Magic à Lá Carte - Aniversário

29 de maio de 2012

Planechase 2012 Edition complete spoiler - Planes

 

Spoiler completo "planes", Planechase 2012 chegou. Esta é a segunda parte do spoiler, desta vez iremos dar uma olhada nos planos, os locais ondem ocorrem as batalhas dos Planeswalker. Para que ainda não conhece as regras pode dar uma olhada aqui, além disso pode dar uma olhada na edição passada aqui.

A primeira parte do spoiler foram os phenomenas.


  • Planos: 


Opa, opa, opa... Agora sim, vi vantagem. Quem for jogar com o deck de encantamentos (eu ja disse que o deck de Uril é forte) ganha ótimos cards nessa série e esse plano é extremamente específico e certamente você irá coloca-lo em seu planardeck. Alias é uma pena você ter de rolar o dado e correr o risco de trocar de plano para utilizar o efeito de chaos, porque ele é muito forte. Gostei do plano, e acho muito legal quando eles são assim específicos, não dando muitas vantagens para seus oponentes.


Muito bom o plano, uma resposta ao plano que havia sido editado antes - Naar Isle - onde um dano cumulativo vai matando ao pouco os jogadores. O legal desse aqui é que ele tem "prazo de validade". O efeito de chaos faz valer muito a pena você rolar seu planar dice. Ótimo card para por no seu planardeck.


  
Plano interessante, principalmente para decks de controle, alias, se você estiver jogando com um deck que não é baseado em criaturas você vai querer sempre cair nesse plano, pois você será atacdo somente por uma criatura por vez e ainda pode dar piroclasmas por tudo... Ele pode ser usado também no deck exalted, afinal de contas você só vai atacar com uma criatura mesmo... Bom plano, específico e focado, do meu tipo preferido ;)


OMG!! Isto é realmente forte, em decks que colocam muitas criaturas ou tokens é absurdamente forte, mas também é muito arriscado. Este plano acelera muito o "race" de vida. O efeito de chaos é muito contundente, principalmente pelo uso massivo de criaturas com efeitos quando entram no campo de batalha. Recomendo o uso com cuidado, se você tem certeza de que seu deck coloca muita pressão, esse plano pode definir o jogo, caso contrário tire vantagem dele e tente sair dele de qualquer forma.


Upa lê lê - Grandes vantagens para decks de criatura, e nesse caso específico, para as sem vigilância. O efeito de chaos é contraditório com a habilidade estática, mas é um efeito interessante, principalmente se você tiver muitas criaturas com habilidades ativadas que exijam ser viradas. Para decks agros ele é muito forte, pro tokens idem... Mas cuidado pode ser uma "faca de dois gumes".


Efeitos aleatórios... Tirando efeitos específicos (referentes somente à um arquétipo), que eu ja havia citado, estes são os planos que eu mais gosto, afinal ele é justo, exatamente por depender da sorte. Isso se aplica somente a seu efeito estático, pois seu efeito de chaos é muito forte, mas muito forte mesmo, podendo livrar você de permanentes indesejáveis que seu deck tenha problemas para lidar (tipo encantamentos para o preto ou vermelho). Como esse plano não trás vantagens para um arquétipo específico, você dificilmente escolheria ele para seu planardeck, mas para planardecks coletivos, ele é uma ótima opção.


Ótimo plano, extremamente redundante tanto para decks de controle quanto para decks agro. Vigilância é uma habilidade que permite você atacar sem ser punido "na volta", aumentando em muito suas possibilidades. Já o efeito de chaos é perfeito quando você tem aquela destruição global na mão, mas está com receio de usar ela porque precisa manter suas criaturas. Certamente deve fazer parte do seu planardeck.


Ótimo plano principalmente para você aumentar seu controle na mesa, você ataca e deixa seu oponente na situação de ter de usar suas criaturas para defender ou perder elas noma troca desvantajosa. Em decks que usam muitos tokens isso aqui é absurdamente forte. O efeito de chaos éinteressante, mas não chega a ser fantástico, pois você precisa ter trocado uma criatura (por conta da estática ou não) para ele fazer efeito, e duvido muito que você vá atcar com sua melhor criatura para tentar pegar ela depois com esse efeito. Ainda assim é um ótimo plano, com um efeito bem divertido no jogo.



Sempre tenho receio de planos com efeitos que podem potencialmente beneficiar mais seus oponentes do que você, neste caso, você precisa ter um deck com efeitos de sacrificar criatura para potencializar ao máximo esse efeito dos marcador, deixando criaturas tipo Folhelho Nantuko
muito mais fortes e letais. Um coisa intereassante deste plano e que quando você ativa o chaos, além do efeito, você muda de plano, então não temos 1 chance em 6 de trocar de plani e sim 1/3 de chance. O efeito chaos da um belo reset na mesa, deixando somente criaturas vanilla, indiferente da quantia, e pode ser muito forte, principalmente em decks baseados em tokens. É um plano arriscado, mas se seu deck for desenhado para ele, ele pode ser muito forte, gostei.


 Mamáquina, para decks baseados em criaturas tu tem um grande potencial de colocar bombas gratuítas na mesa, se você tem como manipuar o topo também... Ótimo plano, o efeito estático é relevante e o efeito de chaos também.


Bom plano, e pode ser efetivo em diversas situação. Caso você tenha criaturas de pouco poder, ele se torna interessante pois seus adversário que possuem criaturas grandes estarão "paralizados", e seu efeito de chaos prepara você para quando o plano for abandonado. Certamente usaria, a não ser que meu deck tivesse só criaturas grandes.


Plano interessante, com um ótimo flavor, um efeito estático coerente com o plano e que pode ser muito contundente, principalmente se você levar em consideração o efeito de chaos. Além disso é um plano que favorece somente quem jogar nas suas cores (ok, tem os goblins, mas enfim). Gostei do plano e certamente teria lugar no meu planardeck Jund.


Como falei várias vezes neste spoiler, gosto de planos específicos, esse em especial deixa com muita vontade de monatr um deck tribal. Claro que o efeito de chaos compensa um pouco o fato de suas criaturas não lobisomem ficarem sem causar dano e quem não estiver com um deck de lobisomens tentará certamente abandonar este plano, correndo o risco de tirar chaos e bater muito forte. É um plano legal.


Muito bom, muito bom mesmo.... independente de seu deck ter muitas criaturas ou não, você pode atacar seu oponente mais desprotegido e ainda causar algum estrago nos outros, ainda tem varios efeitos de criaturas quando causam dano e este plano potencializa muito uso destas criaturas, além do efeito de chaos poder ser um ótimo removal, utilizando ou não os tokens que você gerou. Muito bom.


 Massa, muito massa mesmo. Além de bombar os decks vermelhos (e até os não vermelhos, afinal de contas você pode usar para pagar o custo incolor), tem um efeito cumulativo que me agrada muito. Se o plano chegar a dar uma volta em uma mesa de 4 jogadores, você irá adicionar 5 manas a sua reserva. Fora isso, o efeito de chaos é muito forte, afinal de contas quem da o dano é o plano (é dano incolor), burlando a maioria das proteções, e você ainda pode escolher entre criatura ou jogador. Com os manas extras que ele te da, o efito é potencializado, então



Plano perfeito para decks de controle. No caso de vários jogadores, você será o último a sacrificar uma criatura, e você ainda pode fazer com que jogadores que não possuam criaturas "ganhem" combustível para manter o plano ativo e que você não tenha de sacrificar suas crituras, e sim o zumbis gerados pelo próprio plano.... Gostei muito do plano.


Marcador de pressão - gostei do nome - .Efeito interessante e inovador. Muito bom  para decks de controle, pena que esse efeito  pode ser inutil se muitos jogadores tiverem rolado chaos... Gosto desse tipo de efeito que pode reverter tudo, mas que você tem como escapar.


Tenso... Sempre fico com a impressão de que a Wizards tenta enfiar esse deck de mill "goela abaixo". Ja temos um plano da edição anterior que da mill e vários de ambas que aumenta o número de compras, o que torna esse card perigoso. Tudo bem que ele é um ótimo filtro, e que seu efeito de chaos pode ser bem poderoso, mas eu pensaria duas vezes em usá-lo em meu planar deck, a não ser que eu esteja jogando de mill, reanimator ou com o The Mimeoplasm.


 Outro plano que da um "reset legal" na mesa. A possibilidade de você colocar marcadores antes de sair do plano é arriscada, agora se vale a pena o risco, depende de cada situação de jogo. Gosto desse tipo de plano e acho ele bem contundente em decks de controle. Ótimo plano para planardecks coletivos, com uma interação no jogo que é bem justa.


Legal esse plano, e o fato de deixar todas com dethtouch simplesmente pode travar o jogo ou deixar criaturas com proteção contra o preto muito efetivas. O efeito de chaos é muito forte (iniciativa + deathtouch) e pode finalizar o jogo, ou reverter a favor de quem rolar chaos (fico imaginando isso aqui com o phenoma que saiu hoje...) Bom plano, não é extraordinário, mas é bem bom.


Muito bom o plano, você filtra seu deck batendo no oponente. Bom plano principalmente no início do jogo para decks que são muito rápidos, afinal de contas você irá filtrar seu deck agredindo o oponente. O efeito de chaos não é tão relevante que valha a pena o risco de sair do plano, a não ser que você tenha uma criatura que tenha um efeito muito bom e que você precise que "passe  reto" pelas defesas de seus oponentes (para ativar ninjutso por exemplo). Gosto do plano, e convenhamos, é de Kamigawa né ;)



Meu último comentário foi elogiando Kamigawa, e este é elogiando sua sucessora, Ravnica. Mais um plano que tem efeito quando você sai dele, e esse é muito forte. Se você coloca muitas cartas no seu cemitério vale a pena tentar sair do plano, caso você role chaos você ainda sacaneia um oponente. Bom plano, vale a pena utilizar.


Prahv é um terreno muito chato que é muito bom para decks de controle, não poderiamos esperar menos do plano. Gosto desse efeito que coloca os jogadores na posição de ou atacar ou jogar, cortando um pedaço do turno. O efeito de chaos também é muito voltado para decks de controle, que tradicionalmente possuem ótimos cards de compra. Ótimo plano.


Achei muito forte, principalmente a estática, tirando a vantagem óbvia de dar scry 4 todo turno, se seu deck tiver efeitos que manipulam o topo ou cards com milagre, ela fica muito, mas muito forte mesmo. O efeito de chaos é muito forte, mas eu pensaria duas vezes antes de tentar ele, pois você corre o risco de abandonar este plano que é um dos mais fortes que ja foram lançados.


Temporada da multiplicação... Preciso dizer mais.... Em decks baseados em tokens ou marcadores isso faz um estrago gigantesco, mas seu efeito de chaos é bem fraco. De qualquer forma eu gostei do plano no geral, marcando realmente a volta a Ravnica.


Interessante, faz suas criaturas crescerem conforme vão batendo, sem ser roubada. Efeitos que colocam marcador são muito bons, ainda mais se você possui cards que potencializam isto. O efeito de chaos não é tão relevante, a não ser que você possua muitas criaturas (tokens por exemplo), mas de qualquer forma você ainda pode dar um daninho pingado e aumentar suas criaturas. Não é o melhor dos planos, mas parece ser bem divertido.


Ehhh, eu relamente gosto muito de Kamigawa, e hoje saiu um criatura e um plano... Alias, depois da Tamiyo, essa nova criatura que saiu hoje e este plano, acho que ouviremos falar mais de Kamigawa nos próximos anos. O plano é bom se você tiver um deck baseado em criaturas, e péssimo para quem estiver jogando com um deck de controle. O efeito de chaos tem uma interação fantástica copm o efeito estático do plano, além de ser fantástico com criaturas com efeitos quando entram no campo de batalha ou criaturas com cascata. Ótimo plano.


 Muito bom o plano e bastante específico, principalmente se você tiver cards como Behemoth Fungoso, Comandante de Benália, Cronista de Aeon e Detritívoro você ganha muito. O efito de chaos é muito contundente, principalmente se você tiver muitos cards com suspend. O deck de Jhoira de Ghitu, agradece, e muito.


 Eu estava muito curioso para saber o que faria o card desta ilustração, que eu achei linda. Alegremente ela não decepcionou, pois seus efeitos são muito bons... O efeito estático é muito relevante, podendo criar turnos devastadores seguidos, e seu efeito de chaos é muito bom (tutor sempre é bom), se você associar isso com o Phenoma Chaotic Æther esse plano se torna um absurdo. Um dos melhores planos de todos os tempos e acredito que deveria ter lugar em todos os planardecks (a não ser que você possua poucas mágicas instantâneas ou feitiços, dai não rola né).

Esse é um plano perigoso, principalmente para decks verdes, que geralmente conseguem construir sua base de mana colorida rapidamente, afinal de contas, você perde esta que seria uma grande vantagem contra seus oponentes, e o efeito de chaos também não me agradou muito, apesar dele limpar o deck você tem muita chance de se livrar de coisas boas do topo e não colocar nehum terreno.


Gosto do efeito Magus do Futuro, a vantagem de ver o que seus oponentes irão comprar, e de poder jogar os cards do topo é muito bom. O efeito de chaos compensa o risco de sair do plano, afinal de contas você pode tentar tirar uma grande arma de seu oponente em uma rolada de dados. Bom plano, pode jogar em decks individuais ou em decks coletivos.


Outro plano específico com efeito interessante, se seu deck for focado em criaturas voadoras esse plano será muito contundente, podendo inclusive reverter jogos, além  de "tirar o seu da reta" diminundo substancialmente o poder das criaturas de seus adversário. O efeito de chaos não compensa de forma alguma a redução de poder, mas o legal é que se você colocou isso no seu planardeck, certamente você terá muitas criaturas voadoras e não ficará tentado a rolar o dado para tirar chaos, deixando esse trabalho para seus oponentes.

 




Esse é o plano promocional de lançamento da série. Muito interessante esse plano, faz com que qualquer deck ganhe gas após ficar sem mão, mesmo que você mate seu turno gastando mana para rolar mais vezes o planar dice, vale muito a pena você buscar novos recursos, e você ainda pode buscar aquele removal, ou mass removal que vai salvar sua pele. O efeito de chaos faz você filtrar seu planar deck, o que também é interessante, e com esta habilidade estática, quem se importa com o efeito de chaos.... Simplesmente fantástico.

No geral gostei de todos os planos, e acredito que todos tem seu lugar pelo menos em alguns decks específicos. Acredito que eles irão trazer muito divertimento aos jogos commander e gostaria muito de testar todos.

O próximo spoiler é com os cards regulares e os decklists.

Um comentário:

  1. Esses planos são mega apeloes....OMFG e esse Kessig, fez meus olhos brilharem... *o*

    ResponderExcluir