Este é o terceiro de uma série de posts avaliando
todas as cartas de Avacyn Restored para Constructed e Limited. Obviamente, são
apenas opiniões baseadas no meu limitado conhecimento de Magic dentro de um
metagame ainda desconhecido.
Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.
Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.
Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.
Esse post irá avaliar a cor preta.
Fome de Cérebro
Constructed
2.0
Se
um deck Esper com muitos Planeswalkers jogar, eu vejo isso como uma opção para
sideboard. Entretanto, ela é bem pior que Inquisition of Kozilek.
Limited
1.0
A
real é que a possibilidade disto aqui não tirar nada relevante do oponente não
é pequena. Se eu jogar contra um oponente que possui mais de uma bomba, talvez
eu coloque isso para dentro do deck.
Escambo de Sangue
Constructed
2.5
Eu
gosto disto aqui e só não consigo dar uma nota maior porque há fichas demais
jogando no T2 atual. Entretanto, com Resistência à magia cada vez mais comum, é
uma excelente opção.
Limited
2.5
É
removal e apesar de eu não ser fã de cartas que dão opções para o oponente,
Escambo de Sangue leva duas criaturas do adversário, portanto, ele não terá
tantas opções assim, especialmente se você jogá-lo no começo do jogo.
Artista
do Sangue
Constructed
1.0
Talvez
tenha algum combo escondido com isso, mas não é algo que parece que será grande
coisa.
Limited
2.5
Não
é tão bom quanto Falkenrath Noble, mas ainda assim é muito bom. É um verdadeiro
artista em vencer jogos apertados e permitir alguns ataques suicidas.
Connoisseur do Fluxo Sanguíneo
Constructed
1.0
Três
manas por uma criatura que não faz nada quando entra na mesa não é suficiente
para formatos construídos. E sacrificar as suas outras criaturas, as boas, para
colocar marcadores nisso aqui, não irá mudar a sua situação.
Limited
2.0
Esse
Vampiro torna removal do seu oponente bem pior e pode ser bem chato quando
estiver ao lado de Artista do Sangue. Considerando que tanto o branco quanto o
azul possuem algumas auras como removal, ele se torna uma opção bem legal.
Estacas Ósseas
Constructed
1.0
Além
de ter que sacrificar uma das suas criaturas, é feitiço. Não dá.
Limited
2.0
Sacrificar
a sua pior criatura para destruir a melhor criatura do oponente é um custo
razoável. Não é o melhor removal do mundo, mas ele faz o trabalho.
Carniçal Carniceiro
Constructed
1.0
Olha,
a metade de um urso que quando morre, vira um urso. Nada bom.
Limited
1.5
Não
é o melhor drop de segundo turno do mundo, mas já vi piores.
Negociantes de Cadáveres
Constructed
1.0
Sete
manas e sacrificar uma criatura para descartar uma carta do oponente. Isso
custa demais, certo?
Limited
2.5
Quatro
manas por uma 3/3 não é o fim do mundo e a habilidade é relevante quando o
oponente começa a jogar anjos a partir do 5º turno.
Rastejador da Cripta
Constructed
1.0
Se
for necessário remover cartas do cemitério, temos opções bem melhores.
Limited
1.5
Sem
Flashback, a habilidade é ainda mais irrelevante, mas é um drop de segundo
turno, então, jogável.
Impostor Sombrio
Constructed
1.0
Ter
um removal permanente é bom. O ruim é que custam nove manas para exilar uma
criatura. É muito caro.
Limited
4.0
É
muito caro, mas depois que você consegue desvirar com seis manas e ele na mesa,
é basicamente GG. O fato de ganhar marcadores e habilidades ao matar as
criaturas do oponente é um bônus bem legal também.
Vento da Morte
Constructed
2.0
Mesmo
sendo instant, ainda custa muita mana para matar qualquer coisa que não seja
uma ficha 1/1. Mesmo assim,pode ser 1-off em alguns decks.
Limited
3.0
Entretanto,
para Limited, isso é muito bom, pois mata qualquer criatura do oponente - se
você tiver mana suficiente, é claro. Não há tanto removal assim no set,
portanto, creio que Vento da Morte é first pick em drafts.
Ascensão Demoníaca
Constructed
1.0
Eu gostaria
de dizer que acho que isso pode jogar se você montar algum deck em sua volta,
mas não dá. Custa muito e é condicional demais para funcionar.
Limited 3.0
Se tiver
alguma espécie de deck de controle no ambiente, é possível draftar em volta deste
encantamento. Além
disso, saindo com isso na mão, não é impossível jogar de forma a ter apenas uma
criatura no turno 5 – e aí, amigo, é GG.
Eu
só não consigo dar uma nota maior, pois quando isso não sair na sua mão, será
muito mais difícil fazê-la funcionar, e mesmo saindo, você pode acabar perdendo
muito tempo se o seu oponente tiver removal ou bounce para lidar com a sua
criatura.
Capataz Demoníaco
Constructed
2.0
Quatro
de poder com evasão por apenas 3 manas merece respeito. Eu não sei se há lugar
hoje para uma criatura assim, mas o potencial existe.
Limited
3.0
Como
eu disse, quatro de poder com evasão por três manas merece respeito.
Potencialmente, ter que sacrificar uma criatura todo turno é bem ruim, mas esse
demônio provavelmente irá acabar logo com o jogo.
Senhor Demônio de Boca Cinzenta
Constructed
1.0
Cinco
de poder com evasão que obriga o oponente a ter dois removals é muito bom.
Ainda mais por apenas quatro manas, mas a necessidade de sacrificar outra
criatura complica demais.
Limited
3.0
É
tenso ser obrigado a sacrificar uma criatura quando ele entra, mas ainda assim,
é cinco de poder com evasão no 4º turno! Isso tem todo o potencial para acabar
com o jogo rapidamente – mas se o seu oponente tiver muito removal, não tenha
medo de sideá-lo.
Descida para a Loucura
Constructed
1.0
O
desespero é meu ao ver que isso é quase bom. E no T2 atual, isso é muito, muito
lento – além de só funcionar no seu outro turno! Se ainda fizesse o oponente
exilar primeiro, tinha chance de jogar.
Limited
0.0
Eu
não consigo ver isso jogando, pois nem com criaturas com Imortal você consegue
abusar da habilidade – o jogador tem que exilar, não sacrificar.
Escravizador Aterrorizante
Constructed
1.0
Muita
coisa tem que dar certo para isso funcionar. Ele custa 5 manas, tem apenas 3 de
poder e não voa – se voasse, talvez pudesse ver jogando, pois bloqueia
Aberração Aterrorizante e fichas de Lingering Souls o dia todo.
Limited
3.0
Wow,
agora, em Limited, ele é bem difícil de lidar, pois tem 5 de resistência, e se
você conseguir forçar o seu oponente a dar chump blocks, será muito difícil
perder.
Condutor dos Mortos
Constructed
1.0
Ele
não é Reveillark e muito menos Ranger of Eos, mas eu não me surpreenderia ao
ver algum japonês combando com ele.
Limited
3.0
Condutor
dos Mortos é quase Gravedigger, então é certamente bom. Ter três de poder
também é relevante, mas você precisará se esforçar um pouco mais para que ele
funcione.
Colheita de Essência
Constructed
1.0
Para
isso funcionar, você precisa ter uma criatura bem grande na mesa e o seu
oponente não pode ter bounce ou removal instant. Muito trabalho para funcionar.
Limited
1.5
Pode
ser um excelente finisher se você tiver algumas criaturas com grande poder,
então é jogável.
Sombra da Noite Perene
Constructed
1.0
A
habilidade de Imortal é realmente tentadora, mas quatro manas por uma criatura
1/1 é tenso, especialmente com a velocidade dos formatos construídos.
Limited 3.0
Sombras são sempre fortes se você
conseguir montar um deck em volta delas, e essa aqui é melhor ainda, pois
precisa dois removals para ser tirada do campo de batalha. É um senhor
incentivo para jogar com o máximo de pântanos possível.
Sangue Delicioso
Constructed
1.0
Na
boa, se o oponente está perdendo vida, você não precisa ganhar esses mesmos
pontos para vencer a partida.
Limited
1.0
Eu
não consigo ver como isso pode funcionar no Limited se você não tiver dois ou
três Artista do Sangue. Entretanto,
se você tiver, aposto que o jogo logo acaba ao seu favor.
Carniçalizar
Constructed
1.0
Se
você precisa um encantamento de uma mana para matar criaturas, Dead Weight é
melhor que isso.
Limited
2.5
Não
é o melhor removal do mundo, mas ainda assim é removal. Entretanto, não abuse:
mais do que dois disso é exagero.
Cirurgião Sombrio
Constructed
1.0
Ok,
ele pode bloquear qualquer coisa que não tenha voar, mas é muito frágil. Além
de levar qualquer removal, também não tem poder suficiente para ser agressivo.
Eu não gosto.
Limited
2.5
Não
acho a melhor criatura do mundo e se você não se cuidar, ele pode acabar com o
seu grimório, mas o bixo ainda segura quase tudo que for solto até o
terceiro~quarto turno.
Permuta do Túmulo
Constructed
1.0
Na
boa, por seis manas, podia devolver para o campo de batalha. E mesmo assim, não
jogaria.
Limited
2.0
O
efeito é legal, mas seis manas é muita coisa! Mesmo que o formato seja lento
(eu não sei se é), isso ainda não impacta a mesa o suficiente para levar uma
nota maior – você pode devolver uma criatura que só será baixada no turno
seguinte e no 6º turno, é bem possível que o seu oponente tenha várias
criaturas que podem ser sacrificadas sem um dano maior.
Griselbrand
Constructed
3.0
A
questão é a seguinte: Griselbrand é um alvo muito bom para qualquer deck que
está procurando trazer criaturas do cemitério para a mesa. Ele entra e você
ainda pode comprar as 7 cartas quando quiser – se você não estiver com a vida
baixa, será bem difícil perder o jogo.
Limited
1.5
Assim
como Avacyn, ele custa muita mana, sendo que só em um deck quase monoblack
poderia jogar. Eu até acho que ele é melhor que ela, pois fará algo mesmo que
leve bounce e atacando uma vez, colocará você muito à frente – afinal, será uma
virada de 14 de dano (7 que você ganhou e 7 que o seu oponente perdeu).
Ceifador de Almas
Constructed
1.0
Isso
não é Titã e a habilidade dificilmente irá funcionar a freqüência necessária
para valer o seu custo.
Limited
4.0
É
um monstrão. Ele troca com basicamente qualquer criatura do formato, bate forte
e ainda te dá compras eventualmente. É um excelente finisher para Limited.
Solidão Homicida
Constructed
1.0
Muito
esforço para funcionar, e quando funciona nem é tão bom assim.
Limited
2.5
Isto
aqui, junto com o encantamento que coloca demônios 5/5, pode definir um
arquétipo no Limited. E um muito bom. Ela tem riscos, assim como o raro, mas funcionando,
ganha o jogo para você.
Fragilidade Humana
Constructed
2.0
Se
Humanos continuarem a ser um arquétipo, eu vejo isso como 1-off ou no sideboard
dos decks.
Limited
3.0
Vejo
essa carta como Deathmark. Ela tem as suas fragilidades, mas quase todas as
cores estão cheias de humanos.
Carniçal Caçado
Constructed
1.0
Tem
coisa melhor no construído que não joga, então...
Limited
0.5
Eu
acho isso muito, muito ruim. Ele é pior do que Gato do Santuário, e Gato do
Santuário já era bem ruizinho.
Onda Assassina
Constructed
2.0
Vejam
só, isso não é Zenite preto. Na verdade, eu acho que isso tem mais chance de
ver jogo em aggros do que em controls como um grande finisher.
Limited
1.5
Não
é bola de fogo e cartas que dão opções para o oponente são sempre piores do que
parecem.
Gêmeos Maalfeld
Constructed
1.0
O
problema que o cara tem hoje ao avaliar uma carta de custo seis é que sempre
iremos comparar com Titã. Ao fazer isso, você vê que essa carta não tem chance
alguma de jogar no construído.
Limited
3.0
Já
em Limited, ela é excelente. 4/4 é um corpo respeitável para uma criatura que
torna removal do oponente um pouco menos eficiente.
Morcegos Medulares
Constructed
1.0
4
de poder com evasão: check. Outras habilidades relevantes. Não =(. Custo baixo:
Não =(. É, não.
Limited
3.0
Wow!
4 de poder com evasão na curva 5 é bem legal, e mesmo com um custo tenso, a
habilidade regenerar não é irrelevante ao considerarmos quantos anjos existem
no formato.
Agonia Mental
Constructed
1.0
Descarte
de quatro manas? Vou deixar pra lá.
Limited
2.0
Ele
custa quatro manas e isso é bastante para um descarte, mas ainda são duas
cartas com uma perda de vida que é sim, relevante. De qualquer forma, eu não
usaria mais do que 1 no meu deck.
Mordida Necrotizante
Constructed
1.0
Mesmo
que custasse apenas uma mana não seria bom o suficiente para formatos
construídos. Este tipo de efeito simplesmente não é muito bom.
Limited
2.5
Eu
não sou fã desse tipo de trick, mas ela não apenas mata um bixo do oponente,
também serve para proteger as suas criaturas. Podia custar menos de qualquer
maneira.
Morto Poluto
Constructed
1.0
É
muita coisa para destruir um terreno.
Limited
2.0
Eu
não acho que destruir um terreno será muito relevante, mas ainda é uma criatura
3/3.
Ardil do Predador
Constructed
1.0
Iei,olha,
uma aura! É um pouco melhor que Força Profana, mas não tão melhor a ponto de
ver jogo.
Limited
1.5
Eu
nunca fui muito fã deste tipo de aura, mas se você acabar ganhando um ou outro
jogo pela sua habilidade de Intimidar.
Demônio Renegado
Constructed
1.0
Custando
5 manas e sem nenhuma habilidade, tem que ser bem maior que isso para ver jogo.
Limited
2.5
Não,
não é nenhuma maravilha, mas é uma criatura com bastante poder ofensivo que só
te custa mana, sem exigir sacrifícios extras. Em um deck agressivo, é perfeito.
Geist Holofote
Constructed
1.0
No
terceiro turno, eu quero fazer algo do mesmo nível de uma Liliana ou Lingering
Souls, e isso não está nesse nível.
Limited
2.5
Criatura
voadora com 2 de poder sempre é bom e a habilidade não será totalmente
irrelevante quando temos tantos anjos no formato.
Demônio da Cela das Almas
Constructed
1.0
No
cast, eu cheguei a dizer que talvez isso fosse ver jogo, mas Geralf’s Messeger
é muito melhor pelo mesmo custo convertido.
Limited
2.0
É
uma criatura bem agressiva, então se lembre de fazer com que o resto do seu
deck também seja.
Habitante das Covas Traiçoeiro
Constructed
2.0
Eu
não vou dizer que não irá jogar, pois é 4/3 por apenas duas manas, mas o fato
de voltar como uma 5/4 para o seu oponente ao morrer, complica bastante a sua
viabilidade. Provavelmente, você desejará ser o deck mais aggro ao usar isso, e
levar um removal nesse bixo pode ser devastador no começo do jogo.
Limited
0.5
Soltando
no segundo turno, ele poderá dar um hit ou dois antes de ser parado por
quaisquer duas criaturas que o oponente tenha. E se ele levar um removal, é uma
senhora tragédia: você não apenas perdeu uma criatura, mas o seu oponente
ganhou uma 5/4 gratuitamente!
Triunfo da Crueldade
Constructed
1.0
Assim
como outros encantamentos, é muito trabalho fazer funcionar e o resultado nem é
tão bom assim.
Limited
1.0
Isso
é carta de sideboard na melhor das hipóteses. E mesmo assim, eu pensaria duas
vezes antes de usá-la.
Carrasco Morto-vivo
Constructed
1.0
Quatro
manas por uma criatura 2/2. A habilidade tem que ser muito boa para valer o
custo e não é o caso desse zumbi.
Limited
3.0
Largar
uma criatura 2/2 no quarto turno não é grande coisa, mas o fato de poder ser um
2 por 1, isto é, matar duas criaturas do oponente, é bom demais para deixar
passar.
Pacto Maldito
Constructed
1.0
Maldito
sou eu que preciso terminar o review com uma carta dessas.
Limited
1.0
No
pré-release, eu vi isso jogando e foi simplesmente horrível. A não ser que você
tenha um deck com MUITO removal, isso aqui será bem ruim, pois o seu oponente
continuará escolhendo o que fazer com ela. Não digo que é totalmente ruim, pois
você pode usar nas suas criaturas quando o oponente estiver com o deck com
muito removal.
Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.
Tweet
Ser o primeiro a opinar é sempre um desafio hehe. Pois bem, eu achei a cor preta bem "mais ou menos" gostei somente do Griselbrand. Quem sabe com a rotação do bloco outras cartas lançadas vejam jogo, mas no momento acho que não.
ResponderExcluirAbraço
Pacto Maldito + Habitante das Covas Traiçoeiro ???
ResponderExcluiraté a curva de mana é favorável, desce ele num turno, encanta no outro e jah vai pro ataque. Sinceramente eu achei o preto bem fraco, e olha q o azul ta uma tristeza (é uma pena pois são minhas 2 cores preferidas), mas no geral da pra se divertir no limited, infelizmente pouca coisa será útil em outros formatos. To no aguardo do review de vermelho ein!
Concordo com o Rafael ai em cima... não teve nada contundente fora o Griselbrand, mas pelo fato de ser uma edição de retorno do anjo q faz pão, cuca e limonada, acredito q ta de bom tamanho....
ResponderExcluirApenas acho q as edições desse bloco foram decaindo, sendo Innistrad a melhor das 03 e Dark Ascension melhor q avacyn restored (apesar de terem vindo algumas cartas bem legais pra commander, huahauhauahuahuahuahauhauahua)....
Aproveitando o comentário, Augusto, por acaso depois de jogar o Pré, pensa diferente sobre alguma carta q tenha avaliado antes das cores azul e branco..?!?!?!?
Algumas criaturas azuis parecem melhor do que avaliei antes, principalmente as voadoras. E Ao Vácuo, aquele bounce de 2 criaturas, é pelo menos, nota 3. O formato é bem rápido, portanto, bounce é foda.
ExcluirNesse mesmo sentido, alguns anjos de custo alto também receberiam nota menor, pois o formato é bem mais rápido do que eu achei que seria. E pela falta de removal, também daria uma nota maior para Extrair as presas.
Heh... Preto ta mesmo uma bosta!
ResponderExcluirAs únicas cartas que eu vejo como jogáveis são "Griselbrand", "Habitante das Covas Treiçoeiro" (que vai ver jogo no legacy e talvez no modern, mas não no standard) e "Onda Assassina" que, ao contrário do que muita gente tem achado, pode ser um bom finisher e um removal considerável, uma vez que, junto com algum outro removal como "Day of Judgment" pode fazer um SENHOR estrago no oponente.
Com essa cor aqui Augusto, você foi genoroso até de mais! =P