voltada para baixo. O card dupla face será usado quando estiver na pilha, no campo de batalha, no cemitério ou for exilado com a face voltada para cima.
A transformação
Depois que um card dupla face é transformado, ele continua sendo o mesmo card, portanto, quaisquer Auras, marcadores ou outros efeitos permanecem no mesmo lugar (a menos que as características do card dupla face tenham mudado de um modo que não permita que ele seja encantado por uma Aura).
O termo "transformar" aplica-se independentemente da face que está sendo exibida. Em outras palavras, Pastor de Gatstaf pode se transformar em Uivador de Gatstaf, e depois Uivador de Gatstaf pode se transformar em Pastor de Gatstaf.
Todos os Lobisomens de Innistrad possuem as mesmas condições de transformação que Pastor de Gatstaf e Uivador de Gatstaf. Mas nem todo os cards dupla face são Lobisomens, e nem todos os cards dupla face se transformam em ambas as direções. Confira Cobaia de Ludevic, por exemplo:

Esses são os conceitos básicos. Se ainda tiver dúvidas sobre como os cards dupla face funcionam, consulte a página sobre as regras de cards dupla face!

Mórbido

Em Innistrad, a morte de um pode ser uma oportunidade para outros.
A palavra de habilidade mórbido indica uma habilidade que verifica se uma criatura morreu neste turno. (Lembre-se, "morrer" é uma nova terminologia para uma criatura que é colocada no cemitério vinda do campo de batalha, introduzida na coleção Magic 2012.)
A habilidade de Carniceiro de Vale Seco será desencadeada quando ele entrar no campo de batalha se uma criatura tiver morrido anteriormente em qualquer momento no mesmo turno. Se nenhuma criatura tiver morrido, ela não será desencadeada. Não importa se uma criatura morreu mais tarde naquele turno; ou a habilidade é desencadeada quando Carniceiro de Vale Seco entra no campo de batalha ou nada acontece.
As outras habilidades de mórbido podem ser habilidades desencadeadas, habilidades ativadas, ou habilidades que mudam o que uma mágica instantânea ou um feitiço fazem.

Recapitular

A mecânica de recapitular tem seu retorno em Innistrad. Recapitular aparece apenas em mágicas instantâneas e feitiços.

Você pode conjurar uma mágica com recapitular da sua mão normalmente. Quando ela está em seu cemitério, independentemente do modo como foi parar lá, você pode conjurá-la pagando seu custo de recapitular em vez de seu custo de mana. Você só pode fazer isso nos momentos em que poderia conjurar o card normalmente.
Se conjurar uma mágica pagando seu custo de recapitular, ela será exilada quando deixar a pilha.

Maldições

Uma Maldição é uma Aura que encanta um jogador e faz algo de malévolo a ele.

As Maldições não seguem nenhuma regra especial - elas seguem as regras normais para Auras que encantam jogadores - mas alguns cards de Innistrad interagem com o subtipo Maldição. Observe que as Maldições dizem "encantar jogador" e não "encantar oponente", portanto, você pode encantar a si mesmo com uma Maldição se quiser.

"Lutar"

Além das mecânicas de seu bloco, Innistrad apresenta um novo termo de regra perene, lutar.
Quando uma criatura luta com outra criatura, cada uma causa à outra uma quantidade de dano igual ao seu poder. Alguns detalhes importantes:
  • O dano é causado simultaneamente, e é causado pelas próprias criaturas, portanto, habilidades como toque mortífero, vínculo com a vida e infectar funcionam normalmente.
  • O dano causado enquanto estão lutando não é dano de combate, portanto habilidades como iniciativa não têm nenhum efeito.
  • Lutar não faz com que as criaturas se tornem viradas.
  • Apenas as criaturas podem lutar.
  • Apenas duas criaturas podem lutar.
  • Se uma criatura de algum modo lutar contra si mesma, ela causará a si mesma dano igual ao seu poder duas vezes simultaneamente.
Alguns cards antigos com a mesma funcionalidade, como Duelo de Rivais, receberão atualização de texto no Oracle com a nova terminologia. Os cards com funcionalidade semelhante, mas não idêntica, não usarão o termo "lutar".
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Minha Opinião:
- Cards de dupla face:
Achei a mecênica muito boa, as condições de transformação são justas e não tem nada muito overpower (nem o 13/13 atropelar), mas a forma com que fizeram isso ficou muito estranha. Não gosto de tirar os cards do shield, eventualmente uso shield transparente e acredito que isto vai causar incomodo nos drafts. Além disso, você é OBRIGADO a usar shields opacos ou os coringas, e realmente gostaria de saber se teremos coringas em quantidade suficiente...
Não sei que solução eu usaria, mas achei esta muito ruim. Os flip cards de Kamigawa não funcionariam aqui pois tem muito texto nos cards, e você ter que ter duas cartas diferentes também seria ruim. Tokens derrepente funcionariam, mas também teríamos o problema do texto.... Enfim.
Resumidamente, gostei da habilidade no jogo, mas não gostei da forma como ela se resolve fisicamente na mesa.
- Mórbido
Habilidade interessante, mas nada de inovadora. Ela fica muito bem no flavor da coleção, mas espero que sejam reveladas cartas contundentes com a habilidade, porque se seguirem a linha da que foi usada como exemplo, ela vai passar em branco - pelo menos no constructed.
- Recapitular
Habilidade fantástica, dos cards revelados, um já me chamou a atenção e espero que venham muitos mais, incluindo alguns repints. Todo card que te disponibiliza a possibilidade de usa-lo mais de uma vez te da card advantage, o que sempre é muito bom.
- Maldições
Achei legal. A possibilidade de "amaldiçoar" um oponente é bem divertida, da um saborzinho no jogo deixando ele mais vivido. Infelizmente, o card usado de exemplo é de uma mecânica que eu detesto. Ganhar do oponente pro grimório é muito sux....
- Lutar
Não lembro agora de nenhum card com esta habilidade que tenha visto jogo, mas o card revelado é bem bonzinho, principalmente se for para remover criaturas que ficam incomodando fora do combate. Essa aqui pra mim é realmente uma incógnita, pois pode ver muito jogo, ou continuar na mesma.... Vamos ver.
Aqui abaixo vou colocar o que ja saiu de imagens la na Salvation e as fotos da PAX, algumas seguidas de comentários:
2 manas 2/2 iniciativa vigilância e com proteções contundentes na série... Muito legal o card, não sei se verá jogo no constructed, mas no limited e no bloco, com certeza, e realmente, nem todos os humanos serão vítimas nesta série...
3 manas por um 3/4 fly é muito bom. O custo adicional não é proibitivo, mas pode deixar esta carta morta na sua mão algumas vezes. Não temos nada que remova cemitérios ainda no standard, então vejo boas possibilidades pra este card. No limited é um monstro... e COMUM... MAMÁQUINA...
1 mana 2/2, e o drawback é entrar virado....... Muito bom, ainda mais como drop de 1º turno. Se surgir um deck de zunbis no standard este senhor verá jogo com certeza. mesmo sem ser um deck de zumbis ainda vejo boas possibilidades para ele, e no limited incomodará quando vir cedo para o jogo. Bom card....


Buenas, nesta imagem temos 3 cards de transformação, em ordem: um vampiro, um lobisomem e um lagarto(visto anteriormente lembram 13/13 atropelar). Muito legal a habilidade do vampiro de se transformar em morcego, afinal ele vira um 5/5, mas você pode trazer de volta sua criatura com voar, caso ela seja necessária. Achei bem bom. Depois falamos do lobisomem, agora vejam no que o morceguinho se transforma:

Bom né ^^!
Como ja havia sido revelado, os vampiros de Innistrad serão BR (preto e vermelho), e este vampiro comum ficou muito bom. Se você abrir caminho para ele bater (o que o vermelho faz muito bem) ele pode ficar bem grande. Por ser comum achei uma boa carta.
Aqui está o card com recapitular que eu havia falado antes.... Achei muito bom, pois você tem dois cards de fogo com X no custo, que pode ser dado em criatura ou jogador, pelo preço de um. Brilha muito no limited este card. 
Putz cara.... 4 manas.... Que bosta.... Isso jogaria lindo ao lado do Lavamente, mas não com este custo bizzarro... O custo dela é muito proibitivo, e vai depender muito dos cards que ainda estão por vir pra valer a pena ter ela em jogo. No limited será um bom trick de combate, principalmente se você possuir criaturas pequenas, que estão ali só para bloquear, você deixa a criatura do oponente bloqueada e joga ela na cara dele ou em outra criatura. Também vai funcionar bem com os cards que roubam criaturas dos oponentes, mas sei lá. Meia boca...
 Simples assim, ou eles colocam uns bons cards de remoção de cemitério ou este vorme será um monstro.... OK ok ok, não tem atropelar, mas convenhamos, no late game tu poder fazer uma criatura de 2 manas com 4, 5 ou mais de resistência é muito bom. Gostei do card e acho que ele veio na raridade certa.
Aqui ta o bichinho que o Prefeito se transforma (aquele que esta na imagem junto com o morcego). Em sua forma humana ele da +1+1 para os humanos, e na forma de lobisomem, +1+1 para os lobisomens (lord dos werewolfs e dos wolfs) e ainda fica dropando lobinhos 2/2 (com ele no campo 3/3) todo o turno. Ele coloca o oponente na pressão de fazer duas mágicas por turno para desvirar ele, senão uma matilha de lobos com certeza irá finalizar o jogo rapidamente. Posso estar enganado, mas acho que este card irá jogar até no construido - no selado nem se fala....
A imagem está muito ruim, mas é um card comum de custo dois (1G)que coloca um marcador +1+1 em até duas criaturas alvo e tem recapitular 1W. Um bom card, pena que é feitiço. Provavelmente verá jogo no limited, mas seu futuro é incerto no construido.
É uma aura, e como boa parte de meus leitores deve saber, eu detesto auras, elas aumentam suas chances de perder dois cards pelo preço de um em muito. O card até é interessante, principalmente se adicionada a uma criatura com Resistência a Magia e se não vierem cards de remoção de cemitério.
OMG 0o! Que carta legal... Olha o flavor, um vampiro que transforma outras criaturas em vampiro, e que toma o controle delas.... FPC... Muito boa, não toma várias remoções por ser preta, se você conseguir fazer a habilidade dela logo ela não toma a maior parte dos removal vermelhos também. Gostei muito e espero que ela tenha um papel muito importante na história do bloco. Nota 10 pelo flavor.... (quero uma pro meu commander - huauhahuahu)
Por falar em flavor... Putz, uma estaca de madeira matadora de vampiros... Muito f@$¨... Ok, podia custar 1 para baixar e 1 para equipar, mas mesmo assim ficou muito massa. E é sem choro, não precisa causar dano se bloquar ou for bloqueada, simplesmente mata o vampirão adversário. Gostei, e muito. Além deste artefato, também esta confirmada Tocha flamejante, que eu também tinha curtido muito o flavor dela em Zendikar por causa dos vampiros, mas nesta série ela faz muito mais sentido. Aqui esta ela com a imagem antiga, ainda não foi revelado se ela terá uma nova ilustração (acredito que não):
Outra ótima notícia é que foi revelado um novo ciclo de Lands como as de M12, que entram "de pé" caso você controle um terreno básico de um dos tipos de mana que ela gera. Finalmente teremos como concertar a curvatura de mana e não sofreremos tanto com a queda das fetchs de ZEN (ok, nem se compara a fetchs). Gostei desta opção da Wizards para ajustar as curvaturas de mana... Muito bom, vou querer várias.
Por enquanto é isso, comentem  deixem suas opiniões, e participem da discussão.
Contato:
Follow Leo_ARCANA on Twitter



4 comentários:

  1. muito massa,
    prevejo muita gente revoltada sem shields e coringas rsrsrsrs
    legal, essa coleção me lembra os worgens no wow :D

    ResponderExcluir
  2. Por Vecna q essa edição vai ser genial!
    se tiver vagas limitadas d novo já coloca meu nome pro Prerelease!!!
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. aeeeeeeeeeeee! vão lançar terrenos duals, e por sinal tambem da cor do meu deck, vai me ajuda muito! bem massa a edição só que eu achei meio esquisito esses cards de transformar,! Valeu

    ResponderExcluir
  4. Cara espero que os cards que estão por vim, mostre um pouco mais das temáticas da edição.

    Até agora tá legal, porém não me encantou muito.

    Pois eu quero ver os combos.

    Mc Dosa

    ResponderExcluir