Terceiro dia da segunda semana de spoilers de Avacyn Restored e hoje abriram a torneira dos spoilers comuns e incomuns, alguém de algum país de língua espanhola se adiantou e ja estourou seus boosters, então temos muitos cards novos - por isso a demora no spoiler de hoje. As que estão fáceis de ler eu não irei colocar descrição, e qualquer atualização eu aviso no twitter. Este tópico será atualizado diariamente com as novidades.
Branco (25) - 12 cards comuns e/ou incomuns
Interessante o encantamento, com alguns bônus para anjo ele fica mais interessante ainda, um bom card comum, mas provavelmente não verá jogo nem no standard, nem no pauper, tem um bom potencial para limited e certamente não verá jogo no commander.
Criatura Espírito. Voar. {3w}: Previna todo o dano de combate que seria causado por ~ e pela criatura que ele estiver bloqueando. 2/1. 3 manas 2/1 voar, bom pra limited, only... E com está série, cheia de bombas voadoras, nem disso tenho certeza. O bom é que se você tiver 4 manas para queimar por turno você terá um bloqueador eterno.
Não gostei, o custo é bom, mas é muito condicional :(. Preferia que Harm's Way ou algo no gênero, que lhe dá mais possibilidades. No standard não creio que jogará, no limited é bom, e no commander está fora.
O Card não é tão ruim, afinal é 2 manas 2/2 com alguma habilidade, mas com tantos humanos bons no formato não consigo ver este card jogando. No limited ele pode jogar alguma coisa, até porque iniciativa não é nada desprezível, ainda mais que há possibilidades de bombar ele. Commander nem pensar.
Ainda bem que o custo é proibitivo, senão o deck de zumbis não veria mais jogo (acho que não vai ver de qualquer forma :( ),. Temos muito mais coisas interessantes na curva 4, e no limited, especialmente no selado que será com 6 boosters de Avacyn, não temos muitos zumbis relevantes, então também não rola... Enfim, uma porcaria.
Bom card, se vampiros vir a jogar! Humano, com proteção e ainda com dois de corpo... Gostei, pode ser que jogue no standard, é um bom drop 1 no limited e se rolar um tribal de humanos ele pode jogar no commander (DUVIDO)
Mais um card de tema recorrente no Magic, que deixam a criatura inútil para o combate (ok, ainda serve para bloquear). Não gostei do card, mas com tantas criaturas enormes jogando, ele pode vir a ser necessário. Não acredito ver ela no standard, no limited pode salvar sua pele e no commander tem muita coisa melhor ;)
Não entendi o porque deste card com Raio da revelação no bloco o0?!?! Ruim. Não vejo jogando em nenhum formato, a não ser que tenhamos muitos encantamentos fortes pra limited :(
4 manas para dar proteção para uma criatura, sem flash... Putz... que porcaria... No standard não jogará - CERTO- , no limited pode ser que sirva pra bater uma vez livre e causar algum estrago, e no commander certamente é uma porcaria.
3 manas pra ganhar 3 de vida e ainda sobrar um humano 1/1 não é ruim. Pode ser um bom sideboard contra monored, então tem possibilidades de ver jogo no standard e no pauper, no limited te da vida e ainda deixa um bom bloqueador, só não vejo jogando no commander, mas até la pode-se pensar.
Bom card comum, custo justo, mas reflete claramente sua raridade . Não terá lugar no standard, mas no limited tem lugar certo, já que tem um corpo bom para suportar atacantes e ainda pode ganhar um pouco de vida. No commander não tem como.
5 manas e ainda tem que estar atrelado a uma criatura... Se fosse um encantamento "global ja não seria grande coisa, agora ser uma aura é de f%$# de ruim..... Não jogará no standard, só usaria em último caso no limited, mas não é TÃO ruim no commander.
Alguém lembrou de Decreto da Justiça???? Ok, são 7 manas pra colocar 2 anjos e 9 para colocar 3. Infelizmente é sorcery, poderiam ter deixado este card muito bom se ele fosse instant. Como todos os outros cards, o custo de Miracle deixa ele muito bom (até porque deixa você fazer a magica instant speed no turno do adversário ;)) Considerando dois manas de um pensar duas vezes, para colocar os mesmos 3 anjos, você gastaria somente 7 manas.... Achei ele meio "mais ou menos". Não sei se verá jogo no standard. No limited é um bom card, e no commander é bem "mais ou menos" também... Decreto era bem melhor....
Raenimator branco 0o!!! Gostei do card, mas será que ele verá jogo, tendo saído no mesmo bloco de Ritos de Desenterro??? Creio que não :(. Mesmo assim é um bom card, apesar de não ver jogo no standard. acredito que será muito forte no limited e pode ser usado no commander, principalmente em decks que não tem acesso ao preto.
Apocalipse Zumbi ao contrário e em forma de criatura.... Pra que????? Mais um anjo de custo muito alto, claro que se fosse menor seria abusivo e eliminaria um arquétipo, mas tinha necessidade de lançar este card? Acho que ele não fará muita diferença no standard - não acredito que verá jogo, a não ser que na próxima série saiam muitos zumbis contundentes, no Limited será mais um card grande que você irá desviar, afinal não temos até agora nada que indique que alguém jogará o selado de zumbis, e mesmo no commander é um card ruim... Fail total (e olha que eu não sou um típico hater...)
Apesar dos 6 manas é um bom card, em uma série que vai valorizar o efeito flicker, esse card tem potencial de fazer um belo estrago. Não sei se jogará standard, por termos opções melhores, mas não descartaria por completo, ja no limited eu tenho certeza que este card vai brilhar e muito, e ainda pode ver jogo em algum commander.
Outro Card na curva 5 do branco. Esta criatura pode ser interessante porque ela cresce sozinha e ajuda a diminuir os custos. Deve jogar bem com Thalia, mas será que o deck de humanos comporta mais um card nesta curva??? Se o formato realmente ficar mais lento ela pode ajudar e muito, principalmente se você tiver como proteger ela, mas da forma que está hoje, eu ainda preferiria colocar Cathars' Crusade nesta curva... No limited ela é forte por crescer com certa facilidade e em três ataques pode causar 12 de dano e reduzir o custo para você largar mais alguma bomba, ja no commander ella se torna muito contundente, lembrando que o que conta é o nº de marcadores, não importa a fonte deles....
Alguém vai reclamar do custo desta coisa, mas convenhamos, se custasse menos seria abusivo. Não sei se isso tem lugar no standard, pois temos Honra do Puro e virtude Intangível, mas o card me parece bem bom, principalmente se levarmos em consideração Hero of Bladehold, Monge Honrado pelo Geist, Grave Titan e tantas outras que colocam múltiplas criaturas. No limited também é forte, pois todas as suas criaturas entram no mínimo com +1 de poder/resistência, já no commander ela pode ser uma carta muito contundente , fazendo com que decks baseados em tokens sejam muito agressivos.
Bom card incomum, apesar do efeito de quando entra poder atrapalhar um pouco, pode ser usado junto com cards que tem efeito quando entram, pode ajustar algum soulbond, na pior das hipóteses você pode subir um terreno e caso ainda não tenha feito land drop você ganha um mana e tem um corpo bom por um custo justo. Gostei. Pode eventualmente jogar no standard, muito forte no limited e provavelmente não jogará no commander.
Sinceramente.... Achei idiota o card. Acaba com uma mecânica da série anterior (mana Phyrexiano), e com uma mecânica do próprio bloco (sacrifícios). Não gosto quando eles avacalham com as mecânicas desta forma - realmente existia algo abusivo para que fosse necessário fazer isso??? Tirando isto o card não é de todo ruim, são 4 manas por uma antífona em forma de criatura 3/3 voar. Pode ser que veja algum jogo no standard, apesar desta curva ser complicada nos decks agro com branco. No limited é bem forte e no commander é um tanto quanto condicional.
Bom card de remoção. Seu custo normal é quase proibitivo, mas é compensado pelo seu custo de Milagre. Acho que essa mecânica pode dar algum trabalho durante os torneios por ter uma certa dificuldade em ser rastreada, e os jogadores devem estar muito atentos quando forem jogar com e contra estes cards. A carta é boa em diversos formatos, e arrisco a dizer que poderá jogar até no eternal. No selado joga bem e no commander é muito forte - como diz um amigo meu: "faz pão, cuca e limonada....
Aeeeee. Após anunciarem o retorno a Ravnica, eles lançam uma mecânica tipo "Piscadela Momentânea". O card é comum e forte (ok, não tem o recapitular), mas além de ser uma ótima proteção para suas criaturas, ainda interage bem com efeitos "entrar no campo de batalha" e "Imortal". Creio que verá jogo.
Este foi o primeiro card revelado, o card tema de série, os primeiros comentários foram de que será "card de mulequinho", mas eu não tenho tanta certeza quanto a isso. No construído temos decks que comportam este card (Pod, Heartless, Mana Ramp, Solar Flare), além disso temos como trazer ela do cemitério com certa facilidade. Enfim, acredito que isto ainda tenha possibilidade de ver jogo no construído. No selado é uma clássica bomba - pois se ele cair na mesa acaba o jogo - e tem muito potencial no commander.
Opa, opa, opa!!!! Achei fantástico este card, são só 4 manas (com um só da cor) por uma criatura 3/4 voar que você pode fazer a qualquer momento, surpreendendo seus oponentes na fase de combate, ou largando ela no final do turno para bater no turno seguinte. Além disso, que já é muito bom, ela ainda tira um criatura "não anjo" de jogo e trás de volta imediatamente (tipo Piscadela Momentânea) desencadeando novamente efeitos do tipo "quando entra no campo de batalha", salvando ela de dano letal ou mágicas de destruição. Simplesmente fantástico este card, e acredito que verá jogo no standard, selado e commander. (Launch Weekend PROMO)
Interessante a mecânica soulbound, principalmente porque você pode vincular a criatura novamente caso sua "parceira" morra. O card não chega a ser um Cruzado Mirriano mas pode jogar no deck de humanos, principalmente porque você pode dar golpe duplo para uma criatura que ja está no campo de batalha e finalizar o jogo. Gostei do card e da mecânica, é provável que jogue no standard, certamente é forte no selado e pode ser muito forte no commander. (Buy-a-box PROMO)
Azul (21) - diversas comuns, incomuns e Maré Devastadora
Mamáquina.... ótimo card para decks de controle, evacuação jogava bem, imagina se voltasse todas as permanentes não-terreno com faz esse milagre... Claro que eles não tinham de cagar transformando em feitiço, mas fazer oque!!! O custo de milagre é muito bom, acredito que verá jogo no standard, é um bom trick no limited e jogará bem no commander... Curti muito....
O Custo de miracle é muito bom, mas o custo normal é muito ruim... Sempre é bom atrasar o oponente, afinal você tira uma permanente e atrasa uma compra dele, mas podiam ter incluído terreno né... dai seria jogável, agora dessa forma não consigo ver este card jogando no standard. No limited a história ja é diferente, ele pode te salvar por dois turnos (no caso de ser uma criatura sem ímpeto), então é um bom trick, já no commander acho que não joga, mas é de se cogitar...
Um dragonete zumbi de custo 3, 2/3, sem ter de tirar cards do grave para conjurar... olhe que até pode ser bom. Sempre temos esse tipo de criatura, mas o fato de ser zumbi deixa ela interessante. Tem alguma chance no standard(remota mas tem), é um bom card limited, mas não acredito que jogue no commander.
Duas mecânicas meio bizarras, soulbond (que fofo ficou em espanhol - Unir Almas -) pra fazer mill. Será que realmente alguém, no standard, vai querer usar este card, mesmo que use essa mecânica??? No limited a história é diferente, se houverem mais cards de mill ela pode ser forte com outras criaturas que possuam um corpo bom para bloqueio, ja que com 40 cards no grimório (geralmente 33 no primeiro turno) fica relativamente fácil liquidar com o grimório do oponente. No commander nem te apresenta guria ;)
Estes efeitos de virar ou desvirar sempre são interessantes, e dessa vez eles fizeram eles sem possibilidade de dar loop - OPA - não tem como dar loop?? Então deixou de ser interessante :( É um bom card para o limited, podendo tirar um possível bloqueador da frente ou desvirar uma criatura com {T} - aquela que gera 3 manas por exemplo ;) - ou deixar sua criatura com "vigilância"... No standard não acredito que veja jogo, mas pode ser que surja algo que interaja bem com ela, no commander temos várias cartas melhores para fazer isso.
5 manas por um 3/2 voar, quando entra draw a card não é de todo o mal...Ok, ta longe de ser um mulldrifter, mas quebra um galho, principalmente no limited, aliás, unicamente no limited, que é o único lugar que eu vejo isso jogando.
Reprint de Ravnica bem interessante, ja que você tira um problema da frente, instant speed, e ainda pode voltar um card que faz efeito quando entra em jogo. O grande problema deste card é que você tem que ter uma criatura e tem de voltar ela pra sua mão de qualquer forma, e essa obrigatoriedade é ruim. Mesmo assim gosto do reprint, pode ver jogo no standard (apesar de eu achar difícil), é um bom card limited e não deve jogar commander (pelo menos nunca vi jogando).
Feitiço que deixa duas criaturas imbloqueáveis. No tempo que ela jogar com Cicatrizes de Mirrodin até pode incomodar nos decks de infect, tornando os bem viáveis, depois disso só o futuro dirá. No limited pode te ajudar a finalizar o jogo, e no commander...sei lá. Não gosto dela, mas tem algum potencial.
Isso é feitiço...simplesmente mataram a carta. Simples assim, se fosse instant jogaria muito, sendo feitiço não tem como, pelo menos no construído. No limited é um bom card, e deverá ajudar muit quem estiver jogando nesta cor, ja no commander tem muita coisa melhor.
2 manas 1/1 sacrifica e compra uma carta. Bom card, bem bom mesmo. Pode bloquear e dar o draw, ou incomodar até o momento que você precise acelerar. Não acredito que verá jogo no standard, mas não o descarto, no limited é muito bom, só não é bom no commander pelo mesmo motivo da maioria dos cards que não o são - tem muita coisa melhor para por nos decks.
Mais um card da temática "loners" e achei este interessante, 3/4 voar por três manas, o efeito loner é bem contornável e não é proibitivo, e é uma boa aquisição para o deck de espíritos. Tem algum potencial para o standard, bom card pro limited, até porque você pode ter mais de um devido a sua distribuição (incomum), até no commander ele pode pescar seu lugarzinho em alguns arquétipos. Gostei.
Quase Hálito Congelante.... Mas me digam, o que acham melhor Hálito ou este. Hálito pega até duas criaturas, este compra uma carta... sei lá, prefiro o outro, mas este pode ver jogo no limited, mas não acredito ver isto jogando no standard nem no commander.
4 manas draw três e tira um da mão pro fundo............ Sei lá..... Eu gosto destas compras mais "gordas", mas não acredito muito neste card, se ele colocasse no topo, dai sim, iria interagir perfeitamente com os milagres. No limited é muito bom, ja no standard no commander ele não deve jogar.
Gosto do efeito, mas o {T} no custo mata a carta. A carta tem custo 1, mas só vai ter efeito depois que você juntar 4 manas e ainda puder virar ele. Não creio que verá jogo no standard, no selado PODE ser que tenha algum efeito, mas duvido muito e no commander eu também não vejo muito lugar. Posso estar queimando a língua, mas esse card não jogará nada.
Se esta é uma tentativa de revitalizar o azul, sem deixar ele muito over, acho que este não é o caminho. Vou dizer que gostei do card, mas não consigo deixar de pensar que seu(s) oponente(s) irá se beneficiar antes do card :(. É um bom card para o commander, não usaria de forma alguma no limited e não vejo jogando no standard pois o custo é muito proibitivo.
Outro card "tradicional", espíritos imbloqueáveis na curva três são um clássico. Não vejo isso jogando no standard, já que temos coisas melhores - apesar de ser espírito e receber os bônus do Capitão Drogskol . No limited é interessante, e no commander não tem espaço pra ele. (Game Day PROMO)
Apesar da mecânica soulbound ainda me soar estranha, e como eu ainda não gosto da estética dela na mesa de jogo, obrigando os jogadores a ficar rastreando mais um elemento, ta ai mais um card comum interessante, ja tivemos vários encantamentos de um mana que davam voar, e eles nunca jogaram, mas fazendo isso em forma de criatura fica mais interessante, podendo ser um topdeck que finaliza o jogo, dando voar pra criaturas enormes. Gostei do card, acho que incomodará no selado. Ja no standard e no commander não vejo muito espaço para ele.
Preto (24) - diversas comuns, incomuns, Habitante das Covas Traiçoeiro e Favored of Blood
Que card massa, divertido, funcional e com o flavor perfeito. Sério, achei muito forte. Se você tiver como não fazer ele voltar perfeito, se teu oponente desabilitar as mágicas de cemitério, perfeito, senão, segura esse toco na hora que ele morre. Esse card tem muito potencial no standard, e corro o risco de dizer que até em outros formatos. No limited é supremo, podendo definir o jogo muito rapidamente, e deve jogar até mesmo no commander.
Lembra alguns efeitos de Flagelo, relacionados a quem tem o bicho maior (entenda como quiser). Sei lá, se sair Enxaqueca ou Carícia de Liliana pode ser que.... não, não pode.. O card é ruim, ponto, não vejo isso jogando em nenhum formato, eventualmente no commander, mesmo assim, não boto fé. Pelo menos a história do card é legal, já que o Garruk havia achado a Liliana, mas se fufu novamente, já que a mana preta dela é muito mais forte.
Se a mecânica dos loners funcionar, este card pode ver algum jogo e mesmo assim acho difícil. No standard não deve jogar, no limited pode ser que apareça em algum deck assim como no commander. Não curti muito, mas enfim...
Favored of Blood. Encantamento. Sempre que um oponente perde vida, você ganha aquela quantidade de vida. Sei lá, mais um card que eu acredito que não verá jogo nenhum, mas não tenho certeza, afinal ele tem umas interações interessantes. Não creio que jogará no standard, mas é boa no limited (ok, posso listar ums 50 raras melhores pra tirar no booter) e certamente é boa no commander (ja pensou isto com Pacto de Sangue).
Não joguei com este carde no standard, mas não acho um card ruim, pode ser que veja jogo no standard, é um bom card no limited e certamente muito interessante no commander.
Que card estranho... Na real ele é bem versátil, já que você pode colocar ele no seu deck de zumbis para aproveitar o bônus em criaturas não zumbis do deck, e também pode ser um ótimo removal, apesar disto não acredito muito nela jogando no standard, mas é bem forte no limited, e deve ser bem ponderado no commander.
Outro bom repint, mas podiam ter deixado a arte original ;) Um bom sideboard no deck de zumbis, e até contra ele, pode ser usado para ativar habilidades e ainda deixar de se incomodar com criaturas com imortal (ele funciona bem com aquele demônio de duas manas - prevenindo que ele volte sob controle do oponente). Tem potencial para ver jogo no standard, é um card razoável no limited (por ter poder dois), e pode até ver jogo no commander.
Instant que da regenerar e toque mortífero tem um bom potencial de jogo no limited por pegar seu oponente de surpresa, ja no standard e no commander não gastaria os slots do meu deck nela.
4 manas por um zumbi 2/2, que da -2-2 quando morre - e nem é marcador... Poutz, que card ruim. Não verá jogo em nada PONTO. (ok, mata bicho 4/4... a, fala sério, que coisa ruim).
O jogador alvo perde x pontos de vida e você ganha x pontos de vida, onde x é igual ao poder da criatura com maior poder que você controla. Outra card que me lembrou Flagelo, tem um bom potencial no limited e pode ter uma boa interação no standard e no commander. Não descartaria ela nestes formatos.
Uma Força Profana com bônus, gostei. por um mana você bomba sua criatura em +2+1 e se ela for a única que você controla ela tem intimidar. Não creio que jogará no standard, mas no limited ela é bem forte. Já no commander não creio que veja jogo.
Retorna a criatura alvo de seu cemitério para sua mão. O jogador alvo sacrifica uma criatura.Caraca véio é custo 6 pra voltar um bicho PRA MÃO... PRA MÃO, na real, dane-se que o oponente vai sacrificar uma criatura e que é uma carta de tempo (você troca 0 por 1), são 6 manas pra fazer isso. Muito ruim mesmo, pode ver jogo no limited, ja no standard e no commander temos cards muito melhores pra fazer estas funções (PÔ RnD, podia ser pro jogo né) - Em tempo, adorei a ilustração...
Instant de -x-x sempre é bom, sem restrições melhor ainda. Bom removal, certamente fará várias vítimas no limited, não deve jogar standard nem commander, mesmo assim gostei dela.
5 manas por um 3/3 que quando morre destrói um terreno. Com tantos terrenos bons no standard ele pode eventualmente figurar em algum sideboard no standard, não creio que seja muito contundente no limited nem no commander, afinal tem coisas melhores pra isso.
2 manas 1/1 imortal zumbi... podia ser uma maninha só né, esse dois manas por um 2/2 quando esta bombado (depois do imortal) é RIDÍCULO... Não joga em nada....
4 manas 3/2 que quando morre você pode trazer uma criatura de custo 2 ou menos do cemitério para o campo de batalha.. Não ruim, não chega a ser um Reveilark, mas é uma opção dependendo de como for o seu deck. Pode ter algum espaço no standard (se esse não for dominado por decks vermelhos e decks brancos) e é um bom card no limited e eventualmente até no commander.
Se esta é a resposta para o deck anjos+humanos não se estabelecer, não me convenceu.... O card é um bom sideboard, na melhor das hipóteses, e somente se o deck humanos for Tier1 e estiver muito presente no evento onde você estiver jogando. No limited é um bom card, afinal de contas ele será obrigatoriamente seu sideboard, então se você enfrentar muitos humanos ele entra e no commander é uma bela porcaria.
Mais um card da temática loners (os cards do highlander - só pode haver um). Pra mim ele apresenta a típica relação custo/efeito problemática. Se ele custasse menos, seria muito forte, mas com seu custo ele dificilmente verá jogo..... Eu sinceramente gostei do card - isso sem falar na ilustração, essa perspectiva ficou tão fodaralha que eu demorei a entender o que era - ele tem alguma chance de ver jogo no standard (eu pelo menos vou tentar), no limited ele pode ser muito contundente e no commander é bastante forte também.
Cara, como diria um amigo meu: "- Me caiu os butiá do bolso" (procurem na wikipedia). Fique realmente assustado quando vi este card. Vou começar pela parte ruim, você vai investir 5 manas e esperar voltar para você para exilar a primeira permanente, o outro problema é que você TEM que colocar marcadores e TEM de exilar permanentes e/ou cards da mão, o que deixa ela pior que Chaminé. Vamos a perte boa, se você tiver muito card advantage esse card é supremo, seja usando remoções ou descartes você pode tirar muita vantagem do uso deste card, você ainda pode usar verde ou branco para abusar do uso de tokens (deck em que eu vejo este card pelo menos no side), ou ainda com azul e abusar dos draws... Gostei, achei forte, e acredito que irá jogar, ja no selado não sei se jogará, pois ele machuca muito seu controlador. No commander este card é muito f!@#$, jogará muito e poderá ter decks jogando em torno dele (Zur agradece).
Seguinte, vou dizer.... GOSTEI - pronto.... disse.... Bom card na série, corpo bom, deathtouch e com possível card advantage. Falarei isso agora sem zoação, mas joga muito no Pod, apesar do deck estar em baixa no momento (ainda mais com preto)... No zombies pode ver jogo também. Pode jogar no standard, no limited é mais uma rara de corpo bom, e no commander verá jogo certamente.
Hunnn, não chega a ser um Zênite do Sol Negro, mas pode ver jogo, é um bom card. Seu custo de 1 preto é muito atraente. O problema é que contra decks aggro, você está sempre atrás no "race" de vida e seu oponente não pensará duas vezes em preservar suas criaturas mais importantes, e contra decks de controle, ele não terá muitas criaturas para isso ser efetivo... No limited é bem forte, principalmente se você tiver mais vida que seu adversário e a mesa estiver emperrada com muitas criaturas, ja no commander pode ser interessante contra tokens.deck, se algum estiver muito forte. (Game Day PROMO)
Saiu o grande adversário da Avacyn, o demônio caçado pela Liliana, o ultra motherfucker da série. E não é tudo isso. O custo de 4 + 4 pretos é complicado, apesar de termos o Pod, Heartless e Umburial Rites. Porém, se tiver como manter ele na mesa ele se torna um card muito forte. Sete de vida por sete cards é muito bom, ainda mais quando você tem uma criatura 7/7 lifelink. Ainda não sei se verá jogo, mas nos meus commanders com preto ele estará em todos. No selado é um card complicado por conta dos 4 pretos, a não ser que sua maior base de mana seja preta. Não boto fé, mas é bom ficar de olho....
Quatro manas por um 5/4 voar é muito bom. Colocar ele ao lado de um Garvecrawler que você pode ficar voltando do cemitério, ou de outras criaturas com imortal pode transformar ele em uma das "bombas do standard". O custo de sacrificar uma criatura não é proibitivo, e ela volta 6/5 (ok, tem que sacrificar novamente, mas vale a pena). A primeira coisa que pensei quando via é que ela não voltava de um Dia do Julgamento, mas se estiver acompanhada de outros "imortais" ela volta sim (imagina o estrago dela junto com um Mensageiro de Geralf). Forte no standard, no selado e no commander.
Vermelho (22) - diversas comuns, incomuns, Malignus, Dual Cast e Rito da Ruína
Gostei do card, tem um efeito global controlável e forte, justo por seu custo de mana. É um card que dificilmente verá jogo no standard, mas é forte no limited e supremo no commander, e olha que no standard tem até alguma possibilidade.
Carta bonitinha, mítica, com potencial para ficar enorme, mas claramente um card para commander, ou alguém não consegue pensar em 40 cards melhores para colocar no seu deck standard ( ou em outros formatos). Não gostei do custo, não gostei da raridade, a carta é fraca, afinal ela vai ir diminuindo conforme seu oponente toma dano... Ótima no commander (mas não essencial), boa no limited e péssima no standard.
Ta ai uma boa aura, principalmente se você tiver uma criatura hexproof para não por ela em risco. Pagar um vermelho e {T} pra copiar uma instant ou feitiço é muito bom, mesmo em forma de aura. Gosto do efeito, gosto do card, e torço para que veja jogo no standard, mas não sei se vai rolar. No limited tem potencial, assim como no commander (neste acho que mais ainda), gostei, e muito.
Bom card com soulbond, a possibilidade de outra bomba entrar depois dele e você fazer o link é ótima, abre possibilidade para bater muito forte. É um bom card no standard e pode ver jogo, é um ótimo card no limited, só não vejo jogando commander.
Magica Intantânea. Adiciona {R} a sua reserva de mana igual ao número de criaturas que você controla. Interessante, viabiliza a utilização de cards de custo alto no deck vermelho agro, e pode viabilizar mágicas de custo alto no turno do oponente. Em outros formatos que utilizam cards que contam mágica este card pode ser muito forte (por duas manas a mais você pode colocar mais uma penca de goblins E o Goblin Bushwhacker. Não sei se jogara no standard, fica dependendo de como virá a próxima série, e no limited também não é muito forte pois ainda não se apresentou nenhum card que justifique ela. No commander é muito forte, mas eu achei fantástica mesmo é no pauper.
Aeeeee mais uma compra forte pro vermelho, e vou te dizer, uma das melhores compras que eu ja vi... detalhe, é instant. O card é muito forte em diversos formatos, é um topdeck fantástico, de dá a chance de ativar miracles no turno do oponente, muito bom mesmo. Acredito que jogará no CONSTRUÍDO, independente do formato, um bom card no limited e tem seu lugar no commander. Já é um dos meus cards preferidos da série....
Card interessante, abrindo possibilidades dos humanos jogarem com vermelho (como se ja não bastasse jogar bem com azul e com verde), isso em um terceiro turno pode deixar um Campeão da Paróquia enorme, além de colocar mais três atacantes. No turno seguinte a um Hero isso pode fazer um belo estrago. Bom card e deve ver jogo no standard, no limited também é forte principalmente com alguns cards que deixam suas criaturas maiores, e até no commander pode ver algum jogo em algum token deck (mas aqui o caso ja é mais duvidoso).
Ruim, simples assim. Três para dar um ping de 1 e só em jogador, tudo bem que não tem de virar, mas mesmo assim... No limited pode incomodar um pouco, mas só isso, pro resto ele não serve pra nada.
4 manas por um 2/2 intimidar é ruim, se ele pode crescer sozinho ja fica menos ruim, e é esse o caso, o card ficou justo, tem boas possibilidades de fazer um bom estrago no limited, no standard tem alguma chance (eu não descartaria principalmente num BR vamps), mas a curva quatro do vermelho ta muito disputada por boas cartas raras e mais fortes, e pode ter lugar em um commander tribal. Não deve ser desprezada.
Interessante o card, pode ser um pump de uma mana, ou um removal (tanto pelo -1-1 quanto pela obrigação de atacar), e eu gosto desse tipo de versatilidade, que é típico no preto, e não no vermelho. Bom card por limited, exatamente por esta versatilidade, ja no standard e no commander não deve ver jogo.
3 manas para possibilitar uma criatura de bloquear.... Que card horrível, mesmo com ímpeto ele é ruim. Não deve jogar no standard, é muito limitado no limited (sacaram o trocadalho do carilho) e não jogará nem a pau no commander - RUIM.
Outra aura vermelha, essa dando ímpeto e transformando a criatura em um Piromante Pródigo... sei lá, eu não jogaria com isso no meu deck, tem tanta coisa boa em todos os formatos que eu simplesmente não consigo enxergar isso jogando. No limited ela ja fica mais interessante quando você larga uma criatura grande com 3 manas sobrando para dar ímpeto, ou quando você já esta com um bloqueador contundente que não causa muito dano e que você posso usar no final do turno... é, é ruim mesmo.
Instant +3+0 e ímpeto até o final do turno... Lembra aquilo que eu escrevi sobre o card acima, sobre fazer uma criatura grande com 3 manas sobrando... Ainda prefiro iso aqui disparado neste tipo de situação. O card não é grande coisa, e geralmente o vermelho tem este tipo de card, só que dando iniciativa. Bom trick de combate no limited, provavelmente não jogará no standard e é muito fraca no commander.
Mais uma aura vermelha... ok, gostaram né.... Na real achei esta aqui muito ruim, pois você tem de virar uma criatura para fazer o efeito, e a criatura do oponente nem sofre nada, só não pode bloquear... e você tapou uma criatura pra isso... Não deve ver jogo em nenhum formato, a não ser que eu esteja MUITO enganado.
Thunderbolt.... Um reprint interessante, que pode dar três de dano no jogador alvo, ou quatro na criatura alvo com voar... Esse com voar é que mata o card, mas enfim, não é tão ruim não, mais um burn de custo dois que dá três de dano, e certamente jogará em monoreds burn no standard, só que é no limited dessa série que ele deve brilhar, principalmente com a quantidade de criaturas com voar de corpo até 4 (contando por cima umas 13 até agora), ja no commander ela não joga atualmente, e nem passará a jogar.
Primeiro Timewalk, agora Roda da Fortuna (por um mana a menos).... Esta é a série das "alpha miracles". Muito forte o card, muito mesmo... Seu custo convencional é ruim, mas mesmo assim não é terrível, ainda mais no mono red onde ele desestrutura a mão do seu oponente, e repõe a sua. Jogará no standard, no limited é muito forte e jogará muito no commander.
Ser planeswalker já ta virando uma coisa comum nesse tal de multiverso... Apesar disso (que me incomoda um pouco) o card não é ruim. Duas manas por dois de lealdade é legal, mais uma habilidade de compra pro vermelho, pena que não ajuda no topdeck. Outra novidade, um planeswalker que só pode fazer uma habilidade, pois sua habilidade de menos só poderá ser ativada três turnos depois dele entrar, e esta habilidade é um contra ponto à do planeswalker azul e sua ultimate é interessante, mas vou dizer uma coisa, não curti muito o card, nem o flavor, pois um planeswalker demônio deveria cobrar cara do jogador por seus serviços, não em mana, mas em sacrifícios ou vida...
Assim, assim... Bem mais ou menos. O card não é de todo o mal em um monored, pois abre a possibilidade de você "buffar" um criatura logo que ele entra. Não creio que veja jogo no standard, no limited é meia boca e no commander também não jogara....
Olha outra carta boa pro vermelho.... Dar opção pro oponente nunca é legal, afinal, ele sempre vai escolher o que é melhor para ele, mas uma criatura 4/3 que pode ser jogada no primeiro turno 0o, ou então seu oponente perde 1/5 da vida - WTF!!! Em que situação esta carta pode ser ruim... alguém me diga. Carta que com certeza verá jogo no standard, no limited é um monstro e também irá jogar no commander. Show de bola, recebe o selo de qualidade do mago vermelho ;)
Verde (24) - diversas comuns, incomuns, Rastreador de Ulvenwald e Soul of The Harvest
4 mana 4/3 Javali texto. Why??? Sei la, completamente sem sentido sair este card na série, não tem interação com nada. Não vejo jogando construído, não é bom (só serve pra fazer volume) no limited e nunca será usado em commander... Que lixo(mas sempre tem uns...)
Criatura - Humano Druida. {T} Adiciona três manas de uma mesma cor a sua reserva de mana, utilize este mana somente para conjurar mágicas de criatura. Interessante o card, viabiliza o uso deste monte de criaturas com custo YYY (três cores iguais), mas como todos os cards deste tipo, surge com alvo na testa. O corpo 1 também não ajuda muito, mas por ser humano, pode descolar um lugarzinho no deck, vamos ver, eu não descartaria. No limited somente é forte se você tiver muitas criaturas com custo alto, ou muitas criaturas, então deve jogar bem, e no commander eu não sei se terá lugar, mas acredito que não.
Não curto muito essa habilidade de lutar, não viu jogo e não acredito que verá, antão na minha opinião um slot raro foi muito mal queimado com esta carta (incomum ela seria ruim, rara ela é péssima). Não acredito que veja jogo no construído, mas no selado ela pode fazer estrago, já que você pode fazer seu bicho zé com deathtouch socar uma criatura enorme do oponentes sem precisar ir para o combate. No commander não joga mesmo....
Os Titãs continuam comendo o slot 6 de bons cards... Este aqui é um 6 manas 6/6 atropelar que quando uma criatura não-tokem entra sob seu controle você pode comprar um card. É um bom card com possibilidades de ver jogo no standard, principalmente se você tiver mais de um card para colocar depois dele na mesa, só que você optaria por ele ou por um titã primordial na sua curva 6.... No limited é um bom card, pois possui um bom corpo e uma evasão forte, além da habilidade contundente, e tem boas possibilidades de ver jogo no commander.
Este card faz par com o encantamento preto na história da perseguição Garruk Liliana, e na história essa aqui vem antes da outra, onde o Garrukão se f#$%... Eu não curti o card preto, mas esse aqui não ficou ruim não, não tem nenhuma desvantagem (você compra ou não compra) e esta dentro da cor que costuma ter as maiores criaturas. Acredito que tenha um bom potencial no standard, é condicional no limited, vai depender muito do resto do seu deck e tem muito potencial no commander. Bom card.
6 manas 7/7 texto. Bicho grande por 6 manas, card típico (só não é vorme), sem evasão alguma... Nada demais, mas pode fazer estrago no limited, e é bem funcional com o card acima.
3 manas, 3/3 lampejo com regenera... Bom card, perfeito para fazer no final do turno ou para fazer um bloqueio surpresa. Deve jogar bem no limited por seu corpo consistente e a regeneração, tem alguma possibilidade no standard se rolar aquele deck de lobos mas não deve jogar no commander.
ESTA NÃO É A ARTE DESTE CARD. Peguei arte antiga deste reprint só pra não postar ele solto. Este card jogou bem, mas foi chingado quando saiu por ser um reprint funcional de outro card. Antes não havia sentido em lançar ele como humano (o anterior era elfo - Guia Urbano), mas nessa série ele faz sentido. Na build GW Humans ele pode achar lugar e assim voltar a jogar no standard, no limited é um ótimo card, garantindo o quarto mana ou livrando você de comprar um terreno, e no commander Guia Urbano sempre será melhor ;)
1 mana 1/1 soulbond onde ambas tem proteção contra zumbis... Véio... que bela b#$%&.. Ja tem um humano com vigilância e proteção contra zumbis (no branco, mas tanto faz), pra que mais um card pra inviabilizar a utilização dos zumbis.... Na real acredito que irá jogar bloco, não deverá ver jogo no standard e no limited é quase inútil, no commander nem se fala, é uma bela porcaria.
Já tem naturalizar em Innistrad, realmente não vejo necessidade de um card assim para o construído, pode até ser bom no limited por termos diversas auras e alguns encantamentos globais interessantes (e acredito que seja por isso mesmo), e no commander jamais jogará...
Apesar dos 5 manas por uma criatura 3/5, ela pode ser muito importante principalmente neste selado, afinal de contas temos muitas criaturas com voar e esta aqui tem "soulbond aranha" - hehe - Creio que tem possibilidades de ver jogo até no construído - é um bom sideboard, além de ser muito forte no limite. No commander não tem espaço pra ela.
A criatura alvo ganha resistência a magia até o final do turno e você ganha vida igual a resistência dessa criatura. Card interessante, e apesar de custar um a mais, pode tomar o lugar de Véu do Outono no standard, além de ser um trick bastante forte no limited e até pode ver jogo no commander (se véu joga, ela joga).
5 manas por quatro marcadores +1+1 não é de todo mal, ainda mais quando você pode distribuir eles da forma que você quiser, agora se rolar pelo custo de milagre fica bem boa esta carta... No standard pode figurar duas cópias nos decks infect (e olha que eu odeio essa mecânica), no limited é bastante forte, mesmo pelo custo normal. Não vejo ela jogar commander.
4 mana 4/3 Javali texto. Why??? Sei la, completamente sem sentido sair este card na série, não tem interação com nada. Não vejo jogando construído, não é bom (só serve pra fazer volume) no limited e nunca será usado em commander... Que lixo(mas sempre tem uns...)
Lobo. Criaturas com poder menor que ~ não podem bloqueá-lo. Cartinha comum boa, tem uma remota possibilidade de ser testada no construído (principalmente no bloco), interessante para jogar no limited, principalmente se você conseguir deixar ela maior e no commander nada.
Legal o card, pode ser um bom trick de combate no limited, afinal de contas pode ser um Fog em que você ainda mata uma criatura do oponente, mas o limited é seu território, e só la ele deve fazer alguma diferença.
Carvaleo, 5 manas por um potencial 8/8.... Pareia ele com o do golpe duplo, ou com o que da voar, ou com um titã que entrou antes e vai bater 10 atropelar, ou em alguma criatura com voar... nossa, são tantas as possibilidades, gostei muito do card. Outra coisa, veja ele que interessante fica com o Immerwolf ou com o Prefeito de Avabrook. Acredito que jogará no standard, bombado no limited e forte no commander.
Cara, to na torcida pra isso jogar, o efeito é muito divertido, esse card pode crescer muito, pena que não tenha nenhuma proteção. Vejo isso jogando no GW Tokens, e pode fazer muita diferença num mirror de tokens. Bom card, custo justo e efeito contundente. No standard deverá jogar - e bem - no limited pode acelerar a sua vitória, evitando aquele acumulo de criaturas sem atacar, e pode até ter lugar no commander, também em tokens decks.
Milagre verde divertidíssimo! Eu gosto dos efeitos ++ típicos do verde (exceto no deck de infect). Esse card pode realmente ver jogo, tendo em vista a quantidade de criaturas do hexproof (ou deathtouch). Achei o card bem bom para jogar por seu custo de milagre, e não é terrível pelo seu custo normal. Jogará no standard, no limited é muito forte, pois tem potencial de limpar a mesa do oponente e causar muito dano, e no commander também é boa...
Outro bom card com soulbond, principalmente se você levar em consideração seu custo e suas distribuição (comum). Esse card tem potencial para ver jogo no standard, certamente jogará muito no limited, mas não deve ter lugar no commander.
Eu tava elogiando demais a série, tinha gostado de todas que tinham saído até agora, mas essa é muito ruim. Ok, ok, tem imortal, que é uma mecânica boa, não pode ser bloqueado por criaturas menores, interage bem com o Kessig, e se não tivermos mais Titãs no standard ele pode até jogar no deck, afinal, bombado pelo Kessig ele bate muito forte sem nada na frente, mas quem colocaria ele na curva de um Titã. Já no limited é outra história, o card é forte e pode definir o jogo.
Multicoloridas (3) - sem novidades
Artefatos (8) - diversas comuns, incomuns e Cadafalso da Colina dos Salgueiros
Olha, não sei se vai ver jogo, mas o flavor dessa carta é tão legal ^^ - São necessários três humanos para enforcar outra criatura e o controlador dela coloca um espírito no campo de batalha.. Isso pode ser interessante com o deck de tokens (apesar da maioria ser espírito), afinal, com aquele encantamento que suas fichas tem vigilância você pode atacar e destruir as criaturas do seu oponente. No limited depende de você ter muitos humanos no deck para isto ser funcional, e no commander somente se você tiver um deck tribal. Gostei do card, você se livra de um grande problema (bora enforcar anjos e demônios) e ganha um pequeno problema - e ainda pode usar em uma criatura sua que foi alvo de uma matação usando ela mesma pra ativar a habilidade...
2 manas para fazer o oponente descartar um card e caso você tenha um demônio ele perde 3 pontos de vida.... Poutz, achei que o pergaminho do demônio mais f*#$% de Innistrad seria algo tão f*#$% quanto ele (se bem que né....). Achei o card ruim e não acredito que verá jogo em nenhum formato.
+0+3 pra bloquear uma criatura adicional... No limited pode ser bonzinho (no máximo) e nos outros formatos nem vai se apresentar.
Equip 4.... PQP... Ok, vou pegar leve, não é terrível, só é ruim. Pode ser interessante no limited, afinal de contas da voar e +2+2, e se você tiver algo que da bônus pra anjos... PQP, que troço rui... parei.
Novamente um equipar muito acima do que deveria. A criatura ja tem o drawback de ter de atacar todo o turno. Pelo menos o flavor é legal, e esse +3 pode fazer diferença no limited. Não acredito que jogue outros formatos.
5 manas por um 3/3 que realmente eu não sei o que esta fazendo nesta série e que tem que pagar dois pra cada +1 e só de poder... Estavam inspirados em fazer artefatos ruins pra essa série. Não jogará standard, no limited é bucha de canhão e no commander nem por decreto.
Está é a promocional do evento de lançamento, a arma da Avacyn. O custo é justo, afinal o efeito é muito forte. Se o formato realmente for mais lento, com cards mais pesados, isto pode ver jogo, já que seu efeito é contundente e não é condicionado a você causar dano no oponente, você só precisa atacar. No standard não vai entrar no lugar das espadas nem do Crânio-Marreta, já no limited ela é muito forte e certamente vai em qualquer deck. No commander é um bom card, podendo conviver com outros equipamentos sem ficar devendo nada a eles. (Prerelease PROMO)
Terrenos (1) - Santuário de Srefains
Terreninho legal, e alegremente comum, aliás só acho que é legal por ser comum. Ganha um de vida e gera incolor, e se por acaso você tiver alguns anjos no deck, vai ganhar mais uns pontinhos de vida. Se anjos jogarem massivamente no standard ele jogará, caso contrário será uma boa carta limited, podendo até passear no commander.
Quanto ~ entra no campo de batalha, escolha um tipo de criatura. {T}: adiciona 1 a sua reserva de mana. {T}: Adiciona um mana de qualquer cor a sua reserva de mana. Utilize esta mana somente para conjurar mágicas de criatura do tipo escolhido esta mágica não pode ser anulada por mágicas ou habilidades. O Magic virou realmente um jogo de criaturas x criaturas... Não queremos que suas criaturas sejam anuladas é o que me diz esta carta... Ok, ok, passado o mimimi achei o card legal, tem um que de Boseiju, só que não entra virado, tu não precisa pagar vida e tu impossibilita o uso de anulações contra teu deck tribal... Não temos nenhum deck hard control de anulação no atual standard, então este card não terá tanta força, ja em outros formatos até pode ver jogo, afinal temos goblins e elfos jogando outros formatos. No limited é muito azar tirar este card, já que será praticamente inútil, agora no commander esse card tem lugar em vários decks. Hoje é dia de dizer não gostei pelo jeito....
Interessante o terreno, um dos melhores custo/benefício deste ciclo que vem desde Innistrad. Como ainda temos várias mecânicas que utilizam o cemitério ele é bom assim como o Faithless. Acredito que verá jogo no construído, no limited eu preferia tirar outro card raro, mas na falta de outro e jogando nas cores é uma opção para limpar o deck, e no commander eu usaria fácil.
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Mais um dia mimizento na segunda semana, mas com a aparição maciça de cards comuns e incomuns era certo que isso iria acontecer. A partir de amanhã começarei a postar os spoilers por cor, dai vai sair spoiler durante todo o dia e não deixo meus leitores sem novidades, novamente peço desculpas pela demora. Deixem aqui suas opiniões e aguardem mais spoilers aqui no blog, e depois em nosso podcast.
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