Magic à Lá Carte - Aniversário

24 de abril de 2012

Review de Avacyn Restored - Branco





Este é o primeiro de uma série de posts avaliando todas as cartas de Avacyn Restored para Constructed e Limited. Obviamente, são apenas opiniões baseadas no meu limitado conhecimento de Magic dentro de um metagame ainda desconhecido. 

Utilizarei o sistema que o jogador LSV do ChannelFireball.com usa e que eu gosto muito:



Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.

Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.


Esse primeiro post irá avaliar a cor branca. 


Anjo da Ascensão da Glória 
Constructed 2.0
Se Zumbis continuarem sendo um deck competitivo, creio que ela pode estar no sideboard de Esper Control e Frites, já que ela EXILA os zumbis, o que é muito importante considerando que Rastejador de Túmulos e Mensageiro de Geralf são bem resistentes ao sono abençoado.
Limited 3.0
O custo é alto e em muitos match-ups, será apenas uma 4/6 voar por 7 manas, mas mesmo assim, ainda vale a pena usar. Entretanto, é possível pensar que em algumas ocasiões, ela irá parar no sideboard.

Anjo do Júbilo 
Constructed 3.0
O custo é bem restritivo, mas BW tokens parece ser um deck real e a segunda habilidade é relevante considerando mana phyrexiana em cartas como Gut Shot e Birthing Pod.
Limited 3.0
Novamente, o custo é complicado, ainda mais em Limited. Entretanto, é uma criatura 4 manas, 3/3 voar que dá pump nos seus outros bixos. Claro, se branco não for a cor principal do meu deck, não haveria júbilo nenhum em ter esse anjo na minha pilha de cartas.

Misericórdia de Anjo 
Constructed 1.0
Ó, santa Wizards, por favor, tenha misericórdia de nós e pare de imprimir esse tipo de carta!
Limited 0.0
Sério, esse tipo de carta não faz NADA. Se você está perdendo, ela não muda nada na situação da mesa, e se você está ganhando, ela continua a não te dar vantagem nenhuma, pois não coloca pressão no oponente. Em uma disputa acirrada de dano e troca de criaturas, o que você iria preferir: qualquer permanente, mágica instantânea, ou feitiço que possa afetar a mesa ou isso aqui?

Barreira Angelical 
Constructed 1.0
Pois é. Quando eu era mais novo, eu cheguei a usar isso nos meus decks, mas convenhamos, uma barreira que não possui habilidade relevante alguma não dá, né? Se ela ainda tivesse um de poder, poderia ser considerada uma opção para decks Esper.
Limited 1.5
Creio que isso só é bom se você tiver um deck bem lento. Mesmo que o seu deck não tenha muitas maneiras de lidar com criaturas voadoras, é melhor ter alguma outra criatura que ataque ou mágica que possa fazer algo mais além de bloquear voadores sem matá-las.

Arcanjo 
Constructed 1.0
Alguns anos se passaram desde a última vez que alguém se emocionou ao abrir um booster com Arcanjo.
Limited 3.0
O custo é tenso. Entretanto, ao contrário do Anjo da Ascensão da Glória, eu acho mais difícil que isso vá parar no sideboard, pois uma criatura 5/5 voadora com vigilância irá dominar completamente a fase de combate quando cair na mesa.

Avacyn, Anjo da Esperança 
Constructed 2.5
Eu tinha esperança que Avacyn-tomara-que-ele-não-tenha-cone-de-vapor fosse melhor. Veja bem, a habilidade não é completamente irrelevante, mas quando eu pago 8 manas ou reanimo uma criatura, ela precisa ter um impacto imediato na mesa, mesmo que seja exilada ou devolvida para a mão em seguida. Como isso não é o caso, não levo muita fé na anjinha gótica não.
Limited 1.0
Yeah...8 manas. Mas vai que eu tenho alguma forma de colocar criaturas no cemitério (como as cartas de compra vermelha) e reanimá-las...

Golpe Banidor 
Constructed 1.0
Difícil avaliar essas cartas com Milagre, por isso não direi que é crapOk, mentira, essa aí é crap mesmo; ainda se exilasse o seu alvo...
Limited 2.0
Não serei o cara mais feliz com uma “remoção” de 6 manas, mas ainda assim, ela faz o serviço sujo e pode ser usada no turno do oponente. 

Bênção do Construtor 
Constructed 1.0
Será uma benção jogar contra algum oponente usando isso aqui. E convenhamos, é bem mesquinho esse construtor.
 Limited 1.0
É uma carta pra lá de defensiva, e eu tenho quase certeza que não estarei com o melhor deck da mesa se isso fizer parte das minhas 40 cartas iniciais. =p

Chamado a Servir 
Constructed 1.0
Auras quase não veem jogo em formatos construídos e Chamado a Servir não será uma das exceções.
Limited 1.0
Vejam bem, Spectral Flight é melhor que isso e dificilmente via jogo no main deck. Está faltando cafeína nesse Red Bull.

Cruzada dos Cátaros 
Constructed 1.0
Ok, você pode pensar que “ó, isso seria legal num deck de fichas”, mas amigo, isso custa 5 manas, então você só estaria colocando criaturas no turno 6!
Limited 3.0
Certo, ela custa 5 manas e só começa a funcionar no turno 6, mas quando começar a fazê-lo, você estará numa posição muito favorável. Creio que ela é um pouco pior que Gavony Township, mas ainda assim, me parece uma ótima carta que em um ou dois turnos, pode virar um jogo ou tirá-lo completamente do alcance do seu oponente.

Santificador da Catedral 
Constructed 1.0
Iei! Tem um deck mono-branco que usa essas criaturas, né? E que é bem ruim, né? E que provavelmente, nem iria querer isso aqui, né? Pois é.
Limited 1.0
Ieca, ieca. Mas como a 23ª carta, e me fazendo chorar toda vez que comprá-lo, por que não?

Desvio Nebular 
Constructed 1.0
Isso não é Piscadela Momentânea.
Limited 1.5
Desvia de removals e reseta criaturas com Elo Espiritual, portanto, pode ser útil.

Autoridade de Comandante 
Construcuted 1.0
Que arte linda. Candidata a melhor do set, concordam? No mais, 5 manas para ter uma criatura 1/1 por turno a partir do 6º turno e de forma bem vulnerável não é bom o suficiente para formatos construídos.
Limited 2.0
Ok, é uma aura, é vulnerável, custa 5 manas, mas uma criatura gratuitamente por turno é bom. Não me importaria de ter como a 22ª ou 23ª carta do meu deck.

Quebra de Maldição 
Constructed 1.0
Raio da revelação é melhor, e mal e mal vê sideboards. Fica o props pelo flavor – quem mais notou a ligação com uma criaturinha de Innistrad? =)
Limited 0.5
O dia que tivermos um set focado em encantamentos, eu jogo com isso main deck. Ainda não chegou esse dia.

Extrair as Presas 
Constructed 1.0
É um Pacifismo piorado. Tirem as suas conclusões.
Limited 0.5
Às vezes, é um Ghostly Possession piorado (quando você quer colocar numa criatura sua), às vezes, é um Ghostly Possession melhorado (quando você encanta a criatura de um oponente), ou seja, é muito ruim.
 

Desafio à Morte 
Constructed 2.5
Ritos de Desenterro ainda parece melhor em um Reanimator, mas isso pode acabar vendo jogo porque os dois marcadores não são completamente irrelevantes.
Limited 3.0
Vejam bem, há vários anjos incomuns e comuns. Assim, as possibilidades de trazer uma criatura de volta pumpada não são tão pequenas, e efeitos de reanimação são sempre bons.

Capelão Devotado 
Constructed 1.0
Ah, legal. No 4ª turno, eu viro três criaturas e exilo um artefato ou encantamento. Sei não, esse capelão não parece ter muita fé quando fica sozinho, viu?
Limited 1.5
Na maioria das vezes, o fato de ser uma criatura do tipo Humano será mais relevante do que a sua habilidade, mas ainda assim, é bem jogável.

Deflexão Divina 
Constructed 2.0
Buenas, ela previne dano de várias fontes, então pode ser uma boa no mirror de criaturas ou no sideboard de algum controle, mas eu não faria muito esforço para conseguir uma dessas não.
Limited 3.5
Isso pode ser uma Cólera de Deus para um lado só, e é facilmente splashavel. Não, não é uma Bola de Fogo, mas pode acabar sendo ainda mais devastadora ao ser usada como mágica instantânea.

Anjo da Emancipação 
Constructed 2.0
Ela custa uma mana branca a mais que Pescador Celeste Kor e ganha um a mais de poder apenas. Então, não, não é tão boa assim, mas ela ainda para Geists e Delvers.
Limited 3.0
Certo, atrasará o desenvolvimento da sua mana muitas vezes, mas é uma 3/3 voadora por 3 manas e, de vez em quando, pode ser excelente para resetar criaturas com Elo Espiritual.

Súplica aos Anjos 
Constructed 3.5
Cara, isso é muito, muito bom. Na pior das hipóteses, por 7 manas, temos duas criaturas 4/4 voadoras, o que não é o fim do mundo, e ela será simplesmente absurda se você jogá-la pelo seu custo de milagre com cinco ou mais manas na mesa – e mesmo com 4 manas, já faz um baita estrago.
Limited 3.0
7 manas, duas 4/4 voar, ótimo. E se você der sorte de usá-la pelo custo de milagre, terá que se esforçar para perder.

Explorador do Brejolonge 
Constructed 1.0
Parece que ela está usando uma nave espacial como chapéu.
Limited 2.0
A travessia de pântano pode causar bastante dano e três manas por um humano 2/3 não é de todo ruim.

Comandante dos Noite Dourada 
Constructed 1.0
Comandante dos Noite Dourada. Aparentemente, nosso amigo é líder de um grupo musical de drag queens.
Limited 2.0
Sacanagem ser “outra criatura”, hein? Mas ainda assim, ela é legal se você estiver atacando o seu oponente.

Redentor dos Noite Dourada 
Constructed 1.0
Se fosse para cada outra criatura no campo de batalha, esse anjo poderia ver jogo. Mas é para cada outra criatura que VOCÊ controla, então...
Limited 3.0
Eu não me vejo tirando isso do deck porque ele é bom em jogos mais lentos (4 de poder com evasão) e é bom em jogos onde estamos numa race com muita troca de dano, pois ganhar 6+ de vida enquanto um 4/4 voar entra em jogo pode virar jogos.

Arauto da Guerra 
Constructed 1.0
A treta é o seguinte: tu já vais ter cinco de mana quando Arauto de Guerra entrar em jogo, então não fará tanta diferença assim ter custos reduzidos para suas outras criaturas! Isso se você conseguir desvirar e atacar com ele.
Limited 3.0
Na real, o fato de diminuir os custos dos anjos talvez seja até mais relevante que diminuir para humanos, já que os anjos custam bem mais mana. E mesmo que ela não tivesse esse efeito de reduzir custos, seria uma boa criatura por crescer a cada turno.

Justicar Sagrada 
Constructed 1.0
Quem implora pelo sono abençoado sou eu quando tenho que pensar nessas cartas para formatos construídos.
Limited 2.0
Ela é bem cara, mas ainda assim, é um tapper recorrente quando for ruim e um Pós-Vida sem drawback quando for boa.

Salto de Fé 
Constructed 1.0
Cara, coitado desse zumbi. Olha a cara de quem só estava voltando do mercado, tem três filhos esperando pra jantar e foi atacado por um maluco que anda vendo anjos.
Limited 1.0
Quando isso estiver no main deck, pode ter certeza que alguma coisa deu errado.

Duelista da Meia-noite 
Constructed 1.0
Magic é um jogo foda. Meros detalhes como inverter o poder e a resistência da criatura fazem com que ela deixe de ser medíocre (1 mana, 2/1) para ser uma completa porcaria (1 mana, 1/2).
Limited 1.0
Coitado do Gato do Santuário! Eu não gostava de jogar com ele no main deck, e Proteção contra Vampiros não irá me fazer mudar de ideia.

Protetor do Midvast 
Constructed 1.0
Se tivesse Flash, continuaria a ser uma baita porcaria.
Limited 2.0
Se tivesse Flash, ela seria muito boa. Talvez, boa demais para ser comum. Da forma como está, ela é bem interessante para forçar algum dano ou remover auras.

Geist do Luar 
Constructed 1.0
Só eu que achei que esses lençóis estão densos demais? Até seios esse geist tem!
Limited 2.0
Provavelmente, a habilidade nunca fará muita diferença, mas ainda é uma criatura voadora com 2 de poder.
 

Inquisidor do Pântano 
Constructed 1.0
Noooffa, que selvagem esse cowboy com esses machados, néam? Atóron um barbudo todo molhado.
Limited 2.5
Ele não é nenhum Darktick Wolf, mas ainda incomodará nas fases de combate.  

Peregrino de Mata Vizinha 
Constructed 1.0
Eu não levo muita fé nessa mecânica de Elo espiritual para formatos construídos nem quando a habilidade é boa, então, é melhor nosso amigo peregrino continuar a procura por um mundo onde ele será relevante.
Limited 2.5
É uma criatura fraca, mas a sua habilidade é boa o suficiente para ganhar bastante vida por um custo muito baixo. Para Limited, eu gosto bastante da mecânica.

Anjo da Restauração 
Constructed 3.0
Na pior das hipóteses, é uma criatura 3/4 voar por quatro manas com lampejo. Na melhor das hipóteses, as fases de combate de ataque do seu oponente serão um inferno a partir do 4º turno – para ele, é claro – e você ainda tirará proveito do efeito de piscadela.
E se for possível termos algum deck de controle que não seja completamente tap-out, esse é o tipo de criatura que eu gostaria de ter para jogar ao fim do turno do oponente.
Limited 4.0
Tchê, isso é muito melhor em Limited do que em Constructed. Reseta criaturas com Elo espiritual, torna fases de combate de ataque do seu oponente muito tensas, e ainda custa apenas uma mana colorida branca. É muito bom.
 

Cavaleiros de Gavony 
Constructed 2.0
Nós temos um deck de humanos? Quem sabe isso pode jogar no sideboard?
Limited 3.0
No mínimo, é uma criatura quatro manas, 3/3, vigilância e com proteção contra as criaturas de um tipo que você escolher. Mas jogando de branco, provavelmente, você terá outros humanos.

Golpe Justo 
Constructed 1.0
Isso não é Caminho do Perigo. E Caminho do Perigo nem era tão bom assim.
Limited 2.0
É instant, custa uma branca apenas, e pode fazer um estrago legal na fase de combate. Está bom.

Serafim da Aurora 
Constructed 1.0
Bom, pelo menos, é ruiva, certo?
Limited 2.0
Ela é bem melhor defendendo do que atacando, mas ainda é uma criatura evasiva com vínculo com a vida. Em Innistrad/Dark Ascension, por vezes era correto jogar com Abbey Griffin, e esse anjo é melhor que o passarinho.

Paladino da Espada de Prata 
Constructed 2.5
Ok, se Elo espiritual aparecer em decks de 60+ cartas, provavelmente será com esse paladino. A boa é baixá-lo quando seu oponente estiver sem mana para reagir para aproveitar pelo menos um ataque, e se você conseguir atacar uma ou duas vezes, provavelmente fará um baita estrago.
Limited 3.0
Elo espiritual é bem melhor em Limited do que em Constructed, e esse cavaleiro é capaz de ganhar o jogo sozinho, especialmente se combinado com criaturas voadoras – como o Serafim da Aurora que acabamos de avaliar.

Guardiões Espectrais do Portão 
Constructed 1.0
Cinco manas por uma criatura 2/5 que não faz basicamente nada. Eu passo.
Limited 2.0
Assim como às vezes, era certo jogar com Abbey Griffin, às vezes, era certo jogar com Thraben Purebloods, e isso também é melhor do que a cachorrada.

Terminus 
Constructed 1.0
Cólera de Deus é legal porque você pode esperar o momento certo para jogá-la e ganhar o máximo de vantagem em cartas possíveis, e isso aqui só seria interessante se jogado pelo seu custo de milagre, o que não parece algo tão fácil assim de manipular para arriscar por um Funeral Glorificado piorado.
Limited 2.5
Mesmo por seis manas, o efeito ainda é muito bom para ser deixado de lado.

Destemido de Thraben 
Constructed 1.0
Destemido é o sujeito que aparecer com isso no FNM.
Limited 1.5
Ok, não é grande coisa, mas a vigilância incomoda bastante quando seu oponente gostaria de estar trocando dano.

Voz das Províncias 
Constructed 1.0
É óbvio que os anjos comuns seriam bem ruins.
Limited 2.0
Seis manas por uma 3/3 voar e uma 1/1 não é horrível, mas mesmo com efeitos como Desvio Nebular, o benefício ainda é pouco comparado ao alto custo.

Golpe Zeloso 
Constructed 1.0
Velho doidão de ácido, andando pela floresta cravando estacas em arbustos e achando que é o dono da rave...
Limited 2.0
Olha! A vigésima mágica instantânea branca que dá dois de poder e iniciativa para uma criatura alvo! Seria realmente surpreendente se nós não tivéssemos uma dessas no formato.



Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.




Follow Leo_ARCANA on Twitter

4 comentários:

  1. Quando eu comecei a ler pensei... "Poxa... Nem parece o Leonardo Melo falando". E não é que não era ele mesmo?
    EHAUHEAUEHAUEHAUEhUA...
    Você tem que ser mais positivo Augusto. Se você deu notas assim para o Branco, quem dirá as outras cores, vão sofrer horrores na sua mão.
    Discordo de muita coisa que foi dita, principalmente quanto ao "Anjo da Restauração" que, além de ser a MELHOR criatura dentro do branco, vai ver jogo não apenas no standard e no limited, mas também no Modern e no Legacy. A carta é bem abusiva, principalmente por ser ótima para splash.
    Quanto à mecânica de "Elo espiritual", também achei uma bosta e não creio que vá ver jogo além do "Lupíneo Coração de Prata".

    ResponderExcluir
  2. Então bro, eu não vou mudar nada só para dizer que "sou otimista". Eu até achei que o branco está melhor do que em outras edições, mas não há grandes estrelas, apenas cartas boas e justas.

    Eu não disse que Anjo da Restauração só joga em Standard - também creio que pode jogar Modern e Legacy, apesar de que 4 manas é coisa pra caralho nesses formatos.

    Entretanto, se você já não estiver usando branco para outras coisas, eu não acho que vale a pena splash pra isso não...

    ResponderExcluir
  3. Cara achei bem divertida a analise e objetiva (claro nas cartas q realmente importam). Concordo com a maioria (até pq nao tenho conhecimento pra discordar AHHAHAHAHAA), mas enfim... vamos esperar as outras cores. Acho q contentar todos é impossivel e acredito q nao é essa a intenção MASSSSS... é isso ai x).

    ResponderExcluir
  4. Ah uma coisa q eu esqueci, acredito q realmente avaliando pro T2 os cards... acho q fica bastante dificil dar uma nota alta, pq a principio eu nao vejo nenhuma bomba e alguma carta certa q irá jogar (claro na minha pifia opniao) mas sempre CLARO tem aquele card q ninguem da nada e quando vê a carta ta estourando em tal e tal deck. Já no limited q acho q eh o selado q a gente joga no pre (me corrijam por favor se estiver errado SÓ NAO PISEM POR CIMA TB ¬¬) é sempre mais facil colocar uma nota mais alta por ser realmente dificil fazer o deck funcionar ^^. Era isso q eu queria dizer, um dia eu aprendo a comentar ^^.

    ResponderExcluir