Magic à Lá Carte - Aniversário

30 de maio de 2012

Planechase 2012 Edition complete spoiler - Cards


Spoiler completo "cards", Planechase 2012 chegou. Esta é a terceira parte do spoiler, desta vez iremos dar uma olhada nos cards lançados e comentar sobre os cards exclusivos e os cards raros. Para que ainda não conhece as regras pode dar uma olhada aqui, além disso pode dar uma olhada na edição passada aqui.

A primeira parte do spoiler foi sobre os Phenomenas e a segunda sobre os Planos.



Vou separar por cor e colocar todos os cards e farei comentários referentes a relevância deles no formato commander.

  • Branco

REPRINT - 4 manas por uma criatura 2/3 voar vigilância.... Sério, não joga em nada...

REPRINT - Card bastante específico, mas em um deck baseado em encantamentos, ele certamente tem seu lugar. então há possibilidades de jogo pra ele.

 REPRINT - Pena que o custo é bastante alto, mas de qualquer forma, tutor é tutor, e em decks baseados em aura ele é um bom tutor late game. Bom reprint, principalmente para facilitar o acesso ao card.


REPRINT - Gosto de efeitos do tipo "pacifismo", e a possibilidade de você trocar a criatura, ou salvar sua aura no momento de uma global ou quando alguém tenta remover a criatura de jogo deixa ela mais interessante ainda. Bom reprint.


REPRINT - O custo dela é muito alto para uma criatura 3/3, mas tem boas possibilidades de crescer. Um bom reprint para commander baseado em auras.


EXCLUSIVA - Aura que da lifelink e totem armor só pode ser bom. O fato de você poder trocar ela de criatura deixa ela realmente boa. O custo não é proibitivo, abrindo possibilidades tanto no início quanto no final do jogo. Em um deck baseado em auras ela é fantástica (alguém pensou novamente no Uril)

REPRINT - Ótimo reprint, junto com propaganda ela ajuda muito na sua defesa, sem prejudicar seu jogo. Gosto do card, gosto do efeito e fico muito contente que ela seja disponibilizada novamente para jogadores novos terem acesso a ela.


REPRINT - Essa habilidade de Toten Armor é muito boa, apesar desta aura ser bem simples ela é muito funcional. Entendo ela no contexto dos decks pré de planechase mas é um card de fácil acesso e quem for utilizar este deck, certamente ja tem este card.


REPRINT - Bom card raro, e realmente relevante para o deck proposto. Gosto desse card e acho que foi uma boa jogada fazer o reprint dele, principalmente com o deck de auras que vem se desenhando.

REPRINT - Mesmo caso da Hyena Umbra, bom card, mas de fácil acesso, entendo no contexto do preconstruido, mas seria mais relevante fazerem reprints de cards mais antigos...

REPRINT - Já joguei com este card em um deck de encantamentos (só que eu não usava auras - só as defensivas) e ele é muito forte no formato. Não sei se é um card de difícil acesso, mas é bom ter mais dele a disposição.


REPRINT - Não é assim uma "Brastemp" (acabei de denunciar minha idade), mas da uma boa evasão. Não vejo como um card fundamental, mas pode ver jogo neste deck.


REPRINT - Ótimo tutor, simplesmente fantástico, afinal de contas são três auras. No início do jogo pode acelerar muito, e no late game (quando você tem mana para fazer ele e ainda jogar as auras) pode definir o jogo. Ótimo reprint.
  • Azul

REPRINT - A corujinha é boa, mas é um card de fácil acesso, e não curti muito esses reprints. Sério, quem não tem meia duzia dessas em casa :(


REPRINT - Pra que???? Esse card saiu em diversas coleções, e colocar contramágica em um deck desses seria ótimo pra aumentar a quantidade destes cards no mercado. Bola fora da Wizards....

REPRINT - Vejam que não sou contra reprints, esse por exemplo é um ótimo card para commander e foi uma boa levar esse reprint. Uma boa compra, não é injusta, e é bastante útil no seu deck.


REPRINT - Não gosto de barreiras, barreiras eternas então "são um saco". Não é um reprint "super útil" e acho que tem coisa bem melhor para cumprir essa função tipo Banco de Nevoeiro que é bem mais difícil de conseguir no mercado e seria legal ter ele no frama novo.


REPRINT - Com bons ninjas no deck e com sua habilidade de tutorar e ainda deixar os ninjas imbloqueáveis, ele é figura certa no "deck ninja", e realmente é um bom reprint.


EXCLUSIVA - Buenas, o card é bom, são três manas por uma criatura 4/4 voar só que você tem de ter jogado uma mágica antes de jogar ele. Com tantos cards de custo baixo (até de custo zero) ele pode entrar muito rápido e fazer um belo estrago. Gostei muito do card.

REPRINT - Ok, é um card comum, que deve ter as pencas parado, mas para quem não tem acesso aos cards mais antigos, é um bom ninja, principalmente para quem quiser fazer esse deck.

REPRINT - Esse card é bom - simples assim. É um card que joga muito bem no pauper e jogou muito em sua época de standard (alguém sabe se joga no modern???) Quando o card é bom, merece reprint.

REPRINT - Gosto desse tipo de efeito, principalmente porque você pode gerar muita mana (High Tide por exemplo) e ainda ter essa criatura de bonus. Ótimo reprint, aliás, é esse tipo de reprint que eu espero neste tipo de produto.

REPRINT - Reprint bobo, o card não jogou na sua época, e certamente eu não mataria um de meus parcos slots do meu deck commander com esse card, custo alto sem efeito contundente (qualquer uma das opções é ruim). Bola fora.

EXCLUSIVA - Gosto de clones, eles sempre são fortes, e o "mestre" desse ninja (Sakashima the Impostor) era um card relativamente interessante, muito forte em commander por sua versatilidade, e este aqui segue o mesmo caminho. Se ele interagir com outros cards com Ninjutsu você pode "trocar" a cópia conforme o necessário, o que deixa o card ainda mais interessante. Certamente é uma grande adição aos decks commander, principalmente a este deck de Ninjutsu que começa se desenhar.... (não devia ter vendido minha Ink-Eyes)

REPRINT - Esse card saiu em uma série recente, então também não acho um reprint fundamental. Vejam bem, não estou questionando a utilidade do card, além de ser um draw dois logo no início do jogo, ainda permite que você tire da mão aquele card que você quer jogar do grimório, ou um card que você não quer jogar naquele momento e que "corre risco" em sua mão, mas é um card bem acessível.

REPRINT - Eu realmente não lembrava deste card na décima edição. É um bom card contra decks que utilizam poucas criaturas, ou se seu deck abusar de criaturas com efeitos quando entram em jogo (e a ninjaiada véia agradece). Bom reprint.

REPRINT - Bom card no deck específico, pena que a habilidade de devolver pra mão só pode ser ativada no seu turno, mas mesmo assim ele deixa o deck muito sinérgico. Bom reprint.

REPRINT - Barreira barreira, barreira... Que saiu agora a pouco.... Wizards... porqueeeeeeee?????

REPRINT - Não é Ventos Tolarianos, mas pode ser até melhor em determinados momentos do jogo, além disso você pode fazer o efeito mais de uma vez. Achei um bom reprint, e certamente verá jogo em alguns arquétipos no commander.
  • Preto
REPRINT - Nunca gostei muito desse card, e continuo achando ele muito meh. Não joguei com isso no commander nem pretendo jogar, afinal de contas, temos muita coisa melhor para fazer essa função de spot removal. Péssimo

REPRINT - Gosto de cards de criatura que voltam cards do cemitério. Não acho um card supremo, mas na falta de algo melhor.... Não, acho que não mesmo ;)

REPRINT - Agora saiu com uma ilustração legal. Gosto das artes mais antigas, mas esse bicho era muito bizarro. Não acho grande coisa, o custo é muito alto pra fazer um removal e deixar uma criatura com corpo tão pequeno e nenhuma habilidade contundente. Ok, tem uma interação legal com os ninjas, pois tem uma evasão e é bom devolver ela pra mão, mas estes 6 manas pra conjurar ele são muita coisa. Bocarra Ululante é muito melhor e custa menos...


REPRINT - Eu havia comentado antes que me arrependia de ter vendido minha Ink Eyes, buenas, ta aqui a chance de recuperar ela... Esse card é simplesmente fantástico, altamente jogavél e chato de encontrar, ou seja, ótimo card para fazerem um reprint. O nijutso dela é alto, mas o efeito é tão devastador (principalmente no commander) que vale muito a pena, além disso é uma criatura 5/4 que regenera, então ponto pra Wizards...

REPRINT - Card bobo, não viu jogo em sua época, e não creio que verá nem em um deck de descarte. Aliás esse é um arquétipo que sofre bastante no commander, e como o efeito dele é pro oponente alvo, nem permite que você jogue suas cartas para o grave para usar algum efeito de reanimação... meh

REPRINT - Ja falei que descarte não eras nesse formato.... Acho que tinhamos outras coisas mais interessantes em Kamigawa para ocupar este slot :( - Caso alguém discorde de que descarte é fraco no multiplayer commander, mande seu decklist e nos prove que estamos errados ;)

REPRINT - Esse sim tem um efeito contundente, bom card com custo baixo e que pode incomodar muitos decks. Ótimo reprint para o formato, apesar que deve haver milhares disso parado nas caixas de lixão.

REPRINT - Outro ninja que faz bastante diferença, você ter um removal quando causa dano, e ainda ter a possibilidade de usar outras criaturas para voltar ele pra mão é muito bom.

REPRINT - Saiu à pouco, teve promocional e tem horrores dela no mercado... Entendo a função dela no pré-cosntruido, mas poderiam ter lançado outras coisas mais antigas no lugar (criaturas com sombra por exemplo).
  • Vermelho



REPRINT - Gosto desse card, mas segue a mesma lógica de outros que eu citei acima, saiu à pouco e tem bastante no mercado, além disso não creio que acrescente muito aos decks commander.


EXCLUSIVA - 4 manas por 4 de poder splitado em 3 criaturas é bom, principalmente com diversos arquétipos que valorizam os tokens. Gosto desse tipo de card, é uma pena que ele não tenha mais nenhuma habilidade, tipo Siege-Gang Commander, mas mesmo assim é um bom card.


REPRINT - Dependendo do cmc médio do seu deck ele até pode ser um bom card, principalmente se você tem como manipular o topo, pena ser feitiço. Bom reprint de investida, ja que esta não é uma série tão recente.


REPRINT - Mesmo no deck de tokens ela não é assim grande coisa, dependendo da interação dos cards que estiverem na mesa - sejam permanentes ou planos - ela até pode ser boa, mas o custo adicional é restritivo, ou seja se você não tiver criaturas no momento em que precisa dela, ja era... Não gosto desse card e acho desnecessário.


REPRINT - Eu havia gostado muito desse ciclo de cards de Conflux, acho bom quando o card te da opções. Seis manas por cinco de dano e só em criaturas é muito ruim, mas reciclar terreno no vermelho é bem interessante, principalmente porque é qualquer land básico.


REPRINT - Esse card tem saído constantemente em várias edições, e só vejo ele jogando no commander, só que tem muito dela no mercado o que torna o reprint meio inútil...


REPRINT - Bom card, apesar de ser de uma série recente ele é bem relevante no formato, principalmente no deck de tokens. Se você tiver algo que de ímpeto ou que te de compras quando criaturas morrem, ou qualquer outro efeito relacionado, potencializa e muito esse card. Bom reprint


REPRINT - Junta esse card com o card de cima e com vários tokens - estrago certo - O Card saiu à pouco também, o que me desagrada, mas é um reprint no minimo interessante para o formato.


REPRINT - Gosto de cards que roubam criaturas do oponente, e esse é bem interessante, ta ai um deck que eu gostaria muito de testar no commander (UWR de roubar criaturas). Bom reprint apesar da proximidade da série em que foi lançado.


EXCLUSIVA - CARALEO - devastadora... Esse tipo de efeito é absurdo no commander, porque ele simplesmente finaliza jogos. Ótimo card e certamente irá figurar em vários arquétipos, principalmente por seu custo não ser abusivo. Se você tiver um Altar de Ashnod ou qualquer criatura em que você sacrifica criaturas para fazer algum efeito (ou se seus oponentes tiverem), você ainda causa um estrago enorme e limpa a mesa dos oponentes. Muito boa mesmo.


REPRINT - Gosto desse card, jogou um pouco no standard e era muito forte no limited, porém, tenho minhas dúvidas quanto ao seu lugar no commander... Sei lá, não vejo ele jogando então não curto o reprint...

EXCLUSIVA - Não tivemos novidades no preto, mas foi compensado no vermelho. Bom dragão, 6 manas por um 4/4 é ruim, mas ele tem potencial de se tornar muito grande. Além disso a possibilidade dele dar dano em criaturas ou jogadores, toda vez que ataca, sem custo nenhum, deixa ele muito mais interessante ainda. Novamente um bom card para usar junto com Anger.

REPRINT - Parece que a Wizards as vezes tenta forçar algumas habilidades. Quando lançaram o jogo originalmente, criaturas não atacavam criaturas, que optava por defender era sempre o jogador defensor. Um tempo depois veio o card Arena, e depois mais alguns cards com essa mesma habilidade, e nunca um deles emplacou, então a Wizards criou a keyword FIGHT pra usar em uma habilidade que nunca foi aproveitada pelos jogadores... Não gosto do card e acho que não merecia reprint...

REPRINT - O card não é ruim, principalmente em um contexto em que você pode colocar várias criaturas para ele devorar, mas os 4 manas são muito doídos. De qualquer forma é um reprint interessante e pode ajudar vários jogadores

REPRINT - Vale o mesmo que eu falei sobre o card acima, com a desvantagem que este não tem atropelar, o que deixa ele bem pior....

REPRINT - Melhor que Pandemônio, mas é um card que saiu à pouco e não ve jogo no standard, então é bem fácil de encontrar nas pastas de troca, caso você realmente precise dele. Teríamos mais opções interessantes para reprint raro na série, principalmente coisas mais antigas. (é demais sonhar com preço do progresso????)
  • Verde

REPRINT - Completamente dentro do contexto, mas outro reprint que todo mundo deve ter horrores guardados em suas caixas de lixão, mas é presença indispensável neste "aura deck"


REPRINT - Ótimo card e ótimo reprint, imprescindível no deck de tokens, afinal coloca fichas todo o turno (e temos várias coisas para potencializar isso) e estas fichas ainda são podem ser usadas como recurso. Apesar de ser de uma coleção recente é bom ter mais disso no mercado.


REPRINT - O card é bom - PONTO. Como eu havia dito antes, cards bons e com procura merecem sempre levar reprints, e esse é fantástico.


REPRINT - O que faz do reprint anterior muito melhor que esse. Buenas, o anterior ainda joga no standard e jogaram várias cópias dele em diversos decks, e este aqui é muito específico, enfim este só joga no deck de auras, e o anterior pode jogar em diversos deck (aliás, se tem verde ele joga), então esse aqui deve ter diversas cópias paradas por ai. Mesmo assim é um card interessante pra esse arquétipo.


REPRINT - Esse reprint é funcional em dois arquétipos, o de aura e o de tokens, só que convenhamos, só na falta de coisa melhor para ocupar este slot, e certamente tem.


EXCLUSIVA - Bom card incomum, você larga um bloqueador 1/1 que quando morre volta como um 3/3.... Vou falar novamente do plano Selesnya Loft Gardens, que interage muito bem com esse card. Gostei muito dele.


REPRINT - O card é muito bom no formato, afinal de contas você pode escolher se vai usar um tutor ou um removal. O custo era proibitivo no standard, mas no commander não é tão problemático. É um card que tem aos montes no mercado, mas é bem interessante em vários arquétipos.


REPRINT - Bom reprint, mas de qualquer forma (sinto que estou me tornando repetitivo) temos ele aos montes em nossas caixas (afinal de contas, ele jogou muito bem no seu período no standard. Existem outros cards que buscam land mais contundentes e mais antigos que esse que existem em menor quantia e que poderiam ser reimpressos.


REPRINT - Ok, ok, contundente no arquétipo, e como não é tão recente assim foi interessante terem feito esse reprint.


EXCLUSIVA - Card interessante, afinal de contas é um 2/2 por dois manas e com uma habilidade contundente. Gosto quando temos bons cards incomuns, e esse tem lugar nos dois arquétipos - aliás, a quantidade de cards que interagem com os dois arquétipos permitem fazer uma boa mistura e não ficar preso a uma estratégia linear.


REPRINT - Legalzinho, mas cai naquela história, poderíamos pensar em diversas coisas legais para dar um reprint (apesar da temática do deck ser devour).... Não sei se colocaria no meu deck, alias, sei sim, certo que não colocaria.


REPRINT - No deck de tokens pode vir a ver algum jogo, mas também não é assim grande coisa. Tem uma boa interação com o card vermelho (Mass Mutiny), se você tiver algo que faça você sacrificar criaturas. Mesmo assim não tem lugar seguro no deck.


REPRINT - Eles acertaram em algumas raras recentes para colocar nos decks. Esse é um bom exemplo, o card era meia boca, mas dentro do contexto de um deck de tokens, ainda com bons cards que potencializam isso, ele se torna muito contundente. Bom reprint.


REPRINT - Achei que isso fosse ver jogo no standard, não viu, achei que jogaria com ele no commander, e ainda não rolou, mas de qualquer forma ele deve ser observado com cuidado, afinal de contas, em formatos como o commander temos muitos cards que funcionam bem com ele, aumentando os marcadores e o número de fichas que você coloca. Dito isto, bom reprint.


REPRINT - O card jogou pouco no standard, mas como tem o custo baixo e coloca ficha, ele pode ser relevante no formato. Não descartaria ele do "token deck", mas também não confirmaria. Meia boca...


REPRINT - Tenso. Passei esse spoiler todo falando de darem reprint em cards antigos e quando chaga em um não sei o que pensar. Ele é um tanto quanto arriscado, mas deve ser observado com cuidado. Seu custo na realidade pode ser vantajoso contra alguns arquétipos, principalmente por sua habilidade não ter restrição temporal. Creio que seja um bom reprint.


REPRINT - Gosto do card, apesar de ter sido editado recentemente é muito bom o efeito dele, então é bom dar reprint nesse tipo de card.


REPRINT - Pra quem joga a bastante tempo (meu caso), temos dezenas desse card nas cixas, mas para quem está começando ele é fundamental, então sai com o aval Arcana de bom reprint (como se algum card precisasse de nosso aval né...)



REPRINT - Gosto desse card, mas não o suficiente para me animar com seu reprint. Claro que com cards que duplicam o nº de tokens ela fica interessante. Não sei se colocaria no deck, mas não descartaria completamente, afinal de contas o deck de tokens tradicionalmente tem problemas para lidar com criaturas com voar...


REPRINT - Ja falei que acho Fight uma habilidade idiota... Bom, pelo menos da para colocar isso em uma criatura com deathtoutch (de preferência uma criatura com resistência alta), mas mesmo assim, queimar um slot raro com esse card foi uma péssima idéia da wizards, mas fazer UQ.


REPRINT - Gosto desse card (acho que é porque ele me fez ganhar várias partidas no pré de Visão do Futuro), mas o ganho de vida pode ser significativo, e ainda por cima é um removal de encantamento ou artefato. Acho que é um bom reprint, e merece destaque, podendo figurar em alguns decks commander sim.


REPRINT - A isso que me refiro (procurem na wiki). Ta ai um reprint de respeito, um card fundamental no seu arquétipo e funcional em diversos outros, além de ser um card que várias pessoas gostariam de ter na sua coleção. Rancor é muito forte e merece destaque- Valeu wizrads, depois de algumas coisas bobas, um reprint de respeito....

REPRINT - Mais uma comum forte e que é muito funcional. Silhana jogou muito no standard e teve passagens por outros formatos, certamente joga em diversos arquétipos de commander, desde o elfo, passando por encantamentos e até em decks agro em geral. Outra bola dentro da Wizards.


REPRINT - Éééééé, ok, o card é bom e apesar de ter bastante no mercado ele é uma das auras fundamentais no "aura deck". Entendo ele no pré construído, ainda mais associado a dona Silhana la de cima.


REPRINT - Gosto de criaturas que permanecem mesmo depois de morrer, duas criaturas, mesmo que 1/1, por somente um mana é bastante interessante, se você tem meios de potencializar isso, deixa mais interessante ainda. O card joga bem com habilidades tipo devour ou outras que pedem sacrifícios, então é um card que me deixa dúvida, se não deveriamos achar um slot pra ele. Não descartaria a possibilidade.


REPRINT - Gosto desse card, e muito. Joga muito no pod (hauhauhhauhua) e acho uma poa opção para correção de curva, inclusive no commander. Mas acho que todos que jogaram essa série tem isso em casa.... E aos montes.


REPRINT - Cantrip interessante, acelera o deck e deixa um bom bloqueador. Não sou fã de barreiras, mas algumas merecem destaque, e essa é uma delas. Essa foi uma ótima opção de reprint, e termino a avaliação do verde com esta ótima carta. Mais um acerto da dona Wizards.
  • Multicoloridas

EXCLUSIVA - Bom card, evasão, pode parar criaturas grandes graças ao deathtouch e ainda te da uma compra de brinde logo que entra. Interage muito bem com o plano de Takenuma, on de você ataca, causa dano, devolve ela pra mão e compra um card (através do plano), joga ela novamente, mantendo o bloqueador deathtouch, e comprando mais um card.... Ok, ok, viajei, mas o card é bem bom.


REPRINT - Bituminous Blast é um ótimo card, e apesar de ja ter saido promocional, é muito bom haver uam reimpressão dele. Ótimo card e ótimo efeito (cascade) no commander.


REPRINT - Bloodbraid Elf é um card icônico, mereceu respeito no standard, ainda merece no modern e bota uma pressão legal no commander. Vou fazer a mesma afirmação do card acima, ótima escolha de reprint da wizards.


REPRINT - Esse card não vio jogo no standard, pois seu custo era muito elevado, mas ele é um ótimo card pro commander, e novamente uma ótima opção de reprint para os decks commander.


REPRINT - Não é ninja, mas vai jogar muito no deck. Além de ser uma ótima opção para você jogar seus cards com ninjutsu, ele tem transmute, que uma ótima habilidade, e como todos os tutores, ele é muito forte no commander. A meu ver acertaram em todas até agora.


EXCLUSIVA - Gosto de aranhas (alguém fará piada com isso ). Em um deck de tokens ela é bastante forte, junto com o plano Selesnya Loft Gardens fica mais forte ainda, e existem vários planos que fortalecem esse tipo de mecânica. Dependendo de como estiver a mesa, em um turno você povoa sua mesa e causa um bom estrago quando o turno voltar para você.


EXCLUSIVA - Interessante essa criatura, vejo ela jogando no mesmo deck que a de baixo, com você podendo bombar ela e ainda criando uma dificuldade paea seu oponente usar spot removals nela. O atropelar é muito importante neste caso, e o lifelink pode ser muito contundente em algumas partidas. Além disso é elemental, podendo jogar em um deck tribal, e custar menos com o Alferez de Lareiluz, ou poder acelerar ele através da Trança-Fumaça, além disso pode ser bombado pelo Carvalma Incandescente (ou ser jogado como elemento surpresa), e ainda voltar para o jogo com o ótimo general para o deck de elementais Horda de Noções.


REPRINT - O Card é simplesmente F*#$, joga muito no commander, e não tem muito o que dizer a respeito dela. Além de ter a ótima habilidade de cascata, ela ainda pode ser jogada várias vezes no decorer do jogo. Se você esta jogando copm essas cores, ela sempre será uma ótima opção.


REPRINT - Sou fã de cascata, será que ja deu pra notar???? Em um deck RGB você pode ter sonhos heróticos de jogar Wurm, pra Betuminous, pra Broodbraid pra qualquer outra coisa ;). Claro que no commander as chances são minímas, mas esse vorme merece destaque e foi uma ótima opção de reprint.


EXCLUSIVA - Cascata pra 5 sempre é forte, a possibilidade de você voltar ele pra mão no EOT pra poder jogar ele e utilizar o cascade novamente é muito bom. Ótimo card para Commander.


REPRINT - Fires of Yavimaya é um card fantástico, além de dar impeto permite que você salve uma criatura ou de aquele dano final no seu adversário. Bom card que é muito bem vindo como reprint.


REPRINT - 5 manas por um 8/8 texto é bom, pena que seja complicado de pagar por ele, mas caso você não tenha problemas com sua geração de mana ele é ótimo. Além disso cai em cascada pra 6. Não fantástico, mas não deve ser desprezado, e sendo esse o pior reprint multicolorido até o momento, acho que estamos indo muito bem.


REPRINT - Gosto dos lieges, pena que esse é um dos piores, mesmo assim não é um card ruim, mas derrubou o nível das multicoloridas. De qualquer forma é uma criatura a ser cogitada em seu deck.


REPRINT - Acho esse card divertido, mas não mais que isso. Claro que junto com vários tokens ele pode ser uma criatura enorme, mas mesmo assim não sei se ve jogo.


EXCLUSIVA - O custo é muito alto, mas por possuir totem armor, iniciativa, e isca embutidos em uma única aura, é impossível custar menos. É um bom card pro commander de aura, e certamente verá jogo.


REPRINT - Bom card, tem uma evasão interessante e pode ajudar muito no deck de ninjas. Sua habilidade de "bombar suas criaturas pequenas que não podem ser bloqueada também é relevante. Bom reprint.


REPRINT - Essa criatura viu jogo em decks de controle, e é bem relevante em decks agro também. Uma criatura voar com regenerar é sempre interessante, e a cascata para 3 é bem forte. Também é um bom reprint e merece ver jogo em vários decks.


EXCLUSIVA - Bom card para usar nos decks baseados em encantamentos, apesar do custo colorido ser pesado, em decks com base verde geralmente isso não é problema. Tendo Uril como seu general, esse arconte certamente deve estar no seu deck, principalmente se você tiver como encanta-lo com algo que de manto ou resistência a magia, você pode ter muita vantagem na mesa.


EXCLUSIVA - REPRINT - Como diz meu amigo André Vianna Zinser, faz pão, cuca e limonada. Um card interessante se você esta jogando com as cinco cores e tem muitas dual lands. Não chega a ser fantástico, mas é no mínimo divertido. (cagada minha aqui apontada pelo Arconte da Liga Magic)


EXCLUSIVA - Esse foi o primeiro card revelado da série, logo quando fizeram o seu anuncio no fim de 2011. Esse card tem um ótimo potencial para ser general em decks commander, com bons cards nestas cores com cascata (Bloodbraid Elf por exemplo) ele pode fazer o deck andar muito rápido. Além disso, o fato de ele dar ímpeto para suas criaturas é muito contundente.


REPRINT - Não gostei destes burrinhos quando lançaram e continuo não vendo graça nenhuma. Dar draw dois para todo mundo é muito arriscado e realmente não vejo isso jogando em meus decks. Tava indo muito bem pra ser verdade, alguma porcaria eles tinham de relançar nas multicoloridas né...


REPRINT - Isso tem potencial para ser muito forte, mas convenhamos, 6 manas... Acho que não rola...


EXCLUSIVA - Opa, bom card. Este aqui tem algum potencial em decks combo legacy ou estou enganado??? A habilidade cascata é fantástica, e a possibilidade dela ser acumulativa é muito boa. A única coisa que achei estranha foi a combinação de cores para uma criatura artefato...


EXCLUSIVA - Ok, o custo (mesmo o de Ninjutsu) é bem alto, mas com a quantidade de criaturas inbloqueáveis  nestas cores, vale muito a pena cogitar usar isto em seu deck. Além de você causar um dano contundente no seu oponente, você tem acesso a uma informação muito importante (a mão de seu oponente), além de poder usar os recursos dele para auxiliar o seu jogo. Ótimo card e tem lugar certo nos decks commander destas cores.


EXCLUSIVA - Eita porra..... Muito boa essa criatura, principalmente se você tiver um Anger na mesa ou no cemitério. Tem potencial em decks agro baseados em criaturas que aceleram mana ou em tokens. Acredito que verá muito jogo em decks commander destas cores, mas de forma alguma serve como general.


EXCLUSIVA - Card interessante, mas 6 manas por um 4/4 intimidar não é assim grande coisa, porém o fato dele dar intimidar para todas as suas criaturas e ainda causar perda de vida a TODOS os seus oponentes quando ela ou outra criatura sai do campo de batalha faz com que ela seja muito forte, principalmente se você tiver um bom número de criaturas.
  • Artefatos

REPRINT - Fundamental em commander, essa carta tem que sair sempre, limpa o deck e ajusta curva, não interessa com quais cores você esteja jogando. Ótimo reprint.


REPRINT - O card é legal, mas o custo é muito elevado, e sua habilidade depende de você apanhar. Eu sempre prefiro evitar isso. Mesmo assim é um bom reprint.


REPRINT - u gosto desse equipamento, mas no pauper, e não consigo ver ele jogando no commander, mesmo em um deck voltado para equipamentos...


EXCLUSIVA - Esse card com certeza só verá jogo se você estiver jogando planechase, não tem espaço no legacy nem no commander se você não estiver usando um planardeck. O interessante desse card é você poder interagir muito com seu deck planar, imagine com 2 ou 3 cópias dele na mesa, você pode fazer o planardeck rodar bastante (dependendo de sua sorte). Mesmo assim, acho que não usaria ela em meus decks....


REPRINT - Esse card é muito forte, com diversas criaturas com evasão ele tem um enorme potencial, podendo rapidamente resolver o jogo. Ótimo reprint para commander.


EXCLUSIVA - Ééééé, tenho minhas dúvidas, mas pode vir a ver jogo, principalmente por ser um bom drop de 1º turno, mas não tenho certeza se usaria..... Perai, tenho sim, não usaria....


REPRINT - Voar, atropelar e iniciativa, em uma criatura pelo menos 5/5 é muito bom, mesmo precisando de dois cards pra isso. Se você usar auras que dão hexproof ou manto, ele ficará enorme. Bom card pro deck de aura, mas ele saiu a pouco, então não achei um bom reprint.


REPRINT - Bom card para commander, figura em vários arquétipos e é muito bom para proteger seu general, além de facilitar pra você usar habilidades como ninjutso, ou tentar matar seu oponente por dano do general.
  • Terrenos

REPRINT - Bom reprint para commander, extremamente necessário e muito bom ter sido reimpresso.


REPRINT - Gosto muito desse card, se seu deck for de 3 a cinco cores ele terá muito potencial, e é muito bom ele ter sido reimpresso.


REPRINT - Esses cards de Zendikar são legais, mas acredito que temos coisas melhores para corrigir a curva de mana. Mesmo assim é uma opção interessante, mas prefiria cards mais antigos no lugar dele.


REPRINT - Bom reprint para commander, extremamente necessário e muito bom ter sido reimpresso. (Ctrl+C e Ctrl+V)


REPRINT - Esses cards de Zendikar são legais, mas acredito que temos coisas melhores para corrigir a curva de mana. Mesmo assim é uma opção interessante, mas prefiria cards mais antigos no lugar dele. (Ctrl+C e Ctrl+V)


REPRINT - Esses cards de Zendikar são legais, mas acredito que temos coisas melhores para corrigir a curva de mana. Mesmo assim é uma opção interessante, mas prefiria cards mais antigos no lugar dele. (Ctrl+C e Ctrl+V)


REPRINT - Gosto de Khalni Garden por poder largar um bloqueador e depois seguir gerando mana trabnquilamente. Não sei se havia necessidade de reimprimir ele tão cedo, mas sem dúvida é uma ótima opção para o decks de tokens.


REPRINT - Longe de ser uma fetch land, mas pode buscar dual land, então é relevante, ótimo reprint.


REPRINT - O card é ruim, mas arruma a curva como poucos, então merece respeito. Foi uma boa opção de reimpressão.


REPRINT - Bom reprint para commander, extremamente necessário e muito bom ter sido reimpresso. (Ctrl+C e Ctrl+V)


REPRINT - Gosto de Shimmering Grotto pois você pode usar sua mana incolor ou corrigir sua curva, o que torna ele muito forte. Bom card para commander, mas acabou de sair em uma série do standard então não gostei dele ser reimpresso.


REPRINT - Adiciona incolor e tem uma habilidade relevante. Tudo bem que não é um Kessig Wolf Run mas quebra um galho, e você pode ter os dois no seu deck.


REPRINT - Bom card e ótima opção de reimpressão, é disso que eu passei o spoiler todo falando, colocar cards interessantes que estão fora de mercado (ou que pelo menos são mais difíceis de encontrar nas pastas de troca).


REPRINT - Terramorfic é muito bom, simples assim, na falta de fechs ele sempre qubra um galho, além de filtrar o deck, corrige a curva de mana. Pena que ele saiu em "trocentas edições" e acredito que totos tanham vários dele.


REPRINT - 5 manas por um tokem 1/1 é muito caro... Tudo bem que você possa fazer no fim do turno e que ela gere incolor, mas mesmo assim não é grande coisa. De qualquer forma, se estiver jogando de tokens ela tem de figurar no seu deck, então, foi um bom reprint.


REPRINT - Todos os Vivid são bons, e acredito que eles deveriam ter colocado um de cada cor nestes decks, afinal de contas eles realmente são muito relevantes no formato. Bom reprint, pena que não vieram os outros.

No geral gostei dos cards que vieram, os cards exclusivos são bem interessantes, e muitos deles serão fortes no commander. Quanto a legacy eu não sei se algo verá jogo (derrepente o Shardless Agent) mas como não sou especialista no formato deixo a cargo dos leitors comentar. Quanto aos reprints, achei que tivemos alguns interessantes, mas sem grandes surpresas.

A coleção parece muito divertida, e espero em breve jogar com os novos planos, os phenomenas e com os novos cards.

5 comentários:

  1. Poxa, saiu td as criaturas ninjas do mundo Magic the Gathering....

    Mas, as magias em geral para tal, não está tão forte, Vou querer comprar, dependendo doq vier. vai virar e bastante. Tm muita carta boa de reprint, q vai ajudar demais...essas cartas q sumiram e vc nunca mais acha!

    Bom..vou querer este novo ninja. Do resto já tenho e qr carta melhor q ornitóptero no deck, doq estas criaturas mega cara para descer... bom.. esta sai, eh favoravel, com ninjutsu, esta carta pode ferir aos poucos e eh uma otima ajuda. ainda não entendi esta cascata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. També curti muito a vinda dos diversos Ninjas... Quanto a cascata, ela é uma habilidade do bloco de Shards of Alara, e funciona dessa forma:

      ***Palavra-chave de habilidade: Cascata***

      Toda vez que joga uma mágica com cascata, você recebe uma mágica bônus gratuita de seu deck... mas não sabe que mágica será.

      As regras oficiais para a habilidade de cascata são as seguintes:

      502.85.
      Cascata

      502.85a Cascata é uma habilidade desencadeada que funciona apenas enquanto a mágica com cascata está na pilha.

      "Cascata" significa "Quando jogar esta mágica, remova do jogo cards do topo de seu grimório até remover um que não seja terreno e que tenha custo inferior ao custo de mana convertido dessa mágica.

      Você pode jogar aquele card sem pagar seu custo de mana.

      Depois coloque no fundo do seu grimório em ordem aleatória todos os cards removidos do jogo dessa maneira e que não foram jogados."

      502.85b Se uma mágica tiver mais de uma ocorrência de cascata, cada uma será desencadeada separadamente.

      * Em cards de mágica instantânea e feitiço, a habilidade de cascata é impressa em primeiro lugar; em cards de permanentes, ela é impressa por último.

      Qualquer que seja o tipo de card, a habilidade de cascata é desencadeada quando a mágica é jogada, e não quando ela é resolvida (ou seja, antes que a permanente entre em jogo).

      Excluir
    2. * Aqui está a sequência de cascata:
      1) Você joga uma mágica com cascata.
      2) A habilidade de cascata é desencadeada e vai para a pilha no topo da mágica original.
      3) A habilidade de cascata é resolvida.
      Se encontrar um card qualificado que gostaria de jogar, você poderá jogá-lo.
      4) A mágica que você jogou como resultado da habilidade de cascata é resolvida.
      5) A mágica original é resolvida.

      * Na maioria dos casos, a habilidade de cascata é obrigatória.
      Você deve remover do jogo cards do topo de seu grimório, mesmo que saiba que não removerá algo que queira jogar.
      A única parte opcional é jogar ou não o último card removido.

      * A mágica que você joga como resultado da habilidade de cascata é resolvida antes da mágica original.
      Se você jogar uma mágica de criatura com cascata e, depois, jogar uma Aura como resultado da habilidade de cascata, não poderá encantar aquela criatura com essa Aura porque a mágica de criatura ainda não terá sido resolvida.

      * A habilidade de Cascata não será desencadeada se você colocar uma cópia de uma mágica com cascata na pilha (devido, por exemplo, a Conjuração Bifurcada ou Conjuração Dupla).
      Isso ocorre porque você não jogou a cópia.

      * Anular a mágica original não anula a habilidade de cascata.

      * Como cascata é uma habilidade desencadeada, qualquer coisa que interaja com uma habilidade desencadeada (como Asfixiar) interage também com cascata.

      * Todos os jogadores podem ver os cards que você remove do jogo quando a habilidade de cascata é resolvida.

      * Se você remover do jogo um card duplo dessa maneira, verifique se ao menos uma metade desse card tem um custo de mana convertido que seja menor que o custo de mana convertido da mágica com cascata.
      Caso isso ocorra, você poderá jogar qualquer uma das metades do card duplo.

      * Ao jogar um card dessa maneira, ele é jogado como parte da resolução da habilidade de cascata.
      Restrições temporais baseadas no tipo do card (como criatura ou mágica) são ignoradas.
      Outras restrições de jogos não são ignoradas (como "Jogue [este card] antes de declarar atacantes").

      * Uma mágica jogada como parte da resolução de cascata é jogada da zona "removido do jogo", e não de seu grimório.

      * Se você jogar um card "sem pagar seu custo de mana", não poderá pagar custos alternativos, como evocar ou o custo alternativo fornecido pela habilidade de metamorfose.
      Se tiver X em seu custo de mana, X deverá ser igual a 0.
      Porém, você pode pagar custos adicionais opcionais, como o de conspirar, e ainda deverá pagar os custos obrigatórios adicionais, como o de Defensor de Prado Dourado.

      * Se você jogar um card dessa maneira, o estará jogando como uma mágica.
      Ele poderá ser anulado.
      Se você jogar outro card com cascata dessa maneira, a habilidade de cascata da nova mágica será desencadeada e você repetirá o processo para essa nova mágica.

      * Após jogar um card aplicável, disponha de forma aleatória os outros cards removidos do jogo dessa maneira e coloque-os no fundo de seu grimório.
      Nem você nem os demais jogadores poderão ver a ordem desses cards.

      * Se você não quiser jogar o card em questão, poderá removê-lo do jogo com a habilidade de cascata, mas não é obrigado a fazê-lo.
      Junte-o aos outros cards removidos do jogo dessa maneira quando os dispuser de modo aleatório e coloque-os no fundo do seu grimório.
      O mesmo pode ser feito com um card aplicável que você não possa jogar (por exemplo, por falta de alvos válidos).

      * Se você jogar uma mágica com cascata e não houver cards que não sejam de terreno em seu grimório com um custo de mana convertido inferior ao custo de mana convertido daquela mágica, deverá remover todo o seu grimório do jogo.
      Depois, disponha-os de forma aleatória esses cards e coloque-os de volta em jogo como seu grimório.
      Ainda que, na prática, você esteja embaralhando esses cards, a rigor não é o que ocorre, já que não são desencadeadas habilidades que normalmente o seriam quando você embaralha seu grimório.

      Excluir
  2. Caramba, cascata eh mo apeloo!! O.O

    ResponderExcluir
  3. me deu vontade de monta um deck de cascata rsrs

    ResponderExcluir