Magic à Lá Carte - Aniversário

12 de abril de 2012

Spoiler Parcial de Avacyn Restored 12/04/12



Quinto dia de spoilers de Avacyn Restored e surge o Planeswalker da série, comentarei mais sobre ele abaixo. O bonôns do dia é a imagem dos intro packs, penas que este dia está com poucas novidades por enquanto, então se alguma coisa vazar durante a tarde eu vou atualizar direto no tópico e avisar no twitter.Este tópico será atualizado diariamente com as novidades.


Branco (7) - Emancipation Angel


Bom card incomum, apesar do efeito de quando entra poder atrapalhar um pouco, pode ser usado junto com cards que tem efeito quando entram, pode ajustar algum soulbond, na pior das hipóteses você pode subir um terreno e caso ainda não tenha feito land drop você ganha um manae tem um corpo bom por um custo justo. Gostei. Pode eventualmente jogar no standard, muito forte no limited e provavelmente não jogará no commander.


Sinceramente.... Achei idiota o card. Acaba com uma mecânica da série anterior (mana Phyrexiano), e com uma mecânica do próprio bloco (sacrifícios). Não gosto quando eles avacalham com as mecânicas desta forma - realmente existia algo abusivo para que fosse necessário fazer isso??? Tirando isto o card não é de todo ruim, são 4 manas por uma antífona em forma de criatura 3/3 voar. Pode ser que veja algum jogo no standard, apesar desta curva ser complicada nos decks agro com branco. No limited é bem forte e no commander é um tanto quanto condicional.


 Bom card de remoção. Seu custo normal é quase proibitivo, mas é compensado pelo seu custo de Milagre. Acho que essa mecânica pode dar algum trabalho durante os torneios por ter uma certa dificuldade em ser rastreada, e os jogadores devem estar muito atentos quando forem jogar com e contra estes cards. A carta é boa em diversos formatos, e arrisco a dizer que poderá jogar até no eternal. No selado joga bem e no commander é muito forte - como diz um amigo meu: "faz pão, cuca e limonada....


 Aeeeee. Após anunciarem o retorno a Ravnica, eles lançam uma mecânica tipo "Piscadela Momentânea". O card é comum e forte (ok, não tem o recapitular), mas além de ser uma ótima proteção para suas criaturas, ainda interage bem com efeitos "entrar no campo de batalha" e "Imortal". Creio que verá jogo.


Este foi o primeiro card revelado, o card tema de série, os primeiros comentários foram de que será "card de mulequinho", mas eu não tenho tanta certeza quanto a isso. No construído temos decks que comportam este card (Pod, Heartless, Mana Ramp, Solar Flare), além disso temos como trazer ela do cemitério com certa facilidade. Enfim, acredito que isto ainda tenha possibilidade de ver jogo no construído. No selado é uma clássica bomba - pois se ele cair na mesa acaba o jogo - e tem muito potencial no commander.



Opa, opa, opa!!!! Achei fantástico este card, são só 4 manas (com um só da cor) por uma criatura 3/4 voar que você pode fazer a qualquer momento, surpreendendo seus oponentes na fase de combate, ou largando ela no final do turno para bater no turno seguinte. Além disso, que já é muito bom, ela ainda tira um criatura "não anjo" de jogo e trás de volta imediatamente (tipo Piscadela Momentânea) desencadeando novamente efeitos do tipo "quando entra no campo de batalha", salvando ela de dano letal ou mágicas de destruição. Simplesmente fantástico este card, e acredito que verá jogo no standard, selado e commander. (Launch Weekend PROMO)


Interessante a mecânica soulbound, principalmente porque você pode vincular a criatura novamente caso sua "parceira" morra. O card não chega a ser um Cruzado Mirriano mas pode jogar no deck de humanos, principalmente porque você pode dar golpe duplo para uma criatura que ja está no campo de batalha e finalizar o jogo. Gostei do card e da mecânica, é provável que jogue no standard, certamente é forte no selado e pode ser muito forte no commander. (Buy-a-box PROMO)

Azul (7) - Ghosttly Flicker e Tamiyo, The Moon Sage


Caracas, eu achei isso muito, mas muito forte mesmo. Em formatos que temos terrenos especiais isso pode causar, além disso o poder óbvio com cards ou artefatos com efeitos "quando entra no campo de batalha" é muito bom. "Flickar" artefatos foi uma idéia interessante, tomara que venham mais cards assim. Gostei muito mesmo.


Um Cidadão da Lua, apesar de muitas pessoas detestarem Kamigawa, eu adorei a série, então fico munto contente em ver este card. Buenas, é um Planeswalker azul com um custo justo e uma lealdade "protegivel". A habilidade de +1 é eficiente para se proteger e já vimos isso acontecer com outro Planeswalker (Vingador Ajani), com a vantagem que esta vira a permanente. A habilidade de -2 é muito boa, e, apesar de situacional, pode ser muito forte em um agro control (imagina no Tokens). A habilidade de -8 é simplesmente fantástica, e faz com que você queria correr até os 8 marcadores. Gostei do card, achei forte, porém justo. Verá jogo no construido, no limited e no commander. Agora convenhamos, porque lançar este card em Innistrad :(


Se esta é uma tentativa de revitalizar o azul, sem deixar ele muito over, acho que este não é o caminho. Vou dizer que gostei do card, mas não consigo deixar de pensar que seu(s) oponente(s) irá se beneficiar antes do card :(. É um bom card para o commander, não usaria de forma alguma no limited e não vejo jogando no standard pois o custo é muito proibitivo.



Não estava achando o soulbond uma habilidade tão forte,até ver isto... Bom card, e da uma habilidade contundente à outras criaturas mantendo seu card advantage. Utilizando junto com cards como de baixo realmente pode ser forte. Consigo ver isso jogando no standard, acho bem forte para o limited e da para considerar coloca-lo no commander. Bom card.


Outro card "tradicional", espíritos imbloqueáveis na curva três são um clássico. Não vejo isso jogando no standard, já que temos coisas melhores - apesar de ser espírito e receber os bônus do Capitão Drogskol . No limited é interessante, e no commander não tem espaço pra ele. (Game Day PROMO)


Apesar da mecânica soulbound ainda me soar estranha, e como eu ainda não gosto da estética dela na mesa de jogo, obrigando os jogadores a ficar rastreando mais um elemento, ta ai mais um card comum interessante, ja tivemos vários encantamentos de um mana que davam voar, e eles nunca jogaram, mas fazendo isso em forma de criatura fica mais interessante, podendo ser um topdeck que finaliza o jogo, dando voar pra criaturas enormes. Gostei do card, acho que incomodará no selado. Ja no standard e no commander não vejo muito espaço para ele.


WTF!!! Da pra ter sonhos eróticos com essa carta junto com ponder no standard, e com diversas outras coisas em outros formatos. Gostei e muito do card, efeitos de turno extra sempre são interessantes, e você poder proteger ela graças ao seu baixo custo (o de milagre é claro) torna tudo mais interessante. Pena ser mítica. Acredito que verá muito jogo, e quando digo isso quero dizer: "Quero 4 disso".

Preto (5) - Ceifador de Almas


Seguinte, vou dizer.... GOSTEI - pronto.... disse.... Bom card na série, corpo bom, deathtouch e com possivel card advantage. Falarei isso agora sem zoação, mas joga muito no Pod, apesar do deck estar em baixa no momento (ainda mais com preto)... No zombies pode ver jogo também. Pode jogar no standard, no limited é mais uma rar de corpo bom, e no commander verá jogo certamente.


Hunnn, não chega a ser um Zênite do Sol Negro, mas pode ver jogo, é um bom card. Seu custo de 1 preto é muito atraente. O problema é que contra decks aggro, você está sempre atrás no "race" de vida e seu oponente não pensará duas vezes em preservar suas criaturas mais importantes, e contra decks de controle, ele não terá muitas criaturas para isso ser efetivo... No limited é bem forte, principalmente se você tiver mais vida que seu adversário e a mesa estiver emperrada com muitas criaturas, ja no commander pode ser interessante contra tokens.deck, se algum estiver muito forte. (Game Day PROMO)


Saiu o grande adversário da Avacyn, o demônio caçado pela Liliana, o ultra motherfucker da série. E não é tudo isso. O custo de 4 + 4 pretos é complicado, apesar de termos o Pod, Heartless e Umburial Rites. Porém, se tiver como manter ele na mesa ele se torna um card muito forte. Sete de vida por sete cards é muito bom, ainda mais quando você tem uma criatura 7/7 lifelink. Ainda não sei se verá jogo, mas nos meus commanders com preto ele estará em todos. No selado é um card complicado por conta dos 4 pretos, a não ser que sua maior base de mana seja preta. Não boto fé, mas é bom ficar de olho....


Outro card usado para exemplificar uma das mecânicas da série, os "Loners". Uma coisa interessante é que temos uma criatura 4/3 voar por três mana que, enquanto estiver sozinha na mesa não tem drawback nenhum. Card incomum que vai fazer um bom estrago no limited, acredito que jogará no standard e pode até pescar um lugarzinho no commander. Gostei bastante.



Quatro manas por um 5/4 voar é muito bom. Colocar ele ao lado de um Garvecrawler que você pode ficar voltando do cemitério, ou de outras criaturas com imortal pode transformar ele em uma das "bombas do standard". O custo de sacrificar uma criatura não é proibitivo, e ela volta 6/5 (ok, tem que sacrificar novamente, mas vale a pena). A primeira coisa que pensei quando via é que ela não voltava de um Dia do Julgamento, mas se estiver acompanhada  de outros "imortais" ela volta sim (imagina o estrago dela junto com um Mensageiro de Geralf). Forte no standard, no selado e no commander.

Vermelho (2) - Vexing Devil





Olha outra carta boa pro vermelho.... Dar opção pro oponente nunca é legal, afinal, ele sempre vai escolher o que é melhor para ele, mas uma criatura 4/3 que pode ser jogada no primeiro turno 0o, ou então seu oponente perde 1/5 da vida  - WTF!!! Em que situação esta carta pode ser ruim... alguém me diga. Carta que com certeza verá jogo no standard, no limited é um monstro e também irá jogar no commander. Show de bola, recebe o selo de qualidade do mago vermelho ;)



Seis manas por 5 de dano instant não é TÃO ruim, até porque pode ser dado em criaturas ou jogadores. Já a nova keyword Miracle deixa ela MUITO interessante. Um mana por estes 5 de dano é muito bom, pode causar viradas de jogo, pode eliminar uma ameaça da mesa, sem comprometer as manas que você iria gastar no turno, e ainda temos alumas "compras" interessantes no vermelho, dentro da própria série, que podem ativar essa habilidade no turno do oponente. Gostei do card e gostei da mecânica, acredito que irá ver jogo no construído, no selado, por ser incomum, você pode conseguir mais de uma cópia dela, e neste formato ela é obviamente forte (imagine 2 ou 3 cópias dela liquidam com o jogo). No commander não tenho certeza, mas teria lugar em um deck  focado em burns.

Verde (7) - Revenge of the Hunted


Milagre verde divertidíssimo! Eu gosto dos efeitos ++ típicos do verde (exceto no deck de infect). Esse card pode realmente ver jogo, tendo em vista a quantidade de criaturas do hexproof (ou deathtouch). Achei o card bem bom para jogar por seu custo de milagre, e não é terrível pelo seu custo normal. Jogará no standard, no limited é muito forte, pois tem potencial de limpar a mesa do oponente e causar muito dano, e no commander também é boa...
 

Outro bom card com soulbond, principalmente se você levar em consideração seu custo e suas distribuição (comum). Esse card tem potencial para ver jogo no standard, certamente jogará muito no limited, mas não deve ter lugar no commander.



Spoiler em outras línguas que não português e inglês eu não costumo soltar aqui até ter a imagem nestas línguas, mas está aqui merece.... O card é muito forte, certamente irá jogar em qualquer deck tribal que use verde, já pensaram isso no GW Humans, tem muito potencial, tira seus terrenos do topo e adianta o jogo, afinal você ainda da o draw. Acredito que jogará no standard, até porque a próxima série voltará a ter elfos (além dos humanos dessa), já no limited tem pouco potencial, a não ser que você realmente consiga montar um deck tribal (quase impossível). No caso do commander é um card obviamente forte em decks tribais, principalmente se você tiver como manipular o topo (elfos, humans, warriors, ents). Aqui está o que faz a carta: No início da sua manutenção, revela o card do topo de seu grimório. Se ele for um card de criatura que compartilhe um tipo de criatura com uma criatura que você controle, você pode conjurar este card sem pagar seu custo de mana. Caso contrário, coloque este card no fundo de seu grimório.


Olhe, num mono green, baseado em criaturas, ele pode ser interessante, até porque estes 3 verdes no custam assustam, e deve ser levado em consideração que ele é um 6/6 trample quando entra... Mas 8 manas é de matar. Pelo visto teremos um ciclo de criaturas que custam 8, resta esperar pelo azul e pelo vermelho. Não vejo isto jogando no standard, já no limited é finisher, e dos fortes. No commander ele é uma máquina podendo jogar em vários arquétipos.


Realmente ainda não sei o que pensar desta carta. Se os custos dos cards realmente subirem ela pode ser uma forma de viabilizar a utilização destes, mas é muito condicional. Realmente não vejo isso no standard. No limited há possibilidades, exatamente por ela possibilitar splashs e viabilizar o uso de cmcs altos. No commander também é bem condicional mas é onde eu vejo este card sendo mais jogado.


Também foi revelado que teremos cards que irão interagir com a mecânica soulbound. O bom é que eles não serão dependentes da carta estar vinculada a outra. Esta aqui, junto com o Silverblade Paladin faz um bom estrago. Gostei do card, é uma mecânica clássica (como o bom e velho giant growth) que interage muito bem co a série. Será um bom card para Limited, pode ver algum jogo no standard e certamente não jogará no commander...


Eu tava elogiando demais a série, tinha gostado de todas que tinham saído até agora, mas essa é muito ruim. Ok, ok, tem imortal, que é uma mecânica boa, não pode ser bloqueado por criaturas menores, interage bem com o Kessig, e se não tivermos mais Titãs no standard ele pode até jogar no deck, afinal, bombado pelo Kessig ele bate muito forte sem nada na frente, mas quem colocaria ele na curva de um Titã. Já no limited é outra história, o card é forte e pode definir o jogo.


Multicoloridas (3) - Bruna, Light of Alabaster


6 manas por um 5/5 voar vigilância ja é bem bom, apesar de ele não ter nenhuma proteção. Nenhuma até ali, pois da pra fazer um deck girar em torno dela, puxando muitos encantamentos tanto da mão quanto do cemitério. Gostei do card, principalmente para o commander, não acredito que veja jogo no standard, e como as outras multicoloridas até agora é uma bomba no limited.



Tudo bem que sete manas não é pouco, mas como os custos desta coleção são todos altos, não é de surpreender. O card é muito forte no limited, por seu poder (5/5 iniciativa), vou correr o risco de me tornar repetitivo, mas certamente quero ele pro meu commander, já no standard não sei ao certo, se o deck se manter até largar esta criatura e tiver alguns fogos para depois, até pode ser que ela veja jogo, vamos ver. No geral eu gostei dela.



Uma das coisas que faz a Avacyn não ser suprema, é a quantidade de remoções do tipo "sacrifique"(ok, ok, tem oblivion, dispatch, vapor snag, mind control), mas isso da uma boa resposta pra isso. Esta criatura lendária é muito forte (5 manas por um 5/5 fly-hexproof). É uma criatura difícil de tirar da mesa. Acredito que verá jogo no construído, é uma bomba para o selado e muito forte no commander. Ainda bem que ela não jogou junto com os Eldrazi no standard, mas ja ta com lugar garantido no meu commander Naya.

Artefatos (2) - Tumba do Anjo



Três manas por uma potencial criatura voar até o final do turno... Sei não hein, pouco potencial de defesa, sem grande potencia de ataque, suscetível a várias destruições - tanto de criatura quanto de artefato - ... Na real... A arte ta linda, somente.



Está é a promocional do evento de lançamento, a arma da Avacyn. O custo é justo, afinal o efeito é muito forte. Se o formato realmente for mais lento, com cards mais pesados, isto pode ver jogo, já que seu efeito é contundente e não é condicionado a você causar dano no oponente, você só precisa atacar. No standard não vai entrar no lugar das espadas nem do Crânio-Marreta, já no limited ela é muito forte e certamente vai em qualquer deck. No commander é um bom card, podendo conviver com outros equipamentos sem ficar devendo nada a eles. (Prerelease PROMO)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bônus

Angelic Might


Dawn arrives on white wings! The flights of angels under Avacyn’s command are your weapons, carrying divine retribution to your enemies. The "Angelic Might" deck unites celestial shepherds and their earthly flock.

Solitary Fiends


Direct the theater of war and put a deadly force center stage. The "Solitary Fiends" deck contains spells that clear the way for your singular threats to dominate the scene. The battle is yours to control.

Slaughterhouse


Dark mayhem! The destruction of the Helvault released Avacyn—but also a host of demonic and infernal forces. Show your enemies to death’s door with the "Slaughterhouse" deck, brimming with murderous spells

Fiery Dawn


The light breaks through Innistrad’s clouded sky. Humanity seizes the moment and races to drive back the darkness. Reclaim what’s yours with the "Fiery Dawn" deck, an aggressive deck that channels your zeal.

Bound by Strength


The allies of Avacyn reinforce each other’s convictions. With the "Bound by Strength" deck, use the new soulbond mechanic to bind together creatures of divergent natures. They will lend each other power against your foes.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quinto dia interessante, planeswalker, mais um anjinho multicolor e uma comum muito boa - que venham as próximas. Deixem aqui suas opiniões e aguardem mais spoilers aqui no blog, e depois em nosso podcast.


Follow Leo_ARCANA on Twitter

7 comentários:

  1. Mais um dia de spoilers com cards BEM fortes.
    Ghostlly Flicker é uma mágica fantástica no Commander e no Modern. Pode salvar uma permanente de um hate, pode tirar marcadores de Undying e Persist e pode fazer uma trigger ability voltar a dar efeito. E claro, no Pauper pode fazer ver de novo o deck Blinker.
    ADOREI o PW!
    Sem sombra de dúvida NENHUMA o bixo vai jogar no standard e pode ver jogo até no Modern (mesmo sendo um pouco caro). A primeira habilidade pode salvar tanto ele quanto seus pontos de vida e a segunda e bem sinérgica, te dando draw advetage e buscando aquelas respostas que você precisa dentro do deck. A última habilidade é uma máquina INSANA! Se você colocar 8 marcadores nele e conseguir usar, dificilmente vai perder o jogo.
    Quanto ao flavor, tem um pequeno texto no spoiler da ligamagic que explica o por que de este PW estar em Innistrad:

    "...For Tamiyo, every plane holds a mystery that sets it apart from all others, and on Innistrad that mystery is the silver moon. Tamiyo has been observing Innistrad for many cycles, using her powers as a Planeswalker to gain insight into the force it exerts on the world. She has watched with rapt attention the moon's effect on the lycanthropic curse, and she has written extensive notes on the ebb and flow of vampire frenzies in relation to the moon's influence. Her curiosity eventually led her to the door of the famed Nephalian astronomancer Jenrik. Tamiyo spent months in his moonstone tower poring over countless charts, adding her own observations to his collection about the odd power the moon holds over the denizens and populace of this plane.

    With Avacyn's return, Tamiyo has been excitedly writing theories about the angel's effects on the land, its creatures, and the moon. The nature of the Helvault, the creation of the wolfir, the appearance of the gryffs, and the origins of the newly empowered holy wards are all filling her scrolls with more questions than answers..."


    E bem, foi tirado do proprio Dayli MTG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, eu havia lido isso, mas convenhamos - não te parece uma "encheção de linguiça" (não sei se esse termo não é só aqui do sul???) A não ser que isso tenha alguma ligação com algum bloco futuro - pense comigo - saiu Mirrodin, agora vem Ravnica, então pularam Kamigawa. Ja pensaram que legal voltarmos a Kamigawa e depois finalmente a Dominária... Ta chega, ja to viajando ;). Acho um bom card, mesmo, um dos Planeswalkers que eu mais gostei de todos os tempos.

      Excluir
    2. Aqui em Minas agente usa essa MESMA expressão... "Encheção de linguiça".
      Eu acho que a wizards deveria fazer exatamente isso... Voltar em cada um dos planos esparços (menos lorwyn e alara, uma vez que as histórias já estavam fechadas) e depois retornar até Dominária, que é o principal Plano. Inclusive poderiamos ter os cards de Planeswalkers famosos, como Mishra e Urza, Ixidor e tantos outros.

      Excluir
    3. Estou lendo a novel de Time Spiral, e "ver" Freyalise e Teferi conversando sobre as cagadas de Urza me da muita saudade de Dominária... mas eu concordo com você, esta volta aos planos nos deixa mais íntimos das histórias, ainda mais que elas infelizmente não são publicadas aqui no Brasil....

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu também gosto muito, mas muito mesmo de Kamigawa....

      Excluir
    2. Quando vc falou, pularam Kamigawa, ai entendi q é msm verdade isso, q eles poderiam entrar denovo com Kamigawa, deu ath aperto no Coração, Eu tenho deck d ninja, meu irmão de Lendas (samurai), meu amigo de Nezumis... Imagina se td voltar?? *-*

      Excluir