Este é o último de uma série de posts avaliando
todas as cartas de Avacyn Restored para Constructed e Limited. Obviamente, são
apenas opiniões baseadas no meu limitado conhecimento de Magic dentro de um
metagame ainda desconhecido.
Review de Avacyn Restored - Branco
Review de Avacyn Restored - Azul
Review de Avacyn Restored - Preto
Review de Avacyn Restored - Vermelho
Review de Avacyn Restored - Verde
Review de Avacyn Restored - Azul
Review de Avacyn Restored - Preto
Review de Avacyn Restored - Vermelho
Review de Avacyn Restored - Verde
Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.
Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.
Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.
Esse post irá avaliar as multicoloridas, artefatos e terrenos.
Bruna, Luz do Bando Alabastro
Constructed
1.0
Essa
me parece uma carta pra Commander e mesmo assim, acredito que tenhamos opções
melhores para quem busca esse tipo de efeito.
Limited
3.0
O
custo é tenso e provavelmente, a habilidade nunca será decisiva, mas ainda é
uma criatura 5/5 com evasão e vigilância.
Gisela, Espadachim dos Noite Dourada
Constructed
2.0
Já
Gisela me parece uma carta com bastante potencial para um reanimator ou mesmo
algum deck de controle, pois o seu efeito na mesa é muito bom – mais por
diminuir pela metade o dano das criaturas do oponente do que dobrar o dano das
suas, aliás.
Limited
3.5
Novamente,
o custo é ruim, especialmente porque o formato é bem rápido. Mas ao contrário
das outras criaturas de custo alto, quando ela entra na mesa, tem o poder de
parar qualquer ataque dos seus oponentes.
Sigarda, Hoste das Garças
Constructed
3.0
Curto
muito. Tem um custo bem razoável para uma criatura 5/5 e as suas habilidades
são bem significativas e complementares: depois que cai na mesa, provavelmente,
só um Dia do Julgamento poderá mandá-la para o cemitério.
Limited
4.0
Duas
brancas é bem restritivo, mas ainda são cinco manas por uma criatura 5/5,
voadora, basicamente imortal nesse formato.
Tumba de Anjo
Constructed
1.0
O
custo é muito alto e não pode ser ativado quando não há criatura na mesa, então
acaba sendo bem difícil usar.
Limited
1.5
Para
Limited, é uma boa carta se você possui um deck agressivo com muitas criaturas
(17+).
Armamentos Angelicais
Constructed
1.0
Custa
7 manas para pumpar a sua criatura e ainda é vulnerável a qualquer removal.
Tenso.
Limited
2.5
Aqui,
apesar do custo alto para equipar, tem um efeito bem poderoso, portanto, merece
uma nota alta.
Braceletes Blindados
Constructed
1.0
Por
uma mana, há equipamentos que dão mais poder para as suas criaturas.
Limited
1.0
Não
é o melhor equipamento do mundo, mas não é o pior, especialmente se você tiver
vários humanos.
Armário do Conjurador
Constructed
1.0
O
custo é muito alto para funcionar. Carta pra brincar no multiplayer.
Limited
1.5
O
custo é alto, mas é muito bom se você tiver cartas que possuam habilidades
desencadeadas ao entrarem no campo de batalha, como pumps ou compras de cartas.
Forcas da Colina do Salgueiro
Constructed
1.0
Virar
quatro permanentes e pagar seis manas para “matar” uma criatura do oponente não
é um custo razoável.
Limited
0.5
Novamente,
o custo é muito alto e você ainda dá uma criatura voadora para o seu oponente!
Só usaria isso se eu não tivesse nenhuma mágica para lidar com criaturas e o
meu oponente tivesse uma bomba impossível de ser vencida ao cair na mesa.
Guardião Assombrado
Constructed
1.0
Já
vi barreiras melhores.
Limited
2.0
Não
é exatamente o drop de segundo turno que estou procurando nesse formato, mas
ele para boa parte dos ataques no início do jogo, então é uma boa opção para
decks mais lentos.
Lança de Prata Lunar
Constructed
1.0
OITO
manas para começar a funcionar e também é vulnerável a qualquer removal. Nem
dá.
Limited
3.0
Já
em Limited, apesar de ser bem cara, tem um efeito muito poderoso para deixar de
lado.
Sucateiro de Narstad
Constructed
1.0
Nosso
amigo Ludevic ainda está aprendendo, dêem uma chance.
Limited
1.5
O
fato de entrar na curva de qualquer deck facilita e o pump não é tão
irrelevante como pode parecer.
Atlas do Outro Mundo
Constructed
1.0
O
efeito é legal, mas custa quatro manas, e isso acaba estragando.
Limited
1.0
Se
você tem um deck de controle, o que é bem difícil de fazer funcionar nesse
formato, Atlas do Outro Mundo parece entrar legal na curva.
Pergaminho de Avacyn
Constructed
1.0
Nops,
não é uma spellbomb.
Limited
1.0
Eu
não sou fã e não levo fé de que você irá ganhar a vida com muita freqüência,
mas, no mínimo, ela cicla.
Pergaminho de Griselbrand
Constructed
1.0
Idem
acima.
Limited
1.0
Idem
acima, apesar de achar a perda de vida mais relevante que o ganho.
Tridente do Atormentador
Constructed
1.0
Quase
Martelo de Batalha dos Loxodontes. Só que não.
Limited
1.5
Em
um deck BEM agressivo, essa carta pode ajudar a suicidar algumas criaturas na
defesa adversária e abrir caminho para você vencer o jogo. Entretanto, não use
mais de um: cinco manas é bastante coisa.
Escudo da Vanguarda
Constructed
1.0
Você
precisa ter uma criatura na mesa para isso ser bem ruim, então, né?
Limited
0.5
God,
isso é ruim. Eu duvido que vá usar isso algum dia, mas se eu tiver mais de uma
Barreira Angelical e quiser segurar o jogo para soltar uma ou duas bombas...
Vaso do Descanso Eterno
Constructed
2.0
Geralmente,
artefatos que dão mana entram bem na curva 2, mas hoje isso é o que temos para
trabalhar. Como remover uma carta do cemitério do oponente é bem relevante e
ele gera mana de qualquer cor, aposto que essa carta irá trabalhar bastante no
T2.
Limited
2.0
Em
um formato mais lento, ela ganharia uma nota maior, mas o ambiente de Avacyn
Restored é bem agressivo e dificilmente a habilidade de remover cartas do
cemitério fará diferença.
Refúgio do Alquimista
Constructed
1.0
Flash
é uma habilidade legal, mas virar três terrenos para isso não é maneiro.
Limited
0.5
Como
o ambiente é agressivo, eu não consigo ver isso sendo de grande ajuda, pois
além do custo da permanente, você precisa outros três terrenos para funcionar!
Caverna das Almas
Constructed
3.5
Muito
já se falou e discutiu da carta, então vou dizer rapidamente o que acho: ela
vai tornar o ambiente insuportável enquanto Titãs jogarem. Além disso, não
gosto que um hate tão bom e tão fácil de usar não tenha basicamente nenhum
drawback – dificilmente você será punido por usar Caverna das Almas, ao
contrário de outros hates.
Creio
que ela seria uma carta bem mais justa e coerente se entrasse virada ou não
gerasse mana incolor. De qualquer maneira, acredito que o maior impacto dela
será em Legacy.
Limited
1.5
Aqui,
assim como outras diversas cartas, ela só funciona em um deck de humanos. Nesse
caso, ela é bem legal.
Farol Desolado
Constructed
3.0
Maaaaan,
isso aqui é bom! É o tipo de carta perfeita para um deck control e está
exatamente nas cores que eu acho que formarão um bom deck no T2: Grixis (URB).
Além disso, também acredito que jogará Modern e mesmo sendo um tanto lenta,
poderá ver jogo no Legacy. É perfeita para se livrar de terrenos e jogar cartas
com Flashback para o cemitério em troca de novos recursos.
Limited
2.5
Ela
é lenta, mas o efeito é bom pra caramba. Se o formato fosse mais lento, poderia
ter uma nota maior.
Santuário dos Serafins
Constructed
1.0
Ganhar
vida já não é exatamente uma baita estratégia, e mesmo nessa tarefa, esse
terreno é deveras medíocre.
Limited
0.0
Simplesmente
não vale a pena colocar um terreno que pode ferrar tua base de mana para ganhar
um ou dois pontos de vida.
Fortaleza dos Matadores
Constructed 2.0
Eu consigo ver isso jogando em um RW tokens para
colocar o oponente em uma posição delicada caso o jogo se estenda.
Limited 2.5
É a mesma coisa que a avaliação acima: se o jogo se
estender, você coloca o oponente em uma posição bem delicada, seja para atacar
ou defender.
Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.
Tweet
Bem... As coloridas e terrenos me agradaram bastante.
ResponderExcluirSigarda é uma criatura 5/5 voar, hexproff que te da toda segurança contra tomar uma liliana. As outras duas vão jogar muito mais commander, não vejo elas sendo staples no t2 ou no limited, tanto pelo custo de mana como pelas coloridas.
O ciclo de terrenos do bloco innistrad está simplesmente MARAVILHOSO, acho que todos me agradaram muito. Agora... Desolated Lighthouse e Fortaleza dos Matadores fizeram meus olhos brilhares. O primeiro vai viabilizar cada vez mais o arquétipo UR, tanto no t2 como nos demais formatos construidos e é uma ótima carta para reciclar sua mão ou se livrar daquele milagre inoportuno. A segunda, bem... A segunda vai deixar seu Crusado Mirriano batendo HORRORES e te da um clock monstruoso.
A única decepção que tive foram mesmo os artefatos... Nada brilha. Equipamentos ruins, utilitários ruins, criaturas ruins... Tudo uma porquera nessa edição.