Este é o segundo de uma série de posts avaliando
todas as cartas de Avacyn Restored para Constructed e Limited. Obviamente, são
apenas opiniões baseadas no meu limitado conhecimento de Magic dentro de um
metagame ainda desconhecido.
Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.
Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.
Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.
Esse post irá avaliar a cor azul.
Aprendiz de Alquimista
Constructed 1.0
Ele está a uma mana de
distância de talvez ser jogável. E mesmo assim, não seria maravilhoso.
Limited 1.5
Bloqueio, sacrifico e
compro uma carta. Não é horrível, mas também não é o máximo, pois nós não temos
mais mórbido como habilidade no formato.
Acumular Componentes
Constructed 1.0
Eu achava que Concentrar
era bem ruinzinho, por isso, é difícil se acostumar a esse tipo de carta de
compra. Com Alquimia Proibida e Pensar Duas Vezes nos formatos mais recentes e
draws ainda melhores em Legacy, não vejo muito futuro pra isso não.
Limited 2.5
O que faz isso ser
realmente bom é o fato de poder colocar qualquer carta da sua mão no fundo do
grimório, não apenas uma daquelas que você comprou. E ela ainda tem apenas uma
mana azul no custo, o que facilita bastante para que seja jogada.
Embate Arcano
Constructed 2.0
Esse é o tipo de carta
que cheira a combo. Não vejo isso jogando no T2, mas em formatos mais antigos,
talvez sendo buscado com Tutor Esclarecido; por que não? Quem sabe 1-off em um
High Tide? :P
Limited 1.0
Eu não quero descartar completamente
a carta, pois talvez haja algum tipo de deck estilo Burning Vengeance ou Spider
Spawning escondido no set, mas no momento, eu não vejo futuro.
Capitão das Brumas
Constructed 1.0
Tenho a impressão que
para Constructed, ele não é muito melhor que Guarda da Meia-Noite. Talvez, seja
até pior porque restringe a habilidade de desvirar aos humanos.
Limited 3.0
Mesmo sem outros
humanos, isso é tri bom, pois você pode virar e desvirar não apenas criaturas,
mas também outras permanentes, como terrenos. Dar uma zicada no oponente é
sempre bom. E com apenas um outro humano, você pode abrir o caminho para fazer
excelentes ataques e/ou ainda conseguir se defender posteriormente.
Calafrio Incapacitante
Constructed 1.0
Frost Breath até chegou
a ver um pouquinho de jogo, mas não muito. E comprar uma carta para virar uma
criatura a menos em um ambiente onde as mesas parecem estar sempre cheias de
fichas, não é uma boa troca.
Limited 1.5
Eu gosto muito de
cantrips (cartas que fazem algo e ainda te dão uma compra), e essa aqui é muito
legal, seja para botar mais pressão no oponente, seja para ganhar um tempo para
estabilizar a mesa.
Navegador Habilidoso
Constructed 1.0
Buenas, tem muita carta
melhor com esse custo, mesmo com a possibilidade de você ter 2 Blinking Spirit
na mesa.
Limited 3.0
Em Limited, isso é foda. Com 4 manas, sendo
duas azuis, você será quase imune a removals. Explico: sujeito usa removal em
uma de suas criaturas, em resposta, você usa a habilidade do Navegador Habilidoso,
ele volta para o campo de batalha, você o emparelha com a criatura sendo morta,
e a remove de jogo, portanto, evitando o removal. Foda.
Maré da Devastação
Constructed 2.0
Primeiro quero dizer que
nós não temos mais Psicatogue no ambiente, portanto, isso é pior que Upheavel,
pois não devolve terrenos. Entretanto, com Almas Penadas e Espadas correndo enlouquecidas
por aí, ela pode ser bem interessante como sideboard ou 1-off, pois o custo sem
milagre é razoável.
Limited 2.5
Essa é a típica carta
que você constrói o seu deck em volta. Pega algumas anulações, alguns removals,
joga uns bixinhos para morrerem na fase de combate, um ou outro draw para
filtrar e boom, reseta a mesa. Aí o seu oponente solta uns bixinhos e você o
anjo grandão que estava segurando – se você der sorte, ainda consegue usar pelo
custo de milagre e soltar as suas coisas no mesmo turno.
Ou ela é simplesmente o
seu plano reserva caso não consiga partir para o beatdown. Eu gosto.
Onda Medonha
Constructed 1.0
Medonha mesmo é essa
carta. Sacramenta.
Limited 0.5
Veja só, quatro manas
para o cara colocar QUATRO cartas no cemitério. É muito pouco...isso começa a
ser bom quando você tem, sei lá, 7~8+ manas? Não me parece muito razoável
esperar que isso vá acontecer com frequência.
Escudeiro de Elgaud
Constructed 1.0
Ele é muito caro. Se
custasse menos poderia jogar – mesmo que apenas uma mana.
Limited 2.5
Ao contrário das outras
cartas com Elo espiritual, o interessante dessa aqui é que ela torna as
criaturas emparelhadas menos vulneráveis a removal. Eu gostei bastante.
Ventos Favoráveis
Constructed 1.0
Iei! Eu tentei dar uma
nota maior que isso, pois pensei que poderia entrar em algum Delver, mas é
muito lento e restrito para isso.
Limited 1.0
Se você tiver muitas
criaturas voadoras, pode jogar da mesma forma que Intangible Virtue entrava nos
decks em Innistrad eventualmente.
Geist Acorrentado
Constructed 2.0
Eu curti bastante isso e
creio que irá jogar no sideboard de algum deck control ou mesmo no seu main
deck. Note que o custo de manutenção é um para cada OUTRA criatura, isto é, se
estiver sozinho na mesa, é uma ¾ voadora por três manas. E mesmo que você tenha
mais uma ou duas criaturas na mesa, o custo de manutenção não será tão alto
assim.
Limited 2.5
Ela é bem forte ainda,
mas como em Limited, é bem mais difícil montar decks com poucas criaturas, o
custo de manutenção pode ser bem doído.
Distração Efêmera
Constructed 1.0
Esses demônios são meio
goblins, né? Sabe, se distrair com coisinhas coloridas voando por aí e tal...
Limited 0.5
No fim, ela é basicamente “uma mana azul:
compre uma carta”.
Alquimista Galvânico
Constructed 1.0
Na boa, é só uma
tartaruga gigante.
Limited 1.0
Ela continua a ser uma
tartaruga gigante...convenhamos, dificilmente você fará grande uso dessa
habilidade, até porque custa 6 manas para desvirar as duas criaturas. Mas se
você emparelhar com um bom blocker ou criatura com alguma habilidade legal,
pode tornar bem complicado para o seu oponente atacar.
Rapina do Geist
Constructed 1.0
Mais uma vez, se custasse uma a menos, eu acho
que poderia jogar – aliás, será que se custasse apenas UU seria tão forte
assim? Mas do jeito que as coisas estão indo, não creio que counters serão
muito melhores que isso.
Limited 2.0
Eu gosto de anulações assim, estilo Bone to
Ash, pois vale a pena esperar para fazer um 2 por 1 (anula uma carta do
oponente e te dá uma criatura).
Fantasmorfia
Constructed 1.0
Feitiço que não faz
porra nenhuma. Simples assim.
Limited 0.5
Fuga Engenhosa é
parecida com isso e não jogou, então, nops.
Bruxuleio Fantasmagórico
Constructed 1.0
É parecido com Piscadela Momentânea, mas
também não é Piscadela Momentânea. Não gosto.
Limited 1.5
Ela é legal para brincar nas fases de combate,
mas não tem Muldrifter para a gente ganhar card advantage, então o seu melhor
uso talvez seja ganhar tempo para bloquear ou resetar criaturas com Elo
espiritual.
Toque Fantasmagórico
Constructed 1.0
Olha só, dá pra encantar
a criatura, atacar e desvirá-la no mesmo turno. Kibom.
Limited 1.5
É um pouquinho melhor em
Limited, mas continua sendo uma aura e é obrigado a atacar pra virar, então
acaba restringindo bastante o seu uso.
Vanguarda Grifina
Constructed 1.0
Não, não é Muldrifter.
Limited 2.5
Em Limited, isso é muito bom. Cinco manas, três
de poder evasivo e ainda dá draw. Curti afu.
Skaab de Havengul
Constructed 1.0
Seis manas é custo de
Titã. E isso não é Titã.
Limited 1.0
Seis manas que te obriga
a devolver outra criatura quando ataca é custo demais – ele nem é tão forte
assim. Eu sei, você pode usar criaturas com habilidades que desencadeiam ao
entrar no campo de batalha ou resetar criaturas emparelhadas, mas ainda assim,
é mais provável que ele te atrapalhe.
Reflexo Infinito
Constructed 1.0
É uma aura de seis manas
e isso é vulnerável demais. Com Sovereigns of Lost Alara, quem sabe jogue para
transformar as suas birds em bixões buscando outras auras fortes.
Limited 2.5
Olha só, chega o 6º
turno, você solta isso no seu Anjo voador e ataca para a vitória. Curti.
Ao Vácuo
Constructed 1.0
AIIII se fosse Mágica
Instantânea.
Limited 2.5
Ela devolve DUAS
criaturas e isso é um ganho de tempo MUITO grande. Eu gostei pra caramba disso
aqui para Limited.
Buscador de Tranca
Constructed 2.0
Eu gostei disso aqui.
Ela perde o Hexproof do Invisible Stalker, mas ganha dois de poder. Talvez,
pode ser sideboard de control contra outros controls.
Limited 3.0
Stalker é máquina com
equipamentos em Limited, mas é bem medíocre sem. Isso aqui é mais vulnerável,
mas bate muito forte mesmo sem equipamentos.
Espectro Solitário
Constructed 2.0
Eu gostei disso aqui,
pois ele tem um corpo forte (4/4) e resistência à magia, então talvez possa
funcionar como O finisher de um deck control rodeado de Planeswalkers, pois
cavar quatro cartas no seu deck por turno é um senhor draw.
Limited 3.5
Ela é forte, difícil de
matar e cava o teu deck. Gostei MUITO.
Místico Lunar
Constructed 1.0
Parece legal comprar
cartas enquanto você dá cantrip, mas custa muito e tem um corpo deveras fraco
para sobreviver e fazer algo.
Limited 1.0
É difícil, pois é caro
para baixar e ainda há o custo constante para comprar cartas, sendo que você ainda
precisa de instants! Complica.
Apelo às Massas
Constructed 2.0
Uma ou duas no deck de
humanos? Acho que vale a pena testar.
Limited 2.0
Se você draftar vários
humanos, como sete ou mais, dá pra jogar.
Corvo das Brumas
Constructed 1.0
Custa muito para dar um
bounce – já se foi o tempo que Man-o-War era bom.
Limited 2.5
Ok, bixo com evasão que
dá bounce é excelente no Limited.
Grifo do Vale da Neblina
Constructed 2.0
Então, é a típica carta
que faz o sujeito arquear as sobrancelhas. Ela parece entrar bem no Delver para
fazer malandragens com Moorland Hunt, apesar de custar quatro. Pode jogar em
algum control UW que também abuse de Moorland Hunt, mas não sei se é uma engine
boa o suficiente para esse tipo de deck.
Limited 2.5
Na real, ela será só uma
4 manas, 3/3, voar. E isso já é bem bom.
Contrabandista de Nefália
Constructed 1.0
A habilidade custa muita
mana para que possamos aproveitá-la.
Limited 2.0
Se você conseguir ficar
com manas abertas para brincar com isso, é maneirão, pois pode desencadear
habilidades, resetar criaturas emparelhadas, bloquear e remover do combate, e
ainda atacar e remover do jogo para que a criatura possa bloquear também.
Sagacidade
Constructed 2.0
Creio que pode ser side
contra burn e descartes, mas é tão restrito que não é nada sagaz colocar isso
nas suas 75 inicias sem uma análise séria do metagame.
Limited 0.5
Se o cara tiver uma bola
de fogo, acho que vale a pena usar, mas é bem ruinzinho.
Despir da Realidade
Constructed 1.0
Crap, simplesmente crap.
Nós já tivemos isso no construído e também não jogou, então não, não é bom.
Limited 2.0
Isso é muito legal para
brincar no combate. Block numa criatura, devolve a bloqueadora e a outra
atacante pra mão e estraga o ataque de um oponente!
Carniçal da Coroa Pútrida
Constructed 1.0
Pútrido é o deck que
usar isso aí, na boa.
Limited 1.5
Ela custa muita mana
pelo seu corpo e pelo seu efeito que só funciona quando morrer! Mesmo se
tivéssemos cartas com recapitular e zumbis que exijam exilar criaturas para
serem baixadas, isto ainda seria ruim.
Dragonete Remendado
Constructed 1.0
Legal você soltar isso
na mesa e perder para um Snapcaster Mage.
Limited 2.5
Tem restrições para
bloquear, mas o custo é muito fácil de pagar pelo seu poder/resistência.
Excelente drop.
Antecipação
Constructed 1.0
É MUITO condicional para
funcionar, desculpa.
Limited 0.0
Na boa, eu nunca vou
usar isso aqui. Se o seu oponente tiver a mínima suspeita que você tenha isso,
ele simplesmente nunca vai soltar a segunda carta. E você vai ficará sempre com
duas manas presas...
Prisão Espectral
Constructed 1.0
Que bom, quer dizer que
nem trancar completamente como Ice Cage isto aqui tranca? Ok.
Limited 1.0
Ice Cage não era a carta
mais difícil de lidar, e isso aqui nem tranca completamente a criatura, mas no
desespero pela última carta para fechar o deck, pode ser.
Levado pelos Espíritos
Constructed 1.0
É muita mana para
funcionar, mesmo que eu ache que +2+2 e voar sejam bem relevantes.
Limited 3.5
Mamáquina. Rouba um bixo
e ainda torna ele um monstro de matar? Nossa! Bom demais.
Mentor Severo
Constructed 1.0
Mill nunca é bom.
Entenderam?
Limited 1.5
No formato anterior,
isso era bem melhor. Agora, tem bem menos cartas pra dar Mill no oponente ou
mesmo abusar do Mill em você mesmo, portanto, bem fraca.
Mercadoria Roubada
Constructed 1.0
O ruim é que é qualquer
carta que não seja terreno. Se fossem apenas permanentes, talvez fosse ver
jogo. Certo? Mas eu posso estar perdendo algo aqui.
Limited 0.5
É muito aleatório jogar
isso aqui para você acabar revelando uma carta que pode ser simplesmente
irrelevante.
Tamiyo, a Sábia da Lua
Constructed 3.5
Eu gostava de Ajani
Vingador, e de certa forma, ela o lembra com a sua primeira habilidade. O fato
de a permanente ser virada ajuda a protegê-la e o emblema é muito bom.
A segunda habilidade me
pareceu muito boa para usar com as minhas próprias fichas ou com as do oponente
em um primeiro momento, entretanto, agora, não acho que ela será tão usada
assim, pois para que ela seja um Tidings, por exemplo, iremos necessitar quatro
criaturas viradas – se chegar o quinto turno, e o oponente ter 4+ criaturas na
mesa viradas e você usar o seu quinto turno apenas para comprar cartas, é bem
provável que você perca no turno seguinte; se você for um deck de controle, não
parece uma boa ideia atacar com as suas fichas que estão defendendo os seus
pontos de vida para comprar cartas.
Não que eu ache que a
habilidade nunca será usada, é óbvio que eventualmente será. Apenas acredito
que não seja tão boa quanto parecia inicialmente.
De qualquer maneira, como
mais um PW para o Esper, ela é muito boa sim, e o seu emblema é realmente muito
forte com removals, anulações (nem tanto por causa do novo terreno
anticounter), cartas de compra e Lingering Souls – fazendo quatro fichas por
turno, logo você vence o jogo.
Limited 4.0
Planeswalkers são sempre
fortes. A habilidade de trancar permanentemente uma criatura do seu oponente
enquanto você aproveita para comprar algumas cartas é bem complicada de lidar –
especialmente nesse formato onde há diversos bounces muito bons (vira uma
permanente, devolve a outra pra mão, bloqueia a outra). E se você chegar ao
ultimato com algum removal ou bounce, GG.
Vigilante em Tandem
Constructed 2.0
Eu não sei...ela é bem
frágil, mas comprar cartas é tãããão bom! Usar isso como 1-off em algum Delver
ou deck de fichas não é o fim do mundo – faz Delver, segue com qualquer no
segundo turno, baixa isso no terceiro, compra 1 carta deixando o oponente numa
decisão bem complicada: mata o Delver que está batendo forte ou o Vigilante que
será uma máquina de comprar cartas com qualquer coisa que entrar na mesa. Não,
não acho que seja certo que irá jogar, mas vale o teste.
Limited 3.0
Comprar cartas é bom, e
em formatos onde os recursos são mais limitados, é melhor ainda. Ela continua
sendo frágil, mas você pode simplesmente emparelhar o Vigilante com criaturas
voadoras e correr para o abraço – com as cartas que removem uma das suas criaturas
de jogo e a devolvem em seguida, também fica mais fácil protegê-lo e
emparelhá-lo com criaturas mais fortes que entrem na mesa depois.
Maestria Temporal
Constructed 3.0
Devo admitir que talvez, eu tenha subestimado a habilidade Milagre ao avaliar as cartas brancas. Cartas como Ponder, Brainstorm, Preordenar, e especialmente, Tampo de Adivinhação do Sensei, facilitam e muito que elas sejam utilizadas – e Time Walk não é uma das Power Nine por acaso.Portanto, no Legacy principalmente, a possibilidade de abusar da mecânica é bem real – fica o props para o Other que me convenceu disso quando gravamos o podcast de Spoiler.
Indo para o T2 agora, eu sei que isso não é Time Walk, e mantenho a crítica feita quando avaliei o branco: o fato de você se obrigar a jogar uma carta com Milagre quando você não poderá aproveitar totalmente os seus recursos apenas para aproveitar o custo demilagre, complica bastante.
Entretanto, creio que no caso de Maestria Temporal, esse fato é amenizado, pois um turno extra não tem como ser ruim, ao contrário de Terminus que pode ser inútil. E ela nunca será apenas um Explorar, pois você não estará apenas ganhando um land drop e ciclando uma carta, você também terá mana a ser usada – flippando no 3º turno, por exemplo, terá uma mana do terceiro turno que sobrará (Go Ponder!) e mais quatro do turno extra!
Esse turno extra pode ser essencial para você usar um Day of Judgment ou um Escambo de Sangue antes que seus pontos de vida fiquem com apenas um dígito.
Claro, sair com isso na mão é meh, mas comprá-lo sempre será bom, então, não vejo problema em usar um ou dois no main deck de Ux controls, e não me surpreenderia se alguém usasse ainda mais cópias que isso.
Limited 2.5
Basicamente, tudo o que
eu disse sobre o T2, se aplica aqui também. Não é legal sair com isso na mão,
mas usando apenas uma cópia, as chances não são tão grandes assim. O que você
pode fazer flippando isso no começo do jogo pode não ser tão forte quanto o que
você faria no T2, mas o ganho de tempo e mana é simplesmente muito bom para
deixar passar.
Desaparecimento
Constructed 2.0
A questão é que é permanenteincluindo, portanto, Planeswalkers. Não é o melhor bounce do mundo, mas usar1-off em um deck control Ux é de boa.
Limited 2.5
Sem o custo de milagre,ela ainda seria uma carta razoável por ser instant e devolver permanentes não-terrenos, por isso, penso que acreditar no coração das cartas para tirar uma dessas no top deck é apenas um bônus. Um excelente bônus, diga-se de passagem.
Artesão de Asas
Constructed 1.0
Voar é uma habilidade bem
efetiva, mas essa criatura é muito fraca e vulnerável para fazer alguma
diferença. Além disso, os decks que gostariam de algo como isso são Ux Tempo,
como Fadas e Delver, e a maioria de suas criaturas já tem algum tipo de evasão
(voar especialmente, aliás).
Limited 2.5
Entretanto, em Limited, isso é excelente, pois enquanto ela
estiver emparelhada com alguma criatura, você terá duas criaturas com evasão na
mesa – sendo que a outra, provavelmente, será uma criatura com um custo mais
baixo do que geralmente teria um bixo voador.
Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.
Tweet
Azul veio uma bosta nessa edição!
ResponderExcluirOk... Eu me surpreendi agora, pra um "Blue Hard Player" você foi até bastante simpático com o azul Augusto. Eu, particularmente, achei uma cor bem fraca no t2, com apenas 3 cartas que efetivamente podem ver jogo (Maestria Temporal, Tamyio e Grifo do Vale da Neblina).
ResponderExcluirPra limited ela é ligeiramente mais jogável, mas ainda sim não impressina quem olha. Eu dificilmente faria Ux em um draft ou selado, apostando muito mais em branco e vermelho para garimpar uma colocação melhor.
Pow, que nada, eu dei uma nota 3.0 e uma 3.5. As outras foram todas 2.0 e algumas com aspas ainda. hehe eu tbm não achei muito forte o azul, mas ainda tem umas cartinhas legais para jogar. está fraco sim, mas seria complicado vir mta coisa boa para o azul agora...delver seria mais tenso ainda.
ResponderExcluireu curto para limited, pois gosto Ux tempo. Bater com voadores, dar alguns bounces e ganhar na corrida do oponente.
Será que alguém se lembra qual foi a última vez que uma criatura comum causou tanto rebuliço?
ExcluirMeuDeusss eu tinha o Tarmogoyf. E troquei por qualquer carta. AHhhhh sou muito Burroo!!!! EU NÂO SABIA Q ELE VALE R$200,00. T.T
ResponderExcluirIsso sim é algo triste! :/
ExcluirGalera.. curti muito o post sobre o Azul.. que sempre será minha cor favorita.. desde idos de 1995 onde joguei pela primeira vez com um Turbo Estase !!!!
ResponderExcluirSó não concordo com a avaliação da carta: Mentor Severo
"No Limited 1.5
No formato anterior, isso era bem melhor. Agora, tem bem menos cartas pra dar Mill no oponente ou mesmo abusar do Mill em você mesmo, portanto, bem fraca."
Não sei qual a sua bronca de Deck Mill, mas acredito que nesse formato é uma das táticas mais eficientes que existem. Veja bem .. num deck de selado por exemplo, algumas pessoas geralmente jogam com 16/17 criaturas, 6/7 mágicas e 16/17 terrenos. Algumas pessoas inclusive splasham alguma cor tipo 2 ou 3 cartas de outra cor. Os decks geralmente tem 40 cartas e se vc tirar 4 delas já se foram 10% do deck, nesses 10% o oponente pode perder 2 criaturas, ou uma criatura da curva, ou duas manas, que nesse formato fazem muita falta, ou quem sabe um remolve das 3 que ele tem no deck. Isso sem falar que nesse formato geralmente só se tem uma carta de cada, caiu no cemitério já era. Por isso acredito que Mill em Limited pode "dar jogo" (aliás pq vcs utilizam esse termo? É alguma giria nova de magic?)
No demais tenho novamente a agradecer e dizer que estou esperando o Magic à Lá Carte de Avacyn, pois confio muito nos conselhos que vocês dão sobre as cartas.
P.S= Em tempo, só pra lembrar.. Eu ganhei o pré-release de D.A utilizando um deck Azul e preto de Mill, inclusive vencendo pelo menos 1 partida por rodada de Library Deck.
É isso.
haha eu lembro desse pré que você comentou que ganhou.
ExcluirEu sei que a carta tem potencial pra fazer um estrago, mas não tem quase mais nada na edição para ajudá-la e ela é bem vulnerável.
Não digo que é impossível que ela jogue, tanto é que dei 1.5, mas creio que isso acontecerá muito mais raramente.