Magic à Lá Carte - Aniversário

28 de setembro de 2011

Review de Innistrad: Azul

Este é o segundo de uma série de posts avaliando todas as cartas de Innistrad para Constructed e Limited. Você pode ler o primeiro sobre a cor branca aqui.


Nesta série de posts, utilizarei um sistema que o jogador LSV do ChannelFireball.com usa e que eu gosto muito:


Constructed


5.0: Estrela em diversos formatos (e sem dúvida irá valer mu
ito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni Heart Expedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.


Limited


5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard. 

Neste post, avaliaremos a cor azul.

Constructed
2.0

Se Vengevine e Hedron Crab continuassem no formato, isso poderia ser muito forte junto com os zumbis azuis. Neste caso, creio que pode fazer parte de algum deck Tier 2 no formato com relativo sucesso, mas eu não levo muita fé.

Limited
2.5

Se eu jogar de azul, eu vou querer jogar com os zumbis comuns 3/4 Voar e 4/5. Para jogar com eles, eu preciso disto aqui. E mesmo sem esses zumbis que se alimentam do cemitério, esse Skaab ainda pode ver jogo, pois tem um corpo razoável e pode colocar mágicas flashback para o cemitério.

Constructed
2.0

Vejam bem, se o formato não for muito rápido, algum tipo de Reanimator pode jogar, e isto mais Ritos do Desespero são as melhores mágicas para o deck. O custo é alto, mas eu não duvidaria de ver isto como 1-off em várias listas.

Limited
3.5

A mecânica de exilar criaturas do cemitério para pagar o custo de outras criaturas impede de dar uma nota maior para esse encantamento, mas ele continua muito bom. Depois que isto cai na mesa, se o seu oponente não matá-lo imediatamente, você terá que se esforçar para perder o jogo.

Constructed
1.0

5 manas, 3/3, sem nenhuma habilidade relevante? Acho que já falamos sobre isso, certo?

Limited
3.0

Criaturas 3/3 voar são sempre excelentes em limited. O minipump em outros espíritos ainda pode ser bem significativo, e o seu custo com apenas uma mana colorida também é muito bom.

Constructed
2.0

Ela não é crap porque é Instant, e copiar um Grave ou Frost Titan no passe ou em uma fase de combate é gozante.

Limited
3.0

Falando sobre o branco, eu comentei que há muitos instants interessantes no slot 3. Particularmente, essa é uma das melhores. Mais do que copiar o seu bixão, isso aqui servirá para tornar a fase de combate um inferno - e como é rara, poucos oponentes pensarão nela.


Constructed
1.0

Merfolk Looter é muito melhor no que ele faz do que o Dr. Jekyll acima. Custa 1 a menos, tem 1 de poder e sempre te compra cartas. Pensem no seguinte: você gostaria de uma criatura 5/1 por 3 manas no seu deck? Eu não.

Limited
3.0

Iey, eu gosto muito de Merfolk Looter em Limited. Sejam terrenos, respostas, gás ou mais ameaças, ele sempre ajuda muito a encontrar o que você precisa. O fato de que você possui a opção de descartar qualquer carta ou uma criatura (que possivelmente servirá para alimentar seus zumbis) podendo bater 5 é excelente. E se você draftar bem, poderá bater sem medo para ativar Morbid ou ter ainda mais recursos para castar zumbis.

Se custasse 1 mana a menos, podia ter uma nota maior - e seria overpower para Limited. =p

Constructed
1.0

Se você jogar de monoblue e não quiser usar Dismember, isto é uma opção bem ruim de removal. Mas por que você jogaria de monoblue e não utilizaria Dismember?

Limited
2.5

O fato de virar a criatura encantada faz a nota disto subir. O fato de ter vários efeitos de sacrifício faz ela descer. Mas eu não teria problemas de jogar com isso em meu deck.

Constructed
1.0

Eu vi alguns comentários a respeito da utilização disto com o Homem sem Sombra, mas sinceramente, não me parece bom o suficiente. Por mais bonitinho que possa parecer, o Magic mudou muito desde a última vez que isso foi bom. (lembram da volta de Shadowmage Infiltrator? então...

Limited
1.0

Eu não acho que o seu efeito seja bom o suficiente para valer o risco de levar um dois por um. Caso você tenha Invisible Stalkers, isso pode jogar, caso contrário, eu não ficaria muito feliz em ter esse encantamento no deck.

Constructed
1.0

Geez, isso é ruim. Se custasse uma mana, talvez fosse ver jogo em algum deck que quissesse dar mill em si mesmo. Talvez.

Limited
1.0

Geez, isso é ruim. Eu não vejo a possibilidade de dar mill em seus oponentes como uma estratégia viável, e para dar mill em si mesmo, isso é muito lento. Mas, às vezes você precisa uma 23ª carta para fechar o seu deck.

Constructed
2.0

Isto mais Snapcaster Mage pode funcionar. Bater com uma criatura 3/2 voar não é algo a se desconsiderar, especialmente se ela estiver protegida por uma barreira de contramágicas.

Limited
1.5

Vejam bem, você precisaria de umas 8~10 mágicas instantâneas ou feitiços no seu deck para isto ser consistente. Não é impossível, mas eu não apostaria minhas fichas em um deck assim.

Constructed
2.0

Se você for montar um deck com Skaab de Armadura, Arruinador Skaab e Mago da Conjuração-relâmpago, você provavelmente irá querer quatro Assistente Insano também, afinal, ele acelera seu deck em dois sentidos: mana e cemitério.

Limited
2.5

Como eu disse acima, ele acelera o deck em mana e em combustível para o cemitério, e é mais um enabler essencial de um dos possíveis arquétipos de Limited (especialmente no draft). Aliás, ao draftar, é mais importante pegar esse tipo de carta no começo do draft do que os zumbis que precisam remover criaturas do cemitério.

Constructed
2.0

Isto é estritamente melhor do que Cancel neste formato (em algum formato com Living ou Cunning Wish talvez não), e Flashback e estratégias baseadas no cemitério parecem que serão fundamental no novo Standard. No Modern e no Extended, ele não parece fazer grande diferença, mas melhor prevenir do que remediar.

Limited
2.5

Veja bem, o cemitério é estratégico nesta edição, e anular exilando alguma carta com Flashback ou algum zumbi azul é realmente muito bom, sem contar no fato de que este é um formato mais lento do que M12. Não dei uma nota maior por causa da mecânica de lobisomens.

Constructed
1.0

Já citei que acho que teremos algum deck utilizando o cemitério no T2, mas isto é muito fraco para jogar. Se tombasse umas 5 ou 6 cartas, poderia. Não é o caso.

Limited
1.0

O que eu disse sobre isto no Constructed aplica-se ao Limited. Aqui, talvez como a 23ª carta do deck talvez veja jogo.

Constructed
3.5

Cara, isso é bom. Ele cavoca quatro cartas para encontrar o que você precisar, seja terreno, criatura, removal, etc., é instant, está perfeito na curva de mana, tem Recapitular, e ainda pode te dar mais gás colocando outras instants (leia-se Mago da Conjuração-relâmpago) ou cartas com Recapitular no cemitério.

Isso entra fácil em combos, Ux aggros ou Ux controls - e nem estou pensando no Recapitular ainda. Sem dúvida, uma das cartas que mais me dá vontade de jogar esse novo Standard e Modern.

Limited
3.0

Isso é muito bom em Limited também e talvez eu até esteja subestimando com a nota, já que ela é perfeita para encher o seu cemitério e procurar algo no seu deck. Aliás, quanto melhor seu deck, melhor é Alquimia Proibida.

Constructed
1.0

Ok, eu não preciso explicar que 4 manas para não fazer nada não é muito bom, certo?

Limited
2.5

Isto é uma senhora duma barreira, pois para basicamente qualquer criatura sem voar do formato. Pegar um ou dois para o seu deck o fará melhor, especialmente se você tiver criaturas com voar ou um bom card advantage.

Constructed
1.0

Cara, é um Acúleo de Força de três manas. Esse descarte não é relevante o suficiente para fazer isso jogar.

Limited
0.5

Eu realmente não gostaria de ter isso no meu deck, já que na melhor das hipóteses o que acontecerá é que seu oponente irá jogar fora a pior carta da mão, e no cenário ruim, você poderá estar criando uma forma para ele baixar criaturas que de outra forma estariam mortas em sua mão.

Constructed
1.0

Feitiço de quatro manas e não te dá uma vantagem absurda? Então não rola.

Limited
3.0

Você sempre irá querer isso no seu deck. Eu sei, é feitiço e não remove permanentemente a criatura, mas o ganho de tempo pode virar jogos ou simplesmente acabar com as chances do seu oponente de competir com as suas criaturas. Ah, e ainda tem Recapitular? O custo é bem alto, mas hey, nunca se sabe.

Constructed
1.0

Isso é uma Mágica Instantânea de três manas que não se chama Alquimia Proibida? Então não vai rolar.

Limited
2.0

Eu não sou muito fã deste tipo de efeito, mas eu acho que a Wizards finalmente criou algo bom o suficiente para ver jogo. Isso pode te dar uma vantagem muito grande no race e gerar algumas fases de combate bem ruins para o seu oponente - e o fato de custar três manas torna tudo ainda mais confuso.

Constructed
3.0

O Homem Sem Sombra é muito duca. Sozinho, é óbvio que ele não é bom. Carregando encantamentos como Angelic Destiny ou Espadas, isto é um MONSTRO. Aparentemente, o novo arquétipo é Hex-Blade.

Limited
2.0

Se você conseguir alguns equipamentos, isso é muito bom. Caso contrário, não faz muito batendo apenas um por turno.

Constructed
2.0

É a típica carta que provavelmente não verá jogo, mas a gente simplesmente não consegue ignorá-la como uma crap qualquer. Eu ficaria de olho.

Limited
1.5

As possibilidades de você dar mill em si mesmo não são grandes, mas pelo custo fácil e um corpo que não é desprezível, eu não ficaria triste de jogar com ele, especialmente se eu tiver algumas Alquimias Proibidas e Skaabs de Armardura.


Constructed
1.0

É, isso é outra carta que eu tenho quase certeza que seria muito forte na década de 90. Que bom que estamos em 2011.

Limited
2.5

A habilidade de poder bloquear todo turno sem morrer é bom, o corpo 2/1 é significativo, e o fato de ser uma maneira de impedir que humanos se transformem em lobisomens fazem essa carta crescer na minha estima.

Constructed
1.0

Anulação de cinco manas? Não dá né.

Limited
2.0

Assim como Garras de Fantasmas, isso pode virar o tempo advantage num jogo ou colocá-lo bem a frente de seu oponente. Fique atento quando o seu oponente tiver mais de uma carta na mão e passar o turno com cinco terrenos desvirados, pois você não irá gostar de estar do lado errado da mesa quando isso for jogado.

Constructed
1.0

Gastar 12 manas para levar um Doom Blade ou Go For The Throat é uma das piores coisas que você poderia fazer.

Limited
2.5

Duas manas por uma bomba relógio que possui uma defesa alta o suficiente para defender os seus pontos de vida é um bom negócio neste formato sem muitas remoções. Mas cuidado com bounces como Garras de Fantasmas, pode ser devastador.

Constructed
1.0

Quatro manas, 4/5, não é bom para o Constructed atual. Tendo que remover uma criatura do cemitério, é pior ainda.

Limited
2.5

Ele é o pior dos zumbis que removem criaturas do cemitério, mas é comum, e ser o pior de um ciclo bem forte para Limited não é nada mal.

Constructed
2.0
Mesmo com decks baseados no cemitério, eu não acho que isso verá jogo. Se o cemitério se tornar extremamente significativo, talvez veja alguns sideboards.

Limited
1.0
É um bom sideboard contra outros decks azuis que tenham zumbis ou muito Flashback, mas eu não usaria nunca no main deck.

Constructed
2.0

Ela é muito frágil para ver jogo, mas eu não descartaria de vez.

Limited
4.0

Esse bixo é do mal, e com 4 ou mais manas, ele pode controlar sozinho a mesa, pois é possível ativar sua habilidade mais de uma vez. Em jogos que se prolonguem, ele pode até acabar com o grimório do oponente.

Constructed
2.0

Se Maníaco do Laboratório ver jogo, eu apostaria que esse espírito criado pelo próprio Richard Garfield verá jogo também. No mínimo, é divertido.

Limited
3.0

Ele é muito, muito frágil, e o fato do deck ter apenas 40~41 cartas, o torna perigoso. Mas ainda é uma criatura voadora com 5 de poder.

Constructed
1.0

Só eu acho que essa lua parece uma teia de aranha gigante?

Limited
2.5

Qualquer criatura voadora com três de poder deve ser considerada, e com essa garça não poderia ser diferente.

Constructed
1.0

Esses corvos poderiam ser mais negros, pois esse marrom é muito estranho. E sim, quando a carta for crap, eu posso acabar divagando sobre a arte ou o flavor.

Limited
3.5

Um Anjo Serra é sempre bom, e a habilidade de filtrar o seu deck é simplesmente excelente - ainda mais porque você PODE, não é obrigado.

Constructed
1.0

Cara, você já tem 6 manas e provavelmente já baixou todos zumbis que queria baixar. Isso realmente faz alguma diferença?

Limited
0.5

Cara, você já tem 6 manas e provavelmente já baixou todos zumbis que queria baixar. Isso realmente faz alguma diferença? Eu só jogaria com isso apenas se tivesse uns 14 ou 15 zumbis no meu deck, e olhe lá.

Constructed
1.0

Eu não me vejo jogando com isso hoje, mas eu não me importaria de abrir alguns para guardar na pasta.

Limited
0.5

É muito, muito difícil que você tenha cartas com Recapitular em número suficiente para isto ser bom. E mesmo assim, eu não acho que seria bom jogar com ela. Caso você tenha Brincadeira do Diabo, talvez valha a pena usar isso, mas eu não ficaria satisfeito não.

Constructed
1.0

A condição não é fácil de ser atingida e o efeito não é forte o suficiente para ver jogo.

Limited
2.0


Eu achei que essa criatura era 2/2, e já a tinha achado boa o suficiente para jogar. Como 2/3 e com uma habilidade que pode ser muito bem aproveitado pelo azul, isto aqui é bem legal.

Constructed
1.0

A arte dessa carta é perturbadora. Se você não tem 18 anos e/ou não paga as suas contas, evite revelar esse tipo de carta para os seus pais.

Limited
1.5

Eu não gosto deste tipo de efeito, mesmo como encantamento, mas como baixar mágicas no começo do jogo para não ser devorado por lobisomens é importante, e como há menos criaturas utilitárias nesta edição, eu acho que posso jogar com isso de vez em quando.

Constructed
1.0

Esconjurar feitiço? É, não dá, mesmo com Recapitular.

Limited
2.5

Isto, Garras de Fantasmas e Perdido nas Brumas podem simplesmente acabar com os planos de um oponente.

Constructed
1.0

Por 6 manas, eu prefiro baixar um Titã ou uma Esfinge, não um amontado de criaturas 1/2 e 2/2.

Limited
3.5

Essa é a estrela zumbi azul. Sim, mais do que o Arruinador Skaab, porque o Golias é incomum e precisa de apenas duas criaturas no cemitério para ser baixado. Se você conseguir um ou dois, fique satisfeito.

Constructed
3.5

Eu creio que isso entra em alguma versão de Birthing Pod já que pode entrar, bater 5, ser sacrificado para buscar algo e voltar ao jogo logo depois; e se tiver um deck que use mill em si mesmo, o Arruinador Skaab é máquina.

Limited
3.5

Eu gosto disto, e ele é forte, mas exilar três criatura do cemitério é bem pesado, especialmente porque se seu deck for bom, você terá outros zumbis comuns e incomuns que irão querer fazer isso.

Se você conseguir voltá-lo nem que seja uma vez, você provavelmente irá ganhar. Mas o custo de exílio me impede de dar uma nota maior.

Constructed
5.0

Yep, máquina. Não tem como dar menos para o irmãozinho do Confidente Sombrio. Eu realmente quero quatro disto, pois é difícil acreditar que ele não verá jogo em todos os formatos.

Já tenho sonhos eróticos em dar recapitular para Comando Críptico. E ele certamente fará Laboratório da Rebentação custar uma fortuna.

Limited
5.0

Na real, ele não é tão bom assim em Limited. Mas de boa, ele vai custar um milhão de reais, você realmente vai passar para alguém? Ok, falando sério, eu creio que 3.5 é a nota dele no Limited. O card advantage é realmente bom, e mesmo sem, ele ainda é uma criatura 2/1 com lampejo.

Constructed
1.0

Chega a desanimar ver uma carta dessas depois do maguinho.

Limited
1.0

Voar e +2/+2 é forte, mas você já está usando uma cor que possui muitas criaturas com voar, então eu não gostaria de arriscar levar um bounce ou removal na criatura encantada.

Constructed
1.0

O problema é o seguinte: ele toma Dismember.

Limited
3.0

Vocês viram que essa criatura é COMUM? Ter dois no seu deck já é muito, muito bom.

Constructed
1.0

É, eu simplesmente não sei porque você colocaria isso no seu deck.

Limited
2.5

Ele ativa Mórbido todos os turnos, comba muito bem com as diversas criaturas que possuem efeitos ~quando/se outra criatura morrer~ e ainda serve para você ganhar uma criatura 2/2 caso alguma criatura sua leve removal.

Constructed
1.0

No podcast que ainda não saiu sobre Innistrad, eu me emocionei afu com esse espírito. Mas a real é que por 5 manas, a habilidade de curiosidade não é forte o suficiente.

Limited
4.0

Ele voa e pumpa a si mesmo. Se você baixá-lo sem muita coisa na mão, pode começar a estocar lands para crescê-lo antes de bater. Me gusta.

Constructed
3.0

Isto jogou muito enquanto foi válido, e eu não vejo porque seria diferente agora. Gosto muito no Standard e no Modern.

Limited
2.5

Quanto melhor o seu deck for, melhor Pensar Duas Vezes será. Junto com Alquimia Proibida, é excelente.

Constructed
1.0

Isso leva Raio e ainda sobra 1 de dano (é só uma piadinha amigos). Por 4 manas, entrando sem fazer nada, nem rola.

Limited
3.5

Ela não é maravilhosa sozinha, mas se você conseguir draftar vários zumbis, especialmente os voadores, isto se torna um monstro.

Conclusão

No geral, achei o azul muito, muito forte para o Limited. Possui criaturas evasivas comuns, várias tricks interessantes, e algumas bombas raras. No Constructed, tem a possível melhor carta da série, o Mago da Conjuração-relâmpago.

Além disso, a volta de Pensar Duas Vezes e Dissipar, e a impressão de Alquimia Proibida, finalmente fez muitos magos felizes com a simples possibilidade do retorno de um arquétipo Draw-Go.

Creio que desde Lorwin não tínhamos o Azul tão forte como nesta edição. Estou deveras satisfeito.

Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, TeferiAcúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.


Comente

Contato:
Follow Leo_ARCANA on Twitter





6 comentários:

  1. Parei de ler aki:

    Sobre Dissipate...

    Constructed
    2.0
    Isto é estritamente melhor do que Cancel neste formato (em algum formato com Living ou Cunning Wish talvez não), e Flashback e estratégias baseadas no cemitério parecem que serão fundamental no novo Standard. No Modern e no Extended, ele não parece fazer grande diferença, mas melhor prevenir do que remediar.

    Cartas exiladas nao podem ser buscadas por wish nenhum...

    Noobzão

    ResponderExcluir
  2. Pois então, o senhor Up-the-irons tem razão, segundo o Gatherer:

    "10/1/2009: You can't acquire exiled cards because those cards are still in one of the game's zones."

    Uma pena a forma como foi apontado o erro, pois esse é um erro comum, até porque não jogamos com wishes frequantemente e eu realmente não lembrava disso também - da Zona de Exilio -.

    Quando canelamos assumimos, sem problemas, só seria mais legal se você contribuisse e não trolasse ;).

    ResponderExcluir
  3. Amigo Up, tens razão.

    Mas pela tua grosseria, fico feliz que parou de ler.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Diogo aqui,

    muito boa tua matéria augusto, nota-se que entende muito de deck azul, mas discordo em alguns pontos:

    Dragonete suturado: 3 de manas, tem um corpo forte, sobrevive a maioria dos burns, tem habilidade evasiva de voar batendo 3 por cima, baita bixo...só um problema por ter que exilar um bixo para entrar só vejo ele entrando em deck azul agro o que seria algo bem estranho, como é zumbi vai ver jogo em algum UB zumbi por ai.

    partida silenciosa: mesmo no Constructed acho que verá jogo, por causa do flashback, da um uma sinergia muito boa com alquimia proibida, pega o que tu quer alquimia e manda ele para o cemitério depois ainda pode usar de lá, gosto muito de pensar estas duas cartas jogando juntas.

    ResponderExcluir
  5. Dragonete Saturado de 1.0 -> 3.0
    Arruinador Skaab de 3.5 -> 4.0 (dredge tem um novo líder)
    Tirando isso tá perfeito, aaaneeeim odeio azul, lá vem essa merda de top color de novo.

    ResponderExcluir
  6. Dredge voltando mesmo XDDDD

    ResponderExcluir