Magic à Lá Carte - Aniversário

1 de outubro de 2011

Review de Innistrad: Preto



Este é o terceiro de uma série de posts avaliando todas as cartas de Innistrad para Constructed e Limited. Também leia os reviews sobre a cor branca e a cor azul.

Nesta série de posts, utilizarei um sistema que o jogador LSV do ChannelFireball.com usa e que eu gosto muito:

Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e sem dúvida irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.

4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni Heart Expedition.

2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.

Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.

Neste post, avaliarei a cor preta.

Constructed
1.0

Mesmo em um deck de zumbis, isto tem um custo muito alto para funcionar.

Limited
3.0

Três de poder+iniciativa é uma coisa bem difícil de bater em fases de combate de Limited. A segunda habilidade também é bem chata, pois torna o chump block bem, bem ruim.

Constructed
1.0

É, mesmo como instant, isso exige demais para funcionar.

Limited
2.0

Eu não me importaria de ter 1 disto em meu deck, já que ele pode ser um dois por um (em resposta a algum removal), colocar criaturas no seu cemitério que podem ser retornadas com Gerador de Carniçais e ainda ativar Mórbido. Mas não exagere na dose: só use duas se você não tiver mais nada decente.




Constructed
1.0

Eu realmente gostaria de jogar com isso. Aliás, eu vou jogar com isso, mas apenas pelos style points. O grande problema é que as fichas entram viradas, logo, na melhor das hipóteses, você estaria batendo com elas no 9º turno - considerando que você não tenha perdido NENHUM land drop.


Limited
2.0

É complicado. Se você conseguir sobreviver um turno após jogar isto, tem que acontecer algo bem desagradável para você perder (como seu oponente usar um Ato Blasfemo ou um Terremoto Reverberante). Como o formato é mais lento, você pode tentar construir seu deck em volta dessa carta. Sinceramente, eu acho que vale a pena pelo menos tentar.

Constructed
2.0

Isso pode jogar em alguma versão do Birthing Pod para buscar Maldição do Domínio da Morte, já que ele ainda pode trocar com basicamente qualquer criatura do formato e pode ser usado como combustível para procurar um Titã.

Limited
2.0

O Toque Mortífero é legal, mas o fato da única Maldição realmente relevante ser Maldição do Domínio da Morte, acaba por baixar a nota dela. Pelo menos é humana.


Constructed
2.5

Eu não tenho certeza desta nota (de quase nenhuma eu tenho, mas essa ainda mais). Se ele ficar na mesa, ele pode te dar um Card Advantage bem legal. O problema é 1) ele ficar na mesa, pois toma Desmembrar e Atacar a Jugular; 2) Ele não passa pela Esfinge Consagrada. Mas agora que não há Jace nem Squadron Hawks, talvez role um Monoblack e o Obliterador Phyrexiano coma todos os removals antes de você baixar o demônio sorridente.

Limited
4.0

4 de poder voador+Card Advantage que você pode usar para dar os últimos pontos de dano no oponente se necessário? Geez, que máquina.


Constructed
2.0

Eu realmente gosto da possibilidade de botar fichas em jogo ou de entrar no 5º turno e já ser transformado para deixar seus outros vampiros mais fortes. A tribo perdeu bastante a força, mas +2/+2 é algo a se considerar.

Limited
4.0

Geez. Quatro manas, 3/3, voar já é algo bem bom. E ele ainda coloca fichas 2/2 VOADORAS sendo que o único custo é virá-lo? E ainda pode tornar essas fichas 4/4? Isso sem contar no fato de que você pode colocar outros vampiros no seu deck e torná-lo uma máquina de moer carne.
Constructed
1.0

Se ele fosse 4/4, talvez jogasse.

Limited 2.0
Eu acho que ter um disto no deck não irá machucá-lo. Um Mind Rot por 4 manas não é maravilhoso (afinal, um Mind Rot por 3 manas já não o é), mas a sinergia com Mórbido e efeitos que usem o cemitério é relevante.

Constructed
2.0

Um Lava Spike não é ruim, e montar um BR usando Confidente Sombrio também não. No entanto, não creio que veremos muito disto em formatos construídos.

Limited 1.0
Eu não sou muito fã deste tipo de efeito em Limited, mas 6 de dano é 6 de dano.
Constructed
1.0

Geez, isso é muito ruim. E até o desenho é meio tosco.

Limited
1.5

Um disto no deck já é mais do que o suficiente. Se você tiver dois, muitas vezes se encontrará em situações onde ele não terá combustível ou não matará nada relevante.

Constructed
2.0

Eu acho que isso pode jogar com ou sem a Bruxa do Coração Amargo. Matar Birds, Inkmoth e deixar todas as criaturas do seu oponente permanentemente mais fracas é bem bom. Me gusta.
Limited
3.5

Isto só não é bem forte contra o Verde, mas é óbvio que deixar monstrões menos monstrões já é excelente. Se você tiver uma Bruxa do Coração Amargo no deck, isso fica ainda mais foda.


Constructed
1.0

Nossa. Se você quiser algo para remover cemitérios, use Nihil Spellbomb ou algo do tipo.

Limited
0.0

Cara, isso é muito, muito, muito ruim. Mesmo que o seu oponente use o cemitério como recurso, isto aqui só começa a lentamente funcionar no quinto turno - isso na melhor das hipóteses. Eu nunca vou jogar com essa carta.


Constructed
2.0

LOL, totalmente demais o nome dessa carta. Disfigure é útil, e apesar disto ser pior, se aggros começarem a infestar o ambiente, essa carta pode vir a calhar.

Limited
3.5

Removal é removal, e isso mata muita coisa que você quer matar, além de enfraquecer algo para trocar com a sua criatura menor.

Constructed
2.0
Teremos algum deck beatdown usando preto? Se tivermos, eu apostaria que isso jogará. Sinceramente, prefiro que entre virado do que me tire 1 de vida todo turno.

Limited
1.5
O fato de entrar virado machuca mais no Limited do que no Constructed, e eu sempre vou pegar Cadáver Ambulante antes disto, mas ele ainda é uma criatura 2/2.
Constructed
1.0
Isso é ruim, simples assim.

Limited
1.5
Eu não sou muito fã do Gandalf Gótico, mas se você tiver Nobre Falkenrath e outras criaturas com efeitos similares, talvez você possa utilizá-lo para completar o deck.

Constructed
1.0
Arte foda pra caralho para uma carta tão ruim =(

Limited
2.0
Se você tiver vários zumbis (6 ou mais), isso é legalzinho. Caso contrário, fica bem complicado de funcionar.
Constructed
1.0
Pelo menos a arte desse vampiro nem é muito legal.

Limited
2.5
Eu gosto bastante disso. Ele bate 2 no ar e ainda pode tirar um pouco mais da vida dos seus oponentes apenas estando na mesa. Se você combiná-lo com fichas e efeitos de sacrificar, ele pode acabar com o jogo rapidamente.

Constructed
1.0
Mesmo devolvendo dois zumbis, é crap.

Limited
1.5
Devolvendo apenas uma criatura, isto já é jogável. Se conseguir devolver duas, você ganhou uma enorme duma vantagem. Não me importaria de ter um disto em meu deck.
Constructed
1.0
Vocês já sabem que isso é ruim. Além de ser uma criatura 2/2 com custo 3 (sendo dois pretos!), ela devolve aleatoriamente. Tenso.

Limited

3.0

Gravedigger é muito bom, e apesar da limitação, isso também é, afinal, é bem difícil que você jogue com um deck que possa pagar duas pretas que não tenha zumbis para retornar.

Constructed
1.0

Crap.

Limited
0.5

Se algum jogo for para a terceira partida, sendo que nos dois primeiros a mesa ficou cheia de bixos até que alguma trick ou criatura absurda venceu, e eu tenho alguma carta que não está funcionando, talvez eu coloque isso no deck, mas é bem difícil.

Constructed
2.0

O -1/-1 é bem significativo, especialmente se Maldição do Domínio da Morte ver bastante jogo, mas o custo a menos é muito grande para impedir que isso jogue. Mais do que soltar Titãs no 4 turno, isso cheira a combo.

Limited
1.0

Em Limited, o -1/-1 é muito mais sentido do que no Constructed, mas se eu tiver um deck verde com vários bixos grandes, talvez role.


Constructed
3.0

Se tivermos algum reanimator no estilo Solar Flare, isso pode jogar. Planeswalkers que protegem a si mesmo são sempre muito fortes, e ela não apenas faz isso, como ainda custa três manas.
Limited
3.0

Ela não é tão boa no Limited como outros PWs (até Garruk é melhor), mas ela ainda dá um édito no seu oponente e come um pouco de dano que iria para a sua cara, no mínimo. Se você conseguir dar dois éditos, creio que será bem difícil perder o jogo.
Constructed
1.0

É, o haste não é suficiente para fazê-lo jogar. Se você quiser alguma criatura com efeito deste tipo, procure Esqueleto Remontado em M12.

Limited
1.5

Ele não é uma máquina de sacrifício como Esqueleto Remontado, mas ainda assim é uma opção razoável.
Constructed
1.0

Sim, claro que eu quero uma criatura 3/1 por três manas que não seja Vendilion Clique.

Limited
2.0


Provavelmente, ele irá morrer na primeira fase de combate que o envolver, mas ganhar três de vida trocando com uma criatura do oponente não é desprezível. Se você conseguir bater duas vezes, comemore.
Constructed
1.0

Chuva de Lágrimas isto não é.

Limited
0.5

Nossa, isso é muito ruim. Se fosse "seu oponente perde vida", eu até consideraria usar como filler, mas desse jeito, acho que prefiro um terreno a mais.
Constructed
1.0

Se fosse instant, quem sabe...
Eu queria que isto fosse melhor, pois meu papel de parede no trabalho é essa arte =(

Limited
3.0

Isso pode ser até 4 criaturas por uma única carta. Deve-se respeitar algo assim.
Constructed
2.0

Isso pode jogar em alguma versão preta de Birthing Pod.

Limited
3.0

2 por 1 é sempre bom. Tente pegar alguma carta que possa ajudá-lo a sacrificar criaturas para facilitar o uso da Krobelus.
Constructed
1.0

Descarte de três manas não rola, mesmo que exile a carta.

Limited
1.5

Eu acho que é perfeitamente aceitável ter um disto no seu deck. Um descarte de três manas geralmente tem que te dar card advantage para jogar, mas o fato disto exilar a mágica faz com que ele seja aceitável. Mas apenas um, dois é demais.
Constructed
1.0

Por esse custo, eu prefiro soltar um Titã ou uma Esfinge que não precisam de ajuda para serem bons.

Limited
4.0

Tchê, tem muitas bombas no preto. Isso é uma máquina, e não há muita coisa a ser feita contra um demônio 6/6 voador. Atente ao fato de que a habilidade é obrigatória, e se você não cuidar, pode acabar matando alguma das suas criaturas.


Constructed
1.0

Sim, é exatamente isto que eu quero ao pagar 4 manas numa criatura.


Limited
2.0

Isto bate 5 ou provavelmente troca com alguma criatura de seu oponente ativando Mórbido, além de ser um zumbi para ser retornado por Gerador de Carniçais.
Constructed
1.0

Mesmo sendo bem flexível, você não vai querer pagar 7 manas por uma criatura 5/5 ou 3 por uma criatura 2/2 voar.

Limited
3.0

Qualquer um dos lados é excelente. Se você não tiver mais nada para fazer ou não puder bater no quarto turno com o Morcego, basta pagar 4 manas e ter uma criatura 5/5 para espancar. Acho que M12 mostrou que criaturas 5/5 no 4º turno são bem fortes, certo?

Constructed
2.0

Eu gostaria de ter isso quando Squadron Hawk ainda estava valendo no Standard. Mas ela ainda é algo a se considerar, especialmente porque o Recapitular não é tão alto assim.
 

Limited
4.0

Removal é removal, e isto exila, o que é estratégico nessa edição. E ainda tem Recapitular para levar algo mais para arder nos mármores do inferno!

Constructed
1.0

Eu acho que encantar meu Titã com isto não é tão ruim. Mas hey, encantar meu Titã com VOAR também não é ruim. O problema é que o efeito é muito fraco para valer o risco.

Limited
1.0

Eu não gosto mesmo disto aqui. Se você conseguir encantar a criatura, ele ainda não te dá nada grande coisa de volta. Mas quando faltar 1 carta para fechar 23, é possível usar.


Constructed
1.0

Vamos aos fatos: para isto funcionar, você precisa de três criaturas, sendo uma delas uma 1/2, e que outra criatura ainda morra. E tudo isto para colocar uma criatura 5/5 voar no campo de batalha. Vocês acham que vale o esforço? Eu não.

Limited
4.0

Já em Limited, uma criatura 5/5 voar vale esse esforço, mesmo porque 2 manas por uma criatura 1/2 não é o fim do mundo.
Constructed
1.0

É meio estranho ver vampiros de armadura.

Limited
2.0

Ter um ou dois disto no deck é legal. Em M12, não era raro jogar com Zombie Goliath, então isto aqui também pode funcionar. Se você tiver outras cartas que pumpem vampiros, ele pode crescer rapidamente.

Constructed
2.0

Se tivermos algum deck usando Espreitador Invisível e Geist de Santo Traft, isto é uma opção razoável para o sideboard ou como 1-off em algum UB Control.

Limited
2.5

Aparentemente, o slot 3 é o slot das mágicas instantâneas. O fato de ter uma minitema de fichas e de que colocar a pior criatura da mesa do seu oponente no cemitério pode acabar piorando a sua situação acaba rebaixando a nota. Mas ela ainda é removal instant.

Constructed
1.0

Crap.

Limited
1.5

Se eu tiver várias cartas com Mórbido no meu deck, eu me vejo utilizando isto no deck. Caso contrário, creio que só utilizaria se estivesse faltando algo para completar 40 cartas.

Constructed
1.0

Mais uma carta que é preciso fazer muito esforço para funcionar, mesmo num deck de zumbi. O fato de não pumpar seus outros zumbis acaba complicando.

Limited
2.0

O problema é que ele só será grande (5/5, por exemplo) a partir do 5º turno, e isso numa situação bem favorável. Assim como os zumbis azuis, é melhor pegar os enablers e esperar que isso volte para você.



Constructed
3.5

Logo após voltar a Magic, um dos primeiros decks que montei e que era realmente bom foi um Solar Flare. E sem dúvida, foi um dos decks que mais me diverti jogando.

Isto é uma máquina. Sim, eu sei, ele custa 5 para baixar. Entretanto, mesmo que seja legal baixar um Titã no 4º turno, baixá-lo no 6º sem medo de tomar DOIS removals é foda. Além disso, o recapitular funciona muito bem com a nova Liliana e com Alquimia Proibida.

Creio que essa carta irá jogar em decks que abusam de Liliana e em outros como funcionava legal no Solar Flare: baixa Anjo do Desespero (Titã), deixa ele levar removal, e depois o volta com Ritos de Desenterro.

Limited
3.5

Ele volta uma criatura duas vezes ou volta duas criaturas do seu cemitério. Se você tiver trocado essas duas criaturas em combate com seu oponente, isto é uma 4 por 1 (duas criaturas do seu oponente perdidas, e você ganhou duas criaturas usando apenas uma carta)!

Constructed
2.0

Se Vampiros jogar, eu acho que isto também irá jogar. É, pra ver como a tribo está bem mais fraca dessa vez.

Limited
2.5

Se você tiver Maldição da Presa Vigiada ou Herdeiro Libertino, isto aqui é bem forte. Mas mesmo sem essas excelentes cartas vermelhas, Vampiro Intruso ainda é uma carta bem sólido.

Constructed
2.0

Se nenhuma dessas tribos jogar, isto talvez veja jogo. E talvez devido ao seu custo: BB é tenso.

Limited
3.0

Não dá para dar uma nota maior porque apenas o branco não está cheio dessas criaturas. Mas removal é removal, e eu sempre vou jogar com isso no meu main deck.
Constructed
1.0

A arte dessa carta é muuuuuuuuito sinistra.

Limited
3.0

Os amigos canibais podem ficar fortes bem, bem rápidos. Caso você já tenha alguns efeitos de sacrifício no seu deck, não tenha medo de avaliá-lo com uma nota maior ainda ao draftar.

Constructed
1.0
Então, finalmente, o preto tem seu urso. É, buenas, bom para o preto, né?


Limited
2.0


Esta é uma carta sólida. Geralmente, você irá querer ter pelo menos umas duas criaturas deste tipo no seu deck. Esta é uma boa escolha.

E terminamos assim o review da cor preta de Innistrad.


Cor esta que eu gostei bastante tanto para Limited quanto para Constructed. No Limited, eu acho que é a cor que possui mais bombas, algumas cartas com excelente sinergia e várias coisas que podem ter dar pequenas vantagens (em cartas, em criaturas que se tornam maiores, em danos recorrentes no oponente) que se bem administradas, podem fazer toda a diferença.

No Constructed, ganhamos diversas cartas que parecem estar procurando um lugar para jogar, e outras, como Ritos de Desenterro, que pedem para você construir um deck em volta dela.

Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.


Participe.
Contato:
Follow Leo_ARCANA on Twitter





2 comentários:

  1. Gostei do artigo e das ideias dadas, mas a nota que foi dada pra Invocação Cruel e Fileira Interminável de Mortos foi triste. Sinceramente essas cartas são máquinas, em especial a invocação... É só saber usar, nem tudo se resume a caw-blade.

    No mais, prbs pelo artigo, keep going

    ResponderExcluir
  2. grande augusto, mais um excelente post... gostei do preto pq ele me trouxe esperança em jogar com os grave titan novamente :D
    quanto ao solar flare, vi a lista antiga e a t2, achei bem interessante e jah estou na espectativa de montar esse deck, ultimo friday joguei de UBW porém com uma grande escassez de cartas hehe, soh ficou um duvida. Qual é a origem do nome SOLAR FLARE? foi alguma carta de ravnica que deu esse nome?
    abração

    ResponderExcluir