Magic à Lá Carte - Aniversário

19 de abril de 2012

Spoiler Parcial de Avacyn Restored 19/04/12



Mais um dia de spoilers, e hoje eu consegui fazer sair na hora. Como não tivemos muitas novidades resolvi manter o tópico inteiro e gostaria de saber se meus leitore preferem assim ou querem que eu separe por cor. Foram 1 card Branco, 2 azuis, 1 vermelho, 1 artefato e 1 terreno, qualquer atualização eu aviso no twitter. Bonus do dia TOKENS. Este tópico será atualizado diariamente com as novidades.

Branco (26) - Terminus

 
Bom card, uma global que não alimenta o cemitério do oponente, não ativa habilidades de "quando morre e não ativa "Imortal", seus seis manas são mais do que justos, e seu custo de milagre possibilita você jogar seu turno tranquilamente depois de fazer ela, ao invés de perder o turno fazendo ela, que é o que acontece quando você faz uma global de custo 6 para limpar a mesa. Acredito que jogará bem no standard, principalmente nos decks control, que podem fazer no início do jogo pelo custo de milagre e depois repetir a dose mais para o final do jogo caso seja necessário. No limited tem um bom potencial e é figura garantida em diversos arquétipos de commander. Um dos meus cards prediletos da série.



Interessante o encantamento, com alguns bônus para anjo ele fica mais interessante ainda, um bom card comum, mas provavelmente não verá jogo nem no standard, nem no pauper, tem um bom potencial para limited e certamente não verá jogo no commander.



Criatura Espírito. Voar. {3w}: Previna todo o dano de combate que seria causado por ~ e pela criatura que ele estiver bloqueando. 2/1. 3 manas 2/1 voar, bom pra limited, only... E com está série, cheia de bombas voadoras, nem disso tenho certeza. O bom é que se você tiver 4 manas para queimar por turno você terá um bloqueador eterno.


Não gostei, o custo é bom, mas é muito condicional :(. Preferia que Harm's Way ou algo no gênero, que lhe dá mais possibilidades. No standard não creio que jogará, no limited é bom, e no commander está fora.


O Card não é tão ruim, afinal é 2 manas 2/2 com alguma habilidade, mas com tantos humanos bons no formato não consigo ver este card jogando. No limited ele pode jogar alguma coisa, até porque iniciativa não é nada desprezível, ainda mais que há possibilidades de bombar ele. Commander nem pensar.


Ainda bem que o custo é proibitivo, senão o deck de zumbis não veria mais jogo (acho que não vai ver de qualquer forma :( ),. Temos muito mais coisas interessantes na curva 4, e no limited, especialmente no selado que será com 6 boosters de Avacyn, não temos muitos zumbis relevantes, então também não rola... Enfim, uma porcaria.


Bom card, se vampiros vir a jogar! Humano, com proteção e ainda com dois de corpo... Gostei, pode ser que jogue no standard, é um bom drop 1 no limited e se rolar um tribal de humanos ele pode jogar no commander (DUVIDO)


Mais um card de tema recorrente no Magic, que deixam a criatura inútil para o combate (ok, ainda serve para bloquear). Não gostei do card, mas com tantas criaturas enormes jogando, ele pode vir a ser necessário. Não acredito ver ela no standard, no limited pode salvar sua pele e no commander tem muita coisa melhor ;)


Não entendi o porque deste card com Raio da revelação no bloco o0?!?! Ruim. Não vejo jogando em nenhum formato, a não ser que tenhamos muitos encantamentos fortes pra limited :(


4 manas para dar proteção para uma criatura, sem flash... Putz... que porcaria... No standard não jogará - CERTO- , no limited pode ser que sirva pra bater uma vez livre e causar algum estrago, e no commander certamente é uma porcaria.


3 manas pra ganhar 3 de vida e ainda sobrar um humano 1/1 não é ruim. Pode ser um bom sideboard contra monored, então tem possibilidades de ver jogo no standard e no pauper, no limited te da vida e ainda deixa um bom bloqueador, só não vejo jogando no commander, mas até la pode-se pensar.


Bom card comum, custo justo, mas reflete claramente sua raridade . Não terá lugar no standard, mas no limited tem lugar certo, já que tem um corpo bom para suportar atacantes e ainda pode ganhar um pouco de vida. No commander não tem como.


5 manas e ainda tem que estar atrelado a uma criatura... Se fosse um encantamento "global ja não seria grande coisa, agora ser uma aura é de f%$# de ruim..... Não jogará no standard, só usaria em último caso no limited, mas não é TÃO ruim no commander.





Alguém lembrou de Decreto da Justiça???? Ok, são 7 manas pra colocar 2 anjos e 9 para colocar 3. Infelizmente é sorcery, poderiam ter deixado este card muito bom se ele fosse instant. Como todos os outros cards, o custo de Miracle deixa ele muito bom (até porque deixa você fazer a magica instant speed no turno do adversário ;)) Considerando dois manas de um pensar duas vezes, para colocar os mesmos 3 anjos, você gastaria somente 7 manas.... Achei ele meio "mais ou menos". Não sei se verá jogo no standard. No limited é um bom card, e no commander é bem "mais ou menos" também... Decreto era bem melhor....




Raenimator branco 0o!!! Gostei do card, mas será que ele verá jogo, tendo saído no mesmo bloco de Ritos de Desenterro??? Creio que não :(. Mesmo assim é um bom card, apesar de não ver jogo no standard. acredito que será muito forte no limited e pode ser usado no commander, principalmente em decks que não tem acesso ao preto.




Apocalipse Zumbi ao contrário e em forma de criatura.... Pra que????? Mais um anjo de custo muito alto, claro que se fosse menor seria abusivo e eliminaria um arquétipo, mas tinha necessidade de lançar este card? Acho que ele não fará muita diferença no standard - não acredito que verá jogo, a não ser que na próxima série saiam muitos zumbis contundentes, no Limited será mais um card grande que você irá desviar, afinal não temos até agora nada que indique que alguém jogará o selado de zumbis, e mesmo no commander é um card ruim... Fail total (e olha que eu não sou um típico hater...)




Apesar dos 6 manas é um bom card, em uma série que vai valorizar o efeito flicker, esse card tem potencial de fazer um belo estrago. Não sei se jogará standard, por termos opções melhores, mas não descartaria por completo, ja no limited eu tenho certeza que este card vai brilhar e muito, e ainda pode ver jogo em algum commander.




Outro Card na curva 5 do branco. Esta criatura pode ser interessante porque ela cresce sozinha e ajuda a diminuir os custos. Deve jogar bem com Thalia, mas será que o deck de humanos comporta mais um card nesta curva??? Se o formato realmente ficar mais lento ela pode ajudar e muito, principalmente se você tiver como proteger ela, mas da forma que está hoje, eu ainda preferiria colocar Cathars' Crusade nesta curva... No limited ela é forte por crescer com certa facilidade e em três ataques pode causar 12 de dano e reduzir o custo para você largar mais alguma bomba, ja no commander ella se torna muito contundente, lembrando que o que conta é o nº de marcadores, não importa a fonte deles....



Alguém vai reclamar do custo desta coisa, mas convenhamos, se custasse menos seria abusivo. Não sei se isso tem lugar no standard, pois temos Honra do Puro e virtude Intangível, mas o card me parece bem bom, principalmente se levarmos em consideração Hero of  Bladehold, Monge Honrado pelo Geist, Grave Titan e tantas outras que colocam múltiplas  criaturas. No limited também é forte, pois todas as suas criaturas entram no mínimo com +1 de poder/resistência, já no commander ela pode ser uma carta muito contundente , fazendo com que decks baseados em tokens sejam muito agressivos.


Bom card incomum, apesar do efeito de quando entra poder atrapalhar um pouco, pode ser usado junto com cards que tem efeito quando entram, pode ajustar algum soulbond, na pior das hipóteses você pode subir um terreno e caso ainda não tenha feito land drop você ganha um mana e tem um corpo bom por um custo justo. Gostei. Pode eventualmente jogar no standard, muito forte no limited e provavelmente não jogará no commander.


Sinceramente.... Achei idiota o card. Acaba com uma mecânica da série anterior (mana Phyrexiano), e com uma mecânica do próprio bloco (sacrifícios). Não gosto quando eles avacalham com as mecânicas desta forma - realmente existia algo abusivo para que fosse necessário fazer isso??? Tirando isto o card não é de todo ruim, são 4 manas por uma antífona em forma de criatura 3/3 voar. Pode ser que veja algum jogo no standard, apesar desta curva ser complicada nos decks agro com branco. No limited é bem forte e no commander é um tanto quanto condicional.


 Bom card de remoção. Seu custo normal é quase proibitivo, mas é compensado pelo seu custo de Milagre. Acho que essa mecânica pode dar algum trabalho durante os torneios por ter uma certa dificuldade em ser rastreada, e os jogadores devem estar muito atentos quando forem jogar com e contra estes cards. A carta é boa em diversos formatos, e arrisco a dizer que poderá jogar até no eternal. No selado joga bem e no commander é muito forte - como diz um amigo meu: "faz pão, cuca e limonada....


 Aeeeee. Após anunciarem o retorno a Ravnica, eles lançam uma mecânica tipo "Piscadela Momentânea". O card é comum e forte (ok, não tem o recapitular), mas além de ser uma ótima proteção para suas criaturas, ainda interage bem com efeitos "entrar no campo de batalha" e "Imortal". Creio que verá jogo.


Este foi o primeiro card revelado, o card tema de série, os primeiros comentários foram de que será "card de mulequinho", mas eu não tenho tanta certeza quanto a isso. No construído temos decks que comportam este card (Pod, Heartless, Mana Ramp, Solar Flare), além disso temos como trazer ela do cemitério com certa facilidade. Enfim, acredito que isto ainda tenha possibilidade de ver jogo no construído. No selado é uma clássica bomba - pois se ele cair na mesa acaba o jogo - e tem muito potencial no commander.


Opa, opa, opa!!!! Achei fantástico este card, são só 4 manas (com um só da cor) por uma criatura 3/4 voar que você pode fazer a qualquer momento, surpreendendo seus oponentes na fase de combate, ou largando ela no final do turno para bater no turno seguinte. Além disso, que já é muito bom, ela ainda tira um criatura "não anjo" de jogo e trás de volta imediatamente (tipo Piscadela Momentânea) desencadeando novamente efeitos do tipo "quando entra no campo de batalha", salvando ela de dano letal ou mágicas de destruição. Simplesmente fantástico este card, e acredito que verá jogo no standard, selado e commander. (Launch Weekend PROMO)


Interessante a mecânica soulbound, principalmente porque você pode vincular a criatura novamente caso sua "parceira" morra. O card não chega a ser um Cruzado Mirriano mas pode jogar no deck de humanos, principalmente porque você pode dar golpe duplo para uma criatura que ja está no campo de batalha e finalizar o jogo. Gostei do card e da mecânica, é provável que jogue no standard, certamente é forte no selado e pode ser muito forte no commander. (Buy-a-box PROMO)

Azul (23) - Misthollow Griffin e Infinite Reflection




Bom card, apesar de não ver ele jogando...  Tem alguma possibilidade no UG, principalmente porque você pode fazer sua birds virar um titã no late game.... mas sei lá, não vejo este tipo de card funcionando, a não que seja em criaturas com hexproof, a grande vantagem é que todas as criaturas entram no campo de batalha como cópia da encantada, você pode copiar criaturas de seu oponente, e serve pra matar criaturas lendárias, mas mesmo assim este card não me convenceu. Não creio que jogará no standard, mas tem boas possibilidades no limited, e pode ver jogo em algum commander.




No mínimo interessante, eu estava esperando algum card assim nesta série, afinal você exila criaturas "a rodo", mas não é tão forte assim. Ok, ok, joga bem com Skaab Ruinator e Liliana, e até vejo isso como recurso em algum deck abusando de cards que você precise exilar cards do cemitério, mas não me convenceu, ainda mais sendo mítica. Tem poucas possibilidades no standard (mas tem algum), é um card de médio a ruim no limited e não tenho muita certeza quanto a ele no commander, mas deve ver jogo em algum deck.



Mamáquina.... ótimo card para decks de controle, evacuação jogava bem, imagina se voltasse todas as permanentes não-terreno com faz esse milagre... Claro que eles não tinham de cagar transformando em feitiço, mas fazer oque!!! O custo de milagre é muito bom, acredito que verá jogo no standard, é um bom trick no limited e jogará bem no commander... Curti muito....


O Custo de miracle é muito bom, mas o custo normal é muito ruim... Sempre é bom atrasar o oponente, afinal você tira uma permanente e atrasa uma compra dele, mas podiam ter incluído terreno né... dai seria jogável, agora dessa forma não consigo ver este card jogando no standard. No limited a história ja é diferente, ele pode te salvar por dois turnos (no caso de ser uma criatura sem ímpeto), então é um bom trick, já no commander acho que não joga, mas é de se cogitar...


Um dragonete zumbi de custo 3, 2/3, sem ter de tirar cards do grave para conjurar... olhe que até pode ser bom. Sempre temos esse tipo de criatura, mas o fato de ser zumbi deixa ela interessante. Tem alguma chance no standard(remota mas tem), é um bom card limited, mas não acredito que jogue no commander.


Duas mecânicas meio bizarras, soulbond (que fofo ficou em espanhol - Unir Almas -) pra fazer mill. Será que realmente alguém, no standard, vai querer usar este card, mesmo que use essa mecânica??? No limited a história é diferente, se houverem mais cards de mill ela pode ser forte com outras criaturas que possuam um corpo bom para bloqueio, ja que com 40 cards no grimório (geralmente 33 no primeiro turno) fica relativamente fácil liquidar com o grimório do oponente. No commander nem te apresenta guria ;)


Estes efeitos de virar ou desvirar sempre são interessantes, e dessa vez eles fizeram eles sem possibilidade de dar loop - OPA - não tem como dar loop?? Então deixou de ser interessante :( É um bom card para o limited, podendo tirar um possível bloqueador da frente ou desvirar uma criatura com {T} - aquela que gera 3 manas por exemplo ;) - ou deixar sua criatura com "vigilância"... No standard não acredito que veja jogo, mas pode ser que surja algo que interaja bem com ela, no commander temos várias cartas melhores para fazer isso.


5 manas por um 3/2 voar, quando entra draw a card não é de todo o mal...Ok, ta longe de ser um mulldrifter, mas quebra um galho, principalmente no limited, aliás, unicamente no limited, que é o único lugar que eu vejo isso jogando.


Reprint de Ravnica bem interessante, ja que você tira um problema da frente, instant speed, e ainda pode voltar um card que faz efeito quando entra em jogo. O grande problema deste card é que você tem que ter uma criatura e tem de voltar ela pra sua mão de qualquer forma, e essa obrigatoriedade é ruim. Mesmo assim gosto do reprint, pode ver jogo no standard (apesar de eu achar difícil), é um bom card limited e não deve jogar commander (pelo menos nunca vi jogando).


Feitiço que deixa duas criaturas imbloqueáveis. No tempo que ela jogar com Cicatrizes de Mirrodin até pode incomodar nos decks de infect, tornando os bem viáveis, depois disso só o futuro dirá. No limited pode te ajudar a finalizar o jogo, e no commander...sei lá. Não gosto dela, mas tem algum potencial.


Isso é feitiço...simplesmente mataram a carta. Simples assim, se fosse instant jogaria muito, sendo feitiço não tem como, pelo menos no construído. No limited é um bom card, e deverá ajudar muit quem estiver jogando nesta cor, ja no commander tem muita coisa melhor.


2 manas 1/1 sacrifica e compra uma carta. Bom card, bem bom mesmo. Pode bloquear e dar o draw, ou incomodar até o momento que você precise acelerar. Não acredito que verá jogo no standard, mas não o descarto, no limited é muito bom, só não é bom no commander pelo mesmo motivo da maioria dos cards que não o são - tem muita coisa melhor para por nos decks.


Mais um card da temática "loners" e achei este interessante, 3/4 voar por três manas, o efeito loner é bem contornável e não é proibitivo, e é uma boa aquisição para o deck de espíritos. Tem algum potencial para o standard, bom card pro limited, até porque você pode ter mais de um devido a sua distribuição (incomum), até no commander ele pode pescar seu lugarzinho em alguns arquétipos. Gostei.


Quase Hálito Congelante.... Mas me digam, o que acham melhor Hálito ou este. Hálito pega até duas criaturas, este compra uma carta... sei lá, prefiro o outro, mas este pode ver jogo no limited, mas não acredito ver isto jogando no standard nem no commander.


4 manas draw três e tira um da mão pro fundo............ Sei lá..... Eu gosto destas compras mais "gordas", mas não acredito muito neste card, se ele colocasse no topo, dai sim, iria interagir perfeitamente com os milagres. No limited é muito bom, ja no standard  no commander ele não deve jogar.


 Gosto do efeito, mas o {T} no custo mata a carta. A carta tem custo 1, mas só vai ter efeito depois que você juntar 4 manas e ainda puder virar ele. Não creio que verá jogo no standard, no selado PODE ser que tenha algum efeito, mas duvido muito e no commander eu também não vejo muito lugar. Posso estar queimando a língua, mas esse card não jogará nada.



Caracas, eu achei isso muito, mas muito forte mesmo. Em formatos que temos terrenos especiais isso pode causar, além disso o poder óbvio com cards ou artefatos com efeitos "quando entra no campo de batalha" é muito bom. "Flickar" artefatos foi uma idéia interessante, tomara que venham mais cards assim. Gostei muito mesmo.

Um Cidadão da Lua, apesar de muitas pessoas detestarem Kamigawa, eu adorei a série, então fico munto contente em ver este card. Buenas, é um Planeswalker azul com um custo justo e uma lealdade "protegivel". A habilidade de +1 é eficiente para se proteger e já vimos isso acontecer com outro Planeswalker (Vingador Ajani), com a vantagem que esta vira a permanente. A habilidade de -2 é muito boa, e, apesar de situacional, pode ser muito forte em um agro control (imagina no Tokens). A habilidade de -8 é simplesmente fantástica, e faz com que você queria correr até os 8 marcadores. Gostei do card, achei forte, porém justo. Verá jogo no construido, no limited e no commander. Agora convenhamos, porque lançar este card em Innistrad :(


Se esta é uma tentativa de revitalizar o azul, sem deixar ele muito over, acho que este não é o caminho. Vou dizer que gostei do card, mas não consigo deixar de pensar que seu(s) oponente(s) irá se beneficiar antes do card :(. É um bom card para o commander, não usaria de forma alguma no limited e não vejo jogando no standard pois o custo é muito proibitivo.


Não estava achando o soulbond uma habilidade tão forte,até ver isto... Bom card, e da uma habilidade contundente à outras criaturas mantendo seu card advantage. Utilizando junto com cards como de baixo realmente pode ser forte. Consigo ver isso jogando no standard, acho bem forte para o limited e da para considerar coloca-lo no commander. Bom card.


Outro card "tradicional", espíritos imbloqueáveis na curva três são um clássico. Não vejo isso jogando no standard, já que temos coisas melhores - apesar de ser espírito e receber os bônus do Capitão Drogskol . No limited é interessante, e no commander não tem espaço pra ele. (Game Day PROMO)


Apesar da mecânica soulbound ainda me soar estranha, e como eu ainda não gosto da estética dela na mesa de jogo, obrigando os jogadores a ficar rastreando mais um elemento, ta ai mais um card comum interessante, ja tivemos vários encantamentos de um mana que davam voar, e eles nunca jogaram, mas fazendo isso em forma de criatura fica mais interessante, podendo ser um topdeck que finaliza o jogo, dando voar pra criaturas enormes. Gostei do card, acho que incomodará no selado. Ja no standard e no commander não vejo muito espaço para ele.


WTF!!! Da pra ter sonhos eróticos com essa carta junto com ponder no standard, e com diversas outras coisas em outros formatos. Gostei e muito do card, efeitos de turno extra sempre são interessantes, e você poder proteger ela graças ao seu baixo custo (o de milagre é claro) torna tudo mais interessante. Pena ser mítica. Acredito que verá muito jogo, e quando digo isso quero dizer: "Quero 4 disso".

Preto (24) - sem novidades


Que card massa, divertido, funcional e com o flavor perfeito. Sério, achei muito forte. Se você tiver como não fazer ele voltar perfeito, se teu oponente desabilitar as mágicas de cemitério, perfeito, senão, segura esse toco na hora que ele morre. Esse card tem muito potencial no standard, e corro o risco de dizer que até em outros formatos. No limited é supremo, podendo definir o jogo muito rapidamente, e deve jogar até mesmo no commander.



Lembra alguns efeitos de Flagelo, relacionados a quem tem o bicho maior (entenda como quiser). Sei lá, se sair Enxaqueca ou Carícia de Liliana pode ser que.... não, não pode.. O card é ruim, ponto, não vejo isso jogando em nenhum formato, eventualmente no commander, mesmo assim, não boto fé. Pelo menos a história do card é legal, já que o Garruk havia achado a Liliana, mas se fufu novamente, já que a mana preta dela é muito mais forte.



Se a mecânica dos loners funcionar, este card pode ver algum jogo e mesmo assim acho difícil. No standard não deve jogar, no limited pode ser que apareça em algum deck assim como no commander. Não curti muito, mas enfim...



Favored of Blood. Encantamento. Sempre que um oponente perde vida, você ganha aquela quantidade de vida. Sei lá, mais um card que eu acredito que não verá jogo nenhum, mas não tenho certeza, afinal ele tem umas interações interessantes. Não creio que jogará no standard, mas é boa no limited (ok, posso listar ums 50 raras melhores pra tirar no booter) e certamente é boa no commander (ja pensou isto com Pacto de Sangue).


Não joguei com este carde no standard, mas não acho um card ruim, pode ser que veja jogo no standard, é um bom card no limited e certamente muito interessante no commander.


Que card estranho... Na real ele é bem versátil, já que você pode colocar ele no seu deck de zumbis para aproveitar o bônus em criaturas não zumbis do deck, e também pode ser um ótimo removal, apesar disto não acredito muito nela jogando no standard, mas é bem forte no limited, e deve ser bem ponderado no commander.


Outro bom repint, mas podiam ter deixado a arte original ;) Um bom sideboard no deck de zumbis, e até contra ele, pode ser usado para ativar habilidades e ainda deixar de se incomodar com criaturas com imortal (ele funciona bem com aquele demônio de duas manas - prevenindo que ele volte sob controle do oponente). Tem potencial para ver jogo no standard, é um card razoável no limited (por ter poder dois), e pode até ver jogo no commander.


Instant que da regenerar e toque mortífero tem um bom potencial de jogo no limited por pegar seu oponente de surpresa, ja no standard e no commander não gastaria os slots do meu deck nela.


4 manas por um zumbi 2/2, que da -2-2 quando morre - e nem é marcador... Poutz, que card ruim. Não verá jogo em nada PONTO. (ok, mata bicho 4/4... a, fala sério, que coisa ruim).


O jogador alvo perde x pontos de vida e você ganha x pontos de vida, onde x é igual ao poder da criatura com maior poder que você controla. Outra card que me lembrou Flagelo, tem um bom potencial no limited e pode ter uma boa interação no standard e no commander. Não descartaria ela nestes formatos.


Uma Força Profana com bônus, gostei. por um mana você bomba sua criatura em +2+1 e se ela for a única que você controla ela tem intimidar. Não creio que jogará no standard, mas no limited ela é bem forte. Já no commander não creio que veja jogo.


Retorna a criatura alvo de seu cemitério para sua mão. O jogador alvo sacrifica uma criatura.Caraca véio é custo 6 pra voltar um bicho PRA MÃO... PRA MÃO, na real, dane-se que o oponente vai sacrificar uma criatura e que é uma carta de tempo (você troca 0 por 1), são 6 manas pra fazer isso. Muito ruim mesmo, pode ver jogo no limited, ja no standard e no commander temos cards muito melhores pra fazer estas funções (PÔ RnD, podia ser pro jogo né) - Em tempo, adorei a ilustração...


Instant de -x-x sempre é bom, sem restrições melhor ainda. Bom removal, certamente fará várias vítimas no limited, não deve jogar standard nem commander, mesmo assim gostei dela.


5 manas por um 3/3 que quando morre destrói um terreno. Com tantos terrenos bons no standard ele pode eventualmente figurar em algum sideboard no standard, não creio que seja muito contundente no limited nem no commander, afinal tem coisas melhores pra isso.



2 manas 1/1 imortal zumbi... podia ser uma maninha só né, esse dois manas por um 2/2 quando esta bombado (depois do imortal) é RIDÍCULO... Não joga em nada....


4 manas 3/2 que quando morre você pode trazer uma criatura de custo 2 ou menos do cemitério para o campo de batalha.. Não ruim, não chega a ser um Reveilark, mas é uma opção dependendo de como for o seu deck.  Pode ter algum espaço no standard (se esse não for dominado por decks vermelhos e decks brancos) e é um bom card no limited e eventualmente até no commander.



Se esta é a resposta para o deck anjos+humanos não se estabelecer, não me convenceu.... O card é um bom sideboard, na melhor das hipóteses, e somente se o deck humanos for Tier1 e estiver muito presente no evento onde você estiver jogando. No limited é um bom card, afinal de contas ele será obrigatoriamente seu sideboard, então se você enfrentar muitos humanos ele entra e no commander é uma bela porcaria.



 Mais um card da temática loners (os cards do highlander - só pode haver um). Pra mim ele apresenta a típica relação custo/efeito problemática. Se ele custasse menos, seria muito forte, mas com seu custo  ele dificilmente verá jogo..... Eu sinceramente gostei do card - isso sem falar na ilustração, essa perspectiva ficou tão fodaralha que eu demorei a entender o que era - ele tem alguma chance de ver jogo no standard (eu pelo menos vou tentar), no limited ele pode ser muito contundente e no commander é bastante forte também.

No mínimo divertido, remove as ameaças grandes da mão de seu oponente, fazendo um belo par com Inquisição de Kosilek, o grande problema é que ele tira ameaças futuras, e não ameaças eminentes (como fazia inquisição), que foi o que fez ela jogar. Um bom descarte, não desprezo seu potencial, mas não acredito que seja tão eficiente quanto seu antecessor. No standard pode ver jogo, dependendo de como estiverem os decks, no limited é um card interessante, afinal você pode eliminar a "bomba" do oponente e no commander eu nunca vi um deck de descarte eficiente, mas se houver, este card terá lugar.



Cara, como diria um amigo meu: "- Me caiu os butiá do bolso" (procurem na wikipedia). Fique realmente assustado quando vi este card. Vou começar pela parte ruim, você vai investir 5 manas e esperar voltar para você para exilar a primeira permanente, o outro problema é que você TEM que colocar marcadores e TEM de exilar permanentes e/ou cards da mão, o que deixa ela pior que Chaminé. Vamos a perte boa, se você tiver muito card advantage esse card é supremo, seja usando remoções ou descartes você pode tirar muita vantagem do uso deste card, você ainda pode usar verde ou branco para abusar do uso de tokens (deck em que eu vejo este card pelo menos no side), ou ainda com azul e abusar dos draws... Gostei, achei forte, e acredito que irá jogar, ja no selado não sei se jogará, pois ele machuca muito seu controlador. No commander este card é muito f!@#$, jogará muito e poderá ter decks jogando em torno dele (Zur agradece).


Seguinte, vou dizer.... GOSTEI - pronto.... disse.... Bom card na série, corpo bom, deathtouch e com possível card advantage. Falarei isso agora sem zoação, mas joga muito no Pod, apesar do deck estar em baixa no momento (ainda mais com preto)... No zombies pode ver jogo também. Pode jogar no standard, no limited é mais uma rara de corpo bom, e no commander verá jogo certamente.


Hunnn, não chega a ser um Zênite do Sol Negro, mas pode ver jogo, é um bom card. Seu custo de 1 preto é muito atraente. O problema é que contra decks aggro, você está sempre atrás no "race" de vida e seu oponente não pensará duas vezes em preservar suas criaturas mais importantes, e contra decks de controle, ele não terá muitas criaturas para isso ser efetivo... No limited é bem forte, principalmente se você tiver mais vida que seu adversário e a mesa estiver emperrada com muitas criaturas, ja no commander pode ser interessante contra tokens.deck, se algum estiver muito forte. (Game Day PROMO)


Saiu o grande adversário da Avacyn, o demônio caçado pela Liliana, o ultra motherfucker da série. E não é tudo isso. O custo de 4 + 4 pretos é complicado, apesar de termos o Pod, Heartless e Umburial Rites. Porém, se tiver como manter ele na mesa ele se torna um card muito forte. Sete de vida por sete cards é muito bom, ainda mais quando você tem uma criatura 7/7 lifelink. Ainda não sei se verá jogo, mas nos meus commanders com preto ele estará em todos. No selado é um card complicado por conta dos 4 pretos, a não ser que sua maior base de mana seja preta. Não boto fé, mas é bom ficar de olho....


Outro card usado para exemplificar uma das mecânicas da série, os "Loners". Uma coisa interessante é que temos uma criatura 4/3 voar por três mana que, enquanto estiver sozinha na mesa não tem drawback nenhum. Card incomum que vai fazer um bom estrago no limited, acredito que jogará no standard e pode até pescar um lugarzinho no commander. Gostei bastante.


Quatro manas por um 5/4 voar é muito bom. Colocar ele ao lado de um Garvecrawler que você pode ficar voltando do cemitério, ou de outras criaturas com imortal pode transformar ele em uma das "bombas do standard". O custo de sacrificar uma criatura não é proibitivo, e ela volta 6/5 (ok, tem que sacrificar novamente, mas vale a pena). A primeira coisa que pensei quando via é que ela não voltava de um Dia do Julgamento, mas se estiver acompanhada  de outros "imortais" ela volta sim (imagina o estrago dela junto com um Mensageiro de Geralf). Forte no standard, no selado e no commander.

Vermelho (23) - Archwing Dragon



Não sei se isto verá jogo, no mínimo interessante. Mas se Caçador das Areis Viashino era incomum, com a mesma habilidade, com o mesmo poder, e a única diferença é que tinha corpo 2, não vejo o porque deste aumento de raridade (ok, é dragão e pode ganhar alguns bônus por isso, mas será que justifica). Tem alguma possibilidade no standard, bem forte no limited e pode ver jogo no commander por causa do tipo dragão.




Gostei do card, tem um efeito global controlável e forte, justo por seu custo de mana. É um card que dificilmente verá jogo no standard, mas é forte no limited e supremo no commander, e olha que no standard tem até alguma possibilidade.



Carta bonitinha, mítica, com potencial para ficar enorme, mas claramente um card para commander, ou alguém não consegue pensar em 40 cards melhores para colocar no seu deck standard ( ou em outros formatos). Não gostei do custo, não gostei da raridade, a carta é fraca, afinal ela vai ir diminuindo conforme seu oponente toma dano... Ótima no commander (mas não essencial), boa no limited e péssima no standard.





Ta ai uma boa aura, principalmente se você tiver uma criatura hexproof para não por ela em risco. Pagar um vermelho e {T} pra copiar uma instant ou feitiço é muito bom, mesmo em forma de aura. Gosto do efeito, gosto do card, e torço para que veja jogo no standard, mas não sei se vai rolar. No limited tem potencial, assim como no commander (neste acho que mais ainda), gostei, e muito.





Bom card com soulbond, a possibilidade de outra bomba entrar depois dele e você fazer o link é ótima, abre possibilidade para bater muito forte. É um bom card no standard e pode ver jogo, é um ótimo card no limited, só não vejo jogando commander.



Magica Intantânea. Adiciona {R} a sua reserva de mana igual ao número de criaturas que você controla. Interessante, viabiliza a utilização de cards de custo alto no deck vermelho agro, e pode viabilizar mágicas de custo alto no turno do oponente. Em outros formatos que utilizam cards que contam mágica este card pode ser muito forte (por duas manas a mais você pode colocar mais uma penca de goblins E o Goblin Bushwhacker. Não sei se jogara no standard, fica dependendo de como virá a próxima série, e no limited também não é muito forte pois ainda não se apresentou nenhum card que justifique ela. No commander é muito forte, mas eu achei fantástica mesmo é no pauper.


Aeeeee mais uma compra forte pro vermelho, e vou te dizer, uma das melhores compras que eu ja vi... detalhe, é instant. O card é muito forte em diversos formatos, é um topdeck fantástico, de dá a chance de ativar miracles no turno do oponente, muito bom mesmo. Acredito que jogará no CONSTRUÍDO, independente do formato, um bom card no limited e tem seu lugar no commander. Já é um dos meus cards preferidos da série....


Card interessante, abrindo possibilidades dos humanos jogarem com vermelho (como se ja não bastasse jogar bem com azul e com verde), isso em um terceiro turno pode deixar um Campeão da Paróquia enorme, além de colocar mais três atacantes. No turno seguinte a um Hero isso pode fazer um belo estrago. Bom card e deve ver jogo no standard, no limited também é forte principalmente com alguns cards que deixam suas criaturas maiores, e até no commander pode ver algum jogo em algum token deck (mas aqui o caso ja é mais duvidoso).


Ruim, simples assim. Três para dar um ping de 1 e só em jogador, tudo bem que não tem de virar, mas mesmo assim... No limited pode incomodar um pouco, mas só isso, pro resto ele não serve pra nada.


4 manas por um 2/2 intimidar é ruim, se ele pode crescer sozinho ja fica menos ruim, e é esse o caso, o card ficou justo, tem boas possibilidades de fazer um bom estrago no limited, no standard tem alguma chance (eu não descartaria principalmente num BR vamps), mas a curva quatro do vermelho ta muito disputada por boas cartas raras e mais fortes, e pode ter lugar em um commander tribal. Não deve ser desprezada.


Interessante o card, pode ser um pump de uma mana, ou um removal (tanto pelo -1-1 quanto pela obrigação de atacar), e eu gosto desse tipo de versatilidade, que é típico no preto, e não no vermelho. Bom card por limited, exatamente por esta versatilidade, ja no standard e no commander não deve ver jogo.



3 manas para possibilitar uma criatura de bloquear.... Que card horrível, mesmo com ímpeto ele é ruim. Não deve jogar no standard, é muito limitado no limited (sacaram o trocadalho do carilho) e não jogará nem a pau no commander - RUIM.


Outra aura vermelha, essa dando ímpeto e transformando a criatura em um Piromante Pródigo... sei lá, eu não jogaria com isso no meu deck, tem tanta coisa boa em todos os formatos que eu simplesmente não consigo enxergar isso jogando. No limited ela ja fica mais interessante quando você larga uma criatura grande com 3 manas sobrando para dar ímpeto, ou quando você já esta com um bloqueador contundente que não causa muito dano e que você posso usar no final do turno... é, é ruim mesmo.


Instant +3+0 e ímpeto até o final do turno... Lembra aquilo que eu escrevi sobre o card acima, sobre fazer uma criatura grande com 3 manas sobrando... Ainda prefiro iso aqui disparado neste tipo de situação. O card não é grande coisa, e geralmente o vermelho tem este tipo de card, só que dando iniciativa. Bom trick de combate no limited, provavelmente não jogará no standard e é muito fraca no commander.



Mais uma aura vermelha... ok, gostaram né.... Na real achei esta aqui muito ruim, pois você tem de virar uma criatura para fazer o efeito, e a criatura do oponente nem sofre nada, só não pode bloquear... e você tapou uma criatura pra isso... Não deve ver jogo em nenhum formato, a não ser que eu esteja MUITO enganado.






Thunderbolt.... Um reprint interessante, que pode dar três de dano no jogador alvo, ou quatro na criatura alvo com voar... Esse com voar é que mata o card, mas enfim, não é tão ruim não, mais um burn de custo dois que dá três de dano, e certamente jogará em monoreds burn no standard, só que é no limited dessa série que ele deve brilhar, principalmente com a quantidade de criaturas com voar de corpo até 4 (contando por cima umas 13 até agora), ja no commander ela não joga atualmente, e nem passará a jogar.




Primeiro Timewalk, agora Roda da Fortuna (por um mana a menos).... Esta é a série das "alpha miracles". Muito forte o card, muito mesmo... Seu custo convencional é ruim, mas mesmo assim não é terrível, ainda mais no mono red onde ele desestrutura a mão do seu oponente, e repõe a sua. Jogará no standard, no limited é muito forte e jogará muito no commander.




Impeto. Quando [~] entra no campo de batalha, desvire a permanente alvo e ganhe o controle dela até até o final do turno. Ela ganha ímpeto até o final do turno. Buenas, vamos ao que faz esta criança, 5 manas por um 3/3 ímpeto não é grande coisa, mas quando ele entra no campo de batalha ele rouba uma criatura, desvira ela e da impeto, o que torna ele mais interessante, pois tira um defensor e ainda agride, mas 5 manas é muito caro, pelo menos é só um vermelho. Não sei se verá jogo no construído, pois estamos temos várias criaturas de custo e poder alto que podem ver jogo, e nesse panorama ela é contundente, no limited pode ser usada para encerrar um jogo e no commander ela gira em torno de uma das temáticas mais interessantes e provavelmente jogará. Comentário tardio porém pertinente... Ela não rouba só criaturas, ela rouba permanente.... hunnn como diria nosso companheiro Tobias... agora a p*##@ ficou séria.




E aqui está o X damage da coleção, seu custo tradicional não é tão ruim, e mesmo sem o recapitular do Devil's Play, penso em várias situações em que ele é melhor. Já por seu custo de milagre ele é um dos melhores x damage que eu já vi, limpa a mesa só de um lado e ainda respinga no oponente. Verá jogo no standard, com certeza, no limited é bem forte, e no commander também, principalmente vindo no late game. Gostei. Será que teremos um milagre em cada raridade e em cada cor, ainda não tivemos milagres comuns (o que tem lógica) e não tivemos milagres pretos (e li em algum lugar que nem vai ter).



Ser planeswalker já ta virando uma coisa comum nesse tal de multiverso... Apesar disso (que me incomoda um pouco) o card não é ruim. Duas manas por dois de lealdade é legal, mais uma habilidade de compra pro vermelho, pena que não ajuda no topdeck. Outra novidade, um planeswalker que só pode fazer uma habilidade, pois sua habilidade de menos só poderá ser ativada três turnos depois dele entrar, e esta habilidade é um contra ponto à do planeswalker azul e sua ultimate é interessante, mas vou dizer uma coisa, não curti muito o card, nem o flavor, pois um planeswalker demônio deveria cobrar cara do jogador por seus serviços, não em mana, mas em sacrifícios ou vida...


Assim, assim... Bem mais ou menos. O card não é de todo o mal em um monored, pois abre a possibilidade de você "buffar" um criatura logo que ele entra. Não creio que veja jogo no standard, no limited é meia boca e no commander também não jogara....


Olha outra carta boa pro vermelho.... Dar opção pro oponente nunca é legal, afinal, ele sempre vai escolher o que é melhor para ele, mas uma criatura 4/3 que pode ser jogada no primeiro turno 0o, ou então seu oponente perde 1/5 da vida  - WTF!!! Em que situação esta carta pode ser ruim... alguém me diga. Carta que com certeza verá jogo no standard, no limited é um monstro e também irá jogar no commander. Show de bola, recebe o selo de qualidade do mago vermelho ;)


Seis manas por 5 de dano instant não é TÃO ruim, até porque pode ser dado em criaturas ou jogadores. Já a nova keyword Miracle deixa ela MUITO interessante. Um mana por estes 5 de dano é muito bom, pode causar viradas de jogo, pode eliminar uma ameaça da mesa, sem comprometer as manas que você iria gastar no turno, e ainda temos alumas "compras" interessantes no vermelho, dentro da própria série, que podem ativar essa habilidade no turno do oponente. Gostei do card e gostei da mecânica, acredito que irá ver jogo no construído, no selado, por ser incomum, você pode conseguir mais de uma cópia dela, e neste formato ela é obviamente forte (imagine 2 ou 3 cópias dela liquidam com o jogo). No commander não tenho certeza, mas teria lugar em um deck  focado em burns.

Verde (24) - sem novidades




 

Não curto muito essa habilidade de lutar, não viu jogo e não acredito que verá, antão na minha opinião um slot raro foi muito mal queimado com esta carta (incomum ela seria ruim, rara ela é péssima). Não acredito que veja jogo no construído, mas no selado ela pode fazer estrago, já que você pode fazer seu bicho zé com deathtouch socar uma criatura enorme do oponentes sem precisar ir para o combate. No commander não joga mesmo....


Os Titãs continuam comendo o slot 6 de bons cards... Este aqui é um 6 manas 6/6 atropelar que quando uma criatura não-tokem entra sob seu controle você pode comprar um card. É um bom card com possibilidades de ver jogo no standard, principalmente se você tiver mais de um card para colocar depois dele na mesa, só que você optaria por ele ou por um titã primordial na sua curva 6.... No limited é um bom card, pois possui um bom corpo e uma evasão forte, além da habilidade contundente, e tem boas possibilidades de ver jogo no commander.



Este card faz par com o encantamento preto na história da perseguição Garruk Liliana, e na história essa aqui vem antes da outra, onde o Garrukão se f#$%... Eu não curti o card preto, mas esse aqui não ficou ruim não, não tem nenhuma desvantagem (você compra ou não compra) e esta dentro da cor que costuma ter as maiores criaturas. Acredito que tenha um bom potencial no standard, é condicional no limited, vai depender muito do resto do seu deck e tem muito potencial no commander. Bom card.




6 manas 7/7 texto. Bicho grande por 6 manas, card típico (só não é vorme), sem evasão alguma... Nada demais, mas pode fazer estrago no limited, e é bem funcional com o card acima.




3 manas, 3/3 lampejo com regenera... Bom card, perfeito para fazer no final do turno ou para fazer um bloqueio surpresa. Deve jogar bem no limited por seu corpo consistente e a regeneração, tem alguma possibilidade no standard se rolar aquele deck de lobos mas não deve jogar no commander.




ESTA NÃO É A ARTE DESTE CARD. Peguei  arte antiga deste reprint só pra não postar ele solto. Este card jogou bem, mas foi chingado quando saiu por ser um reprint funcional de outro card. Antes não havia sentido em lançar ele como humano (o anterior era elfo - Guia Urbano), mas nessa série ele faz sentido. Na build GW Humans ele pode achar lugar e assim voltar a jogar no standard, no limited é um ótimo card, garantindo o quarto mana ou livrando você de comprar um terreno, e no commander Guia Urbano sempre será melhor ;)



1 mana 1/1 soulbond onde ambas tem proteção contra zumbis... Véio... que bela b#$%&.. Ja tem um humano com vigilância e proteção contra zumbis (no branco, mas tanto faz), pra que mais um card pra inviabilizar a utilização dos zumbis.... Na real acredito que irá jogar bloco, não deverá ver jogo no standard e no limited é quase inútil, no commander nem se fala, é uma bela porcaria.


Já tem naturalizar em Innistrad, realmente não vejo necessidade de um card assim para o construído, pode até ser bom no limited por termos diversas auras e alguns encantamentos globais interessantes (e acredito que seja por isso mesmo), e no commander jamais jogará...


Apesar dos 5 manas por uma criatura 3/5, ela pode ser muito importante principalmente neste selado, afinal de contas temos muitas criaturas com voar e esta aqui tem "soulbond aranha" - hehe - Creio que tem possibilidades de ver jogo até no construído - é um bom sideboard, além de ser muito forte no limite. No commander não tem espaço pra ela.


A criatura alvo ganha resistência a magia até o final do turno e você ganha vida igual a resistência dessa criatura. Card interessante, e apesar de custar um a mais, pode tomar o lugar de Véu do Outono no standard, além de ser um trick bastante forte no limited e até pode ver jogo no commander (se véu joga, ela joga).


5 manas por quatro marcadores +1+1 não é de todo mal, ainda mais quando você pode distribuir eles da forma que você quiser, agora se rolar pelo custo de milagre fica bem boa esta carta... No standard pode figurar duas cópias nos decks infect (e olha que eu odeio essa mecânica), no limited é bastante forte, mesmo pelo custo normal. Não vejo ela jogar commander.


4 mana 4/3 Javali texto. Why??? Sei la, completamente sem sentido sair este card na série, não tem interação com nada. Não vejo jogando construído, não é bom (só serve pra fazer volume) no limited e nunca será usado em commander... Que lixo(mas sempre tem uns...)



Lobo. Criaturas com poder menor que ~ não podem bloqueá-lo. Cartinha comum boa, tem uma remota possibilidade de ser testada no construído (principalmente no bloco), interessante para jogar no limited, principalmente se você conseguir deixar ela maior e no commander nada.



Legal o card, pode ser um bom trick de combate no limited, afinal de contas pode ser um Fog em que você ainda mata uma criatura do oponente, mas o limited é seu território, e só la ele deve fazer alguma diferença.




Criatura - Humano Druida. {T} Adiciona três manas de uma mesma cor a sua reserva de mana, utilize este mana somente para conjurar mágicas de criatura. Interessante o card, viabiliza o uso deste monte de criaturas com custo YYY (três cores iguais), mas como todos os cards deste tipo, surge com alvo na testa. O corpo 1 também não ajuda muito, mas por ser humano, pode descolar um lugarzinho no deck, vamos ver, eu não descartaria. No limited somente é forte se você tiver muitas criaturas com custo alto, ou muitas criaturas, então deve jogar bem, e no commander eu não sei se terá lugar, mas acredito que não.




Carvaleo, 5 manas por um potencial 8/8.... Pareia ele com o do golpe duplo, ou com o que da voar, ou com um titã que entrou antes e vai bater 10 atropelar, ou em alguma criatura com voar... nossa, são tantas as possibilidades, gostei muito do card. Outra coisa, veja ele que interessante fica com o Immerwolf ou com o Prefeito de Avabrook.  Acredito que jogará no standard, bombado no limited e forte no commander.




Cara, to na torcida pra isso jogar, o efeito é muito divertido, esse card pode crescer muito, pena que não tenha nenhuma proteção. Vejo isso jogando no GW Tokens, e pode fazer muita diferença num mirror de tokens. Bom card, custo justo e efeito contundente. No standard deverá jogar - e bem - no limited pode acelerar a sua vitória, evitando aquele acumulo de criaturas sem atacar, e pode até ter lugar no commander, também em tokens decks.


Milagre verde divertidíssimo! Eu gosto dos efeitos ++ típicos do verde (exceto no deck de infect). Esse card pode realmente ver jogo, tendo em vista a quantidade de criaturas do hexproof (ou deathtouch). Achei o card bem bom para jogar por seu custo de milagre, e não é terrível pelo seu custo normal. Jogará no standard, no limited é muito forte, pois tem potencial de limpar a mesa do oponente e causar muito dano, e no commander também é boa...
 

Outro bom card com soulbond, principalmente se você levar em consideração seu custo e suas distribuição (comum). Esse card tem potencial para ver jogo no standard, certamente jogará muito no limited, mas não deve ter lugar no commander.


Spoiler em outras línguas que não português e inglês eu não costumo soltar aqui até ter a imagem nestas línguas, mas está aqui merece.... O card é muito forte, certamente irá jogar em qualquer deck tribal que use verde, já pensaram isso no GW Humans, tem muito potencial, tira seus terrenos do topo e adianta o jogo, afinal você ainda da o draw. Acredito que jogará no standard, até porque a próxima série voltará a ter elfos (além dos humanos dessa), já no limited tem pouco potencial, a não ser que você realmente consiga montar um deck tribal (quase impossível). No caso do commander é um card obviamente forte em decks tribais, principalmente se você tiver como manipular o topo (elfos, humans, warriors, ents). Aqui está o que faz a carta: No início da sua manutenção, revela o card do topo de seu grimório. Se ele for um card de criatura que compartilhe um tipo de criatura com uma criatura que você controle, você pode conjurar este card sem pagar seu custo de mana. Caso contrário, coloque este card no fundo de seu grimório.


Olhe, num mono green, baseado em criaturas, ele pode ser interessante, até porque estes 3 verdes no custam assustam, e deve ser levado em consideração que ele é um 6/6 trample quando entra... Mas 8 manas é de matar. Pelo visto teremos um ciclo de criaturas que custam 8, resta esperar pelo azul e pelo vermelho. Não vejo isto jogando no standard, já no limited é finisher, e dos fortes. No commander ele é uma máquina podendo jogar em vários arquétipos.


Realmente ainda não sei o que pensar desta carta. Se os custos dos cards realmente subirem ela pode ser uma forma de viabilizar a utilização destes, mas é muito condicional. Realmente não vejo isso no standard. No limited há possibilidades, exatamente por ela possibilitar splashs e viabilizar o uso de cmcs altos. No commander também é bem condicional mas é onde eu vejo este card sendo mais jogado.


Também foi revelado que teremos cards que irão interagir com a mecânica soulbound. O bom é que eles não serão dependentes da carta estar vinculada a outra. Esta aqui, junto com o Silverblade Paladin faz um bom estrago. Gostei do card, é uma mecânica clássica (como o bom e velho giant growth) que interage muito bem co a série. Será um bom card para Limited, pode ver algum jogo no standard e certamente não jogará no commander...


Eu tava elogiando demais a série, tinha gostado de todas que tinham saído até agora, mas essa é muito ruim. Ok, ok, tem imortal, que é uma mecânica boa, não pode ser bloqueado por criaturas menores, interage bem com o Kessig, e se não tivermos mais Titãs no standard ele pode até jogar no deck, afinal, bombado pelo Kessig ele bate muito forte sem nada na frente, mas quem colocaria ele na curva de um Titã. Já no limited é outra história, o card é forte e pode definir o jogo.

Multicoloridas (3) - sem novidades


6 manas por um 5/5 voar vigilância ja é bem bom, apesar de ele não ter nenhuma proteção. Nenhuma até ali, pois da pra fazer um deck girar em torno dela, puxando muitos encantamentos tanto da mão quanto do cemitério. Gostei do card, principalmente para o commander, não acredito que veja jogo no standard, e como as outras multicoloridas até agora é uma bomba no limited.


Tudo bem que sete manas não é pouco, mas como os custos desta coleção são todos altos, não é de surpreender. O card é muito forte no limited, por seu poder (5/5 iniciativa), vou correr o risco de me tornar repetitivo, mas certamente quero ele pro meu commander, já no standard não sei ao certo, se o deck se manter até largar esta criatura e tiver alguns fogos para depois, até pode ser que ela veja jogo, vamos ver. No geral eu gostei dela.


Uma das coisas que faz a Avacyn não ser suprema, é a quantidade de remoções do tipo "sacrifique"(ok, ok, tem oblivion, dispatch, vapor snag, mind control), mas isso da uma boa resposta pra isso. Esta criatura lendária é muito forte (5 manas por um 5/5 fly-hexproof). É uma criatura difícil de tirar da mesa. Acredito que verá jogo no construído, é uma bomba para o selado e muito forte no commander. Ainda bem que ela não jogou junto com os Eldrazi no standard, mas ja ta com lugar garantido no meu commander Naya.

Artefatos (9) - Conjuring Cabinet


Pena custar 5 manas, mas esse efeito de flicker todo o turno é muito forte... Temos várias possibilidades pra isso, Limo Ácido agradece, Titãs agradecem, Massacre Wurm agradece, ou seja, todas as criaturas que tem um bom efeito quando entra no campo de batalha gostam deste card, além disso você ainda consegue deixar um bloqueador que tenha atacado, então se o custo fosse menor ele poderia ser abusivo (4 ja deixaria ela bem mais forte). Não descartaria ela no standard, espero que veja jogo, tem alguma chance de jogar no limited, mas o deck tem que interagir bem com ele, e no commander é muito forte.


Olha, não sei se vai ver jogo, mas o flavor dessa carta é tão legal ^^ - São necessários três humanos para enforcar outra criatura e o controlador dela coloca um espírito no campo de batalha.. Isso pode ser interessante com o deck de tokens (apesar da maioria ser espírito), afinal, com aquele encantamento que suas fichas tem vigilância você pode atacar e destruir as criaturas do seu oponente. No limited depende de você ter muitos humanos no deck para isto ser funcional, e no commander somente se você tiver um deck tribal. Gostei do card, você se livra de um grande problema (bora enforcar anjos e demônios) e ganha um pequeno problema - e ainda pode usar em uma criatura sua que foi alvo de uma matação usando ela mesma pra ativar a habilidade...


2 manas para fazer o oponente descartar um card e caso você tenha um demônio ele perde 3 pontos de vida.... Poutz, achei que o pergaminho do demônio mais f*#$% de Innistrad seria algo tão f*#$% quanto ele (se bem que né....). Achei o card ruim e não acredito que verá jogo em nenhum formato.

 

+0+3 pra bloquear uma criatura adicional... No limited pode ser bonzinho (no máximo) e nos outros formatos nem vai se apresentar.


Equip 4.... PQP... Ok, vou pegar leve, não é terrível, só é ruim. Pode ser interessante no limited, afinal de contas da voar e +2+2, e se você tiver algo que da bônus pra anjos... PQP, que troço rui... parei.



Novamente um equipar muito acima do que deveria. A criatura ja tem o drawback de ter de atacar todo o turno. Pelo menos o flavor é legal, e esse +3 pode fazer diferença no limited. Não acredito que jogue outros formatos.


5 manas por um 3/3 que realmente eu não sei o que esta fazendo nesta série e que tem que pagar dois pra cada +1 e só de poder... Estavam inspirados em fazer artefatos ruins pra essa série. Não jogará standard, no limited é bucha de canhão e no commander nem por decreto.


Três manas por uma potencial criatura voar até o final do turno... Sei não hein, pouco potencial de defesa, sem grande potencia de ataque, suscetível a várias destruições - tanto de criatura quanto de artefato - ... Na real... A arte ta linda, somente.


Está é a promocional do evento de lançamento, a arma da Avacyn. O custo é justo, afinal o efeito é muito forte. Se o formato realmente for mais lento, com cards mais pesados, isto pode ver jogo, já que seu efeito é contundente e não é condicionado a você causar dano no oponente, você só precisa atacar. No standard não vai entrar no lugar das espadas nem do Crânio-Marreta, já no limited ela é muito forte e certamente vai em qualquer deck. No commander é um bom card, podendo conviver com outros equipamentos sem ficar devendo nada a eles. (Prerelease PROMO)


Terrenos (5) - Refúgio do Alquimista


Gostei muito deste card. Geralmente não é uma combinação de cores que me agrada, mas reconheço que ela é muito forte, e esse card viabiliza a utilização de vário cards como se eles tivessem flash. Tudo bem que o card passa a custar 3 a mais (GU{T}), mas continua sendo muito forte. Acredito que deverá ver jogo no standard e até em outros formatos construídos, tem um bom potencial no limited deixando você jogar (no mid ou late game) sempre no EOT e com certeza é figura garantida no commander. Muito bom o card mesmo.


Terreninho legal, e alegremente comum, aliás só acho que é legal por ser comum. Ganha um de vida e gera incolor, e se por acaso você tiver alguns anjos no deck, vai ganhar mais uns pontinhos de vida. Se anjos jogarem massivamente no standard ele jogará, caso contrário será uma boa carta limited, podendo até passear no commander.


Quanto ~ entra no campo de batalha, escolha um tipo de criatura. {T}: adiciona 1 a sua reserva de mana. {T}: Adiciona um mana de qualquer cor a sua reserva de mana. Utilize esta mana somente para conjurar mágicas de criatura do tipo escolhido esta mágica não pode ser anulada por mágicas ou habilidades. O Magic virou realmente um jogo de criaturas x criaturas... Não queremos que suas criaturas sejam anuladas é o que me diz esta carta... Ok, ok, passado o mimimi achei o card legal, tem um que de Boseiju, só que não entra virado, tu não precisa pagar vida e tu impossibilita o uso de anulações contra teu deck tribal... Não temos nenhum deck hard control de anulação no atual standard, então este card não terá tanta força, ja em outros formatos até pode ver jogo, afinal temos goblins e elfos jogando outros formatos. No limited é muito azar tirar este card, já que será praticamente inútil, agora no commander esse card tem lugar em vários decks. Hoje é dia de dizer não gostei pelo jeito....


Interessante o terreno, um dos melhores custo/benefício deste ciclo que vem desde Innistrad. Como ainda temos várias mecânicas que utilizam o cemitério ele é bom assim como o Faithless. Acredito que verá jogo no construído, no limited eu preferia tirar outro card raro, mas na falta de outro e jogando nas cores é uma opção para limpar o deck, e no commander eu usaria fácil.


Mais um sneak attack no meio da tarde.... Saiu o land RW, e que maravilha. 3 manas (RW e ele) para dar +2/+0, vigilância e ímpeto é muito bom. Isso é muito bom com criaturas de baixo e médio custo, já no late game pode reverter jogos (alguém disse máquina vorme por acaso...) Bom card, realmente contundente e vai fazer muita diferença no metagame atual. Presença certa no standard, limited e commander.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bonus do dia - Tokens

T




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostei dos cards de hoje, o card branco é bem forte, os azuis foram surpreendentes, o vermelho não é ruim, o artefato é muito divertido e o terreno é bem forte. Deixem aqui suas opiniões e aguardem mais spoilers aqui no blog, e depois em nosso podcast.

Follow Leo_ARCANA on Twitter

8 comentários:

  1. Gostei msm é desse emblema, ficou show...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O emblema e a ficha humano ficaram muito bons.... Pena as outras fichas ficarem com a mesma arte...

      Excluir
  2. O azul esta saindo muito control, mas não sei se to gostando... mas com triunfo da ferocidade, e alguns bixos fortinhos, da para ser bastante control e ter boas criaturas em jogo, o problema é q to axando q preto e branco é q esta vindo com umas cartas mais bacanas. Mas to torcendo para o UG ser uma otima escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto quando os cards control não são anulações, aquele que devolve tudo pra mão ficou muito bom, assim como a maioria dos bounces, a idéia é atrsar seu adversário, só que desta forma o jogo fica mais pensado... Apesar de que a global branca é muito boa pra decks control. Acho que o UG tem muitas possibilidades, os cards estão vindo bem nessa combinação, e apesar de não ser minha preferida, acho que testarei alguns decks com ela ;)

      Excluir
  3. Hoje foi um dia de coisas boas e coisas ruins bem equilibradas. No geral eu gostei, por que a cada dia que passa eu consigo ver meu arquétipo favorito no standard atual (UR) vendo jogo de forma mais contundente.
    No branco tivemos "Terminus", que é um ótimo card. Seu custo normal é alto e fica MUITO atrás de Day of Judgment, mas com Miracle é uma PUTA REMOÇÃO.
    No azul eu não acho que veio NADA de REALMENTE contundente para o standard. Maré Devastadora é um bom card e seu custo de milagre deixa ela EXTREMAMENTE apelativa (principalmente com um topdeck por Pensar duas Vezes), mas o fato de ser feitiço MATA o card. Outro card azul que me chamou a atenção foi o grifo 3/3, Fly por 2UU e que pode ser jogada do exílio. A primeira vista eu pensei "Que MERDA de mítica, se eu tirar isso num booster paro de jogar magic! Isso é carta mítica pro Augusto Salla reclamar por 3 horas sem parar!"... Entretanto, depois de pensar um pouco melhor comecei a ver alguma utilidade nela:
    1º) No Legacy, serve de combustível pra FoW, sem que você o perca, assim, pode ver jogo em algun deck MonoU ou mesmo no UR_Delver.
    2º) Tanto no Legacy quanto no Modern pode ver um pouquinho de jogo se for levar em consideração que os melhores removals do formato (Plowshares e Path) não fazem diferença pra ela, uma vez que levar qualquer dos dois em um card que pode voltar do exilio é até benéfico pelo land advantage e pelo life grown.
    3º) Sabe aquele deck que leva os Zumbis azuis no standard? Pois é, esse bixo serve de combustível FÁCIL para o seu Skab Ruinator ou para qualquer dos outros cavalos. Pode até mesmo viabilizar a utilização do deck de self mill, uma vez que ter o bixo exilado pra colocar outro em campo te da a chance de VOLTAR com ele pro campo. Logo, da pra ver jogo e fazer uma diferença.
    No fim das contas, a carta nem é tão ruim assim e o Augusto Salla vai reclamar dela de graça!
    No preto tivemos o Habitante das Covas Traiçoeiro que, apesar de não ser o MELHOR card do mundo, pode ver jogo no standard e até mesmo no Modern.
    Quanto ao Vermelho, canção de Batalha (será que vai ser essa a tradução aqui?) e a outra que coloca 3 fichas 1/1 em campo são bem sinérgicas e geram bastante mana. Colocando um "Past in Flames" na jogada então... Pode ser o UR_BurningVengence voltando a ver jogo (Caramba, vocês já devem estar de SACO CHEIO de me ouvir falar desse deck quadrado né?).
    Meh... Não gosto de verde, acho que não vale muito a pena comentar, por que a maioria das coisas que eu vejo na cor são crap. Mas abro uma exceção pra Triunfo da Ferocidade, que tem um flavor ANIMAL e pode até ver jogo no standard se tivemos um monogreen de criaturas grandes, ou se o GR_Ramp continuar jogando.
    Por fim, quanto às incolores... Não vi nada de bom nos artefatos da edição até agora, a maioria não vai ver jogo pelo fato de não terem um custo/benefício muito condizente e o único que tem uma habilidade bacana é o portal que da Blink, mas o custo 5 torna ele viável somente no Commander. Os terrenos da edição, até agora, estão bacanas no geral. O UR, o UG e o RW com certeza vão ver jogo em vários formatos, e podem fazer uma grande diferença no standard.
    Depois de quase duas semanas de spoilers acho que já da pra ter uma visão geral da coleção, achei uma coleção bastante forte e com cards muito bons para os formatos ethernal. No standard vai ter um impacto muito grande e com certeza pode criar novos arquétipos. Além disso, tenho notado um certo "slow down" neste bloco, o que significa que quando o bloco de cicatrizes de mirrodin cair (levando consigo o mana phyrexiano e os infect da vida) muito provavelmente o formato vai se tornar mais lento, dando uma maior oportunidade para decks que não viam jogo por causa da velocidade.
    Estou pensando seriamente em viajar 489km pra poder jogar o pré-release, me parece que vai valer a pena
    Abração pra todo mundo da Arcana.
    Espero com ansiedade o podcast com o spoiler de "Avacyn Restored".
    ô/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " ...Isso é carta mítica pro Augusto Salla reclamar por 3 horas sem parar!...e o Augusto Salla vai reclamar dela de graça!..." - ÉPICO

      - Realmente o burning vengeance pode ver jogo, espero que sim, pois tenho quase todos os cards para montar ele...

      Quanto aos artefatos, é um monte de bungingangas inúteis mesmo (apesar de eu achar que o equipamento que coloca anjos irá ver alguma coisa de jogo), mas o portalzinho é muito legal....

      Eu to na torcida que nossos dois prés lotem, porque a coleção ta muito boa, e o podcast ja está agendado, e provavelmente faremos em duas partes, um falando sobre as mecênicas e um pouco do flavor e outro sobre o spoiler... Abraços

      Excluir
  4. Avacyn Restored e o T2!!!!
    Quando surgiu a expansão de DA, se "Criou" 2 decks novos o FRITES e o RG Agro "digo isso em relação aos decks que mais apareceram nos Top8 ultimamente"
    Com AVACYN vai se definir o T2, mas ao contrario do que aconteceu com NEW PHYREXIA, não vai haver soberania nos decks ex: CAW BLADE, BANT POD e PIRO TWIN!!!
    acho que teremos mais decks jogando do que na época de NEW PHYREXIA!
    Então pergunto: Teremos novos decks? Os decks que já estão jogando vão se fortalecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixei minha resposta na postagem do próximo dia: http://arcanamtg.blogspot.com.br/2012/04/spoiler-parcial-de-avacyn-restored_20.html

      Excluir