Magic à Lá Carte - Aniversário

24 de maio de 2012

Planechase 2012 Edition parcial spoiler dia 04



Faltando 4 dias para sabermos tudo que vem em Planechase 2012, temos revelados mais um card de Kamigawa e um Plano de Ravnica, que parece ser da região dos Golgari. Para que ainda não conhece as regras pode dar uma olhada aqui, além disso pode dar uma olhada na edição passada aqui. A novidade para esta edição são os Phenomena, eventos que ocorrem enquanto você "viaja entre os planos" e que alteram a forma como você vai interagir com eles.

Novidades:
Cards - Sakashima's Student
Planos -  Grand Ossuary
Phenomas -

  • Cards exclusivos dos decks pré-construidos. Estes cards são válidos no formato Legacy, mas creio que eles terão seu lugar garantido nos decks Commander.

Gosto de clones, eles sempre são fortes, e o "mestre" desse ninja (Sakashima the Impostor) era um card relativamente interessante, muito forte em commander por sua versatilidade, e este aqui segue o mesmo caminho. Se ele interagir com outros cards com Ninjutsu você pode "trocar" a cópia conforme o necessário, o que deixa o card ainda mais interessante. Certamente é uma grande adição aos decks commander, principalmente a este deck de Ninjutsu que começa se desenhar.... (não devia ter vendido minha Ink-Eyes)

Felidar Umbra

Aura que da lifelink e totem armor só pode ser bom. O fato de você poder trocar ela de criatura deixa ela realmente boa, lembrando que estou avaliando estes cards para commander e não para legacy. Em um deck baseado em auras ela é fantástica (alguém pensou novamente no Uril)

http://forums.mtgsalvation.com/attachment.php?attachmentid=131385&stc=1&d=1337675348

Bom card, evasão, pode parar criaturas grandes graças ao deathtouch e ainda te da uma compra de brinde logo que entra. Interage muito bem com o plano de Takenuma, on de você ataca, causa dano, devolve ela pra mão e compra um card (através do plano), joga ela novamente, mantendo o bloqueador deathtouch, e comprando mais um card.... Ok, ok, viajei, mas o card é bem bom.



Ok, o custo (mesmo o de Ninjutsu) é bem alto, mas com a quantidade de criaturas inbloqueáveis  nestas cores, vale muito a pena cogitar usar isto em seu deck. Além de você causar um dano contundente no seu oponente, você tem acesso a uma informação muito importante (a mão de seu oponente), além de poder usar os recursos dele para auxiliar o seu jogo. Ótimo card e tem lugar certo nos decks commander destas cores.


Maelstrom Wanderer

Esse foi o primeiro card revelado da série, logo quando fizeram o seu anuncio no fim de 2011. Esse card tem um ótimo potencial para ser general em decks commander, com bons cards nestas cores com cascata (Bloodbraid Elf por exemplo) ele pode fazer o deck andar muito rápido. Além disso, o fato de ele dar ímpeto para suas criaturas é muito contundente.


 Interessante essa criatura, vejo ela jogando no mesmo deck que a de baixo, com você podendo bombar ela e ainda criando uma dificuldade paea seu oponente usar spot removals nela. O atropelar é muito importante neste caso, e o lifelink pode ser muito contundente em algumas partidas. Além disso é elemental, podendo jogar em um deck tribal, e custar menos com o Alferez de Lareiluz, ou poder acelerar ele através da Trança-Fumaça, além disso pode ser bombado pelo Carvalma Incandescente (ou ser jogado como elemento surpresa), e ainda voltar para o jogo com o ótimo general para o deck de elementais Horda de Noções.

Krond the Dawn-Clad

Bom card para usar nos decks baseados em encantamentos, apesar do custo colorido ser pesado, em decks com base verde geralmente isso não é problema. Tendo Uril como seu general, esse arconte certamente deve estar no seu deck, principalmente se você tiver como encanta-lo com algo que de manto ou resistência a magia, você pode ter muita vantagem na mesa.

Vela the Night-Clad

Card interessante, mas 6 manas por um 4/4 intimidar não é assim grande coisa, porém o fato dele dar intimidar para todas as suas criaturas e ainda causar perda de vida a TODOS os seus oponentes quando ela ou outra criatura sai do campo de batalha faz com que ela seja muito forte, principalmente se você tiver um bom número de criaturas.


Eita porra..... Muito boa essa criatura, principalmente se você tiver um Anger na mesa ou no cemitério. Tem potencial em decks agro baseados em criaturas que aceleram mana ou em tokens. Acredito que verá muito jogo em decks commander destas cores, mas de forma alguma serve como general.

http://s3.gatheringmagic.com/uploads/2012/05/21/DB_1.jpg

Gosto de aranhas (alguém fará piada com isso ). Em um deck de tokens ela é bastante forte, junto com o plano Selesnya Loft Gardens (abaixo) fica mais forte ainda, e existem vários planos que fortalecem esse tipo de mecânica. Dependendo de como estiver a mesa, em um turno você povoa sua mesa e causa um bom estrago quando o turno voltar para você.

Etherium-Horn Sorcerer

Cascata pra 5 sempre é forte, a possibilidade de você voltar ele pra mão no EOT pra poder jogar ele e utilizar o cascade novamente é muito bom. Ótimo card para Commander.


Esse card com certeza só verá jogo se você estiver jogando planechase, não tem espaço no legacy nem no commander se você nção estiver usando um planardeck. O interessante desse card é você poder interagir muito com seu deck planar, imagine com 2 ou 3 cópias dele na mesa, você pode fazer o planar deck rodar bastante (dependendo de sua sorte). Mesmo assim, acho que não usaria ela em meus decks....

 
Bom card incomum, você larga um bloqueador 1/1 que quando morre volta como um 3/3.... Vou falar novamente do plano abaixo ( Selesnya Loft Gardens ), que interage muito bem com esse card. Gostei muito do card.
Illusory Angel

Illusory Angel - 3 manas (2U) por uma criatura 4/4 voar não é ruim, pena que ela só joga se você estiver jogando planechase (você só pode conjurá-la se tiver trocado de plano neste turno)... Não gosto quando a carta se restringe somente a um formato..... Dei alguma babada em algum momento e tenho certeza que havia lido outra coisa :( - Buenas, o card é bom, são três manas por uma criatura 4/4 voar só que você tem de ter jogado uma mágica antes de jogar ele. Com tantos cards de custo baixo (até de custo zero) ele pode entrar muito rápido e fazer um belo estrago. Gostei muito do card.

http://forums.mtgsalvation.com/attachment.php?attachmentid=131281&d=1337378441

Bom dragão, 6 manas por um 4/4 é ruim, mas ele tem grande potencial de se tornar muito grande. Além disso a possibilidade dele dar dano em criaturas ou jogadores, toda vez que ataca, sem custo nenhum, deixa ele muito mais interessante ainda. Novamente um bom card para usar junto com Anger.

  • Planos revelados até o momento:

Sempre tenho receio de planos com efeitos que podem potencialmente beneficiar mais seus oponentes do que você, neste caso, você precisa ter um deck com efeitos de sacrificar criatura para potencializar ao máximo esse efeito dos marcador, deixando criaturas tipo Folhelho Nantuko
muito mais fortes e letais. Um coisa intereassante deste plano e que quando você ativa o chaos, além do efeito, você muda de plano, então não temos 1 chance em 6 de trocar de plani e sim 1/3 de chance. O efeito chaos da um belo reset na mesa, deixando somente criaturas vanilla, indiferente da quantia, e pode ser muito forte, principalmente em decks baseados em tokens. É um plano arriscado, mas se seu deck for desenhado para ele, ele pode ser muito forte, gostei.


Esse apareceu no meio da manhã e eu resolvi atualizar pra não ficar muito pra tras, para quem não consegue ler (eu quase não consigo..) toda vez que você entra no Mar de Prata Fluida ou no início da sua manutenção você faz vidência 4, e quando você rola chaos você revela o card do topo e pode jogá-lo sem pagar o custo de mana. Achei muito forte, principalmente a estática, tirando a vantagem óbvia de dar scry 4 todo turno, se seu deck tiver efeitos que manipulam o topo ou cards com milagre, ela fica muito, mas muito forte mesmo. O efeito de chaos é muito forte, mas eu pensaria duas vezes antes de tentar ele, pois você corre o risco de abandonar este plano que é um dos mais fortes que ja foram lançados.


Esse é um plano perigoso, principalmente para decks verdes, que geralmente conseguem construir sua base de mana colorida rapidamente, afinal de contas, você perde esta que seria uma grande vantagem contra seus oponentes, e o efeito de chaos também não me agradou muito, apesar dele limpar o deck você tem muita chance de se livrar de coisas boas do topo e não colocar nehum terreno.


Plano interessante, com um ótimo flavor, um efeito estático coerente com o plano e que pode ser muito contundente, principalmente se você levar em consideração o efeito de chaos. Além disso é um plano que favorece somente quem jogar nas suas cores (ok, tem os goblins, mas enfim). Gostei do plano e certamente teria lugar no meu planardeck Jund.


Opa, opa, opa... Agora sim, vi vantagem. Quem for jogar com o deck de encantamentos (eu ja disse que o deck de Uril é forte) ganha ótimos cards nessa série e esse plano é extremamente específico e certamente você irá coloca-lo em seu planardeck. Alias é uma pena você ter de rolar o dado e correr o risco de trocar de plano para utilizar o efeito de chaos, porque ele é muito forte. Gostei do plano, e acho muito legal quando eles são assim específicos, não dando muitas vantagens para seus oponentes.


Muito bom, muito bom mesmo.... independente de seu deck ter muitas criaturas ou não, você pode atacar seu oponente mais desprotegido e ainda causar algum estrago nos outros, ainda tem varios efeitos de criaturas quando causam dano e este plano potencializa muito uso destas criaturas, além do efeito de chaos poder ser um ótimo removal, utilizando ou não os tokens que você gerou. Muito bom.


Muito bom o plano, uma resposta ao plano que havia sido editado antes - Naar Isle - onde um dano cumulativo vai matando ao pouco os jogadores. O legal desse aqui é que ele tem "prazo de validade". O efeito de chaos faz valer muito a pena você rolar seu planar dice. Ótimo card para por no seu planardeck.


Ehhh, eu relamente gosto muito de Kamigawa, e hoje saiu um criatura e um plano... Alias, depois da Tamiyo, essa nova criatura que saiu hoje e este plano, acho que ouviremos falar mais de Kamigawa nos próximos anos. O plano é bom se você tiver um deck baseado em criaturas, e péssimo para quem estiver jogando com um deck de controle. O efeito de chaos tem uma interação fantástica copm o efeito estático do plano, além de ser fantástico com criaturas com efeitos quando entram no campo de batalha ou criaturas com cascata. Ótimo plano.



Esse é o plano promocional de lançamento da série. Muito interessante esse plano, faz com que qualquer deck ganhe gas após ficar sem mão, mesmo que você mate seu turno gastando mana para rolar mais vezes o planar dice, vale muito a pena você buscar novos recursos, e você ainda pode buscar aquele removal, ou mass removal que vai salvar sua pele. O efeito de chaos faz você filtrar seu planar deck, o que também é interessante, e com esta habilidade estática, quem se importa com o efeito de chaos.... Simplesmente fantástico.


Temporada da multiplicação... Preciso dizer mais.... Em decks baseados em tokens ou marcadores isso faz um estrago gigantesco, mas seu efeito de chaos é bem fraco. De qualquer forma eu gostei do plano no geral, marcando realmente a volta a Ravnica.


Plano perfeito para decks de controle. No caso de vários jogadores, você será o último a sacrificar uma criatura, e você ainda pode fazer com que jogadores que não possuam criaturas "ganhem" combustível para manter o plano ativo e que você não tenha de sacrificar suas crituras, e sim o zumbis gerados pelo próprio plano.... Gostei muito do plano.

  • E os Phenomenas revelados até o momento:
 

Caracas, perigoso é apelido... tudo bem que você pode largar sua "bomba" muito rapidamente, mas se isso aparecer em um momento inapropriado em que seus adversários tanham uma bonba na mão, e você não tenha nada, a coisa fica bem complicada. Depende muito do seu deck - se for um deck só de bombas perfeito, mas se for um deck que busca recursos e que tenha poucas permanentes que definem o jogo, passe longe desse phenoma.


Insano esse phenomena, você vai para dois planos ao mesmo tempo, as interações possíveis são incriveis, afinal você irá juntar duas habilidades estáticas, e ainda pode rolar duas habilidades de chaos ao mesmo tempo, esse aqui tem que ter lugar certo no seu planardeck.


Outro phenomena fantástico, pois você escolhe qual é o plano mais conveniente para o momento, achei menos caótico que o anterior, mas ele te da mais controle da situação. Certamente vale a pena colocá-lo em seu planardeck.

Time Distortion

Meh.... esse tinha sido o primeiro phenomena revelado, e é muito ruim, afinal, o oponente que acabou de passar o turno para você irá jogar novamente. Ele avacalha com o jogador que jogaria depois de você, mas o efeito não é tão importante para fazer valer a pena ter este card no seu planardeck.
 --------------------------------------------------------------------

Decks Temáticos

 


Buenas, esse spoiler será atualizado constantemente, e estará completo dia 28/05, além disso o lançamento oficial é no dia 01/06, e é bem provavel que teremos em diversas lojas aqui no Brasil.

2 comentários:

  1. Vc's não fazem ideia como estou gostando disso!
    Finalmente meu deck d ninja vai crescer!!
    *0*

    Esse ninja eh muito frmz. O problema é no inicio, se vc não tiver nenhuma criatura em jogo, ele não vai ser funcional, mas depois fazer a copia d um Higure, ou Ink-eyes... vai ser muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande vantagem é poder copiar qualquer criatura, então você pode copiar um criatura muito efetiva (mesmo que do oponente), alguma criatura com um bom efeito do tipo "entra no campo de batalha" ou o General de seu oponente, que é uma forma bem efetiva de eliminar ele ;)

      Excluir