Magic à Lá Carte - Aniversário

7 de abril de 2011

Análise do metagame e resultados ARCANA


Após analisar os campeonatos do formato Standard ocorridos na loja ARCANA entre 01/02/2011 à 01/04/2011, coletei os resultados e os coloquei em uma tabela, para que possamos melhor entender o nosso metagame assim como os decks que possuem os melhores e piores resultados. 


Arquétipos
Vitórias
Derrotas
Vitórias %
Mono G Eldrazi
4
0
100%
MonoB infect
7
1
88%
CAW - Blade
3
1
75%
UB control
11
4
73%
UW Control
16
6
72,72%
RW Boros Landfall
14
7
66,66%
BUR Tezz
10
5
66,66%
BR Vamps
8
6
57%
MonoG Infect
12
10
55%
MonoB Vampiros
6
5
55%
BW Ally
2
2
50%
UR Myr
2
2
50%
UGw Masspolimorf
2
2
50%
BR Agro
2
2
50%
Mono W Quest
5
6
45%
WW maestria
5
6
45%
UW Remodelar
3
4
43%
UR Agro
3
4
43%
UB Vampiros
3
4
42,85%
Mono G Ascencion
5
7
42%
MonoG Elfo
4
6
40%
MonoR equip
2
4
33%
BG Genesis Landfall
1
3
25%
BR Control
1
3
25%
UBR Control
1
3
25%
RG Ally
1
3
25%
RG Agro
1
3
25%
Monored LD
1
3
25%
RW WarCry
1
6
14%
BG Infect
1
7
13%
UW Mill
0
3
0%
MonoU Control
0
4
0%


BW Ally- Particularmente gosto muito deste arquétipo pois alem de agressivo possui um nível de controle elevado no late game devido a sinergia de cartas como Ladrão de Bala Ged e Barril de Mímica, além de ser um deck barato para quem está iniciando é uma boa opção para FNM.


UW Control- Um deck extremamente forte e traiçoeiro, pois possui cartas com power level muito elevado como Jaces, Elspeth e Dia do Julgamento. Uma ótima opção de deck para quem tem acesso a estas cartas e gosta de estar no controle de uma partida. Mostrou nestes dois messes de avaliação o maior número de vitórias (16) mesmo tendo perdido algumas partidas(não existe deck invencível), se torna sempre uma opção para jogadores mais experientes.



BR Vamps – Na minha opinião a melhor escolha pra quem vai jogar de vampiros, pois possui além da agressividade dos vampiros a opção do dano direto ou para limpar o caminho para os vampiros ou para ajudar no dano total para matar seu adversário. Apesar de ser um Arquétipo popular, Vampiros não tem conquistado muitos resultados favoráveis ao redor do mundo com pouco mais de 50% de vitórias de suas partidas. 


Mono Green Eldrazi- Um deck praticamente imbatível antes de Mirrodin Sitiada, mas após o surgimento da carta como espada de banquete e fome, e também com o surgimento do Arquétipo Caw Blade este deck sofreu muito no mundo todo. Mas ainda é um belo jeito de se gastar muito dinheiro num deck extremamente competitivo.


UB Control- Este deck se mostrou após o mundial do ano passado um deck muito forte. Na ARCANA não foi diferente, pois nos campeonatos que este arquétipo apareceu foi muito bem mesmo que muitas das vezes não possuía os Jaces 2.0. Acredito ser uma escolha muito boa apesar de cara, para os fãs do Control...


O arquétipo INFECT tem sido visto em diversas variações onde o Mono Black e Mono Green obtiveram os melhores resultados, e a união das duas cores BG é um completo desastre no atual metagame, não só da ARCANA, mas como se vê também por todo o mundo. Este desastre se tem devido as melhores cartas deste arquétipo possuírem custos de mana duplos e não possuírem terrenos que gerem mana duplo BG no atual Standard, tornando-se bem freqüente a derrota com as cartas da vitória na mão. Este arquétipo INFECT está crescendo no mundo não sendo mais um deck rogue e sim uma constante nos principais campeonatos. Ótima escolha para quem gosta de terminar suas partidas rapidamente.


RW Boros Landfall- Deck que tem resultados bem expressivos no mundo todo, na ARCANA tem a segundo maior número de vitórias (14) é muito agressivo e apesar de ser um deck muito caro é um arquétipo vencedor.


BRU TEZZ- Deck que vem ganhando espaço nos últimos torneios ao redor do mundo, igualmente como acontece na ARCANA novamente. Este deck é muito forte, mas ainda me parece não tão consistente pois possui muitas variações e tem muitos problemas contra decks agro muito rápidos, além de demorar muito para encaixar sua condição de vitória.



CAW- Blade- Apesar da pouca amostragem na ARCANA, este é um deck que vem se destacando por todo mundo e provavelmente é o deck  a ser vencido no momento, pois com a aproximação dos regionais no Brasil acredito que irá chover este arquétipo por toda parte, pois ele é muito consistente.


Apesar de não estarem com resultados muito favoráveis na ARCANA, ainda acredito nos arquétipos WW Quest, Mono G Elfos e Mono G Ascencion, pois estes decks com mãos boas se tornam complicados de serem vencidos.

O restante dos arquétipos que foram apresentados e não comentados, não acredito que possam realmente se dar bem em algum campeonato, pois além de serem rogue decks muitas vezes não suportam o power level das cartas do atual Standard.

No restante do mundo muitos Arquétipos obtiveram resultados satisfatórios e não foram vistos no metagame da ARCANA, dentre eles irei citar os principais: Valakut, RDW, Kuldotha, Goblins, RUG, Naya,, Ascencion e Architect.




Red Deck Wins by Patrick Sullivan
Format: Type II - MBS
Location: 2011 Star City Open - Edison, NJ
Finished: 1st Place
MAIN DECK
Creatures [16]
Planeswalkers [4]
Spells [16]
Lands [24]
SIDEBOARD
Sideboard [15]
Deck Total [60]












Naya Aggro by gordy12791
MAIN DECK
Creatures [32]
Spells [4]
Lands [24]
SIDEBOARD
Sideboard [15]
Deck Total [60]









Adonis Derlam de Freitas, tenho 28 anos, sou músico (baterista), Biólogo, e atualmente trabalho com vendas, Jogo magic desde Fallen Empires ( é antes de magic ser traduzido pro portugues auehuhaue), a primeira carta que eu lembro de ter é Deep Spawn, já comprei booster por 2 reais (saudades). O magic me faz uma pessoa melhor!!!

3 comentários:

  1. Show de bola o artigo Adonis meus parabens, quanto ao conteúdo to preparando uma série de artigos com os principais decks do momento pro pessoal ter uma idéia do que vai encarar nos regionais. Já era pra mim ter começado mas o tempo anda curto, ainda nesse mês deve sair o primeiro com a análise do Caw-Blade e suas variações.

    ResponderExcluir
  2. Legal o artigo...
    Traz uma base dos deck que estão rodando e por que estão rodando.
    Achei bem interessante a idéia da postagem desse artigo, pra quem ta começando é um prato cheio.
    Show de bola ....

    ResponderExcluir
  3. Gosto de artigos desse gênero para aqueles que querem saber oque está rolando no mundo do Magic, mas infelizmente, ou não jogam com frequência, ou não tem tempo de ficar pesquisando.

    Realizar um artigo desses por mes, ou por bimestre seria excelente!

    ResponderExcluir