Magic à Lá Carte - Aniversário

11 de abril de 2012

Spoiler Parcial de Avacyn Restored 11/04/12



Quarto dia de spoilers de Avacyn Restored e lançamento do hotsite da série e seus boster packs. També boa parte dos cards está em português e a mecânica Soulbond tem sua tradução - Elo Espiritual -.Este tópico será atualizado diariamente com as novidades.


Branco (6) - sem novidades


Sinceramente.... Achei idiota o card. Acaba com uma mecânica da série anterior (mana Phyrexiano), e com uma mecânica do próprio bloco (sacrifícios). Não gosto quando eles avacalham com as mecânicas desta forma - realmente existia algo abusivo para que fosse necessário fazer isso??? Tirando isto o card não é de todo ruim, são 4 manas por uma antífona em forma de criatura 3/3 voar. Pode ser que veja algum jogo no standard, apesar desta curva ser complicada nos decks agro com branco. No limited é bem forte e no commander é um tanto quanto condicional.


 Bom card de remoção. Seu custo normal é quase proibitivo, mas é compensado pelo seu custo de Milagre. Acho que essa mecânica pode dar algum trabalho durante os torneios por ter uma certa dificuldade em ser rastreada, e os jogadores devem estar muito atentos quando forem jogar com e contra estes cards. A carta é boa em diversos formatos, e arrisco a dizer que poderá jogar até no eternal. No selado joga bem e no commander é muito forte - como diz um amigo meu: "faz pão, cuca e limonada....


 Aeeeee. Após anunciarem o retorno a Ravnica, eles lançam uma mecânica tipo "Piscadela Momentânea". O card é comum e forte (ok, não tem o recapitular), mas além de ser uma ótima proteção para suas criaturas, ainda interage bem com efeitos "entrar no campo de batalha" e "Imortal". Creio que verá jogo.


Este foi o primeiro card revelado, o card tema de série, os primeiros comentários foram de que será "card de mulequinho", mas eu não tenho tanta certeza quanto a isso. No construído temos decks que comportam este card (Pod, Heartless, Mana Ramp, Solar Flare), além disso temos como trazer ela do cemitério com certa facilidade. Enfim, acredito que isto ainda tenha possibilidade de ver jogo no construído. No selado é uma clássica bomba - pois se ele cair na mesa acaba o jogo - e tem muito potencial no commander.



Opa, opa, opa!!!! Achei fantástico este card, são só 4 manas (com um só da cor) por uma criatura 3/4 voar que você pode fazer a qualquer momento, surpreendendo seus oponentes na fase de combate, ou largando ela no final do turno para bater no turno seguinte. Além disso, que já é muito bom, ela ainda tira um criatura "não anjo" de jogo e trás de volta imediatamente (tipo Piscadela Momentânea) desencadeando novamente efeitos do tipo "quando entra no campo de batalha", salvando ela de dano letal ou mágicas de destruição. Simplesmente fantástico este card, e acredito que verá jogo no standard, selado e commander. (Launch Weekend PROMO)


Interessante a mecânica soulbound, principalmente porque você pode vincular a criatura novamente caso sua "parceira" morra. O card não chega a ser um Cruzado Mirriano mas pode jogar no deck de humanos, principalmente porque você pode dar golpe duplo para uma criatura que ja está no campo de batalha e finalizar o jogo. Gostei do card e da mecânica, é provável que jogue no standard, certamente é forte no selado e pode ser muito forte no commander. (Buy-a-box PROMO)


Azul (5) - Embate Arcano e Tandem Lookout



Se esta é uma tentativa de revitalizar o azul, sem deixar ele muito over, acho que este não é o caminho. Vou dizer que gostei do card, mas não consigo deixar de pensar que seu(s) oponente(s) irá se beneficiar antes do card :(. É um bom card para o commander, não usaria de forma alguma no limited e não vejo jogando no standard pois o custo é muito proibitivo.


Não estava achando o soulbond uma habilidade tão forte,até ver isto... Bom card, e da uma habilidade contundente à outras criaturas mantendo seu card advantage. Utilizando junto com cards como de baixo realmente pode ser forte. Consigo ver isso jogando no standard, acho bem forte para o limited e da para considerar coloca-lo no commander. Bom card.


Outro card "tradicional", espíritos imbloqueáveis na curva três são um clássico. Não vejo isso jogando no standard, já que temos coisas melhores - apesar de ser espírito e receber os bônus do Capitão Drogskol . No limited é interessante, e no commander não tem espaço pra ele. (Game Day PROMO)


Apesar da mecânica soulbound ainda me soar estranha, e como eu ainda não gosto da estética dela na mesa de jogo, obrigando os jogadores a ficar rastreando mais um elemento, ta ai mais um card comum interessante, ja tivemos vários encantamentos de um mana que davam voar, e eles nunca jogaram, mas fazendo isso em forma de criatura fica mais interessante, podendo ser um topdeck que finaliza o jogo, dando voar pra criaturas enormes. Gostei do card, acho que incomodará no selado. Ja no standard e no commander não vejo muito espaço para ele.


WTF!!! Da pra ter sonhos eróticos com essa carta junto com ponder no standard, e com diversas outras coisas em outros formatos. Gostei e muito do card, efeitos de turno extra sempre são interessantes, e você poder proteger ela graças ao seu baixo custo (o de milagre é claro) torna tudo mais interessante. Pena ser mítica. Acredito que verá muito jogo, e quando digo isso quero dizer: "Quero 4 disso".


Preto (4) - sem novidades


Hunnn, não chega a ser um Zênite do Sol Negro, mas pode ver jogo, é um bom card. Seu custo de 1 preto é muito atraente. O problema é que contra decks aggro, você está sempre atrás no "race" de vida e seu oponente não pensará duas vezes em preservar suas criaturas mais importantes, e contra decks de controle, ele não terá muitas criaturas para isso ser efetivo... No limited é bem forte, principalmente se você tiver mais vida que seu adversário e a mesa estiver emperrada com muitas criaturas, ja no commander pode ser interessante contra tokens.deck, se algum estiver muito forte. (Game Day PROMO)


Saiu o grande adversário da Avacyn, o demônio caçado pela Liliana, o ultra motherfucker da série. E não é tudo isso. O custo de 4 + 4 pretos é complicado, apesar de termos o Pod, Heartless e Umburial Rites. Porém, se tiver como manter ele na mesa ele se torna um card muito forte. Sete de vida por sete cards é muito bom, ainda mais quando você tem uma criatura 7/7 lifelink. Ainda não sei se verá jogo, mas nos meus commanders com preto ele estará em todos. No selado é um card complicado por conta dos 4 pretos, a não ser que sua maior base de mana seja preta. Não boto fé, mas é bom ficar de olho....


Outro card usado para exemplificar uma das mecânicas da série, os "Loners". Uma coisa interessante é que temos uma criatura 4/3 voar por três mana que, enquanto estiver sozinha na mesa não tem drawback nenhum. Card incomum que vai fazer um bom estrago no limited, acredito que jogará no standard e pode até pescar um lugarzinho no commander. Gostei bastante.



Quatro manas por um 5/4 voar é muito bom. Colocar ele ao lado de um Garvecrawler que você pode ficar voltando do cemitério, ou de outras criaturas com imortal pode transformar ele em uma das "bombas do standard". O custo de sacrificar uma criatura não é proibitivo, e ela volta 6/5 (ok, tem que sacrificar novamente, mas vale a pena). A primeira coisa que pensei quando via é que ela não voltava de um Dia do Julgamento, mas se estiver acompanhada  de outros "imortais" ela volta sim (imagina o estrago dela junto com um Mensageiro de Geralf). Forte no standard, no selado e no commander.

Vermelho (2) - Vexing Devil







Olha outra carta boa pro vermelho.... Dar opção pro oponente nunca é legal, afinal, ele sempre vai escolher o que é melhor para ele, mas uma criatura 4/3 que pode ser jogada no primeiro turno 0o, ou então seu oponente perde 1/5 da vida  - WTF!!! Em que situação esta carta pode ser ruim... alguém me diga. Carta que com certeza verá jogo no standard, no limited é um monstro e também irá jogar no commander. Show de bola, recebe o selo de qualidade do mago vermelho ;)



Seis manas por 5 de dano instant não é TÃO ruim, até porque pode ser dado em criaturas ou jogadores. Já a nova keyword Miracle deixa ela MUITO interessante. Um mana por estes 5 de dano é muito bom, pode causar viradas de jogo, pode eliminar uma ameaça da mesa, sem comprometer as manas que você iria gastar no turno, e ainda temos alumas "compras" interessantes no vermelho, dentro da própria série, que podem ativar essa habilidade no turno do oponente. Gostei do card e gostei da mecânica, acredito que irá ver jogo no construído, no selado, por ser incomum, você pode conseguir mais de uma cópia dela, e neste formato ela é obviamente forte (imagine 2 ou 3 cópias dela liquidam com o jogo). No commander não tenho certeza, mas teria lugar em um deck  focado em burns.

Verde (6) - Nightshade Peddler e Descendant's Path


Outro bom card com soulbond, principalmente se você levar em consideração seu custo e suas distribuição (comum). Esse card tem potencial para ver jogo no standard, certamente jogará muito no limited, mas não deve ter lugar no commander.


Spoiler em outras línguas que não português e inglês eu não costumo soltar aqui até ter a imagem nestas línguas, mas está aqui merece.... O card é muito forte, certamente irá jogar em qualquer deck tribal que use verde, já pensaram isso no GW Humans, tem muito potencial, tira seus terrenos do topo e adianta o jogo, afinal você ainda da o draw. Acredito que jogará no standard, até porque a próxima série voltará a ter elfos (além dos humanos dessa), já no limited tem pouco potencial, a não ser que você realmente consiga montar um deck tribal (quase impossível). No caso do commander é um card obviamente forte em decks tribais, principalmente se você tiver como manipular o topo (elfos, humans, warriors, ents). Aqui está o que faz a carta: No início da sua manutenção, revela o card do topo de seu grimório. Se ele for um card de criatura que compartilhe um tipo de criatura com uma criatura que você controle, você pode conjurar este card sem pagar seu custo de mana. Caso contrário, coloque este card no fundo de seu grimório.


Olhe, num mono green, baseado em criaturas, ele pode ser interessante, até porque estes 3 verdes no custam assustam, e deve ser levado em consideração que ele é um 6/6 trample quando entra... Mas 8 manas é de matar. Pelo visto teremos um ciclo de criaturas que custam 8, resta esperar pelo azul e pelo vermelho. Não vejo isto jogando no standard, já no limited é finisher, e dos fortes. No commander ele é uma máquina podendo jogar em vários arquétipos.


Realmente ainda não sei o que pensar desta carta. Se os custos dos cards realmente subirem ela pode ser uma forma de viabilizar a utilização destes, mas é muito condicional. Realmente não vejo isso no standard. No limited há possibilidades, exatamente por ela possibilitar splashs e viabilizar o uso de cmcs altos. No commander também é bem condicional mas é onde eu vejo este card sendo mais jogado.


Também foi revelado que teremos cards que irão interagir com a mecânica soulbound. O bom é que eles não serão dependentes da carta estar vinculada a outra. Esta aqui, junto com o Silverblade Paladin faz um bom estrago. Gostei do card, é uma mecânica clássica (como o bom e velho giant growth) que interage muito bem co a série. Será um bom card para Limited, pode ver algum jogo no standard e certamente não jogará no commander...


Eu tava elogiando demais a série, tinha gostado de todas que tinham saído até agora, mas essa é muito ruim. Ok, ok, tem imortal, que é uma mecânica boa, não pode ser bloqueado por criaturas menores, interage bem com o Kessig, e se não tivermos mais Titãs no standard ele pode até jogar no deck, afinal, bombado pelo Kessig ele bate muito forte sem nada na frente, mas quem colocaria ele na curva de um Titã. Já no limited é outra história, o card é forte e pode definir o jogo.


Multicoloridas (2) - Gisela, Blade of Goldnight


Tudo bem que sete manas não é pouco, mas como os custos desta coleção são todos altos, não é de surpreender. O card é muito forte no limited, por seu poder (5/5 iniciativa), vou correr o risco de me tornar repetitivo, mas certamente quero ele pro meu commander, já no standard não sei ao certo, se o deck se manter até largar esta criatura e tiver alguns fogos para depois, até pode ser que ela veja jogo, vamos ver. No geral eu gostei dela


Uma das coisas que faz a Avacyn não ser suprema, é a quantidade de remoções do tipo "sacrifique"(ok, ok, tem oblivion, dispatch, vapor snag, mind control), mas isso da uma boa resposta pra isso. Esta criatura lendária é muito forte (5 manas por um 5/5 fly-hexproof). É uma criatura difícil de tirar da mesa. Acredito que verá jogo no construído, é uma bomba para o selado e muito forte no commander. Ainda bem que ela não jogou junto com os Eldrazi no standard, mas ja ta com lugar garantido no meu commander Naya.

Artefatos (2) - Tumba do Anjo

Três manas por uma potencial criatura voar até o final do turno... Sei não hein, pouco potencial de defesa, sem grande potencia de ataque, suscetível a várias destruições - tanto de criatura quanto de artefato - ... Na real... A arte ta linda, somente.



Está é a promocional do evento de lançamento, a arma da Avacyn. O custo é justo, afinal o efeito é muito forte. Se o formato realmente for mais lento, com cards mais pesados, isto pode ver jogo, já que seu efeito é contundente e não é condicionado a você causar dano no oponente, você só precisa atacar. No standard não vai entrar no lugar das espadas nem do Crânio-Marreta, já no limited ela é muito forte e certamente vai em qualquer deck. No commander é um bom card, podendo conviver com outros equipamentos sem ficar devendo nada a eles. (Prerelease PROMO)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bônus







----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quarto dia cheio de novidade, a arte esta maravilhosa e o hotsite ficou show (como sempre). Deixem aqui suas opiniões e aguardem mais spoilers aqui no blog, e depois em nosso podcast.


Follow Leo_ARCANA on Twitter

6 comentários:

  1. Tava na hora de sair alguma coisa boa pras outras cores... acredito é q esse demônio vermelho já traz de volta o monored... bom pra quem gosta...
    E os anjos vindo com tudo, espero q tenham outros monstros do mesmo nível tb...

    ResponderExcluir
  2. O mais relevante é que ele causa no início do jogo, enquanto a anjaiada é forte no meio e no fim. Mas olhe, mesmo sendo fã do vermelho, revisando o card, acho que ele ficou abusivo....

    ResponderExcluir
  3. Vexing Devil é uma máquina de fazer viúvas! PQP!
    Acho que é a melhor carta vermelha que vejo desde Goblin Guide. Um drop 1 realmente fantástico, tanto para o monored como para o UR_Delver (eu sabia que investir no deck seria uma boa idéia). Vai ver jogo no Standard, no modern e mesmo no legacy, onde tira fácil do Burn os "Keldon Marauders".

    Quanto aos demais cards, de realmente interessante vi apenas o Descendant's Path, que com certeza será um card que verá jogo na GRANDE maioria dos formatos. E também a Gisela, que me impressionou como Mítica... Se eu tirar uma carta dela num booster, vou chorar sangue... MUITO RUIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vexing é bom, mas vou rever meu comentário. Ela é forte, mas não é abusiva. Sempre que a opção é do oponente a carta perde um pouco de poder. Acompanhei vários foruns sobre ela e consigo ver em que situações ela é ruim. Ela é ruim quando você precisa dar 4 ou menos de dano e seu oponente tem uma remoção, ou quando você precisa de um bloqueador e seu oponente tem vida para pagar. Mas devo admitir que a interação dela com Salva de Enxofre é muito boa.

      Descendant's é muito boa mesmo - adorei este card - e a Gisela não é tããããoooo ruim, mas é possivel que eu não fique contente de tirá-la em um booster ;)

      Excluir
  4. Soh hoje comecei realmente a gostar da série...
    TInha achado tudo ateh agora um monte de cartas sem propósito e naum estava gostando nenhum pouco da política de na ultima serie de um bloco não dar continuidade das mecânicas de arquétipos criados pela própria série... (vide aliados). Agora que o povo estava esperando para cartas novas e talvez jogaveis de zumbis... lobisomens... entre outras... eles vem com anjinhos e demônios... WTF
    Mas com o meu vislumbre de cartas maravilhosas que entram em decks ja existentes como vexing devil e chemin des descendants minha opnião inicial começa a mudar sobre a série... Tomara que continuem a municiar arquétipos ja criados com cartas que joguem competitivamente... e sem estes mimimi de anjinhos do capeta...
    Torço por alguns humanos bons verdes tbm para fazer sinergia com cartas ja existentes...
    E naum poderia deixar de comentar que a carta promo do pré eh RIDÌCULA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom de responder comentários de amigos é que da pra aloprar um pouco ;). Eu gosto dos comentários do Adonis, mas ele tem o hábito de esperar cards pros seus próprios decks (aloprei mas é verdade - huahuahuahua). Concordo que foi rídiculo eles descontinuarem mecânicas da coleção - mas teremos Lobisomens, só que um pouco diferentes. Não gostei de sumir o recapitular, era uma ótima oportunidade para relançarem Piscadela Momentânea.... O Vexing entra naturalmente no monored, mas ainda prefiro o Miracle do que ele. Os anjos não estão de todo o mal, e muitos ajudam e muito o deck de humanos. Os demônios tem uma interação interessante com o deck de zumbis inclusive um novo que estará no spoiler amanhã. Concordo que devam criar cards que valorizem os arquétipos existentes, mas eles tem de inovar, senão ficaríamos sempre jogando com os mesmos decks.

      Quanto ao card do Pré eu discordo veementemente ^^! Não acho um card ótimo como foi a Maquina Vorme, mas ja tivemos bem piores, então isso não é parâmetro. O card tem potencial sim para ver jogo, principalmente em formatos especiais como o Commander, lugar onde jogam com muitas cartas promocionais.... Abração ai e continuem comentando

      Excluir