Magic à Lá Carte - Aniversário

17 de março de 2011

O que é card advantage?

 
No artigo anterior, falei sobre curva de mana. Agora, aproveitando o ótimo artigo do Steve Sadin no site da Wizards (quem não entende inglês, salcifufu), falaremos sobre outro conceito básico do Magic: o card advantage (superioridade em cartas).


A princípio, para ganhar um jogo de Magic, basta fazer melhor uso da sua base de mana e ter superioridade em cartas.

Você tem superioridade em cartas quando após uma jogada você terminou com mais cartas que o seu oponente. Então, assim como a sua curva de mana, você deve tentar fazer o melhor uso do que você possui para ganhar superioridade em cartas.

É este conceito, aliás, que explica porque cartas como Raivoso Phyrexiano são boas, mesmo que aparentem ser ruim num primeiro momento (3 manas por 1 criatura 2/2 que me faz perder vida só pra comprar uma carta?). Entretanto, pense bem: você acabou de usar uma mágica, possui uma criatura na mesa e continua com o mesmo número de cartas, isto é, você ganhou card advantage.
E quais são as outras formas de ganhar card advantage? Muitas.

A primeira e mais clara de ser vista é através de mágicas comuns na cor que os jogadores superiores mais gostam: azul. Cartas como Zênite do Sol Azul podem te dar superioridade em cartas imediatamente - você está trocando uma carta por várias.
Outra forma clara de card advantage são criaturas como o já citado Raivoso Phyrexiano ou mágicas como Partir em Dois (você destrói uma permanente do seu oponente e compra uma carta - seu oponente tem uma carta a menos e você continua com o mesmo número).
 
Outras cartas de criaturas também podem oferecer formas diferentes de card advantage, como  Corruptor Viridiano (que pode destruir uma carta do seu oponente) ou Mago do Tesouro (que pode te dar uma compra virtual de um artefato). 
Entretanto, criaturas como essas duas citadas acima podem ser uma faca de dois legumes. Por exemplo, vamos imaginar que seu oponente irá lhe atacar com um Saqueador Fangren no próximo turno e vencerá caso você não faça nada,  sendo que você possui apenas uma Armadura Prateodérmica na mesa e um Corruptor Viridiano na mão.
A sua única chance de vitória será baixar o Corruptor Viridiano para se defender, mas ao fazer isso, você terá que destruir a Armadura Prateodérmica. Dessa forma, você teve desvantagem em cartas (card disavantage).

Já o Treasure Mage pode acabar sendo apenas uma criatura 2/2 que custou 3 manas e embaralhou seu deck caso você não tenha um artefato de custo 6. Convenhamos, não vale a pena.

Outra forma simples de ganhar card advantage é trocar uma criatura sua por duas de seu oponente. Por exemplo, seu oponente possui duas criaturas 2/2 e você ataca com a sua criatura 3/3. Seu oponente defende com as duas criaturas 2/2 esperando matar a sua 3/3 e continuar com uma criatura (assim, ele ganharia card advantage). Entretanto, antes da avaliação do dano de combate após a declaração de bloqueadores, você usa um Raio em uma das criaturas do seu oponente, fazendo com que a sua criatura 3/3 mate a 2/2 restante.
Sem Card Advantage e seu oponente fica com uma criatura na mesa

Com Card Advantage e VOCÊ fica com uma criatura na mesa

.
Faça os cálculos: você gastou uma mágica (Raio) e destruiu duas permanentes do seu oponente - ganhou card advantage.

Um parenteses: trocar uma criatura ruim por uma criatura muito boa de seu oponente NÃO é card advantage. Sim, você pode ter feito uma boa jogada, mas no fim das contas, foi uma carta por outra.

Usar cartas como Dia do Julgamento também podem lhe dar superioridade em cartas. Ao usar uma carta para destruir várias criaturas do seu oponente, você claramente ganhou card advantage.
Pensando dessa forma, cartas como Ordem de Suspensão e Desafio de Tel-Jilad também podem ser fontes de card advantage. Cartas deste tipo são chamadas de cantrip, pois fazem um efeito e substituem a si mesmas ao lhe darem outra carta.
Entretanto, justamente por substituirem a si mesmas, cantrips geralmente possuem algumas restrições, sejam nos seus alvos ou nos próprios efeitos. Uma carta como Desafio de Tel-Jilad, por exemplo, caso não possuísse a linha Compre uma carta, poderia muito bem custar apenas um mana verde.

Assim, uma cantrip pode lhe dar card advantage, mas não necessariamente. Se você usar Desafio de Tel-Jilad para destruir uma criatura artefato de seu oponente enquanto salva uma criatura sua, você ganhou card advantage. Mas se você usar apenas para ciclar e comprar uma carta, você não ganhou nada.

Outra forma de ganhar card advantage, mesmo que seja virtual, é utilizar cartas que inutilizam cartas do seu oponente. Por exemplo, ao usar apenas criaturas que não podem ser alvos de mágicas e habilidades do seu oponente ou que tenham proteção contra as cores do baralho dele, você irá inutilizar muitas de suas cartas, ganhando, dessa forma, card advantage virtual, pois ele comprará muitas cartas sem serventia.

Um exemplo de aplicação dessa teoria para ganhar boa vantagem na prática: você possui alguns artefatos no seu baralho, e sabe que seu oponente irá trazer cartas de remoção de artefato do sideboard no segundo jogo. Que tal tirar os seus artefatos e inutilizar a estratégia de sideboard do seu oponente? Às vezes, vale o risco.

Conclusão

Card advantage é um conceito básico do jogo e que você deve buscar em todas as suas jogadas. Quanto mais card advantage você tiver, mais chances de ganhar o jogo você terá. É jogando dessa forma que você irá ganhar jogos em que sua mão não estava tão boa, ou que você comprou poucas mágicas enquanto seu oponente cuspia bolas de fogo e gigantes da colina da mão.

Augusto Salla
Tenho 23 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.

3 comentários:

  1. Muito bom artigo!!!
    Card advantage for the win!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom, gostei desse artigo tb, card advantage é um conceito fundamental em Magic. Mas... Achei a maneira como o artigo foi escrita um pouco confusa, como se vc fosse lembrando tudo oque sabe e fosse mandando tudo de uma vez, não diria que foi falta de filtro, diria que foi empolgação mesmo.

    O importante é, mesmo com a escrita confusa, deu pra entender tudo oque vc quiz dizer, então é porque está bom, mas pode melhorar ;)

    ResponderExcluir