Magic à Lá Carte - Aniversário

21 de março de 2011

Quando os reservas ganham o jogo...

Como montar seu sideboard!!!
Um dos fatores mais relevantes na construção de um deck competitivo é sem dúvida um sideboard bem montado, já que em algumas ocasiões fica praticamente impossível vencer uma partida sem auxílio do mesmo. Há muito tempo venho pensando sobre o assunto e gostaria de compartilhar minhas conclusões neste artigo.
 

1º - Teste seu main deck:
 
 Com testes de jogo da sua idéia inicial você poderá perceber melhor os pontos fortes e fracos do seu deck, fazendo com que você entenda as deficiências e comece a pensar em soluções.

2º Descubra quais situações seu main deck não tem saída:
 
Existem inúmeros exemplos onde isso acontece, irei citar alguns...
Seu deck é vermelho baseado em danos diretos, logo não possui destruições de encantamentos, e alguns podem realmente minar suas chances de vitória como uma linha de força da santidade.
 
A solução no atual Standard seria colocar bomba de catraca no seu sideboard.
Você esta jogando de boros e encontra um Cruzado Phyrexiano pela frente... Seu deck inteiro são das cores cujo cruzado tem proteção, como removê-lo???
 
A solução seria colocar destruições como dia do julgamento que não visam alvo ou criaturas artefato.

 

3 º Procure saber qual é o Metagame do campeonato o qual você irá participar:
Isto é o mais difícil de analisar, mas ai vão algumas dicas importantes...
Troque idéias sobre Magic com seus amigos que jogam com você, dificilmente eles irão lhe esconder os decks que estão jogando.
Pesquise sobre quais decks são encontrados nos principais campeonatos em torno do mundo (nada se cria, tudo se copia), é bem comum você se deparar com estereótipos de decks que estão se dando bem no formato o qual você joga.(Como diria um amigo meu... “nem todo mundo é builder”)
No atual Standard os decks que estão obtendo os melhores resultados ao redor do mundo são: Valakut, Boros, Vampires, Kuldotha, GW Quest, Quest White Weenie, Red Deck Wins, UW Caw-Blade, UWr Caw-Blade, Tezzeret, UB Control, Elves, RUG, MBC, Pyromancer's Ascension... SEU DECK ESTÁ PRONTO PARA ISSO???

4º Procure conhecer bem as cartas do formato o qual você está jogando: 
Parece bobagem falar isso, mas observo muitas vezes o desconhecimento de alguns jogadores de diversas cartas do formato o qual estão jogando e os respectivos efeitos que estas geram. È muito útil aprender sobre as cartas e seus efeitos em conversas, treinos e pesquisas, mas não no meio de um campeonato aonde você só irá passar para seu adversário impressões como insegurança e despreparo, fazendo com que ele ganhe confiança para tomar decisões.
Aprendendo sobre as cartas que possivelmente você irá enfrentar e seus efeitos você poderá achar soluções rapidamente e anexar em seu sideboard.


5º Confunda seu adversário transformando seu deck em outro:
Alguns decks possibilitam a mudança da estratégia principal em outra mudando somente algumas cartas. Vale a pena explorar está idéia quando possível, pois irá confundir seu adversário e provavelmente ele cometerá equívocos na hora de sidear.

6º Cuidado com a curvatura de mana:
 
Por último, mas não menos importante é este item, pois do que adianta você remover aquela Doom blade inútil contra um MBC se você estragará sua curva de mana com cartas de custo elevado que ficarão na mão a maior parte do jogo do mesmo jeito que as Doom blades. Por isso procure montar seu sideboard da forma mais harmoniosa em relação à curva de mana do main deck, para que você não tenha surpresas desagradáveis em não conseguir baixar suas mágicas.
Espero ter ajudado e elucidado algumas das dúvidas mais freqüentes em montar um sideboard. Um grande abraço a todos que se interessaram e leram este artigo.
Bora fazer sideboard de deck pessoal!!!!

Adonis Derlam de Freitas, tenho 28 anos, sou músico (baterista), Biólogo, e atualmente trabalho com vendas, Jogo magic desde Fallen Empires ( é antes de magic ser traduzido pro portugues auehuhaue), a primeira carta que eu lembro de ter é Deep Spawn, já comprei booster por 2 reais (saudades). O magic me faz uma pessoa melhor!!!

6 comentários:

  1. Muito bem =) Tá tri o texto Adonis!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom eu ja tinha te falado na sexta isso^^

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto... Parabens tbm pro Leo pela ediçao do mesmo... Enfim ta muito massa mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Putz boster 2 pila ...
    Eu tenho um sonho... de que um dia ...iremos comprar boster a 2 pila novamente.
    Mas agora por momento vou lá arrumar o side.

    ResponderExcluir
  5. É, é bem complicado arruma um side, e com certeza o texto ajuda.

    Gosto muito da idéia de montar um side para deixar o deck totalmente diferente, isso pode confundir os adversários e tornar o side deles quase inúteis contra o "novo" deck.

    ResponderExcluir