Magic à Lá Carte - Aniversário

17 de abril de 2012

Spoiler Parcial de Avacyn Restored 17/04/12



Segundo dia da segunda semana de spoilers de Avacyn Restored e os milagres reprint for fun continuam. Um dia com algumas (3 brancas, 2 pretas, 1 verde e um terreno) novidades e novamente se alguma coisa vazar durante a tarde eu vou atualizar direto no tópico e avisar no twitter. Este tópico será atualizado diariamente com as novidades.

Branco (13) - Anjo da Ascensão da Glória, Desafio à Morte e Entreat the Angels




Alguém lembrou de Decreto da Justiça???? Ok, são 7 manas pra colocar 2 anjos e 9 para colocar 3. Infelizmente é sorcery, poderiam ter deixado este card muito bom se ele fosse instant. Como todos os outros cards, o custo de Miracle deixa ele muito bom (até porque deixa você fazer a magica instant speed no turno do adversário ;)) Considerando dois manas de um pensar duas vezes, para colocar os mesmos 3 anjos, você gastaria somente 7 manas.... Achei ele meio "mais ou menos". Não sei se verá jogo no standard. No limited é um bom card, e no commander é bem "mais ou menos" também... Decreto era bem melhor....




Raenimator branco 0o!!! Gostei do card, mas será que ele verá jogo, tendo saído no mesmo bloco de Ritos de Desenterro??? Creio que não :(. Mesmo assim é um bom card, apesar de não ver jogo no standard. acredito que será muito forte no limited e pode ser usado no commander, principalmente em decks que não tem acesso ao preto.




Apocalipse Zumbi ao contrário e em forma de criatura.... Pra que????? Mais um anjo de custo muito alto, claro que se fosse menor seria abusivo e eliminaria um arquétipo, mas tinha necessidade de lançar este card? Acho que ele não fará muita diferença no standard - não acredito que verá jogo, a não ser que na próxima série saiam muitos zumbis contundentes, no Limited será mais um card grande que você irá desviar, afinal não temos até agora nada que indique que alguém jogará o selado de zumbis, e mesmo no commander é um card ruim... Fail total (e olha que eu não sou um típico hater...)




Apesar dos 6 manas é um bom card, em uma série que vai valorizar o efeito flicker, esse card tem potencial de fazer um belo estrago. Não sei se jogará standard, por termos opções melhores, mas não descartaria por completo, ja no limited eu tenho certeza que este card vai brilhar e muito, e ainda pode ver jogo em algum commander.




Outro Card na curva 5 do branco. Esta criatura pode ser interessante porque ela cresce sozinha e ajuda a diminuir os custos. Deve jogar bem com Thalia, mas será que o deck de humanos comporta mais um card nesta curva??? Se o formato realmente ficar mais lento ela pode ajudar e muito, principalmente se você tiver como proteger ela, mas da forma que está hoje, eu ainda preferiria colocar Cathars' Crusade nesta curva... No limited ela é forte por crescer com certa facilidade e em três ataques pode causar 12 de dano e reduzir o custo para você largar mais alguma bomba, ja no commander ella se torna muito contundente, lembrando que o que conta é o nº de marcadores, não importa a fonte deles....



Alguém vai reclamar do custo desta coisa, mas convenhamos, se custasse menos seria abusivo. Não sei se isso tem lugar no standard, pois temos Honra do Puro e virtude Intangível, mas o card me parece bem bom, principalmente se levarmos em consideração Hero of  Bladehold, Monge Honrado pelo Geist, Grave Titan e tantas outras que colocam múltiplas  criaturas. No limited também é forte, pois todas as suas criaturas entram no mínimo com +1 de poder/resistência, já no commander ela pode ser uma carta muito contundente , fazendo com que decks baseados em tokens sejam muito agressivos.


Bom card incomum, apesar do efeito de quando entra poder atrapalhar um pouco, pode ser usado junto com cards que tem efeito quando entram, pode ajustar algum soulbond, na pior das hipóteses você pode subir um terreno e caso ainda não tenha feito land drop você ganha um mana e tem um corpo bom por um custo justo. Gostei. Pode eventualmente jogar no standard, muito forte no limited e provavelmente não jogará no commander.


Sinceramente.... Achei idiota o card. Acaba com uma mecânica da série anterior (mana Phyrexiano), e com uma mecânica do próprio bloco (sacrifícios). Não gosto quando eles avacalham com as mecânicas desta forma - realmente existia algo abusivo para que fosse necessário fazer isso??? Tirando isto o card não é de todo ruim, são 4 manas por uma antífona em forma de criatura 3/3 voar. Pode ser que veja algum jogo no standard, apesar desta curva ser complicada nos decks agro com branco. No limited é bem forte e no commander é um tanto quanto condicional.


 Bom card de remoção. Seu custo normal é quase proibitivo, mas é compensado pelo seu custo de Milagre. Acho que essa mecânica pode dar algum trabalho durante os torneios por ter uma certa dificuldade em ser rastreada, e os jogadores devem estar muito atentos quando forem jogar com e contra estes cards. A carta é boa em diversos formatos, e arrisco a dizer que poderá jogar até no eternal. No selado joga bem e no commander é muito forte - como diz um amigo meu: "faz pão, cuca e limonada....


 Aeeeee. Após anunciarem o retorno a Ravnica, eles lançam uma mecânica tipo "Piscadela Momentânea". O card é comum e forte (ok, não tem o recapitular), mas além de ser uma ótima proteção para suas criaturas, ainda interage bem com efeitos "entrar no campo de batalha" e "Imortal". Creio que verá jogo.


Este foi o primeiro card revelado, o card tema de série, os primeiros comentários foram de que será "card de mulequinho", mas eu não tenho tanta certeza quanto a isso. No construído temos decks que comportam este card (Pod, Heartless, Mana Ramp, Solar Flare), além disso temos como trazer ela do cemitério com certa facilidade. Enfim, acredito que isto ainda tenha possibilidade de ver jogo no construído. No selado é uma clássica bomba - pois se ele cair na mesa acaba o jogo - e tem muito potencial no commander.


Opa, opa, opa!!!! Achei fantástico este card, são só 4 manas (com um só da cor) por uma criatura 3/4 voar que você pode fazer a qualquer momento, surpreendendo seus oponentes na fase de combate, ou largando ela no final do turno para bater no turno seguinte. Além disso, que já é muito bom, ela ainda tira um criatura "não anjo" de jogo e trás de volta imediatamente (tipo Piscadela Momentânea) desencadeando novamente efeitos do tipo "quando entra no campo de batalha", salvando ela de dano letal ou mágicas de destruição. Simplesmente fantástico este card, e acredito que verá jogo no standard, selado e commander. (Launch Weekend PROMO)


Interessante a mecânica soulbound, principalmente porque você pode vincular a criatura novamente caso sua "parceira" morra. O card não chega a ser um Cruzado Mirriano mas pode jogar no deck de humanos, principalmente porque você pode dar golpe duplo para uma criatura que ja está no campo de batalha e finalizar o jogo. Gostei do card e da mecânica, é provável que jogue no standard, certamente é forte no selado e pode ser muito forte no commander. (Buy-a-box PROMO)

Azul (8) - sem novidades

 Gosto do efeito, mas o {T} no custo mata a carta. A carta tem custo 1, mas só vai ter efeito depois que você juntar 4 manas e ainda puder virar ele. Não creio que verá jogo no standard, no selado PODE ser que tenha algum efeito, mas duvido muito e no commander eu também não vejo muito lugar. Posso estar queimando a língua, mas esse card não jogará nada.



Caracas, eu achei isso muito, mas muito forte mesmo. Em formatos que temos terrenos especiais isso pode causar, além disso o poder óbvio com cards ou artefatos com efeitos "quando entra no campo de batalha" é muito bom. "Flickar" artefatos foi uma idéia interessante, tomara que venham mais cards assim. Gostei muito mesmo.

Um Cidadão da Lua, apesar de muitas pessoas detestarem Kamigawa, eu adorei a série, então fico munto contente em ver este card. Buenas, é um Planeswalker azul com um custo justo e uma lealdade "protegivel". A habilidade de +1 é eficiente para se proteger e já vimos isso acontecer com outro Planeswalker (Vingador Ajani), com a vantagem que esta vira a permanente. A habilidade de -2 é muito boa, e, apesar de situacional, pode ser muito forte em um agro control (imagina no Tokens). A habilidade de -8 é simplesmente fantástica, e faz com que você queria correr até os 8 marcadores. Gostei do card, achei forte, porém justo. Verá jogo no construido, no limited e no commander. Agora convenhamos, porque lançar este card em Innistrad :(


Se esta é uma tentativa de revitalizar o azul, sem deixar ele muito over, acho que este não é o caminho. Vou dizer que gostei do card, mas não consigo deixar de pensar que seu(s) oponente(s) irá se beneficiar antes do card :(. É um bom card para o commander, não usaria de forma alguma no limited e não vejo jogando no standard pois o custo é muito proibitivo.


Não estava achando o soulbond uma habilidade tão forte,até ver isto... Bom card, e da uma habilidade contundente à outras criaturas mantendo seu card advantage. Utilizando junto com cards como de baixo realmente pode ser forte. Consigo ver isso jogando no standard, acho bem forte para o limited e da para considerar coloca-lo no commander. Bom card.


Outro card "tradicional", espíritos imbloqueáveis na curva três são um clássico. Não vejo isso jogando no standard, já que temos coisas melhores - apesar de ser espírito e receber os bônus do Capitão Drogskol . No limited é interessante, e no commander não tem espaço pra ele. (Game Day PROMO)


Apesar da mecânica soulbound ainda me soar estranha, e como eu ainda não gosto da estética dela na mesa de jogo, obrigando os jogadores a ficar rastreando mais um elemento, ta ai mais um card comum interessante, ja tivemos vários encantamentos de um mana que davam voar, e eles nunca jogaram, mas fazendo isso em forma de criatura fica mais interessante, podendo ser um topdeck que finaliza o jogo, dando voar pra criaturas enormes. Gostei do card, acho que incomodará no selado. Ja no standard e no commander não vejo muito espaço para ele.


WTF!!! Da pra ter sonhos eróticos com essa carta junto com ponder no standard, e com diversas outras coisas em outros formatos. Gostei e muito do card, efeitos de turno extra sempre são interessantes, e você poder proteger ela graças ao seu baixo custo (o de milagre é claro) torna tudo mais interessante. Pena ser mítica. Acredito que verá muito jogo, e quando digo isso quero dizer: "Quero 4 disso".

Preto (9) - Demonic Rising e Human Frailty


Se esta é a resposta para o deck anjos+humanos não se estabelecer, não me convenceu.... O card é um bom sideboard, na melhor das ipóteses, e somente se o deck humanos for Tier1 e estiver muito presente no evento onde você estiver jogando. No limited é um bom card, afinal de contas ele será obrigatoriamente seu sideboard, então se você enfrentar muitos humanos ele entra e no commander é uma bela porcaria.


 Mais um card da temática loners (os cards do highlander - só pode haver um). Pra mim ele apresenta a típica relação custo/efeito problemática. Se ele custase menos, seria muito forte, mas com seu custo  ele dificilmente verá jogo..... Eu sinceramente gostei do card - isso sem falar na ilustração, essa perspectiva ficou tão fodaralha que eu demorei a entender o que era - ele tem alguma chance de ver jogo no standard (eu pelo menos vou tentar), no limited ele pode ser muito contundente e no commander é bastante forte também.

No mínimo divertido, remove as ameaças grandes da mão de seu oponente, fazendo um belo par com Inquisição de Kosilek, o grande problema é que ele tira ameaças futuras, e não ameaças eminentes (como fazia inquisição), que foi o que fez ela jogar. Um bom descarte, não desprezo seu potencial, mas não acredito que seja tão eficiente quanto seu antecessor. No standard pode ver jogo, dependendo de como estiverem os decks, no limited é um card interessante, afinal você pode eliminar a "bomba" do oponente e no commander eu nunca vi um deck de descarte eficiente, mas se houver, este card terá lugar.



Cara, como diria um amigo meu: "- Me caiu os butiá do bolso" (procurem na wikipedia). Fique realmente assustado quando vi este card. Vou começar pela parte ruim, você vai investir 5 manas e esperar voltar para você para exilar a primeira permanente, o outro problema é que você TEM que colocar marcadores e TEM de exilar permanentes e/ou cards da mão, o que deixa ela pior que Chaminé. Vamos a perte boa, se você tiver muito card advantage esse card é supremo, seja usando remoções ou descartes você pode tirar muita vantagem do uso deste card, você ainda pode usar verde ou branco para abusar do uso de tokens (deck em que eu vejo este card pelo menos no side), ou ainda com azul e abusar dos draws... Gostei, achei forte, e acredito que irá jogar, ja no selado não sei se jogará, pois ele machuca muito seu controlador. No commander este card é muito f!@#$, jogará muito e poderá ter decks jogando em torno dele (Zur agradece).


Seguinte, vou dizer.... GOSTEI - pronto.... disse.... Bom card na série, corpo bom, deathtouch e com possível card advantage. Falarei isso agora sem zoação, mas joga muito no Pod, apesar do deck estar em baixa no momento (ainda mais com preto)... No zombies pode ver jogo também. Pode jogar no standard, no limited é mais uma rara de corpo bom, e no commander verá jogo certamente.


Hunnn, não chega a ser um Zênite do Sol Negro, mas pode ver jogo, é um bom card. Seu custo de 1 preto é muito atraente. O problema é que contra decks aggro, você está sempre atrás no "race" de vida e seu oponente não pensará duas vezes em preservar suas criaturas mais importantes, e contra decks de controle, ele não terá muitas criaturas para isso ser efetivo... No limited é bem forte, principalmente se você tiver mais vida que seu adversário e a mesa estiver emperrada com muitas criaturas, ja no commander pode ser interessante contra tokens.deck, se algum estiver muito forte. (Game Day PROMO)


Saiu o grande adversário da Avacyn, o demônio caçado pela Liliana, o ultra motherfucker da série. E não é tudo isso. O custo de 4 + 4 pretos é complicado, apesar de termos o Pod, Heartless e Umburial Rites. Porém, se tiver como manter ele na mesa ele se torna um card muito forte. Sete de vida por sete cards é muito bom, ainda mais quando você tem uma criatura 7/7 lifelink. Ainda não sei se verá jogo, mas nos meus commanders com preto ele estará em todos. No selado é um card complicado por conta dos 4 pretos, a não ser que sua maior base de mana seja preta. Não boto fé, mas é bom ficar de olho....


Outro card usado para exemplificar uma das mecânicas da série, os "Loners". Uma coisa interessante é que temos uma criatura 4/3 voar por três mana que, enquanto estiver sozinha na mesa não tem drawback nenhum. Card incomum que vai fazer um bom estrago no limited, acredito que jogará no standard e pode até pescar um lugarzinho no commander. Gostei bastante.


Quatro manas por um 5/4 voar é muito bom. Colocar ele ao lado de um Garvecrawler que você pode ficar voltando do cemitério, ou de outras criaturas com imortal pode transformar ele em uma das "bombas do standard". O custo de sacrificar uma criatura não é proibitivo, e ela volta 6/5 (ok, tem que sacrificar novamente, mas vale a pena). A primeira coisa que pensei quando via é que ela não voltava de um Dia do Julgamento, mas se estiver acompanhada  de outros "imortais" ela volta sim (imagina o estrago dela junto com um Mensageiro de Geralf). Forte no standard, no selado e no commander.

Vermelho (7) - sem novidades




Primeiro Timewalk, agora Roda da Fortuna (por um mana a menos).... Esta é a série das "alpha miracles". Muito forte o card, muito mesmo... Seu custo convencional é ruim, mas mesmo assim não é terrível, ainda mais no mono red onde ele desestrutura a mão do seu oponente, e repõe a sua. Jogará no standard, no limited é muito forte e jogará muito no commander.




Impeto. Quando [~] entra no campo de batalha, desvire a permanente alvo e ganhe o controle dela até até o final do turno. Ela ganha ímpeto até o final do turno. Buenas, vamos ao que faz esta criança, 5 manas por um 3/3 ímpeto não é grande coisa, mas quando ele entra no campo de batalha ele rouba uma criatura, desvira ela e da impeto, o que torna ele mais interessante, pois tira um defensor e ainda agride, mas 5 manas é muito caro, pelo menos é só um vermelho. Não sei se verá jogo no construído, pois estamos temos várias criaturas de custo e poder alto que podem ver jogo, e nesse panorama ela é contundente, no limited pode ser usada para encerrar um jogo e no commander ela gira em torno de uma das temáticas mais interessantes e provavelmente jogará. Comentário tardio porém pertinente... Ela não rouba só criaturas, ela rouba permanente.... hunnn como diria nosso companheiro Tobias... agora a p*##@ ficou séria.




E aqui está o X damage da coleção, seu custo tradicional não é tão ruim, e mesmo sem o recapitular do Devil's Play, penso em várias situações em que ele é melhor. Já por seu custo de milagre ele é um dos melhores x damage que eu já vi, limpa a mesa só de um lado e ainda respinga no oponente. Verá jogo no standard, com certeza, no limited é bem forte, e no commander também, principalmente vindo no late game. Gostei. Será que teremos um milagre em cada raridade e em cada cor, ainda não tivemos milagres comuns (o que tem lógica) e não tivemos milagres pretos (e li em algum lugar que nem vai ter).



Ser planeswalker já ta virando uma coisa comum nesse tal de multiverso... Apesar disso (que me incomoda um pouco) o card não é ruim. Duas manas por dois de lealdade é legal, mais uma habilidade de compra pro vermelho, pena que não ajuda no topdeck. Outra novidade, um planeswalker que só pode fazer uma habilidade, pois sua habilidade de menos só poderá ser ativada três turnos depois dele entrar, e esta habilidade é um contra ponto à do planeswalker azul e sua ultimate é interessante, mas vou dizer uma coisa, não curti muito o card, nem o flavor, pois um planeswalker demônio deveria cobrar cara do jogador por seus serviços, não em mana, mas em sacrifícios ou vida...


Assim, assim... Bem mais ou menos. O card não é de todo o mal em um monored, pois abre a possibilidade de você "buffar" um criatura logo que ele entra. Não creio que veja jogo no standard, no limited é meia boca e no commander também não jogara....


Olha outra carta boa pro vermelho.... Dar opção pro oponente nunca é legal, afinal, ele sempre vai escolher o que é melhor para ele, mas uma criatura 4/3 que pode ser jogada no primeiro turno 0o, ou então seu oponente perde 1/5 da vida  - WTF!!! Em que situação esta carta pode ser ruim... alguém me diga. Carta que com certeza verá jogo no standard, no limited é um monstro e também irá jogar no commander. Show de bola, recebe o selo de qualidade do mago vermelho ;)


Seis manas por 5 de dano instant não é TÃO ruim, até porque pode ser dado em criaturas ou jogadores. Já a nova keyword Miracle deixa ela MUITO interessante. Um mana por estes 5 de dano é muito bom, pode causar viradas de jogo, pode eliminar uma ameaça da mesa, sem comprometer as manas que você iria gastar no turno, e ainda temos alumas "compras" interessantes no vermelho, dentro da própria série, que podem ativar essa habilidade no turno do oponente. Gostei do card e gostei da mecânica, acredito que irá ver jogo no construído, no selado, por ser incomum, você pode conseguir mais de uma cópia dela, e neste formato ela é obviamente forte (imagine 2 ou 3 cópias dela liquidam com o jogo). No commander não tenho certeza, mas teria lugar em um deck  focado em burns.

Verde (10) - Somberwald Sage





Criatura - Humano Druida. {T} Adiciona três manas de uma mesma cor a sua reserva de mana, utilize este mana somente para conjurar mágicas de criatura. Interessante o card, viabiliza o uso deste monte de criaturas com custo YYY (três cores iguais), mas como todos os cards deste tipo, surge com alvo na testa. O corpo 1 também não ajuda muito, mas por ser humano, pode descolar um lugarzinho no deck, vamos ver, eu não descartaria. No limited somente é forte se você tiver muitas criaturas com custo alto, ou muitas criaturas, então deve jogar bem, e no commander eu não sei se terá lugar, mas acredito que não.




Carvaleo, 5 manas por um potencial 8/8.... Pareia ele com o do golpe duplo, ou com o que da voar, ou com um titã que entrou antes e vai bater 10 atropelar, ou em alguma criatura com voar... nossa, são tantas as possibilidades, gostei muito do card. Outra coisa, veja ele que interessante fica com o Immerwolf ou com o Prefeito de Avabrook.  Acredito que jogará no standard, bombado no limited e forte no commander.




Cara, to na torcida pra isso jogar, o efeito é muito divertido, esse card pode crescer muito, pena que não tenha nenhuma proteção. Vejo isso jogando no GW Tokens, e pode fazer muita diferença num mirror de tokens. Bom card, custo justo e efeito contundente. No standard deverá jogar - e bem - no limited pode acelerar a sua vitória, evitando aquele acumulo de criaturas sem atacar, e pode até ter lugar no commander, também em tokens decks.


Milagre verde divertidíssimo! Eu gosto dos efeitos ++ típicos do verde (exceto no deck de infect). Esse card pode realmente ver jogo, tendo em vista a quantidade de criaturas do hexproof (ou deathtouch). Achei o card bem bom para jogar por seu custo de milagre, e não é terrível pelo seu custo normal. Jogará no standard, no limited é muito forte, pois tem potencial de limpar a mesa do oponente e causar muito dano, e no commander também é boa...
 

Outro bom card com soulbond, principalmente se você levar em consideração seu custo e suas distribuição (comum). Esse card tem potencial para ver jogo no standard, certamente jogará muito no limited, mas não deve ter lugar no commander.


Spoiler em outras línguas que não português e inglês eu não costumo soltar aqui até ter a imagem nestas línguas, mas está aqui merece.... O card é muito forte, certamente irá jogar em qualquer deck tribal que use verde, já pensaram isso no GW Humans, tem muito potencial, tira seus terrenos do topo e adianta o jogo, afinal você ainda da o draw. Acredito que jogará no standard, até porque a próxima série voltará a ter elfos (além dos humanos dessa), já no limited tem pouco potencial, a não ser que você realmente consiga montar um deck tribal (quase impossível). No caso do commander é um card obviamente forte em decks tribais, principalmente se você tiver como manipular o topo (elfos, humans, warriors, ents). Aqui está o que faz a carta: No início da sua manutenção, revela o card do topo de seu grimório. Se ele for um card de criatura que compartilhe um tipo de criatura com uma criatura que você controle, você pode conjurar este card sem pagar seu custo de mana. Caso contrário, coloque este card no fundo de seu grimório.


Olhe, num mono green, baseado em criaturas, ele pode ser interessante, até porque estes 3 verdes no custam assustam, e deve ser levado em consideração que ele é um 6/6 trample quando entra... Mas 8 manas é de matar. Pelo visto teremos um ciclo de criaturas que custam 8, resta esperar pelo azul e pelo vermelho. Não vejo isto jogando no standard, já no limited é finisher, e dos fortes. No commander ele é uma máquina podendo jogar em vários arquétipos.


Realmente ainda não sei o que pensar desta carta. Se os custos dos cards realmente subirem ela pode ser uma forma de viabilizar a utilização destes, mas é muito condicional. Realmente não vejo isso no standard. No limited há possibilidades, exatamente por ela possibilitar splashs e viabilizar o uso de cmcs altos. No commander também é bem condicional mas é onde eu vejo este card sendo mais jogado.


Também foi revelado que teremos cards que irão interagir com a mecânica soulbound. O bom é que eles não serão dependentes da carta estar vinculada a outra. Esta aqui, junto com o Silverblade Paladin faz um bom estrago. Gostei do card, é uma mecânica clássica (como o bom e velho giant growth) que interage muito bem co a série. Será um bom card para Limited, pode ver algum jogo no standard e certamente não jogará no commander...


Eu tava elogiando demais a série, tinha gostado de todas que tinham saído até agora, mas essa é muito ruim. Ok, ok, tem imortal, que é uma mecânica boa, não pode ser bloqueado por criaturas menores, interage bem com o Kessig, e se não tivermos mais Titãs no standard ele pode até jogar no deck, afinal, bombado pelo Kessig ele bate muito forte sem nada na frente, mas quem colocaria ele na curva de um Titã. Já no limited é outra história, o card é forte e pode definir o jogo.

Multicoloridas (3) - sem novidades


6 manas por um 5/5 voar vigilância ja é bem bom, apesar de ele não ter nenhuma proteção. Nenhuma até ali, pois da pra fazer um deck girar em torno dela, puxando muitos encantamentos tanto da mão quanto do cemitério. Gostei do card, principalmente para o commander, não acredito que veja jogo no standard, e como as outras multicoloridas até agora é uma bomba no limited.


Tudo bem que sete manas não é pouco, mas como os custos desta coleção são todos altos, não é de surpreender. O card é muito forte no limited, por seu poder (5/5 iniciativa), vou correr o risco de me tornar repetitivo, mas certamente quero ele pro meu commander, já no standard não sei ao certo, se o deck se manter até largar esta criatura e tiver alguns fogos para depois, até pode ser que ela veja jogo, vamos ver. No geral eu gostei dela.


Uma das coisas que faz a Avacyn não ser suprema, é a quantidade de remoções do tipo "sacrifique"(ok, ok, tem oblivion, dispatch, vapor snag, mind control), mas isso da uma boa resposta pra isso. Esta criatura lendária é muito forte (5 manas por um 5/5 fly-hexproof). É uma criatura difícil de tirar da mesa. Acredito que verá jogo no construído, é uma bomba para o selado e muito forte no commander. Ainda bem que ela não jogou junto com os Eldrazi no standard, mas ja ta com lugar garantido no meu commander Naya.

Artefatos (2) - sem novidades


Três manas por uma potencial criatura voar até o final do turno... Sei não hein, pouco potencial de defesa, sem grande potencia de ataque, suscetível a várias destruições - tanto de criatura quanto de artefato - ... Na real... A arte ta linda, somente.


Está é a promocional do evento de lançamento, a arma da Avacyn. O custo é justo, afinal o efeito é muito forte. Se o formato realmente for mais lento, com cards mais pesados, isto pode ver jogo, já que seu efeito é contundente e não é condicionado a você causar dano no oponente, você só precisa atacar. No standard não vai entrar no lugar das espadas nem do Crânio-Marreta, já no limited ela é muito forte e certamente vai em qualquer deck. No commander é um bom card, podendo conviver com outros equipamentos sem ficar devendo nada a eles. (Prerelease PROMO)


Terrenos (3) - Cavern of Souls


Quanto ~ entra no campo de batalha, escolha um tipo de criatura. {T}: adiciona 1 a sua reserva de mana. {T}: Adiciona um mana de qualquer cor a sua reserva de mana. Utilize esta mana somente para conjurar mágicas de criatura do tipo escolhidoe esta mágica não pode ser anulada por mágicas ou habilidades. O Magic virou realmente um jogo de criaturas x criaturas... Não queremos que suas criaturas sejam anuladas é o que me diz esta carta... Ok, ok, passado o mimimi acheo o cerd legal, tem um que de Boseiju, só que não entra virado, tu não precisa pagar vida e tu impossibilida o uso de anulações contra teu deck tribal... Não temos nenhum deck hard control de anulação no atual standard, então este card não terá tanta força, ja em outros formatos até pode ver jogo, afinal temos goblins e elfos jogando outros formatos. No limited é muito azar tirar este card, já que será praticamente inútil, agora no commander esse card tem lugar em vários decks. Hoje é dia de dizer não gostei pelo jeito....


Interessante o terreno, um dos melhores custo/benefício deste ciclo que vem desde Innistrad. Como ainda temos várias mecânicas que utilizam o cemitério ele é bom assim como o Faithless. Acredito que verá jogo no construído, no limited eu preferia tirar outro card raro, mas na falta de outro e jogando nas cores é uma opção para limpar o deck, e no commander eu usaria fácil.


Mais um sneak attack no meio da tarde.... Saiu o land RW, e que maravilha. 3 manas (RW e ele) para dar +2/+0, vigilância e ímpeto é muito bom. Isso é muito bom com criaturas de baixo e médio custo, já no late game pode reverter jogos (alguém disse máquina vorme por acaso...) Bom card, realmente contundente e vai fazer muita diferença no metagame atual. Presença certa no standard, limited e commander.

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Bonus - Video Painel na PAX East



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Segunda semana continua com bons cards aparecendo, mas hoje foi meu dia mais mimizento, mas buenas, não podemos gostar de tudo. Deixem aqui suas opiniões e aguardem mais spoilers aqui no blog, e depois em nosso podcast.

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8 comentários:

  1. O Reanimate branco e esta land marota foi oqmais me surpreendi. Este terreno é muito bom para um deck agressivo. E para um control vai sofrer um pouco.

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    1. ACho que não gostei do terreno exatamente por ele ser muito bom, eu achava justo os terrenos de Kamigawa que você tinha de pagar vida para fazer o efeito, então acho que esse ficou meio broken demais ;)

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  2. Vou querer 4 desse land novo hehehe... Imagina no Legacy... vc solta eu Knight of Reliquary sem medo de uma Force of Will... :) Agora no standart, penso nele jogando em UW Humans, e tb no Wolf Run porque ele permitirá vc baixar seus "titanzinhos" sem se preocupar com a anulação. Ao que tudo indica decks "*.control" irão perder espaço!!!!

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    1. O f!@#$% é ela acomodar a curva de mana pro tipo de criatura escolhida, então ele possibilita splashs, sem maltratar a curva...

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  3. Hoje era o "crap day" né?
    Tirando o terreno, NENHUM outro card me convenceu.
    O miracle branco até me impressionou em um primeiro momento, mas é pesado de mais e acho dificil ver jogo no standard ou em qualquer formato construido.
    Bem... Quando ao terreno... PQP! A WotC exagerou um BOCADO nele, mas vejo isso com bons olhos. Existe um ditado no legacy que diz "Sem U tomou no XX"... Pois bem, não deixa de ser verdade. A grande maioria dos bons decks legacy leva FoW e daze, que junto com Brainstorm se tornam bastante apelativos (principalmente o BANT e o UW_Stoneblade). Este terreno veio dar o troco para alguns decks poderem voltar a ver jogo. O GW_Maverick usa MUITOS humanos, o que viabiliza a utilização desse land dentro do deck, impedindo que seu Relicário ou seu Mangara do Corondor tome FoW ou Daze. Vejo a wizards querendo tirar os decks control de campo.
    O único probelma que vi na carta é sua possível interação com o Merfolk... Se o deck já jogava antes disso, agora que ele vai jogar HORRORES!

    Aração pra todo mundo! ô/

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    1. Eu fiquei com a sensação "Uau - decreto da justiça",depois passou.

      Também acho que foi meio Crap day, mas preparem-se pois está para ser confirmado um card comum vermelho bombástico - aguardem

      Quanto ao terreno, eu nem tinha pensado no Merfolk.... Mas pensando nele, o deck ganha muito....

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  4. O Reanimated branco é muito bom sim, com uma UW ele pode buscar do cemiterio uma criatura q vc mesmo pode remover do seu grimorio.

    Pega a Avacyn por 5manas com +1+1

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    1. Só uma pequena correção... Pega Avacyn com DOIS +1/+1. xD

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