Magic à Lá Carte - Aniversário

9 de abril de 2012

Spoiler Parcial de Avacyn Restored 09/04/12



Segundo dia de spoilers de Avacyn Restored e apresentação de suas mecânicas. Este tópico será atualizado diariamente com as novidades.


 
Branco


 Bom card de remoção. Seu custo normal é quase proibitivo, mas é compensado pelo seu custo de Milagre. Acho que essa mecânica pode dar algum trabalho durante os torneios por ter uma certa dificuldade em ser rastreada, e os jogadores devem estar muito atentos quando forem jogar com e contra estes cards. A carta é boa em diversos formatos, e arrisco a dizer que poderá jogar até no eternal. No selado joga bem e no commander é muito forte - como diz um amigo meu: "faz pão, cuca e limonada....


 Aeeeee. Após anunciarem o retorno a Ravnica, eles lançam uma mecânica tipo "Piscadela Momentânea". O card é comum e forte (ok, não tem o recapitular), mas além de ser uma ótima proteção para suas criaturas, ainda interage bem com efeitos "entrar no campo de batalha" e "Imortal". Creio que verá jogo.


Este foi o primeiro card revelado, o card tema de série, os primeiros comentários foram de que será "card de mulequinho", mas eu não tenho tanta certeza quanto a isso. No construído temos decks que comportam este card (Pod, Heartless, Mana Ramp, Solar Flare), além disso temos como trazer ela do cemitério com certa facilidade. Enfim, acredito que isto ainda tenha possibilidade de ver jogo no construído. No selado é uma clássica bomba - pois se ele cair na mesa acaba o jogo - e tem muito potencial no commander.



Opa, opa, opa!!!! Achei fantástico este card, são só 4 manas (com um só da cor) por uma criatura 3/4 voar que você pode fazer a qualquer momento, surpreendendo seus oponentes na fase de combate, ou largando ela no final do turno para bater no turno seguinte. Além disso, que já é muito bom, ela ainda tira um criatura "não anjo" de jogo e trás de volta imediatamente (tipo Piscadela Momentânea) desencadeando novamente efeitos do tipo "quando entra no campo de batalha", salvando ela de dano letal ou mágicas de destruição. Simplesmente fantástico este card, e acredito que verá jogo no standard, selado e commander.


Interessante a mecânica soulbound, principalmente porque você pode vincular a criatura novamente caso sua "parceira" morra. O card não chega a ser um Cruzado Mirriano mas pode jogar no deck de humanos, principalmente porque você pode dar golpe duplo para uma criatura que ja está no campo de batalha e finalizar o jogo. Gostei do card e da mecânica, é provável que jogue no standard, certamente é forte no selado e pode ser muito forte no commander.



Azul






Apesar da mecânica soulbound ainda me soar estranha, e como eu ainda não gosto da estética dela na mesa de jogo, obrigando os jogadores a ficar rasterando mais um elemento, ta ai mais um card comum interessante, ja tivemos vários encantamentos de um mana que davam voar, e eles nunca jogaram, mas fazendo isso em forma de criatura fica mais interessante, podendo ser um topdeck que finaliza o jogo, dando voar pra criaturas enormes. Gostei do card, acho que incomodará no selado. Ja no standard e no commander não vejo muito espaço para ele.


WTF!!! Da pra ter sonhos eróticos com essa carta junto com ponder no standard, e com diversas outras coisas em outros formatos. Gostei e muito do card, efeitos de turno extra sempre são interessantes, e você poder proteger ela graças ao seu baixo custo (o de milagre é claro) torna tudo mais interessante. Pena ser mítica. Acredito que verá muito jogo, e quando digo isso quero dizer: "Quero 4 disso".




Preto


Saiu o grande adversário da Avacyn, o demonio caçado pela Liliana, o ultra motherfucker da série. E não é tudo isso. O custo de 4 + 4 pretos é complicado, apesar de termos o Pod, Heartless e Umburial Rites. Porém, se tiver como manter ele na mesa ele se torna um card muito forte. Sete de vida por sete cards é muito bom, ainda mais quando você tem uma criatura 7/7 lifelink. Ainda não sei se verá jogo, mas nos meus commanders com preto ele estará em todos. No selado é um card complicado por conta dos 4 pretos, a não ser que sua maior base de mana seja preta. Não boto fé, mas é bom ficar de olho....






Outro card usado para exemplificar uma das mecânicas da série, os "Loners". Uma coisa interessante é que temos uma criatura 4/3 voar por três mana que, enquanto estiver sozinha na mesa não tem drawback nenhum. Card incomum que vai fazer um bom estrago no limited, acredito que jogará no standard e pode até pescar um lugarzinho no commander. Gostei bastante.




Quatro manas por um 5/4 voar é muito bom. Colocar ele ao lado de um Garvecrawler que você pode ficar voltando do cemitério, ou de outras criaturas com imortal pode transformar ele em uma das "bombas do standard". O custo de sacrificar uma criatura não é proibitivo, e ela volta 6/5 (ok, tem que sacrificar novamente, mas vale a pena). A primeira coisa que pensei quando via é que ela não voltava de um Dia do Julgamento, mas se estiver acompanhada  de outros "imortais" ela volta sim (imagina o estrago dela junto com um Mensageiro de Geralf). Forte no standard, no selado e no commander.

Verde


Também foi revelado que teremos cards que irão interagir com a mecânica soulbound. O bom é que eles não serão dependentes da carta estar vinculada a outra. Esta aqui, junto com o Silverblade Paladin faz um bom estrago. Gostei do card, é uma mecânica clássica (como o bom e velho giant growth) que interage muito bem co a série. Será um bom card para Limited, pode ver algum jogo no standard e certamente não jogará no commander...


Eu tava elogiando demais a série, tinha gostado de todas que tinham saido até agora, mas essa é muito ruim. Ok, ok, tem imortal, que é uma mecânica boa, não pode ser bloqueado por criaturas menores, interage bem com o Kessig, e se não tivermos mais Titãs no standard ele pode até jogar no deck, afinal, bombado pelo Kessig ele bate muito forte sem nada na frente, mas quem colocaria ele na curva de um Titã. Já no limited é outra história, o card é forte e pode definir o jogo.

Vermelho



Seis manas por 5 de dano instant não é TÃO ruim, até porque pode ser dado em criaturas ou jogadores. Já a nova keyword Miracle deixa ela MUITO interessante. Um mana por estes 5 de dano é muito bom, pode causar viradas de jogo, pode eliminar uma ameaça da mesa, sem comprometer as manas que você iria gastar no turno, e ainda temos alumas "compras" interessantes no vermelho, dentro da própria série, que podem ativar essa habilidade no turno do oponente. Gostei do card e gostei da mecânica, acredito que irá ver jogo no construído, no selado, por ser incomum, você pode conseguir mais de uma cópia dela, e neste formato ela é obviamente forte (imagine 2 ou 3 cópias dela liquidam com o jogo). No commander não tenho certeza, mas teria lugar em um deck  focado em burns.

Multicoloridas



Uma das coisas que faz a Avacyn não ser suprema, é a quantidade de remoções do tipo "sacrifique"(ok, ok, tem oblivion, dispatch, vapor snag, mind control), mas isso da uma boa resposta pra isso. Esta criatura lendária é muito forte (5 manas por um 5/5 fly-hexproof). É uma criatura difícil de tirar da mesa. Acredito que verá jogo no construído, é uma bomba para o selado e muito forte no commander. Ainda bem que ela não jogou junto com os Eldrazi no standard, mas ja ta com lugar garantido no meu commander Naya.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As mecânicas então são:
  • Miracle - que se o card for o primeiro que você comprar naquele turno você pode jogar ele pelo custo de milagre.
  • Soulbond - em que as criaturas fazem pares para compartilhar habilidades
  • Undying - mesma mecânica de Dark Ascension
  • "Loners"- criaturas que pedem sacrificios de outras criaturas
  • "Flickering"- efeitos que fazem criaturas sair e entrar imediatamente no campo de batalha
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Também fiquei satisfeito com este segundo dia, e continuo achando que a coleção será muito boa, as primeiras comuns e incomuns foram boas. Deixem aqui suas opiniões e aguardem mais spoilers aqui no blog, e depois em nosso podcast.


Follow Leo_ARCANA on Twitter

6 comentários:

  1. Pelo jeito a série vai balançar bastante os decks atuais, o q me agrada muito...
    Cartas muito fortes, e perspectiva de controle voltando a ativa... vamos ver se vai ser dessa vez...

    ResponderExcluir
  2. Estou torcendo muito por isso (balançar o standard atual) - Vamos ver no que vai dar, como eu disse to curtindo o que saiu até agora.

    ResponderExcluir
  3. Quero só ver como lidar com a nova mecânica "Miracle". E por falar em Miracle Temporal Mastery é muito a fude, o Leo no comentário da carta falou que quer 4 eu quero 8, 12,16... A muito que não vejo uma carta com este efeito (extra turn), já imaginou: Mana delver, mana ponder, temporal mastery...)AFFF... Vai jogar em todos os formatos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que vai jogar todos os formatos, se o ban hammer não acabar com ela. Se ela se tornar muito forte no eternal há grandes possibilidade dela dançar, ou pior, de cards que manipulam o topo dançarem (ai eu vou ficar de cara). Vamos ver o que acontece, está é a tal carta que eles estavam com medo de lançar....

      Excluir
  4. Cara série muito boa pra todos os formatos, (principalmente pro meu commander ^^) demonio 7/7 lifelink q compra 7 carts, MEU FILHO Kalia agradece muito ^^. E no selado quero ver muita criatura gigante no campo 7/7 8/8 5/5, O_O 20 de vida vai se poco pro pré ahhahahahahahaha. E no standard é ver mais pra frente o q vai fazer a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver o que vem nas curvas mais baixas, mas se não vier nada de muito contundente o jogo vai se arrastar até cair a primeira bomba na mesa - e dai acabar muito rapidamente...

      Excluir