Magic à Lá Carte - Aniversário

7 de maio de 2012

Review de Avacyn Restored - Vermelho




Este é o quarto de uma série de posts avaliando todas as cartas de Avacyn Restored para Constructed e Limited. Obviamente, são apenas opiniões baseadas no meu limitado conhecimento de Magic dentro de um metagame ainda desconhecido. 
Utilizarei o sistema que o jogador LSV do ChannelFireball.com usa e que eu gosto muito:



Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.

Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.


Esse post irá avaliar a cor vermelha. 





Constructed 1.0
Só tenho a dizer que irritante é avaliar essa carta para o Constructed.
Limited 2.0
É uma excelente carta para sideboard se você jogar contra branco ou outro vermelho, pois ambos têm muitas criaturas com resistência baixa. Ela também é uma boa carta se você estiver vencendo na corrida de dano, pois irá limpar os bloqueadores do oponente, mesmo que você leve algum dano. Entretanto, eu não acho que isso acontecerá tantas vezes assim para você investir muito nela.
 
Constructed 2.5
A curva 4 hoje em decks vermelhos está cheia de boas opções. E só por isso que essa carta não ganha uma nota maior, pois ela bate forte e é resistente a mass removal – mesmo com Hero of Oxidridge, creio que ela verá jogo, nem que seja como sideboard contra Esper ou decks similares.
Limited 3.5
O formato é bem mais rápido do que eu achei que seria e mesmo com o custo atrapalhando um pouco,  isso é uma ameaça bem complicada para o seu oponente lidar. RG e RW parecem ser decks bem fortes no formato e esse dragão entra como uma luva nas suas listas.
Constructed 1.0
Crap. Esse tipo de carta simplesmente não faz muito para ver jogo.
Limited 0.0
Eu não consigo me ver jogando com isso em situação alguma, mesmo com um deck rápido. Rally of the Peaseants dava o dobro de poder e tinha recapitular, por isso que jogava de vez em quando, mas dificilmente fazia algo impressionante. Então, não, eu nunca jogarei com isso e recomendo que vocês me sigam nessa atitude.
Constructed 2.0
Parece uma carta interessante para um Goblins ou deck do tipo. No mínimo, ela tem o potencial para gerar bastante mana e é instant, então, quem sabe.
Limited 0.5
Olha, se você tiver umas duas bolas de fogo, como a Fogueira dos Malditos, e faltar uma carta para o seu deck, é possível; caso contrário, nunca use.
Constructed 3.5
Mesmo o custo normal dela é bem razoável e com o custo de milagre, é simplesmente absurda. Creio que pode entrar bem legal em decks RG Ramp e algum tipo de Grixis Control, pois o potencial é devastador.
Limited 5.0
Nunca, nunca, nunca passe essa carta. Bola de fogo é destruidora em Limited e essa carta é uma máquina de ganhar jogos, pois ela dá o dano no oponente e somente nas criaturas dele – perder um jogo após jogar essa mágica é uma tarefa bem difícil.
Constructed 2.0
Pode jogar em algum Elfos como finisher, certo? É mais uma opção para o deck, no mínimo, apesar de não ser exatamente impressionante.
Limited 4.0
Veja bem, isso é Ultrapassar, e Ultrapassar é bomba em Limited. Com três criaturas, são 9 de dano no oponente, e como há pouco removal no formato, sendo que alguns não tiram a criatura da mesa, essa carta é máquina e consigo ver muitos jogos em que ele dará 12+ de dano no oponente.
Constructed 1.0
Eu gostaria de dizer que isso pode entrar como 1-off em monored burn, mas além de monored burn ser ruim, essa carta tem um benefício que não é bom o suficiente em relação ao seu custo situacional.
Limited 1.5
Considerando um deck com várias criaturas pequenas que tenta fechar o jogo logo, isso pode ser legal para ganhar um gás a mais. Mas não abuse: um ou dois no máximo.
Constructed 1.0
Se tivéssemos algum tipo de deck de destruir terrenos, isso seria uma excelente opção no T2. Mas nós não temos, então.
Limited 1.5
Existem alguns artefatos bem fortes no formato, e, destruir um terreno, nem sempre é irrelevante. Eu acho uma boa carta de sideboard e não é a pior 23ª que você poderia ter.
Constructed 1.0
O problema é o seguinte: é uma aura. E auras são geralmente, fáceis de lidar se elas não ganham o jogo na hora.
Limited 1.0
Se eu tiver vários fogos, Conjuração Dual parece ser uma aura relevante, especialmente neste formato com tão pouco removal eficaz.

  Constructed 1.0
Se nós tivéssemos um arquétipo de vampiros, eu não duvidaria que isso jogasse, pois a sua habilidade ativada é uma assassina serial de fichas de Lingering Souls. Talvez, talvez, ainda veja jogo como sideboard de algum Grixis Control, mas eu não apostaria nisso.
Limited 3.0
Máquina. Se ela conseguir crescer um ou dois turnos, você tem basicamente um Assassino da Realeza na mesa que mata com mais facilidade.

Constructed 1.0
Por três manas, eu quero fazer mais do que uma 2/1 sem grandes habilidades.
Limited 3.0
Isso é tudo que Crossway Vampire sempre quis ser. Sim, é mais fraco, mas é um topdeck muito melhor e em combinação com alguns Flickers e outras criaturas de custo baixo, pode acabar rapidamente com o jogo – eu usei dois no pré-release, e é muito bom mesmo.

Constructed 1.0
Olha, seis manas e não é Titã.
Limited 3.0
Pitburn Devil é baita carta em Limited e por um de custo a mais, você tem um diabo que permite distribuir o dano da forma que você quiser. Eu gosto bastante.

  Constructed 1.0
É, isso não é removal para formatos construídos.
Limited 2.5
Quando avaliei as outras cores, achei que -1/-1 não era grande coisa, mas vendo que o formato é mais rápido do que parecia ser e que não há quase nada de removal eficaz, isso aqui acaba subindo na escala. Eu admito que não fico muito feliz em dar uma nota alta para esse tipo de removal, mas, é o que é.

Constructed 1.0
Por três manas, tem uma carta que dá Double Strike, né? Ok.
Limited 2.5
Três por uma 2/2 iniciativa já seria bem legal pra Limited. Portanto, para duas criaturas só pode ser bom.

Constructed 1.0
Custa quatro, é vermelho, e não tem ímpeto. Fica para a próxima, campeão.
Limited 3.0
Isso é fod*! Ele cresce e cresce rápido, e se o seu oponente não lidar com ele duma vez, facilmente domina a mesa.

Constructed 1.0
Dá pra copiar o que disse acima? É o mesmo.
Limited 2.5
É outra carta que se ficar na mesa, pode crescer rapidamente. E ainda tem evasão para facilitar!

Constructed 2.0
Ok, agora vocês esqueçam o que eu disse nas últimas duas cartas! A treta é a seguinte: ele não impacta a mesa quando entra em jogo, mas depois, é bem difícil de lidar, pois Imortal+Golpe Duplo o torna uma criatura bem amedrontadora.
Limited 4.0
Se você não estiver muito atrás do seu oponente, logo após isso entrar na mesa, se ele não tiver dois removals, é bem provável que entre em modo Chump Block para tentar sobreviver e provavelmente, ele irá falhar miseravelmente nisso. Golpe duplo é uma habilidade muito boa para Limited e colocada junto a uma criatura com Imortal, faz um senhor estrago.

Constructed 2.5
No Bloco, é quase certo que jogo em algum RW Humanos. Fora disso, eu acho que pode aparecer em alguns decks de Humanos no T2, pois mesmo com uma resistência baixa, o dano pode ser bem significativo.
Limited 2.0
Eu só não dou uma nota maior, pois você realmente precisa de vários humanos para aproveitar todo o seu potencial, algo pra cima de 9, no mínimo. Entretanto, mesmo com poucos humanos, ainda é uma criatura 3/1.

Constructed 1.0
Precisa fazer mais força, gata. Por duas manas, já vi melhores.
Limited 2.5
Há vários bons drops de segundo turno nas cores brancas e vermelhas, e esse é um deles. Junto com criaturas com ímpeto, ele pode causar um bom estrago antes de levar um chump block e morrer. Mas mesmo assim, é bem provável que não vá sozinho para o cemitério.

Constructed 1.0
Eu não consigo ver isso jogando mesmo que a habilidade seja legal para a cor, pois ele tem pouco poder em relação ao seu custo.
Limited 2.5
Entretanto, no Limited, ele pode tornar todas as suas criaturas mini-Esferas de Raios, e isso é bem perigoso para o seu oponente.

Constructed 1.0
Aura, né?
Limited 3.0
Eu acho que a habilidade de Ímpeto é basicamente irrelevante, mas pings (cartas que “pingam” um de dano) sempre são bons e mesmo essa sendo uma aura, não foge da regra.

Constructed 2.0
Ok, eu sei, é outro drop no 4º turno, mas a habilidade não é totalmente irrelevante, por isso acho que pode ver jogo em Rx aggros ou mesmo em alguma espécie de Grixis Control.
Limited 3.5
Reciclar a sua mão é sempre bom e o seu custo alto é compensado com louvor pelo Ímpeto.

Constructed 1.0
Aura que não faz basicamente nada. Poxa vida, Wizards.
Limited 1.5
Não é a melhor coisa do mundo, mas se você não tiver muitos removals, vale a pena pensar a respeito.

Constructed 1.0
Não tem ímpeto, não tem evasão, é fácil de matar. É, não é bom o suficiente.
Limited 3.5
Cara, isso é grande. Se você estiver perdendo, provavelmente irá estabilizar a mesa na hora com um monstro. E quando ele for pequeno, provavelmente você já está ganhando mesmo.

Constructed 3.0
Com várias criaturas que insistem em não morrer no ambiente, isso é uma baita resposta que ainda pode ser jogada na cara do oponente.
Limited 3.5
É removal, custa pouco, dá dano. Não tem como ser muito melhor que isso. Só lembre que é feitiço, é fácil esquecer isso no começo do formato.

Constructed 1.0
Cinco manas, seis de poder: bom. Um de resistência: meah. Nenhuma habilidade? AFFF.
Limited 1.5
Não é a melhor criatura do mundo, mas ela troca com quase tudo no formato e se você já tiver sido bem agressivo antes, pode preocupar bastante o adversário.

Constructed 2.0
Eu já achei que era melhor, mas por cinco manas, uma Roda da Fortuna não é exatamente boa. E Roda da Fortuna não tem um efeito que você quer usar aleatoriamente.
Limited 1.0
O seu deck tem que ser bem, bem bom para jogar com isso. E mesmo assim, há de se pensar duas ou três vezes antes se ela é realmente necessária.

Constructed 1.0
Por três manas, eu quero mais do que um Urso 2/2 que não faz nada quando entra na mesa e muito pouco depois.
Limited 2.5
Três manas 2/2 não é o fim do mundo e sozinho ele ataca como 3/2, então é ótima opção.

Constructed 1.0
Eu achei maneirão o efeito e tudo mais, mas dificilmente você irá conseguir acabar com a mesa do oponente com isso. E por sete manas, é o que você esperaria duma mágica dessas.
Limited 2.0
Ela custa bastante e não é muito fácil de usar, mas ainda pode fazer o seu adversário perder três criaturas de uma vez só.

Constructed 1.0
Com esse custo, isso não é bom o suficiente.
Limited 1.0
Eu não sou muito fã desse tipo de carta, mas se você tiver algumas criaturas com poder alto e estiver precisando de mais uma carta para fechar o deck, é uma boa.
Diabo Escaldante  
Constructed 1.0
O problema é que ele custa duas manas. Se custasse 1, acho que jogaria, mesmo não matando criaturas.
Limited 1.5
Eu não acho que ele seja maravilhoso, mas também não é o pior drop de 2 turno do mundo.
Justiceiro de Somberwald
Constructed 1.0
Van Helsing! E só.
Limited 0.5
God, isso é ruim, especialmente porque o dano só é causado quando ele é bloqueado. Se ele ainda pudesse bloquear, poderia trocar com várias criaturas do formato.
Alvanel
Constructed 1.0
O desenho é maneirão, meio God of War, mas ele está bem longe de ser um Kratos.
Limited 1.5
Eu talvez esteja subestimando, mas a real é que é difícil para criaturas de uma mana serem relevantes nos últimos tempos. A habilidade dele pode fazer alguns estragos, mas eu não acho que faz  tanto assim para jogar com freqüência.
Revolta Camponesa
Constructed 2.0
Acho que no Bloco, talvez veja jogo, mas no T2, é mais difícil. Se tivermos um arquétipo WR Humanos, e há cartas para testar, é bem legal com Campeão da Paróquia.
Limited 1.5
Não é horrível em Limited, mas eu não vejo muitas formas de abusar com essa carta, e as criaturas são facilmente bloqueáveis.
Relâmpago
Constructed 2.0
Olha, mata quase tudo que voa hoje e joga, e ainda pode ser jogado na cara do oponente. Creio que é boa opção para decks com vermelho, especialmente quando Restorarion Angel começar a ver jogo.
Limited 2.5
Ela ainda é removal, apesar de nem sempre ter utilidade para matar criaturas; e nesse resto de tempo, você pode utilizar Relâmpago na cara do oponente.
Ira Trovejante
Constructed 3.0
É um quarto da vida do oponente. Duvido que não veja jogo no Legacy e aposto que jogará nos outros formatos também.
Limited 3.5
Custa seis, eu sei, mas mesmo com custo 6, é um dos melhores removals do formato e excelente finisher.
Tibalt, Sangue Demoníaco
Constructed 2.0
É difícil avaliar esse PW, pois ele custa apenas duas manas. As duas primeiras habilidades não são exatamente maravilhosas, mas ainda podem jogar em algum Frites da vida se a base de mana não ficar horrível. Mas por duas manas, um PW não pode ser ignorado e creio que no mínimo, muita gente tentará fazê-lo funcionar.
Limited 3.0
Em relação as duas primeiras habilidades, continuo com a opinião acima. Mas aqui o ultimato dele ganha jogos, simples assim.
Tirano da Discórdia
Constructed 1.0
Custa demais por pouco benefício. Ele é grande, mas não tem evasão alguma.
Limited 2.5
Ainda é uma criatura 7/7 mesmo que o custo seja tenso. Como a habilidade é aleatória, existe uma possibilidade de você ganhar card advantage quando baixá-lo, mas eu não contaria muito com isso.
Velocidade Extraordinária
Constructed 1.0
Isso já foi melhor.
Limited 1.0
Mais três de poder e ímpeto é realmente bom em decks bem rápidos e agressivos, mas não dá pra usar mais de um ou dois.
Diabo Irritante
Constructed 2.5
Esse tipo de carta sempre parece melhor do que realmente é. Uma mana por quatro de dano é muito bom; uma mana por uma 4/3 é muito bom, mas não é isso que você recebe, pois não é você que escolhe, e sim o seu oponente. Eu acho que ele tem potencial para ver jogo, pois é bem violento, mas não acho que seja um grande 1-drop não.
Limited 1.5
Se você soltar no começo, o oponente simplesmente levará 4 de dano e você não terá avançado a sua mesa. Se você soltar no final, é mais possível que o adversário tenha como lidar com ele. Eu não sou fã, mas não acho que cortaria de um deck bem agressivo de cara – entretanto, não teria receio de mandá-lo para o sideboard.
Justiça dos Justiceiros
Constructed 1.0
O problema é que custa quatro manas, e nessas horas, você já vai querer ter soltado as suas criaturas na mesa.
Limited 2.0
Se você tiver 9 ou mais humanos, isso é excelente e pode ganhar o jogo sozinho. Entretanto, se não for o caso, não pense duas vezes em substituí-lo por qualquer outra coisa.
Recrutas Zelosos

Constructed 3.0

Eu achei essa carta demais! Ela entra tri bem em Birthing Pod e mesmo sem o artefato phyrexiano, ela causa um estrago legal. E convenhamos, deve ser uma sensação boa demais roubar um Planeswalker a beira do ultimato!

Limited 3.5

Eu achei o formato bem agressivo e esses recrutas são perfeitos para um formato assim, pois irão colocar o oponente em uma situação bem complicada, onde provavelmente, você o fará dar perder uma ou duas das suas melhores criaturas.



Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.




Follow Leo_ARCANA on Twitter

7 comentários:

  1. Sem sombra de dúvidas a melhor cor de avacyn restaurada dentro do Construido e uma das melhores pra ficar em limitado. WR, GR e UR vão, muito provavelmente, se destacar batante na próxima temporada t2, com ótimos resultados.
    Além de que, Hino de Batalha, Revolta Camponesa, Descontentes de Kessig e Arder na Fogueira me cheiram fácil a um MonoRed combo ou mesmo um UR combo enquanto houver cartas como Ponder no formato.

    ResponderExcluir
  2. Não concordei com algumas opiniões, mas no geral (como sempre) me deu outras perspectivas de algumas cartas q não tinha prestado muita atenção... Ficou show a avaliação mais uma vez...
    Não gosto de jogar com vermelho, acho muito chato pq qd o deck funciona o jogo acaba muito rápido (principalmente monored), mas tb achei de longe a melhor cor da edição, e realmente acho q o novo deck q vai comandar o T2 é o UR, quem sabe com B ou W junto (uma ou outra neh gurizada)...
    O terreno novo q compra e descarta, os milagres vermelhos, a possibilidade de controlar as compras com ponder como o Toll Albino msm disse...
    E se não for esse o deck q vai comandar o T2, pelo menos vai ser o q eu vou tentar montar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curioso para saber de quais opiniões tu não concordas, brother o/

      Excluir
    2. Começo com Aposta arriscada, acho q no construído ela pode definir um jogo, sendo na compra de um milagre, ou msm em um monored qd te acabam as cartas na mão (apesar de não gostar de monored)... Sei lá, achei legal..no teu sistema de notas eu daria de 2.5 a 3.0.

      Agora esmagador dos relampagos, acho também que ela tende a funcionar muito bem em decks com criaturas do tipo titã, hero of bladehold, sem contar q um removal em uma criatura dessas não atrapalha teu jogo, e tira uma removal da mão do oponente... Daria no minimo um 2.0 pra ela.

      Tibalt, achei ele bem bom tb, principalmente por achar q um dos decks q vão comandar por enquanto será o Frites (em relação a base de mana, não vejo problemas em usar 03 cores hj, com as lands disponíveis). Ele pode retirar cartas necessárias da mão, tudo bem, mas acho q msm assim, te da a possibilidade de usar os milagres, mandar criaturas pro cemitério, sem contar q é PW, e isso é uma habilidade extra por turno grátis...

      Q me lembre agora é isso... na verdade, achei tua avaliação das cartas bem legal, e coerentes, mas para discutir mais eu teria q tirar mais tempo para analisar bem melhor as cartas, e isso é uma coisa q não tenho muito não... (até pq agora to fazendo isso aqui no trabalho)...
      Mas era isso...

      Excluir
  3. Fonte: http://magic.tcgplayer.com/db/article.asp?ID=10435

    Brasileiro é f*** mesmo, além de não ter criatividade pra fazer decks, pq pega os modelinhos de fora, copia post de outros sites sem dar crédito. Tsc tsc tsc...

    ResponderExcluir
  4. Só pode estar de zoeira, né, amigão?

    Eu nem vou conferir notas, pois sei que não são iguais, mas se tu tivesses perdido 30 segundos lendo o início do artigo, veria que eu cito explicitamente a fonte de eu onde eu peguei o sistema de notas!

    Puta que o pariu, é foda brasileiro que quer pagar de sabe-tudo das internets, mas ainda não aprendeu a ler.

    ResponderExcluir
  5. Cara até agora concordei basicamente com tudo menos com a nota do esmagador dos relâmpagos...
    Achei que ele mereceria pelo menos uns 2.5 no contructed...
    O bixo joga muito no RW Humans...
    Turno 1 baixa CAmpeão da paróquia...
    Turno 2 baixa ele e bate pra 4
    se o oponente tiver removal fica foda pra decidir quem ele remove tu naum achas???
    Pelo menos é a minha opnião...
    Abraço Augusto... Como sempre muito boa análise!!!

    ResponderExcluir